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Guias e Dicas
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Curso completo de desenho, Notas de estudo de Desenho

Curso de desenho partindo do básico de formas e mais...

Tipologia: Notas de estudo

2010
Em oferta
30 Pontos
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Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 07/11/2010

danilo-valerio-7
danilo-valerio-7 🇧🇷

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Baixe Curso completo de desenho e outras Notas de estudo em PDF para Desenho, somente na Docsity! T MOZART COUTO Ms DESEN COMPLETO DE Natureza GS Ta Ses] E ad Exercitando com LBESS - FIGURAS GEOMÉTRICAS «5 Construção das FORMASBÁSICAS ECOMPOSIÇÃO AL Luz, Sombras é TEXTURAS Exercitando com figuras geométricas ' HO Dara começar, aprenda a desenhar um quadrado, a olho nu Utilize o lápis para "tirar as medidas" e; assim, fazer com que o quadrado seja realmente um quadrado — com todos os lados do des marque no desenho DEDO e culpgaimão! mesmo tamanho as medidas feitas com o lápis O | ).o o lápis como referência para tomar medidas »D Utilizando-se como base um quadrado + |ambém partindo do quadrado em em perspectiva, desenhamos uma perspectiva, se desenharmos dentro pirâmide dele um círculo, temos a base de um cone. u HQ Cuidado! E um erro muito comum HD Quando desenhar a base traçar de tal torma a base de um dessas Figuras, imagine-as trans cone ou de um cilindro, que estes parentes, trace ovais nessas bases pareçam pontiagudos! e quando unir as ovais às linhas laterais, o efeito será outro, bem mais natural j BO ema desenham ovais | desen herdada siltraro” L só traçar duas E ara desenhar um círculo achatado, primeiro construa um retângulo alongado, em seguida, divida-o em quatro partes iguais e, depois, trace o círculo achatado dentro de le, como mostra o desenho cd E j . DA partir de um retângulo alongado, a olho nu. Isso é muito elipses: uma mais achatada na parte superior importante nessa fase e outra menos achatada na inferior. do aprendizado HD Observe no desenho deste cilindro em perspectiva, como a linha que é seu | eixo central passa exatamente no Se centro das duas A elipses que | | formam as | bases | HD Transforme um quadrado em um cubo, utilizando a perspectiva de um ponto de Foga... LINHA DO HORIZONTE HD... o de dois pontos de Fuga. HD Cubos achatados" base para desenhos de livros, caixas etc »6D | embre Ra sempre O a a uma ERA que ca seu a Res ao medi Sbrm aividinioMto deshas partes do desenho ao meio, “e as metades dessas partes, assim sucessivamente. Isso Facilita muito o e trabalho (Com o tempo e a prática conseguirá Fazer todas essas divisões a olho nu MDL m todas essas situações, para que você desenhe as formas bem propor- cionais e acerte na simetria, faça medições com um lápis numa parte do seu desenho e, depois, transponha essas Pelidas para as outras partes com medidas idênticas MB Lixos: observe hesses esboços que além das linhas de contorno, temos duas linhas extras — a linha que atravessa a largura dos objetos e outra em A | ângulo reto com esta, o a primeira é o eixo d | " e largura , a ) 1 segunda o eixo de altura" MDEccas linhas ou eixos acompanham a figura se essa for inclinada, MBEcboce primeiro essas duas linhas que formam um ângulo reto entre por exemplo. 4 ! f ya depois, trace as outras formas (círculos, elipses) p—— HD Você pode desenhar uma linha central que divida seu desenho ao meio: em seguida, vá tomando as mezidas da Lina esquerdo, por exemplo, e complete toda a parte esquerda do mesmo HD Agora, construa Lida o fado direito transpondo as mesmas medidas utilizando o lápis como referência, como a figura mostra Construção das formas básicas +B Identificando as Formas À Aorendo a identificar nas Fortes mais complexas dos objetos, as Formas básicas que servem de estruturas para esboçá-los. Uma elipse em cima de um quadrado constitui a base para o canhadde vmibia Ena mBEsca louça tem em sua-base somente À eles com algumas poucas modificaçõ des E PI ; Rs. em alguns pontos E Do. eso + E Jal D- CAlindo | Ulra xícara pode | desenhada com círculos e elipses e. O Composição | race um retângulo a (636) Dara se obter uma boa A | olho nu e divida-o com composição, utilize a regra duas linhas, uma vertical, outra horizontal O pontos onde as linhas se dos terços. Nesta imagem, o primeiro ponto at cruzam são ideais para no alto, à esquerda, foi escolhido | j n se colocar as figuras que como o principal, e a garrafa EM você escolher como térmica — uma região próxima a nf J e Era focos de atenção” para sua parte superior — Foi posi- J | fo a ESA seu desenho. cionada nele. À garrafa é a Figura mais Fonte da imagem e A Nesta outra imagem, da mesma cena, com mais alguns elementos, alguns desses elementos, como o queijo e o pão da esquerda, estão próximos de pontos de intersecção das linhas divisórias Dor isso, junta- mente com a garrafa, tornam-se Figuras de interesse para quem olha o desenho HD Lscas vegras não são seguidas +igidamente O artista experiente sempre acaba quebrando algumas Mas é importante conhecê-las e aplicá las bem quando estamos começando ' n 1 H »éD Dodemos também combinar espaços vazios com áreas utilizadas p partindo de formas geométricas como base do planejamento (Eig 2) £ Na imagem acima, começando com uma forma retangular e duas ovais, além do retângu lo na parte de baixo (Eig.1). lanejou-se as áreas de Figuras e fundo; depois passou-se a P Vidd. bp E A ( se | g definir um pouco mais as figuras, em segu da, utilizando-se triângulos e ovais deformadas (Fig. 2): Por Fim, as Formas reais dos objetos Foram es DA composição é tão importante que pode Plicadão o interesse do ia num desenho ao ponto de torná-lo tanto agradável quanto enfadonho. Um desenho com composição bem feita atrai de ta Forma o observador, que Foz com que este fique entretido por um bom tempo HDs ocorre porque os elementar que compõem a imagem, quando bem arranjados, levam nosso olhar através de uma agradável viagem pelas linhas, Cormas, ritmos, tons, cores, texturas da obra é apresentam áreas neutras onde os alhos descansam temporariamente viagem mais uma vez. para retomarem a agradáve q E | Nesta segunda e última fase, mais detalhes Foram colocados e diversos tons e texturas definidos, utilizando-se um lápis de grafite integral 8B A luz que incide sobre os motivos foi levemente rebatida pela parede clara ao Fundo. Para efeitos de altas luzes e brilhos foi utilizada uma borracha maleável Observe ao lado no detalhe, as linhas básicas da com- posição dessa Imagem (ma composição mais Formal Foi utilizada aqui, atendendo ao caráter mais c ássico dos algo mentos da imagem Todo o desenho foi esboçado com grafite integral 28 e logo em seguida sombreado vigorosamente com grafite integral 8B Em seguida, todo o sombreado foi es mado com algodão Dara aplicar as altas luzes, uma borracha maleável Foi usada. Para r UR um pouco o Eli Formal, um toque Lam colio no tratamento das Flores cet Fase a composição e uma visão geral da luz Foram trabalhadas. m f ; Nesta tase Final, aproveitou-se a gama tonal já estabeleci da: porém, todas as figuras foram praticamente redesenhadas para que as suas ondas e contornos Ficassem mais marcantes, d das | N e os pequenos etalhes como, por exemplo, as pinturas das louças, mais visíveis. Várias | A hachuras Foram utilizadas no fundo e nas Figuras, reforçando os tons é os volumes. Neste trabalho de "linhas e tons" foi utilizado um lápis grafite integral 8B, com ponta bem afilada para o acabamento Em alguns casos, podemos desenhar parte de um cenário ao fundo, dando prioridade, no tratamento, aos elementos da natureza morta, em primeiro plano Um ou dois objetos pessoais podem ser trata dos num plano bem próximo (close vp), com recuo bem interessante. Experimente Luz, Sombras e Texturas 5 | | Dara o estudo da vz é sombra, nada melhor do que começar com formas simples e um foco de luz que pode ser o do janela, ou de uma luminária com a qual você pode controlar melhor e dimecionar à seu eriténio de onde virá a luz; como ela incidirá sobre os objetos eos efeitos resultantes disso É ideal seria que você adquirisse, nas lojas que vendem material de arte, ' | [ idos mais simples como o cone, a esfera, o cubo e o cilindro E da O | | com eles estudasse cuidadosamente, reproduzindo o mais fielmente possível no desenho, os moce os feitos o isopor, dos só í t+ 1 efeitos da luz sobre esses objetos e suas texturas. luz refletida sombra própria Observe que quando o ambiente é pouco ilumina- do percebe-se menos as Formas das Figuras; quando é mais iluminado acontece o contrário Na imagem acima, Foram utilizados lápis graduados 2B, aB e 76. Este desenho a lápis é uma reprodução de um pintura em acrílico, do mesmo autor É) sombreado e tracejado Foram feitos de modo que representassem o mais fielmente possível as pinceladas do trabalho original, em tela. Esc também é um exemplo de como se pode variar através dos possibilidades do lápis. Assim como nos desenhos anteriores, podemos observar os efeitos de composição, luz e sombra Neste também entra o Fator estilização, além dos outros, anteriormente citados. ps mm ' Um Efeito Interessante! Nest te des en ja a Folha Foi traçada com o cabo de um Dincel fino, marcan Roo assim o papel Depo s Fo util izada uma barra de grar Cite para o sombreado O: pontos onde o papel foi marca do com o cabo do Pp ncel ficaram claros, representando os veios da folha D Em ho foi F feito com um eo graduado LB Some gradat vamente obtém-se várias tonalidades com esse Lipo de lápis Depois, pode É ce utilizar, para reforçar alguns tons, um lápis mais macio como o 3B Aqui, podemos ou 50, Elesar o desenho: claro observar o efeito do forte sombreado com a barra de grafite sobre o papel marcado com a ponta do pincel. Mesclando Texturas e Esfumados Jtilizando uma lixa fazemos uma ponta U achatada no ápis para conseguirmos um traço forte e expressivo [Depo ç dE contorno, o sombreado é Feito com uma barra de grafite 65 aproveddbao os efeitos da textura do papel Exsalicinds com um esfumado Feito com o Da e mais alguns toques com o lápis 6B utilizado para o desenho inicial Dicas Finais E Lembge-se se fizer um bom arranjo dos elementos, | : consegu ndo uma boa composição, seu desenho de e | natureza morka está a meio caminho do sucesso e cocuia Ptlado ta os objetos que val ah como razendo parte de Uiutodo, não como elementos separados 3. Quando desenhar flores, comece com algo mais sim- ples. Poucas Elores num vaso é o ideal E inn Ea xplore contrastes entre os elementos que vão com- por seu desenho: claro.e ro: aienananabdo e vet neo; macio e duro áspero e Se Não mite suas naturezas mortas ao convenciona Esp ore, arrisque, afinal, os motivos são vários nesse gênero de arte, não só arranjos Florais e alimentos Entre os objetos de uso p existe uma variedade imensa de opções 6-( | D Ea quebrar algumas regras. | Jeixe seus impulsos criativos atuarem e se surpre eenderá com os resultados 1- Ântes de realizar o má ra, defina o que vai querer transmitir e em seguida, coloque todo o seu gmsenal de 4 técnicas e materials a serviço da sua criatividade 8- Nesta número, inefenia danca KO | NOOR HARDIMUTE Dos esboços, estudos ao acabamento, uti izei lápis graduados 1500 e graduados Tóison A IQOO; Lápis É) umbo 1820; Barra de grafite ntegral 6B- 8971 e graf te inte gral PROGRESSO 891 - 2B: «B: 8B » ob Dara apagar, bogéiEha malte Kal) oem ES
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