A EDI como ferramenta de... empresas de hoje em dia - a aplica??o do edi

A EDI como ferramenta de... empresas de hoje em dia - a aplica??o do edi

A APLICAÇÃO DO EDI (ELETRONIC DATA INTERCHANGE ) NA CADEIA DE SUPRIMENTOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E SEUS BENEFÍCIOS .

Por: Igor Santos de Aquino Ferreira

Matricula: 200901042369

Campus: Presidente Vargas – Centro 1 ( Noite )

Professor: Paulo Roberto Poydo

.Podemos dizer que, ao longo de um processo produtivo, encontramos diversas ferramentas dentro da TI. Notamos que as empresas tem se tornado cada vez mais competitivas dentro do mercado, investindo cada vez mais em tecnologias que processem, difundam e trabalhem com estas informações fornecidas pelos softwares utilizados por estas mesmas. Mas a questão é: O quanto uma empresa pode se tornar produtiva de forma geral com estes sistemas? Quão eficiente são? E acima de tudo, Quais as Vantagens? Abordaremos sobre o EDI ( Eletronic Data Interchange), que tem se destacado como uma ferramenta importantíssima dentro de diversos processos produtivos em todas as suas etapas.

. Podemos definir o EDI como, uma troca estrutural de dados, como movimento de documentos, pedidos permitindo as empresas se envolverem com os seus clientes e demais empresas em: Pedidos, boletos, sugestões etc... Essas transmissões de dados, é composto somente de dados de negócios padronizada pela ANSI.

.Dentro de um contexto mais simples, o EDI nada mais é do que uma ferramenta que viabiliza troca de informações entre empresas e seus clientes entre si, e também permite o envio de arquivos e documentações para o fechamento de transações comerciais bem como a catalogação de clientes dentro do sistema da empresa como seus fornecedores e com quem ela mantem uma relação de parceria produtiva.

. Uma empresa que tem grandes investimentos em TI, são as que mais se tem destacado no mercado pela forma em que processam as suas informações, como trabalham com elas, e como as difundem em suas filiais em outros estados ou países assim permitindo que a empresa, produza determinado bem ou produto que atinja a necessidade ou a plena satisfação do consumidor final, com os dados obtidos.

.Dentro desse processo produtivo, em que as informações são trabalhadas de forma geral, podemos notar que as empresas tem seguido os passos do mercado pois este tem fator determinante na produção de um determinado bem ou produto.A partir disso, podemos concluir que o EDI desempenha de forma segura a troca de informação entre parceiros visando a maximização dos lucros e a atender de forma segura com margem qualitativa alta e quantitativa segura afim de que certos produtos não venham a sofrer depreciação dentro do mercado e dependendo da forma de gestão da empresa, ficará a ser determinado entre os parceiros ou a empresa-cliente se a produção deverá ser alta ou administrada de forma leed.

.Os Processos utilizados no EDI, torna a empresa eficiente dentro de todos os seus aspectos tanto produtivos como administrativos. O EDI tem desempenhado um papel funcional nas empresas que estas chegaram a um ponto de padronização para produzir e atender o mercado e isso, tem tornado a competição dentro e fora da CS mais sofisticada.

.Podemos afirmar que o EDI, é eficiente em todos os seus processos e suas ferramentas fazem toda diferença em armazenar, difundir, enviar, receber, garantia de integridade, agendamento de transferências, Backup dos bancos de dados, geração de relatórios, de rastreabilidade de arquivos, monitoramento de pastas para transferência etc...

.Dentro de uma visão mercadológica, o EDI trabalhando com o SAD ( Sistema de apoio a decisões ) tem se tornado cada vez mais comuns entre grandes empresas que procuram sempre estar atualizadas e sempre preocupadas em atender e a seguir os passos do mercado, visando a atrair pra si cada vez mais clientes e parceiros que, cooperem com informações úteis que façam com que a empresa destaque-se entre as demais no mercado.

.Com o EDI podemos analizar quais são os fornecedores que tem o melhor preço, quem tem a melhor qualidade e o melhor prazo e repassar estas informações a parceiros e até mesmo fornecedores visando trade-offs que venha a beneficiar ambos.

. O EDI pode ser usado na rede como internet , intranet ou externet , dependendo do tamanho e as operações dentro da CS ou da operação logística a ser realizada. Dentro das troca de informações podemos diminuir custos, poupar tempo durante a produtividade e ao longo dessa cadeia, vemos que vai se formando um conhecimento que vai sendo administrado ou seja, menor tempo, menor custo, menos trabalho em termos de adquirir informações e transforma-las na necessidade em que o Mercado exige.

. Com isso observamos que o EDI dentro de uma CS, garante uma maior confiabilidade dentro do processo produtivo porquê, gerencia as informações obtidas em forma de relações abertas entre os canais e principalmente, reduz os custos operacionais significativamente pois agrega operações, dentro das ferramentas contidas no software.

.O EDI também conta com o apoio dos bancos para quitar dividas e recebimento de valores de transações comerciais ao longo do processo de produtivo da CS. Podemos concluir que o EDI beneficia positivamente as empresas pois, auxilia aos seus gestores com informações obtidas ao longo da CS e Logística as melhores formas de se chegar ao êxito com os benefícios de suporte desta ferramenta tão importante nas relações comerciais nos dias de hoje.

. O SAD ( Sistema de Apoio a Decisão )., tem ajudado aos gestores no que se refere a tomar decisões com segurança pois estes tipos de sistema, apoiam e apontam caminhos os quais as empresas devem seguir. Sistemas de apoio a decisões minimizam riscos visto que o EVTE ( Estudo de Viabilidades Técnico econômicas) tem se demonstrado falhas em alguns seguimentos e, no entanto SAD, apoia a decisão correta a qual o gestor deve seguir sugerida pela estratégia oferecida pelo software.

. O SAD tem se tornado cada vez mais comum em grandes empresas, pois diminui os riscos em termos probabilísticos de operações de custos de insumos,materias primas, e principalmente em conjunto com o EDI, apontam um caminho mais seguro na hora de se tomar uma decisão mais concise dentro do contexto administrativo interno e externo.

.O fluxograma a seguir, demonstra os seguimentos de todas as informações dentro da CS e da CP ( Cadeia Produtiva ).

Comentários