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Uma Metodologia para o Dese...eronaves Leves e Subsônicas - barroscap6e7, Teses (TCC) de Engenharia Aeroespacial

Uma Metodologia para o Desenvolvimento de Projeto de Aeronaves Leves e Subsônicas. Tese de Doutorado em Eng. Mecânica; UFMG, 2011.

Tipologia: Teses (TCC)

2011

Compartilhado em 05/06/2011

vandeir-silva-miranda-7
vandeir-silva-miranda-7 🇧🇷

4.3

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Baixe Uma Metodologia para o Dese...eronaves Leves e Subsônicas - barroscap6e7 e outras Teses (TCC) em PDF para Engenharia Aeroespacial, somente na Docsity! 308 6 CONCLUSÃO Apresentou-se uma metodologia de projeto de aeronaves leves subsônicas que abrange desde a fase inicial da definição da aeronave até o término de todo o seu detalhamento. Trata-se de uma metodologia que foi se estabelecendo ao longo de décadas de trabalhos no Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG. Sendo coerente com as principais metodologias de projeto de aeronaves mundialmente reconhecidas, a que aqui é proposta possui características próprias que a colocam como, provavelmente, o procedimento da atualidade mais bem adaptado para o projeto de aeronaves leves subsônicas. Estruturada em etapas dispostas de um modo lógico e sequencial, a metodologia proposta apresenta-se como um valioso instrumento para a condução ordenada e sistemática de todas as atividade de geração de novas aeronaves. Direcionada para o projeto de aeronaves leves, evita a descrição de etapas desnecessárias para esta categoria, detalhando, por outro lado, aquelas de fundamental importância para este tipo de projeto. Entre os principais aspectos inovadores da metodologia proposta, merecem ser mencionados: i) a apresentação de um elenco de técnicas de comparação mais abrangente que as anteriores. Estes métodos comparativos possuem um papel ativo no projeto, não se restringindo a posicionar a aeronave em relação às demais, mas também indicar para a equipe de projeto as direções mais promissoras. ii) a introdução da comparação das aeronaves através de suas vistas em planta na mesma escala. Não obstante se tratar de uma idéia simples e de fácil implementação, mostra-se um instrumento rápido e eficaz para suporte dos métodos comparativos. 309 iii) a descrição de uma forma jamais apresentada na literatura, de algumas etapas do projeto de fundamental importância para a sua execução. Por exemplo, o modelamento tridimensional da fuselagem, os critérios para escolha da perfilagem, as tabelas de comparação das proporções gerais e a apresentação das vantagens e desvantagens de diversas opções de configuração externa e interna. iv) a inclusão de modemos índices globais de desempenho (CAFE) entre os parâmetros de comparação. Através do desenvolvimento, passo-a-passo de uma nova aeronave leve de alto desempenho, a metodologia aparece acompanhada de um exemplo prático que funciona como um roteiro didático para a orientação de futuros projetistas. Hale, F.J., 1984, "Aircraft Performace, Selection, and Design". New York; Jonh Wiley&Sons. Hall, Holowenko, Langhiin, 1968, "Elementos Orgânicos de Máquinas". São Paulo; Editora Ao Livro Técnico S.A.. Hicks, R.M. et alli. 1975, "Effects of Forward Contour Modification on the Aerodynamic Characteristics of the NACA 64, - 212 Airfoil Section". NASA TM-X-3293. Hoemer, S.F., 1965, "Fluid Dynamic Drag". Publicado pelo autor. 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