Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

a arte de argumentar - a arte de argumentar, Manuais, Projetos, Pesquisas de Direito

ótimo livro para linguistica e teoria da argumentação!!

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2011

Compartilhado em 15/06/2011

matheus-barbanti-2
matheus-barbanti-2 🇧🇷

8 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe a arte de argumentar - a arte de argumentar e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Direito, somente na Docsity! A Arte de Argumentar Por que aprender a Argumentar? É pela acelerada expansão do mundo globalizado e da intensificação das relações humanas que a necessidade de se saber argumentar se faz tão inegável. A educação desestimulante, a massificação das idéias, a interferência da opinião pública na vida de todos e a ampliação da importância da mídia faz com que as pessoas cada vez mais se sintam acompanhadas de uma forte solidão, de tal forma que, para melhorar a relação das pessoas com o mundo ao seu redor, é indispensável o aprimoramento das formas de relações humanas, baseado na capacidade argumentativa, que serve não para a manipulação das pessoas, mas para alcançar a felicidade. Gerenciando Informações O gerenciamento de informações é utilizado para gerar conhecimento, criação de pontos de vista pela mídia da forma mais favorável a ela, ou seja, pode ser um processo de manipulação da história, do presente e da forma como veremos e agiremos no futuro. É muito importante que não se deixe manipular por determinado gerenciador de informações, para tanto, deve-se buscar diversos meios de alcançar conteúdo, merecendo destaque os livros clássicos. Gerenciando Relações A intensificação das relações humanas no mundo, a globalização e a crescente pressão exercida pela mídia que nos bombardeia com suas informações são motivos bastante fortes para que aprendamos a gerenciar relações, valorizando o lado afetivo e humano, como pode ser feito através de simples “bom dia”, “boa tarde”, “por favor”. Há diversas pessoas que são ricas, famosas e bonitas, mas que são infelizes por não saberem ou não conseguirem uma boa relação com seus pares. Há ainda o medo da aproximação ao ponto da intimidade entre as pessoas, mesmo aquelas que muito conversam sobre diversos assuntos. E dessa forma, nos relacionamentos com os outros, que nos construímos como pessoas humanas e criamos condições para a felicidade. A mente humana tem o poder de aprisionar ou libertar. Exemplo concreto é o de tribo na qual a simples ordem “morra” do chefe a um homem tinha o poder de fazê-lo verdadeiramente morrer, pois assim achavam os homens, que a palavra do chefe tinha o poder de matar. Argumentar, Convencer, Persuadir “Argumentar é a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar informações, é falar à razão do outro, demonstrando, provando (...). Persuadir é saber gerenciar relação, é falar à emoção do outro”. A principal diferença é que convencer é mudar a idéia de uma pessoa; persuadir mexe no campo da emoção, é fazer outra pessoa agir. Um pouco de História A retórica surgiu em Atenas e foi criada pelos sofistas, que dominavam a arte de argumentar. Para eles, o mais importante era a capacidade de persuadir o outro de modo a acreditar em qualquer que fosse o seu ponto de vista, independentemente da verdade. Para Protágoras, o verdadeiro sábio era aquele capaz de julgar as coisas segundo as circunstâncias em que elas se inserem, e não aquele que pretende expressar verdades absolutas. Porém, para os retóricos, havia apenas o verdadeiro ou falso, o bom ou o mau; ou seja, a teoria dos paradigmas, das verdades universais. Tarefas da Retórica Clássica: a retórica clássica se incumbia da tarefa de descobrir temas conceituais para discussão. Definições lógicas: primeiramente deve-se definir o gênero, posteriormente deve-se acrescentar características únicas do objeto e acrescentar as diferenças entre o objeto de definição e os que são utilizados para defini-lo. Definições expressivas: é a definição que depende de um ponto de vista e não tem nenhum compromisso com a lógica. Definições normativas: indicam o sentido que se quer dar a uma palavra em um determinado discurso e dependem de um acordo feito com o auditório. Definições Etimológicas: fundamentam-se na origem das palavras; mas as vezes não correspondem à realidade atual, como exemplo o nome “átomo”. Argumentos Fundamentados na Estrutura do Real São os argumentos fundamentados em pontos de vista e não na descrição objetiva dos fatos. Ou seja, são argumentos baseados na estrutura do real, em opiniões relativas a ele. Argumento pragmático: fundamenta-se na relação de dois acontecimentos sucessivos por meio de um vínculo causal. Argumento do desperdício: consiste em afirmar que é necessário ir até o fim do trabalho para não perder o tempo e o investimento. Argumentação pelo exemplo: é quando há a sugestão à imitação das ações de outras pessoas. Argumentação pelo modelo ou pelo antimodelo: a argumentação pelo modelo é uma variação da argumentação pelo exemplo. E pelo antimodelo é a argumentação que fala sobre o que devemos evitar. Argumentação pela analogia: é a utilização na tese inicial de um fato que tenha uma relação analógica com a tese principal. Dando visibilidade aos Argumentos – Os Recursos de Presença Recurso de presença é aquele que têm por objetivo ilustrar a tese que queremos defender. E o melhor dos recursos de presença são as histórias. Persuadindo as pessoas Para persuadir o outro devemos, antes de mais nada, ver o que ele tem a ganhar. Para ser capaz de persuadir é necessário educar a sensibilidade para os valores do outro. Emoções e Valores Há quem diga que o homem é um ser racional, contudo, as últimas pesquisas têm comprovado o contrário. O homem é movido por seus sentimentos e suas cores emocionais básicas são alegria, tristeza, raiva, medo e amor. As Hierarquias de Valores Em determinadas situações a hierarquia de valores é até mais importante do que os valores propriamente ditos; pois os valores têm importâncias diferentes e, com isso, mantêm uma hierarquia. Essa hierarquia define-se de fatores culturais, históricos e ideológicos. Alterando a Hierarquia de Valores – Os lugares da Argumentação “Lugar” é a denominação utilizada na antiguidade para lugar virtual em que o orador tinha argumentos a disposição quando necessitava. Lugar de quantidade: afirma que qualquer coisa vale mais que outra em função de razões quantitativas. Uma das características mais marcantes do lugar de quantidade é a utilização de números e estatísticas. Lugar de qualidade: este contesta o número e valoriza o raro. Lugar de ordem: afirma a superioridade do anterior do anterior sobre o posterior, das causas sobre os efeitos, dos princípios sobre as finalidades etc. Lugar de essência: valoriza indivíduos como representantes bem caracterizados de uma essência. Lugar de pessoa: afirma a superioridade daquilo que está ligado às pessoas. Lugar do existente: preferencia o que já existe em detrimento daquilo que não existe. Afinal de Contas, O Que é Argumentar? Argumentar não é convencer as pessoas o tempo todo do seu ponto de vista, isso é ser irritante, argumentar é convencer mas formulando um novo ponto de vista , ou seja é vencer junto com o outro, caminhando a seu lado, usando com ética das técnicas argumentativas, e é também saber dosar, o trabalho com idéias e emoções. Aprendendo a “Desenhar” e a “Pintar” com as Palavras Assim como as linhas pintam um desenho assim como as palavras formam um texto. As línguas humanas são sistemas de representação e ao usarmos uma palavra estamos fazendo escolhas de como representar alguma coisa; com isso, vamos retirando da memória as palavras que iremos utilizar. E para escolher as palavras devemos analisar seu sentido e seus sons, fazendo com elas livre associações.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved