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Guias e Dicas
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Fichamento de numero 7 de historia da arte do prof Rodrigo trabalho do Pires.docx07bcb, Notas de estudo de Urbanismo

fichamento pires

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 06/07/2013

Francisco-Ferreira-Pires-9
Francisco-Ferreira-Pires-9 🇧🇷

4.8

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Baixe Fichamento de numero 7 de historia da arte do prof Rodrigo trabalho do Pires.docx07bcb e outras Notas de estudo em PDF para Urbanismo, somente na Docsity! Fichamento Aluno: Francisco Ferreira Pires, Turma 3001. GOMBRICH, Ernest H. A História da Arte. 15ª edição. Rio de Janeiro: LCT, 2000. Capitulo 07 OLHANDO PARA O ORIENTE “Antes de voltarmos ao mundo ocidental e reatarmos a historia da arte na Europa, cumpre-nos pelo menos relancear o que aconteceu em outras partes do mundo durante esses séculos de efervescência.”(p.143) Como se pode vê na historia da arte isso aconteceu não só na Europa, mais também no resto do mundo com religiões que reagiram no que diz respeito as imagens principalmente outras religiões que fora mais rigorosas que o cristianismo de fazer imagens, mais a arte encontrou outros artífices para fazer a forma humana. “Mesmo fora dos domínios islâmicos, o mundo familiarizou-se com essas invenções através dos tapetes orientais (Fig. 91).”(p.143) Esses padrões nos tapetes que tenham desviados os artistas do mundo real e passaram a usar linhas e cores entre os religiosos mulçumanos onde eles foram menos rigorosos mais ressalvava que essas imagens não tivesse nada a vê com a religião. “As figuras e plantas parecem ter sido recortadas de papel coloridos e distribuídas pela pagina para formar um padrão perfeito.”(p.143) O artista passou a dá nas suas pinturas e nas suas senas a ilusão, pois se você olhar para o herói onde ele olha para a heroína onde ele deixa aflui sua imaginação. “O impacto da religião sobre a arte foi ainda mais forte na china.”(p.147) Na china a arte deve um impacto maior com a religião onde se reflete no chamado estilo chinês com suas curvas introduzida na arte. “Nessa época já se desenvolvera uma boa parte do que chamamos tipicamente chinês em matérias da arte. Os artistas mostravam menos predileção do que os egípcios pelas rígidas formas angulares, dando preferência ás curvas sinuosas.”(p.147) Os artistas chineses procurava fazer em suas artes colocando em sua forma para ser empregas em seus quadros forma sinuosas mesmo mostrando pouca predileção como as artes egípcias que optaram por uma forma mais rígida. “Alguns dos grandes mestres da china parecem ter tido uma concepção do valor da arte semelhante á sustentada pelo Papa Gregório Magno.”(p.148) Pois ele concebia arte como um meio de grandes virtudes do povo chinês para guarda para as gerações, onde o Papa Gregório procurava na arte um meio de transmitir os conhecimentos religiosos com palavras que dizia que arte podia fazer muitos para aqueles que não sabiam lê e que as imagens e através dos artistas esses conhecimentos da igreja poderia ser bem absorvido através dessas imagens e pinturas. “Além disso, mostra que o artista chinês tinha dominado a difícil arte de representar o movimento.”(p.148) Agora o artista chinês tinha dominado na arte os movimentos mesmo rígidos onde podemos vê nessa obra chinesa com sensação de movimentos na pintura com linhas ondulantes que da essa sensação de movimento, onde teve influência na religião. “Entretanto, o mais importante impulso á arte chinesa ocorreu, provavelmente, através de ainda outra influência religiosa: a do budismo.”(p.150) Onde os monges de Buda, eram retratados em estátuas com suas curvas mostrando nas orelhas e fase e lábios com perfeito realismo. “O budismo influenciou a arte chinesa não só fornecendo aos artistas novas tarefas, mas, além disso, introduzindo um enfoque inteiramente novo da pintura, uma reverência pela realização do artista como não existira na Grécia antiga nem existiria na Europa até o renascimento.”(p.150) Aqui se pode vê que o artista chinês foi colocado em um mesmo nível, pois inspirados procuravam dá ensinamentos através de sua arte pois ensinando a importância de se fixar na mente sobre todos os ângulos embora paciente de conhecimento disponha da técnica de treinamento com suporte físico. “Mas, se olhamos longa e cuidadosamente um pintura como a da Fig.97, talvez comecemos a sentir algo do espirito em que ela foi feita e do elevado propósito a que iria servir.”(p.153) Pois o artista chinês queria que as pessoas, quando olhasse para suas pinturas sentisse no espirito e com isso viajar através da mente e da arte, pois aprenderam sua arte no método da meditação. (A ambição desses mestres chineses era adquirirem tal habilidades no manuseio do pincel e da tinta que pudessem materializar sua visão enquanto a inspiração ainda estava fresca.) como mostra a figura da (p.152 Fig.97) e com isso poder materializar sua arte com tanto realismo como se pode vê também na figura, na (p.153 Fig.98) como se pode vê como esses picos viesse vindo das nuvens. “A ambição desses mestres chineses era adquirirem tal habilidade no manuseio do pincel e da tinta que pudesse materializar sua visão enquanto a inspiração ainda estava fresca.”(p.153) Pois tinham habilidade de pintar um quadro no mesmo rolo de seda pois achavam que não era necessário procurar por detalhes na pintura para depois compara com o real.
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