Baixe Uma Metodologia para o Dese...eronaves Leves e Subsônicas - barroscap6e7 e outras Teses (TCC) em PDF para Engenharia Aeroespacial, somente na Docsity! 308
6 CONCLUSÃO
Apresentou-se uma metodologia de projeto de aeronaves leves subsônicas que
abrange desde a fase inicial da definição da aeronave até o término de todo o seu
detalhamento. Trata-se de uma metodologia que foi se estabelecendo ao longo de
décadas de trabalhos no Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG.
Sendo coerente com as principais metodologias de projeto de aeronaves
mundialmente reconhecidas, a que aqui é proposta possui características próprias que a
colocam como, provavelmente, o procedimento da atualidade mais bem adaptado para o
projeto de aeronaves leves subsônicas.
Estruturada em etapas dispostas de um modo lógico e sequencial, a metodologia
proposta apresenta-se como um valioso instrumento para a condução ordenada e
sistemática de todas as atividade de geração de novas aeronaves.
Direcionada para o projeto de aeronaves leves, evita a descrição de etapas
desnecessárias para esta categoria, detalhando, por outro lado, aquelas de fundamental
importância para este tipo de projeto.
Entre os principais aspectos inovadores da metodologia proposta, merecem ser
mencionados:
i) a apresentação de um elenco de técnicas de comparação mais abrangente
que as anteriores. Estes métodos comparativos possuem um papel ativo
no projeto, não se restringindo a posicionar a aeronave em relação às
demais, mas também indicar para a equipe de projeto as direções mais
promissoras.
ii) a introdução da comparação das aeronaves através de suas vistas em
planta na mesma escala. Não obstante se tratar de uma idéia simples e de
fácil implementação, mostra-se um instrumento rápido e eficaz para
suporte dos métodos comparativos.
309
iii) a descrição de uma forma jamais apresentada na literatura, de algumas
etapas do projeto de fundamental importância para a sua execução. Por
exemplo, o modelamento tridimensional da fuselagem, os critérios para
escolha da perfilagem, as tabelas de comparação das proporções gerais e
a apresentação das vantagens e desvantagens de diversas opções de
configuração externa e interna.
iv) a inclusão de modemos índices globais de desempenho (CAFE) entre os
parâmetros de comparação.
Através do desenvolvimento, passo-a-passo de uma nova aeronave leve de alto
desempenho, a metodologia aparece acompanhada de um exemplo prático que funciona
como um roteiro didático para a orientação de futuros projetistas.
Hale, F.J., 1984, "Aircraft Performace, Selection, and Design". New York; Jonh Wiley&Sons.
Hall, Holowenko, Langhiin, 1968, "Elementos Orgânicos de Máquinas". São Paulo; Editora Ao
Livro Técnico S.A..
Hicks, R.M. et alli. 1975, "Effects of Forward Contour Modification on the Aerodynamic
Characteristics of the NACA 64, - 212 Airfoil Section". NASA TM-X-3293.
Hoemer, S.F., 1965, "Fluid Dynamic Drag". Publicado pelo autor.
Hoemer, S.F., 1965, "Fluid Dynamic Lift". Publicado pelo autor.
Holimann, Martin, 1996, "Composite Aircraft Design". Monterey, Aircraft Design, Inc.
Holimann, Martin, 1998, "Modem Aircraft Design, Volume 1". Monterey, Aircraft Design, Inc.
Holimann, Martin, 1996, "Modern Aircraft Design, Volume 2". Monterey, Aircraft Design, Inc.
Irving, F.G., 1966, "An Introduction to the Longitudinal Static Stability of Low Speed Aircraft”.
Londres; Pergamon Press.
Kovacs, J. 1986, "Filosofia [5 Projeto". São José dos Campos,
Kichemann, D., 1978, "The Aerodynamic Design of Aircraft". New York, McGraw-Hill Co.
Kuhn, P., 1956, "Stresses in Aircraft and Shell Structures". New York; McGraw-Hill Co.
Lambie, J., 1984, "Composite Construction fo Homebuilt Aircraft". Hummelstown; Aviation
Publishers.
Lucato, D., 1991, "Contribuição ao projeto de trem de pouso, tipo Wittman, em lâmina
ortotrópica trasversa de material composto vidro e epoxi, para aeronaves enquadradas no
F.A.R. Part-23". São Carlos; Publicado pelo autor.
Marshall, A.C., 1994, "Composite Basics". Walnut Creek; Marshall Consulting.
McCormick, B.W., 1979, "Aerodynamies, Aeronauties and Flight Mechanics". New York; Jonh
Wiley&Sons.
McGhee, R.J., et alli, 1973, "Low-Speed Aerodynamic Characteristics of a 17-percent-thick
Airfoil Section Design for General Aviation Applications". Hampton, NASA Technical Note
D 7428.
Megson, T.H.G., 1972, “Aircraft Structure for Engineering Students". London; Edward Arnold
Ltd.
Milikan, C.B., 1941, "Aeordynamics of the Airplane", New York; Jonh Wiley and Sons.
Mondey, D., 1978, "The Illustrated Encyclopedia of Aircraft". Sidney; Hamlyl.
Morelli, P., 1976, "Static Stability and Control of Sailplanes”. Torino; OSTIV - Levrotto & Bella.
Parkin, B., 1970, “Glass Reinforced Plastics". Londres, lliffe Books.
Pazmany, L., 1963, "Light Airplane Design". San Diego; Pazmany Aircraft Corporation.
Pazmany, L., 1986, "Landing Gear Design for Light Aircraft. San Diego; Pazmany Aircrraft
Corporation.
Peery, D.J., 1950, "Aircraft Structures". New York; MeGraw-Hill Co.
Pereira, R., 1997, “Enciclopédia de Aviões Brasileiros". São Paulo; Editora Globo.
Pereira, R., 1991, "História da Construção Aeronáutica no Brasil". São Paulo; ArtGraph Editora
Perkins, C.D.; Hage, R.E., 1950, "Airplane Performance Stability and Control”, New York, Jonh
Wiley&Sons Inc.
Pessoa, L.T., 1989, "História da Aviação Comerrcial Brasileira”. São Paulo; Editora Rios Ltda.
i
ne
Poberezny, P., Schmid, S.H., 1970, "EAA Aircraft Series - File Number 3 - Design".
Winsconsin; Experimental Aircraft Association.
Pullin, D.C., 1976, Apostila de “Aerodinâmica do Avião ; Desempenho". Belo Horizonte; CEA-
EEUFMG.
Pullin, et alli, 1976, "Apostila de "Estabilidade e Controle dos Aviões". Belo Horizonte; CEA-
EEUFMG.
Quast, A.; Horstmann, K.H., 1984, “Profile design for wings and propellers". NASA TM -77785.
Raymer, D.P., 1989, "Aircraft Design: A Conceptual Approach". Washington; AIAA Education
Series.
Riblertt, H., 1996, "GA Airfoils". Harry C. Riblett.
Roskan, J., 1985, “Airplane Design". Ottawa; Roskan Aviation and Engineering Corporation.
Schilichting, H. et alli, 1979, "Aerodynamics of the Airplane”. New York; McGraw-Hill
Intemational Book Co.
Schwartz, R.T. et alli, 1968, "Fundamental Aspects of Fiber Reinforced Plastic Composites”.
New York; Interscience Publishers:
Sechler, E. E.; Dunn, L. G., 1963, "Airplane Structural Analysis and Design". New York; Dover
Publications.
Seeley, B.A., 1993, "A tale of Two Trophies". Oshkosh; Sport Aviation; Experimental Aircraft
Association; vol. 42; nº 10.
Silva Jr., J.F., 1962, "Resistência dos Materiais". Rio de Janeiro; Ao Livro Técnico.
Somers, D. M., 1981, "Design and Experimental Results for a Flapped Natural - Laminar Flow
Airfoil for General Aviation Applications". NASA Technical Paper 1865.
Stender, W. "“Sailplane Weight Estimation*
Stinton, D., 1983, "The Design of the Aeroplane". Londres, Granada Publishing.
Stratford, B.S., 1959, "The Prediction of Separation of Turbulent Boundary Layer”.
Farnborough; Joumal of Fluid Mechanics.
Strojnik, A., 1995, "Low Power Laminar Aircraft Design". Tempe; Arizona; Alex Strojnik.
Strojnik, A., 1995, "Low Power Laminar Aircraft Structures”. Tempe; Arizona; Alex Strojnik.
Strojnik, A., 1995, "Low Power Laminar Aircraft Technologies". Tempe; Arizona; Alex Strojnik.
Talay, A.T., 1975, "Introduction to the Aerodynamics of Flight". NASA SP367.
Taylor, J.W.R., 1977, "JANE'S - All the World's Aircraft 76-77". London; JANE'S Yearbooks.
Tewary, V.K., 1978, "Mechanics of Fiber Composites". New Delhi; Wiley Eastem Limited.
Thomas, F., 1979, "Grundiagen fúr der Entwurf von Segelflugzeugen". Stuttgart; Motorbuch
Verlag.
Timoshenko, S.P., 1973, "Resistência dos Materiais”. Rio de Janeiro; Ao Livro Técnico S.A..
Torenbeck, E., 1981, "Systhesis of Subsonic Airplane Design". Delft; Delft University Press.
Vandaele, J., 1962, "Apostila de Projeto de Aeronaves”. São José dos Campos; ITAICTA.
Von Mises, R., 1959, "Theory of Flight". New York; Dover Publications Inc.
Wood, D., 1986, "Jane's World Aircraft Recognition Handbook”. Londres; MacDonald and
Jane's Publishers Ltda.
Wood, K.D., 1968, "Aircraft Design”. Boulder, Johnson Publishing Company.