Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Guia autismo, Notas de estudo de Fonoaudiologia

GUIA - GUIA

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 10/09/2011

juliana-teixeira-15
juliana-teixeira-15 🇧🇷

4

(2)

6 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Guia autismo e outras Notas de estudo em PDF para Fonoaudiologia, somente na Docsity! A Ajuda Começa Aqui Aos pais de crianças portadoras de Deficiência Mental e Transtornos Abrangentes do Desenvolvimento Uma iniciativa: 2 Índice Introdução Como este guia pode ajudá-lo ............................................................................................................. 3 O Portador de Necessidades Especiais ............................................................................................... 4 Desenvolvimento Infantil 1º a 6º mês ......................................................................................................................................... 4 6º a 18º mês ....................................................................................................................................... 5 18º a 24º mês ..................................................................................................................................... 6 Distúrbios do Desenvolvimento Infantil ............................................................................................... 6 Como ajudar seu filho ......................................................................................................................... 6 Onde esclarecer dúvidas, a quem procurar? Atendimentos médicos ........................................................................................................................ 7 Atendimentos clínicos .......................................................................................................................... 8 Atendimento escolar ........................................................................................................................... 8 Oficinas Pedagógicas ou Oficinas de Trabalho Protegido ................................................................... 9 Atendimentos Complementares .......................................................................................................... 9 Algumas Possibilidades de Atendimento Hospitais / Universidades .................................................................................................................... 11 Outras Instituições (Particulares / Associações) ................................................................................. 12 Residências e Comunidades ............................................................................................................... 15 Oficinas de Trabalho ........................................................................................................................... 16 Colônias de Férias .............................................................................................................................. 16 Literatura indicada .............................................................................................................................. 17 Sites sobre assuntos relacionados ...................................................................................................... 18 Filmes sobre deficiência ..................................................................................................................... 18 Glossário ........................................................................................................................................... 19 5 6º a 7º mês 7º a 8º mês Estando de barriga para cima vira para baixo; Alcança e agarra tudo; Bate objetos; Olhos acompanham rapidamente mudando o foco; Percebe texturas diferentes com a ponta dos dedos; Sorri para a própria imagem no espelho. Protege-se quando sente que vai cair; Senta por algum tempo com costas retas e apoio das mãos; Segura dois objetos; Atira tudo para o chão; Procura objetos que caem; Mantido na vertical fica em pé e realiza movimentos de marcha. 8º a 9º mês 9º a 10º mês Rasteja sobre o abdomen; Senta por longo tempo; Inclina-se para frente e para o lado; Inicia preensão com os dedos; Brinca de dar e pegar; Olha cuidadosamente para as coisas antes de tentar alcançá-las; Compreende uma palavra isolada; Estende os braços para ser carregado; Encontra algo escondido debaixo de um pano (noção de permanência do objeto). Senta sozinho; Fica de pé com apoio; Move objetos para frente e para trás horizontalmente; Imita sons; Reconhece objetos. 10º a 11º mês 11º a 12º mês Engatinha sobre mãos e joelhos; Segura contas com os dedos; Levanta-se segurando na mobília. Começa a dar os primeiros passos; Dá alguns passos sendo seguro pelas mãos; Obedece a algumas ordens como: “não”, “vem”,etc. Aponta. 12º a 15º mês 15º a 18º mês Fica de pé; Inicia a comer com a colher; Não leva mais tudo à boca; Pronuncia uma palavra corretamente; Compreende que as coisas e as pessoas têm nome; Estende as pernas quando está sendo vestido. Sobe escadas; Caminha com pés separados; Localiza rapidamente os sons; Compreende algumas frases simples. 6 18º a 24º mês Desce escadas engatinhando para trás; Sobe escadas de pé, sozinho, segurando no corrimão; ”Corre” desajeitadamente; Caminha lateralmente; Chuta bola; ”Salta” desajeitadamente quando segura por ambas as mãos; Come com a colher; Arremessa, mas sem direção definida; Ajuda a despir-se; Leva a mão ao lugar dolorido; Balbucia imitando o tom e o ritmo da mãe; Repete sons; Fala frases de duas palavras; Compreende frases curtas; Localiza sons em outra sala; Aponta para algumas partes do corpo. Distúrbios do Desenvolvimento Infantil Nem sempre o desenvolvimento de uma criança ocorre de maneira considerada normal. Através da comparação com o desenvolvimento da maioria das crianças podemos observar alguns fatos ou comportamentos que se desviam dos padrões de normalidade. Quando um atraso no desenvolvimento físico, mental, emocional ou na aquisição da fala for observado é conveniente consultar o pediatra, que poderá confirmar ou não a suspeita de um problema. Podem ocorrer atrasos globais ou específicos. Uma criança pode apresentar desenvolvimento físico normal e não falar, ou falar bem e não aprender. Mesmo possuindo inteligência normal, pode ter dificuldades específicas, que estejam impedindo a aprendizagem. Todos os atrasos merecem atenção, pois a criança pode precisar de ajuda para superá-los. Quanto mais cedo a deficiência mental ou algum tipo de transtorno do desenvovimento for diagnosticado, maior será a possibilidade de se evitar o sofrimento emocional causado por exigências inadequadas às quais a criança não poderia corresponder. Através dos recursos proporcionados por uma educação adequada, uma criança pode aprender tudo o que seu potencial permitir e desenvolver habilidades básicas indispensáveis para que seu desempenho se aproxime da normalidade. Problemas de comportamento, agitação excessiva ou agressividade podem ter causas que permitam serem tratadas. Mesmo que sua origem seja apenas conseqüência de fatores ambientais, uma orientação psicológica ou educacional poderá ajudar a resolver o problema. E, quando já no momento do nascimento, alguma anormalidade for constatada, a ajuda deve ser imediata, pois quanto mais cedo o problema for enfrentado, maiores serão as chances de progresso. É sempre bom lembrar que, embora uma situação seja nova para nós, muitas outras pessoas já viveram situações semelhantes ou já dedicaram muitos anos de sua vida a estudar estas questões, sendo, portanto, úteis para esclarecer dúvidas e apontar caminhos. Você pode recorrer a elas. 7 COMO AJUDAR SEU FILHO Se você percebeu que seu filho não está se desenvolvendo como as outras crianças, notou que há algo de diferente nele... ⇒ Investigue, pois existem muitas alternativas que podem estar ocorrendo. A primeira delas é que você pode estar enganada. Não sofra antes da hora. ⇒ O próximo passo a ser dado é marcar uma consulta no pediatra de sua confiança, pois ele poderá orientá-lo quanto à necessidade de buscar outros especialistas. ⇒ O neurologista orientará quanto ao tratamento clínico mais adequado para o seu filho. ⇒ Quanto mais cedo iniciar o atendimento, maiores serão as chances de conseguir bons resultados. ⇒ A melhor maneira de superar este choque, é enfrentá-lo. ⇒ Pergunte ao médico e aos terapêutas o que você deverá fazer para ajudar seu filho a cada dia. ⇒ Ele precisa brincar com você e você pode dar oportunidade para que ele se torne cada vez mais independente. ⇒ Família e amigos, assistentes sociais, médicos e terapêutas podem dividir suas preocupações com você. ⇒ Crianças com necessidades especiais precisam de suporte constante e encorajamento de toda a família, mãe, pai, irmãos, irmãs. ⇒ Lembre-se que seu filho fará progressos e você encontrará a felicidade de uma maneira inesperada. ⇒ As necessidades de seu filho irão mudar quando ele crescer. Certifique-se que vocês estão completamente informados sobre como estimular seu desenvolvimento e sua independência. ⇒ Se você tiver dúvidas, não hesite, pergunte ! ONDE ESCLARECER DÚVIDAS, A QUEM PROCURAR? Para que seu filho tenha o melhor desenvolvimento possível, você deve recorrer a serviços profissionais. Nas próximas páginas você vai encontrar uma breve descrição dos serviços que podem auxiliá-lo. Atendimentos médicos: Pediatra: É aquele que atende e acompanha a criança desde o nascimento. Faz diagnóstico e tratamento de doenças de uma maneira geral. É muito importante a presença de um pediatra na hora do nascimento e no acompanhamento do desenvolvimento da criança. Neurologista: Tem como especialidade a avaliação e o tratamento de hiperatividade, disfunções cerebrais, problemas de atenção, convulsões e problemas motores, entre outros. No caso de ser observada alguma lentidão ou anormalidade no desenvolvimento da criança, uma consulta ao neurologista é aconselhável. Fisiatra: Tem como especialidade o diagnóstico e tratamento através da medicina física, visando a reabilitação. Psiquiatra: Tem como especialidade o diagnóstico e tratamento dos distúrbios mentais. Geneticista: Tem como especialidade o diagnóstico das causas e síndromes genéticas através de exames genéticos específicos. Ele irá averiguar se você corre ou não o risco de ter outros filhos com problemas de ordem hereditária. 10 Equoterapia: É uma forma alternativa de atendimento terapêutico na qual se utiliza o cavalo como meio de reabilitação. É indicada para pacientes portadores de disfunções do movimento, que incluem paralisia cerebral, esclerose múltipla, e outras afecções que afetam o controle postural e do equilíbrio. Natação Especial: É realizada com portadores de necessidades especiais que precisam de atendimento individualizado. A água é utilizada como meio terapêutico, uma vez que diminui o peso corporal, o que facilita a realização de exercícios específicos. Por causa da temperatura aquecida, também atua como relaxante. Participando da natação especial, os alunos têm condições de melhorar a aptidão física, a coordenação motora, a capacidade respiratória e a tonicidade muscular. Hidroterapia: É uma terapia realizada dentro da água. É indicado para crianças que apresentam deficiências físicas e motoras. Diferencia-se da natação especial, por não haver o comprometimento com o ensino da natação, e sim com a melhoria de dificuldades específicas. Musicoterapia: É a utilização da música para possibilitar o desenvolvimento de um processo terapêutico, mobilizando aspectos bio-psico-sociais do indivíduo com o objetivo de minimizar suas dificuldades. Facilitando a integração no meio social, a musicoterapia utiliza instrumentos musicais, sons, músicas e o próprio corpo do paciente e do terapêuta. As crianças com dificudades de comunicação podem encontrar na música uma nova forma de comunicação e expressão. Informática – O objetivo geral da aplicação da informática é utilizar o ambiente computacional de aprendizagem para pesquisar o papel que o computador desempenha na avaliação e educação das pessoas com necessidades especiais, levando-se em conta os diferentes tipos de dificuldades que pessoas apresentam (problemas sensoriais, motores, cognitivos, neurológicos, lingüísticos, etc.). É uma ferramenta que auxilia o processo de aprendizagem, através dos softwares educacionais e internet. Através de projetos, focalizados em atualidades o aluno tem acesso a todos recursos de pesquisa na web e usa as ferramentas do computador com maior interesse e aceita desafios com tranqüilidade, assim, obtém-se maiores resultados no desenvolvimento global. Acompanhante de Lazer: Não tem compromisso terapêutico. Acompanha a criança em atividades de lazer. Acompanhante Terapêutico: O trabalho do acompanhante é de auxiliar a criança e adolescente portador de necessidades especiais. É feito por profissionais especializados. As atividades são realizadas nas residências ou em passeios para pessoas impossibilitadas de se relacionar e movimentar-se pelos espaços sociais. Artes: A arte é uma forma importante de expressão. A expressão plástica é mais uma fonte de comunicação. As crianças especiais podem explorar tintas, argilas, massas e outros materiais que proporcionam oportunidade para desenvolvimento da criatividade, do senso de estética, da coordenação viso-motora, entre outras habilidades. ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ATENDIMENTO Grande parte do atendimento aos portadores de necessidades especiais é realizada particularmente, isto é, as escolas e instituições são contratadas pela família. Frequentemente este atendimento sobrecarrega muito o orçamento familiar, porém, existem diversas iniciativas privadas que oferecem atendimentos mais acessíveis tais como terapias, escolaridade e outras atividades. Alguns planos de assistência médica mantém em sua rede credenciada médicos neurologistas, psiquiatras infantis e psicólogos, que poderão auxiliá-lo no melhor tipo de tratamento para seu filho. Além disso, podem ter também convênios com escolas de educação especial. Relacionamos a seguir algumas das entidades mais importantes que fazem o atendimento a portadores de necessidades especiais. 11 Hospitais / Universidades: Muitos hospitais e faculdades de psicologia realizam atendimento psicológico infantil e adulto, gratuitamente, em que é feito o diagnóstico e por vezes também o tratamento. Instituição: Hospital das Clínicas Descrição dos serviços: O Instituto de Psiquiatria mantém o SEPIA – Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência que tem como principal objetivo a realização de um conjunto de ações preventivas e de tratamento concernentes a saúde mental da criança e do adolescente. Atendim. oferecido: Psicoterapia / Brinquedoteca Terapêutica / Fonoaudiologia Deficiências atendidas: Distúrbios Hiperativos e Déficit de Atenção / Transtornos do Desenvolvimento / outros distúrbios Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 – Cerqueira César – São Paulo – SP Telefone: (0xx11) 3069-6000 Site: http://www.hcnet.usp.br Instituição: Hospital São Paulo Descrição dos serviços: Através do NANI – Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar, presta assistência que visa orientação diagnóstica e estabelecimento das bases para o desenvolvimento de estratégias de reabilitação. Atendim. oferecido: Não informado Deficiências atendidas: Transtornos do desenvolvimento / Distúrbios Hiperativos e Déficit de Atenção / outros distúrbios Endereço: R. Embaú, 54 – Vila Clementino – São Paulo – SP Telefone: (0xx11) 5539-8476 / 5549-6899 Site: http://www.unifesp.br/dpsicobio/gruponani Instituição: Hospital de Saúde Mental para Adultos de Itaquera Descrição dos serviços: CRIA – oferece atendimento para crianças e adolescentes portadores de doenças mentais graves Atendim. oferecido: Psiquiatria / Enfermagem / Psicologia Deficiências atendidas: Neuroses Graves / Psicoses / Autismo Endereço: R. Porto Xavier, 57 – Itaquera – São Paulo – SP Telefone: (0xx11) 6179-6388 Site: Não tem Instituição: Hospital Municipal Infantil Menino de Jesus Descrição dos serviços: Orientação e encaminhamento familiar e individual Atendim. oferecido: Clínico Geral / Neurologia / Fonoaudiologia / Psicologia Deficiências atendidas: Deficiência Mental Leve / Deficiência Mental Moderada / Deficiência Mental Profunda / Endereço: R. dos Ingleses, 258 – Bela Vista Telefone: (0xx11) 3253-5200 / 289-2147 Site: www.prefeitura.sp.gov.br (pesquisar em informações) .. 12 Instituição: USP Descrição dos serviços: Mantém um serviço de atendimento psicológico e psiquiátrico. Atendim. oferecido: Serviço Social / Aconselhamento / Psicologia / Psiquiatria Deficiências atendidas: Não informado Endereço: Av. Prof. Mello de Moraes, 1721 – Bloco D – Cidade Universitária – São Paulo – SP Telefone: (0xx11) 3091-4990 Site: Não tem Outras instituições (particulares/associações) As associações na maioria das vezes prestam atendimento em caráter assistencial. No entanto, como a procura por este tipo de atendimento é grande, as filas de espera podem demorar muito tempo. Algumas escolas especiais também realizam diagnósticos, além de possuírem toda a estrutura adaptada ao atendimento de pessoas com necessidades especiais. Instituição: Escola Indianópolis Descrição dos serviços: Faz diagnósticos e mantém um serviço de encaminhamento para portadores de deficiência mental ou transtornos abrangentes do desenvolvimento. No atendimento realizado na escola, é feito acompanhamento continuamente pelo DAE – Dossiê de Avaliação Evolutiva, importante instrumento que avalia a evolução do aluno em todos os estágios de desenvolvimento. Atendim. oferecido: Escola Especial – Psiquiatria / Educação Física / Fonoaudiologia / Psicologia / Terapia Ocupacional Deficiências atendidas: Deficiência Mental Leve e Moderada / Autismo / Distúrbios da Aprendizagem Endereço: R. Antonio de Macedo Soares, 414 – Campo Belo – São Paulo – SP Telefone: (0xx11) 5543-6333 Site: www.indianopolis.com.br Instituição: APABB – Associação de Pais e Amigos de pessoas portadoras de deficiência dos funcionários do Banco do Brasil Descrição dos serviços: Realiza atendimento e encaminhamento a portadores de deficiência mental Atendim. oferecido: Presta atendimento à família, tem atividades de lazer e esportes adaptados, realiza projetos sociais. Deficiências atendidas: Deficiência Mental Leve/Moderada e Deficiência física (Múltipla) Endereço: Av. São João, 32 – 11º andar – Centro – São Paulo – SP Telefone: (0xx11) 3105-4214 / 3106-3997 Site: www.apabb.com.br Instituição: Associação Beneficente Parsifal Descrição dos serviços: Escola Especial / Estimulação Precoce / Orientação individual e familiar Atendim. oferecido: Clínica Geral / Psiquiatria / Fisioterapia / Fonoaudiologia / Grupo de Pais Deficiências atendidas: Deficiência Mental Leve / Moderada/Severa / Autismo / Distúrbios da Comunicação / Distúrbios Específicos da Aprendizagem Endereço: R. Robélia, 59 – Jardim Prudência – São Paulo – SP Telefone: (0xx11) 5523-1487 / 5547-0201 Site: Não tem 15 Residências e Comunidades: As residências estão surgindo agora em um esquema semelhante ao familiar, porém com equipe multidisciplinar para dar todo o apoio ao residente e à família. Instituição: Instituto Cisne Descrição dos serviços: É um espaço onde crianças e jovens ficam alojados, como se estivessem em suas próprias casas e é destinado para as pessoas cujas famílias que não residem em São Paulo ou por algum motivo, não possam conviver entre seus familiares. Endereço: Avenida São Camilo, 3.330 – Chácara São João – Carapicuíba – SP Telefone: (0xx11) 4169-7937 Site: www.institutocisne.org.br Instituição: Aldeia da Esperança Descrição dos serviços: É um conceito de moradia individual para adultos com llimitação da autonomia pessoal e social, onde cada habitante tem a sua própria casa e desenvolve uma atividade de trabalho na comunidade, participa de atividades de lazer e recebe orientação quanto à socialização, auto-suficiência, autonomia e independência. Endereço: Km 47,5 da Rodovia Tancredo Neves – Franco da Rocha – SP Telefone: (0xx11) 4449-5006 Site: www.ciam.org.br Instituição: Sítio Arco-Iris Descrição dos serviços: Propõe parceria às famílias de portadores de necessidades especiais, desenvolvendo treinamento ocupacional, pré-profissionalizante e/ou profissionalizante, tendo em vista o despertar de suas potencialidades e demais responsabilidades. Endereço: Av. Washington Luiz, 583 – Araras – SP Telefone: (0xx19) 3541-3133 Site: http://www.araras.com.br/apae/sitio.htm Instituição: Luz do Sol Descrição dos serviços: O Núcleo de Integração Luz do Sol, é uma residência terapêutica, especializada no tratamento do Autismo e de outras Psicoses da Infância. Funciona em regime de comunidade terapêutica. Endereço: Estrada Tocantins, 776 – Jardim Estância Brasil – Atibaia – SP Telefone: (0xx11) 4415-2800 Site: www.nucleoluzdosol.com.br 16 Oficinas de Trabalho: Instituição: FabriNcante Descrição dos serviços: Funciona como uma pequena fábrica de brinquedos que tem como objetivos a aquisição de hábitos de trabalho, o desenvolvimento do senso de responsabilidade e a confecção de uma linha de brinquedos e materiais pedagógicos que são posteriormente vendidos para que o lucro da venda seja distribuído proporcionalmente entre os aprendizes que os confeccionaram. Endereço: R. Antonio de Macedo Soares, 414 – Campo Belo – São Paulo – SP Telefone: (0xx11) 5543-6333 Site: www.indianopolis.com.br Instituição: OAT Descrição dos serviços: Os instrumentos para capacitação dos aprendizes são as oficinas artesanais, coordenadas por uma equipe técnica composta de psicopedagoga, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta e instrutores. Endereço: R. Barão de Aguiar, 108 – Campo Belo – São Paulo – SP Telefone: (0xx11) 5041-8862 / 5531-5343 Site: www.oat.org.br Instituição: ADERE – Associação para o Desenvolvimento Educacional e Recuperação do Excepcional Descrição dos serviços: Entidade filantrópica que atende portadores de deficiência mental. Endereço: R. Contos Gauchescos, 86 – Vila Santa Catarina – São Paulo – SP Telefone: (0xx11) 5562-4523 Site: www.adere.org.br Colônias de Férias Destina-se a atender crianças especiais durante as férias em esquema de acampamento, com a presença de monitores especializados. Instituição: Centro de Convivência Movimento Descrição dos serviços: Especializado no atendimento de pessoas portadoras de deficiência mental e/ou autismo. Proporciona diversas atividades e também vivências na comunidade. Endereço: R. João Paes, 159 – Jd. Petrópolis – São Paulo Telefone: (0xx11) 5096-3147 / 5543-5710 Site: Não tem Instituição: Centro de Vivência ASA Descrição dos serviços: Em um ambiente acolhedor propõe atividades tais como: culinária, jardinagem, artes, educação física, musicoterapia, AVD (Atividades de Vida Diária) e AVP (Atividades de Vida Prática), e psicodança e recreação na piscina . Endereço: R. Acruás, 179 – Vila Congonhas Telefone: (0xx11) 5044-0368 Site: www.asasite.com.br 17 Instituição: Realizza Descrição dos serviços: É um programa que desenvolve vários projetos para pessoas com necessidades especiais, abrangendo o público jovem e infantil. Ministra ainda cursos e palestras sobre desenvolvimento infantil, atendimento clínico e outros aspectos sobre o assunto. Telefone: (0xx11) 9625-5774 E-mail: programarealizza@uol.com.br Instituição: Projeto Carona Descrição dos serviços: Mantém uma estrutura de transporte adaptado para deficientes, além de oferecer um acompanhamento da programação cultural e atividades de lazer. Endereço: Travessa Domingos Assunção, 57 – Pinheiros – São Paulo – SP Telefone: (0xx11) 3814-4162 Site: www.projetocarona.com.br Devido às dificuldades inerentes à condição de portador de necessidades especiais, são poucas as oportunidades de recreação. Existem algumas possibilidades: * Esportes e recreação podem ser procurados nos Centros Educacionais e Esportivos Municipais; * Passeios e acampamentos são feitos por empresas especializadas que trabalham com as escolas; * Geralmente todas as escolas especializadas tem programação de passeios e recreação; * Acompanhantes de lazer: professores especiais e universitários de área afins podem ser contratados para fazer companhia em casa ou em passeios. Pagamento por hora ou por programa. LITERATURA INDICADA A seguir apresentaremos algumas sugestões de livros que abordam temas referentes à criança especial. HIPERATIVIDADE – Como lidar? Abram Topczewski Casa do Psicólogo HIPERATIVIDADE – Como Ajudar seu filho Maggie Jones Plexus Editora Jogo Infantil e Hiperatividade Juliana Monteiro Gramatico Barros Ed. Sprint Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: O que é? Como ajudar? Luiz Rohde e Edyleine Benczik Editora Artes Médicas Psicofarmacologia da Criança Marcos Tomanik Mercadante Ed. Memnom Novas Abordagens do Diagnóstico Psicologico da Deficiência Mental Leila Maria da Cruz Evangelista Ed. Vetor 20 GLOSSÁRIO Reunimos aqui alguns termos usados por médicos e profissionais, que poderão auxiliar a melhor compreensão do assunto. Afasia - Perda da capacidade de usar ou compreender a linguagem oral. Anorexia - Perda ou diminuição do apetite. Audição - O sentido através do qual percebemos os sons. Capacidade de ouvir. Autismo - Distúrbio emocional de criança caracterizada por isolamento e falta de comunicação. Aspecto Cognitivo - Referente a aquisição do conhecimento. Atraso Mental - Funcionamento do pensamento abaixo da média esperada para a idade cronológica. Avaliação Psicológica - Avaliação do desenvolvimento do pensamento e de aspectos emocionais, que envolvem o comportamento. Avaliação Psiquiátrica - Avaliação para diagnóstico de anormalidades orgânicas que podem causar alterações no comportamento e perturbações mentais. Avaliação Pedagógica- Avaliação do processo de aprendizagem e de aquisição de conhecimentos. Avalia também o nível de escolaridade. D.C.M. - Disfunção Cerebral Mínima - Lesão cerebral mínima. Decúbito Dorsal - Posição deitada de barriga para cima. Decúbito Lateral - Posição deitada virado de lado. Decúbito Ventral - Posição deitada de barriga para baixo. Deficiência Mental - Funcionamento da inteligência em nível abaixo da média esperada para a idade. Limitação intelectual. Dificuldade de Aprendizagem - Dificuldades específicas para adquirir certos tipos de habilidades ou conhecimentos embora a inteligência seja considerada normal. Distúrbio de Comportamento - Presença de comportamentos que não se adaptam ao contexto social e cultural. Condutas que podem prejudicar o indivíduo ou a terceiros. Discalculia - Dificuldade para a realização de operações matemáticas. Disgrafia - Dificuldade relativa à capacidade de escrever. Dislexia - Dificuldade no processo de leitura. Disortografia - Dificuldade na expressão da linguagem escrita. Distrofia Muscular - Doença muscular caracterizada pelo enfraquecimento e atrofia dos músculos esqueléticos. Dispnéia - Dificuldade de respirar. Ecolalia - Repetição de palavras ou frases ditas por outra pessoa, sem a compreensão do significado da palavra. Electroencefalograma (EEG) - Registro gráfico de atividade elétrica do cérebro. Encefalite - Inflamação do cérebro. Endógeno - Que é devido a causas internas. Epilepsia - Nome dado a um grupo de doenças nervosas e caracterizadas principalmente por convulsões de várias formas e graus e ou distúrbios de consciência. Espástico- Indivíduo afetado por tensão excessiva nos músculos com aumento de resistência à flexão ou extensão, como nos casos de paralisia cerebral. Esquema Corporal - Noção de organização do seu próprio corpo. 21 Estímulo- Fato que atinge o indivíduo provocando uma percepção. Etiologia - Causa ou origem de uma condição ou doença. Hemiplegia - Paralisia de um só lado. Hipertonia - Estado no qual a musculatura apresenta um aumento de tonicidade. Hipotonia - Estado no qual a musculatura apresenta fraca tonicidade. Idade Cronológica - Idade real, contada em anos, desde o nascimento. Idade Mental - Idade comparada ao nível em que a inteligência está funcionando. Impulsividade- Forma de agir caracterizada pela satisfação do impulso, sem reflexão. Lateralidade - Definição da prevalência do uso de um dos dois lados do corpo, uso preferencial de um pé, mão ou olho. Lesão Mínima do Cérebro - Lesão que se pode verificar antes, durante ou depois do nascimento do indivíduo, provocada por traumatismo ou inflamação. Como conseqüência pode surgir dificuldade de aprendizagem. Ludoterapia - Psicoterapia infantil. Uso de atividades de brinquedo no atendimento de crianças. Maturação - Processo de desenvolvimento neurológico. Modificação de Comportamento - Técnica utilizada para modificar o comportamento humano, baseada no condicionamento através de reforço positivo ou negativo e outras técnicas. Percepção - Processo de organização e interpretação dos dados que são obtidos através dos sentidos. Perseveração - Tendência de continuar uma atividade ininterruptamente. Pinça Digital - Ato de segurar objetos usando o polegar e o indicador. Preensão- Capacidade de segurar objetos. Preensão Palmar - Ato de segurar objetos com a palma da mão sem o uso do polegar. Prognóstico - Expectativa quanto ao futuro provável. Prorioceptivo - Sistema sensorial que fornece informações referentes a posição e ao movimento dos membros do corpo. Pronação - Posição com os braços voltados para baixo. Praxia - Movimento intencional, organizado. Reforço - Recurso utilizado para fortalecer (ou enfraquecer) um comportamento através de prêmios (reforço positivo) ou de castigos (reforço negativo). Relaxação - Forma de intervenção terapêutica que visa a diminuição das tensões e o aumento da capacidade de cocentrar a atenção. Retardamento Mental - Nível de funcionamento da inteligência abaixo da média. Sensório Motor - Ligado às sensações e à motricidade. Síndrome - Um conjunto de sinais e sintomas que determinam um quadro clínico. Teste Psicológico - Processo padronizado, destinado a medir as características e o nível das capacidades intelectuais. Tônus - Contração normal dos músculos. Visão - Sistema de identificação, discriminação e integração dos estímulos visuais.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved