Baixe Desenho técnico - licenciatura em matemática - superior e outras Notas de estudo em PDF para Matemática, somente na Docsity! 6a Edição Profo Chateaubriand Vieira Moura INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERGIPE Campus Aracaju
Desenho
Geométrico
Página 002
Como traçar perpendiculares com os esquadros
I2 CASO
Coincidir uma aresta
do esquadro com a reta.
fixo
Fixar o esquadro de 60º
"colando" ao esquadro de 45º.
móvel
Girar o esquadro de 45º
fixo
no sentido horário.
4
movimento nos dois sentidos
Sy
A
Z
N
fixo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
Aluno:
Visto: Turma:
2009
Uso dos Esquadros (Retas Paralelas e Perpendiculares)
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Página 005
COMO TRAÇAR PERPENDICULARES COM OS ESQUADROS
22 CASO
OUTRA MANEIRA
ESQUADRO DE 60º
1 Coincidir (nivelar) uma aresta
do esquadro com a reta.
+= 90º
UN
fixo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
Aluno:
Visto: Turma:
2009
Uso dos Esquadros (Retas Paralelas e Perpendiculares)
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Página 006
Aplicação de Linhas em Desenho
Em conformidade com as normas técnicas vigentes deverão ser utilizados diferentes tipos de
linha no que se refere a sua espessura e configurações específicas de acordo com cada
situação.
É recomendável o emprego dos grafites 0,9 mm (tipo HB) e 0,5 mm (tipo HJ, para o traçado dos
diferentes tipos de linhas.
Os diversos tipos de linhas utilizadas no nosso curso estão exemplificadas na tabela abaixo.
Tipos de Linhas
Linhas Denominação Aplicação Geral
Contínua larga Contomos visíveis e Arestas visíveis
Linhas de cotas, linhas auxiliares, linhas de
chamadas, hachuras
——A— Contínua estreita em Linha de ruptura ou interrupção
ziguezague
Tracejada larga ou
estreita
Contínua estreita
Contornos não visíveis; Arestas não visíveis
Contornos de peças adjacentes; posição limite de
peças móveis; linhas de centro de gravidade; cantos
antes da conformação; detalhes situados antes do
plano de corte
— Traço dois pontos estreita
—""—— Traço e ponto estreito Linha de Centro, linhas de simetria
Para se aprofundar no assunto TIPOS DE LINHAS, leia a
NBR-8403 (1984) - Aplicação de linhas em desenhos - Tipos de linhas - Larguras das linhas e
NBR-6492 (1994) - Representação de projetos de arquitetura
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
isto: Turma:
Aluno: Visto: 2009
Aplicação de Linh Desenh Professor: Pácina 007
Plicação de Linhas em Desenho CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA Sgina
x HX 9X dX dX dX OX dx VX
*SoJppnbsa so OpupzI||n 'soppp sojuod sojod
Opupssod (1) DjS1 R SIAVINDIANIAI SOLDA SDPIL
*soJppnbse so OPuDzI|4N 'soppp sojuod
sojod opuosspd (1) Dj91 P SD|9|DIDA SDUIDA SIbIL
ça x
ça ço
*soJppnbseo so OpupzI|4n 'soppp sojuod
sojsd opupsspd “(1) Dj91 Q SPJS|DIDA SOLDA SIDI]
ox
*sojppnbseo so OpupzI|4n 'soppp sojuod
sojod opupsspd (1) DjS1 QD SOjS|DIDA SOLDA SIDI
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
o
& | o
S|2
q|2
2
<
0
E o
5 >
E <
xr
mm
>
o
Z
<
x
á
>
só
Ss |ó<
2 oi
> Jão
o
VU
0
>
o
ê
o
o
2
o
o
E
o
o
Q
Õ
e
Z
á
>
>
mr
É
5
Zz
q
.|Q
ol|lo
Silo
>
<|8
Õ
Õ
“osspduod
o opupziyn '(y) ojuod ojed opupssod puiseui
D JD|NDIpusdisd Dun JDSDIL (1) DjoruWsSs D DPDQ
“OSSPdUIOD O OPUDZIN
“(v) ojuod ojed opupsspd puseu p Jpjnoipusdisd
DN JDSDI| “OXIDAD D|91 SP OjusuIndas o opoq
“av OjusubBss OP ZISLVICIW D JOSDIL
ox
IX
x ox
8x vx
*soJppAbso so OpupzI|4N 'soppp sojuod sojod
Opupssod (1) DjS1 R SIAVINDIANIAAI SOLDA SDPIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
alo
S|£
NIB
2
L
0
E o
5 >
— L
xr
mm
>
o
Z
<
x
á
>
só
Ss |ó<
2 oi
> |J20
o
VU
0
>
o
ê
o
o
2
o
o
E
o
o
Q
Õ
e
Z
á
>
>
mr
É
5
Z
q
.|Q
o a
Silo
>
<|8
Õ
Õ
“OSSPduJOD O OPUDZI||N
“(1) Djo4 P DjojpJod Dun 10501, 'opDp (y) ojuod un eq
(ey
O|
<X
*OSsOduOD O OPUDZIN (O) ojuod o opupziyuyn (vw)
ojuod ojod opubsspd (1) Dj91 Dj9|pIDd DUNA JDSpIL
E
“SDIOBDIId SP DLUSI09] JOZIIN "(W) ojuod ojed
esspd enb (1) DjoJÚwss P Jo|NDjpusdisd Dun J0SDI|
E
“06 SP ZOdDOD 0D1P O JpZIyN "(v) otuod ojed
esspd enb (1) DjoJÚwss P Jo|NDjpusdisd pn J0SDI|
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
N
& | o
Sê
q|?
x
L
0
E o
5 >
— L
xr
mm
>
o
Z
<
a
5
>
só
. IS
e |8<
“2 oi
> |J20
Q
5
o
DB
o
o
uv
a
o
5
5
D
o
c
uv
a
v
o
a
o
e
E
5
uv
TU
o
.18
2 o
58
<|E
Õ
Õ
“(330 + Dy8) sopop
sojnBup sIOp SOP VOS D |onB! ojnBup UN JINJjsUOS
L |
a] 1Y
*OSSOdUJOD O Opupzi||n Hoss'do sojusubeas
SOD siDUOlDIOdOJ SENDA US gy OjustuBes O JPIN
gl
*ossoduJOD O
OpuDzIn 'sIONBI seNDd S/9s UJS gy OjuSUIDSS O JPIN
(sy
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
o
& | o
Sê
>
Ng
o
<
0
E o
5 >
— <
xr
u
>
o
Z
<
x
ú
>
só
8 |ê<
2 oi
> |O
Q
o
>
o
c
«<
o
VU
0
E
o
a
V
2
e
c
o
E
Do
o
2
o
VU
«lo
o o)
e|B
>| 2
<«|ô
Õ
Õ
g
"DYE OINBUO OP ZINIISSIA D 10504] (22)
———— Jg
I
——
2
“(HIO - 330 - Dv8) soppp sonôup
siop sop Oy SVaLgns D |oNnB! ojnBup un JInsjsuos
2
V
Y
d
+
! q
(12)
1 —— +? 7
e
“(33 - Dy8) soppp sojnBup
sp sop OVSVALNS O |DNBI ojnBup un 1InJjsuoS
SD
“(HO + 430 + Dy8) sopop
sojnBur sg14 SOP VINOS D |oNB| ojnBup un JINJsUOS
a,
—
a
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
"o
& | o
Sê
>
Ng
o
<
0
É o
5 >
— <
xr
mm
>
o
Z
<
x
ú
>
só
Ss |ó<
2 oi
> |O
E
g
a
gs
8
>
o
c
«
o
VU
o
10
O
B
o
>
2
“10
Slo
515
<|3
Õ
Õ
los iguais,
ês ângu
idir o ÂNGULO RETO em tr
utilizando o compasso.
(25)
(23) Traçar as BISSETRIZES do ângulo abaixo.
lo cujo vértice é
ângu
Traçar a BISSETRIZ do
inacessível.
(24)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
Aluno:
Visto: Turma:
2009
Ângulos (bissetriz e divisão)
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Página 017
vF————————0
“AVINDIS ONODYINId
UN DNUJSUOD S OXIDQD DIDUGISJUNDID D “son seupd
ODNID US “IPIAP “OV OIDIO O (O) ouso o sopa
(8)
x
vF———————0
"OavIavNo
UN DNUISUOD O OXIDAD DIDUGISJUNDIID O “sIoNBI send
OJLVNO US “PIAP “O OIDI O 8 (O) OJUSD O sopoq
(08)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 020
Turma:
Visto:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Professor:
Aluno:
Polígonos Regulares dado o Raio
Õ
Õ
x
vr———>—————0
“AVINDIS ONODY LdIH
UN DNIISUOD S DIDUGISJUNDID D sIDNBI seua
313S WS DIPIAP “OV OIDIO O (O) ouso o sopa
x
vF———————0
“VINDAS ONODYXIH
UN DNIISUOD S DIDUGISJUNDID D sIDNBI seua
SIS US WS DPIAP “OV OID1 O & (O) ouso o sopa
(28)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 021
Turma:
Visto:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Professor:
Aluno:
Polígonos Regulares dado o Raio
Õ
Õ
oX
VP 0
“AVINDIS ONODVINI
LN DNUISUOD E sIONB] SOLDA JAON US DIDUGISjUNDID
DUIPIAP “OV OIDIO O (O) OJUSD O sopoq
vF———————0
“VINDIS ONODQIDO
LN DNUISUOD 8 SIDNB| SONDA OJIO US DIDUgISJUNDID
DIIPIAP “OV OIDIO O (O) ouso o sopa
(9)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 022
Turma:
Visto:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Professor:
Aluno:
Polígonos Regulares dado o Raio
Õ
Õ
osjpa ( ) no ouepopisa ( ) :9 opojeusa
"E=d O 6=N Opuo
“OPDJ91/S3 JOjnBoy OADIUOD OUOBI|Od UN JINU|SUOD
Os|p4 ( ) nO oxepppisa ( | :9 oppjeus3
“T=d O 6=N epuo
“Opb|SLs3 Jb|NDOy OADIUOS OUOBI|OJ UN JINIJSUOD
OsD4 ( ) NO ouopopisa ( ) :9 oppjoLs3
“E=d O 8=N epuo
"OPDJS4!SI JO|NBDOY OADIUOSD OUOBI|Od UN JINUSUOSD
8
osjoa ( ) no oxspopisa ( | :9 opojeusa
“T=d 9 8=N epuo
"OPDJS4!SI JO|NBOY OADIUOS OUOBI|Od UN JINUSUOSD
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 025
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Polígonos Estrelados
Õ
Õ
“OPD|S1/S3 JD|NBS3 OADIUOS OUOBI]OJ UN JINI|SUOD
OL
osjpa ( ) no ouepopisa ( ) :9 opojeusa
"p=d O OL=N opuo
Z ol
Os|p4 ( ) nO oxepppisa ( | :9 oppjeus3
"E=d O OL=N opuo
“OPD|91/S3 JO|NBO3 OADIUOS OUOBI]OJ UN JINI|SUOD
9
"OPDJS4!SI JO|NBDOY OADIUOSD OUOBI|Od UN JINUSUOSD
ol
OsD4 ( ) NO ouopopisa ( ) :9 oppjoLs3
“T=d º OL=N epuo
6
osjoa ( ) no oxspopisa ( | :9 opojeusa
“p=d 9 6=N epuo
"OPDJS4!SI JO|NBOY OADIUOS OUOBI|Od UN JINUSUOSD
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 026
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Polígonos Estrelados
Õ
Õ
o
1
osjpa ( ) no ouepopisa ( ) :9 opojeusa
"G=d O LI=N opuo
“OPD|S1/S3 JD|NBS3 OADIUOS OUOBI]OJ UN JINI|SUOD
(es)
z LL
Os|p4 ( ) nO oxepppisa ( | :9 oppjeus3
"p=d O LI=N opuo
“OPD|91/S3 JO|NBO3 OADIUOS OUOBI]OJ UN JINI|SUOD
9
Z
1
OsD4 ( ) NO ouopopisa ( ) :9 oppjoLs3
“E=d O LI=N epuo
"OPDJS4!SI JO|NBDOY OADIUOSD OUOBI|Od UN JINUSUOSD
(5)
9 Z
19
oo
z Lt
osjoa ( ) no oxspopisa ( | :9 opojeusa
“T=d O LI=N epuo
"OPDJS4!SI JO|NBOY OADIUOS OUOBI|Od UN JINUSUOSD
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 027
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Polígonos Estrelados
Õ
Õ
Retificar um Arco (ângulo < 90º) de 3,5 cm de raio, utilizando o Processo do
Professor Rankine.
ox
Retificar um Arco (ângulo > 90º e < 180º) de 3,5 cm de raio, Baseado no
Processo Trigonométrico.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
Visto: Turma:
Aluno: 2009
Professor:
Retificação de Arcos CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Página 030
(g) oueju!
o e (v) piDUGBUD| Sp ojuod ojed essod enb 'ppop
DIDUGISJUNDIID Q SJUSBUD| DIDUGISJUNDIID DUIN JODDI]
+
(g) ous|xo
o e (v) piDUGBUD| Sp ojuod ojed essod enb 'ppop
DIDUGISJUNDIID QD SJUSBUD| DIDUGISJUNDID DUIN JOSDI]
(g) opop ojuod un 10d opupsspd 'oppp ojnBup
UN SP SOPD| SOD SJUSBUD| DIDUGISJUNDID DUUN J0DDIL
“DPDP DIDUGISjUNDIO
pp (y) ojuod uunu sjusBuD| DUIN 10501]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 031
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Tangência
Õ
Õ
sDpbp
SDIDUGISJUNDID SONP SI SSJOUS|U] SEJUSBUD] JDSDI|
sDpbp
SDIDUGISJUNDIID SPNP SQ SOJOLS|xI SSjUSBUD| JOSDI|
(9)
g
“SOPDP SSDILZA
SOP SDJ91 SQ 9JUSBUD] DIDUGISJUNDID DUM JDÔDI]
Y
*g ojuod ojsd esspd enb
€ y Ojuod op SJUSBUD] DIDUGISJUNDIS DUUN JDSDI]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
3
& | o
S|2
q|2
2
<
0
E o
5 >
E <
xr
mm
>
o
Z
<
x
á
>
só
Ss |ó<
2 oi
> Jão
8
=
e| o
sê?
<|o
Õ
Õ
“JOPuSISUDI| O OPUDZIN
“QUIS|XO NO OUIS]UI ONBUQ O OPUDZIN “GV OPD| nos
O OPUSGDS "JVINDIA ONODY DIJO WIN JINI|sUOD
“JOPUSISUDI| O OPUDZIIN
'OUIS|X9 NO OUIS]UI OJNBUQ O OPUDZIN “gy OPD| nº:
O OPUSJDS “AVINDIA ONODY DIANN UN JIMU|sUOD
|
9
“JOPUSJSUDI|
O OPUDZIN “DIjUSD OjnBUr O OPUDzIIN “OY OlbI nas O
8s-OPUSISUYLUOD "YVINDIA ONO DY DIA UN JIMIjSUOD
| |
a] 1Y
“JOPUSJSUDI| O OPUDZIN
“OUIS]X9 NO OUJSJuI O|NBUD O OPUDZI|N “gy OPpD| nos
O 8S-OPUSISUUOD "YYINDIA ONODYINI UN JINUjsUOD
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
8
Ox S
S|8
D
Ng
o
L
0
E O
5 5
— L
xr
[o
>
o
Z
<
x
&
>
só
. BÊ
e |8<
“2 oi
> lu
O
>
o
ec
o
o
o
Ko)
o
VU
2
8
D
>
o
U
ur
a
o
s|g
z|8
Õ
Õ
>
—<
o
"YO 8 DE “ay sopoj snes (cs)
es-opusaSUuod “ONITVOISI OINONYISL UN Jinuysuod
'Dv oppjo e
aV SSDQ D SOPDP SITIOSQSI ONONYIIL UUN JINUsSUOD
jo)
(28)
v
[v
“PY TISIESSIE NO VanITy DAS (18)
D DPDP Opuss OILY INDI OINONYISL UN InijsuOD
gt[- >> +v
“gv Op]
O oppp opuss 'ONILy INDI ONONYISL UN JInysuOd
(08)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 036
Turma:
Visto:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Professor:
Aluno:
Triângulos
Õ
Õ
“QW DINgjo DNS 9 Dy “gy sopp|snas
SO OPUSI9YUOD 'ONITVISI OINDNYISL LN JINIjSUOD
“gy DSnUS|OdIy DAS 9 Dy sojojpo (58)
sOp UN SOPDP OTNONV IIS OININVIAL UN AINJjsuOD
a! [v
"SITBISOQSI ONONYIAL
UN JINUISUOD 'S Ojsod ojnBup o & 8V OPD| O sOpoa
(9)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 037
Turma:
Visto:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Professor:
Aluno:
Triângulos
Õ
Õ
ay
“Bv OP] 8 y ojnBup O opop 'ODNVSOT UN JInyjsUOD (16)
O === =0=========———————— dv
g
(26)
"oY
IDUOBDIP D & gy OPD| O OPDP OONVSOT UN JINUjsUOS
"QY IDUOBDIP DAS D DPOP OAVIAVNO UN JINIsSUOD (s6)
CO
"OAVIAVNO UN JINUSUOD “GY OPD| O OpDq (76)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 040
Turma:
Visto:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Professor:
Aluno:
Quadriláteros (Quadrados e Retângulos)
Õ
Õ
“av SOPD| SO SOPDP OWVa
“yojnbBupo e dy
SO 1NVAVd UN IINI|SUOD
IT
|
g->——>>——>—————— Av
|
|
|
5d
"qa e Dv siouoBoIp
sons so es-opusdeuuoo OONVSOT UN JInyjsuoS
ot-———————————— —a
gV OPD| O Ss-opusdsuyuoo *
1
oa jpuoBpip Dns O
ONONY IIS UN JINI|sUOD
(e6)
a
"Y
& EV SOPD| SNSs so SOPpDPp OINONY IIS UN JINIsUOD (26)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 041
Turma:
Visto:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Professor:
Aluno:
Quadriláteros (Quadrados e Retângulos)
Õ
Õ
Construir um TRAPÉZIO ISÓSCELES, dados a base maior AB, o lado não
paralelo AC e o ângulo adjacente À.
O
>
Construir um TRAPÉZIO ESCALENO, conhecendo-se as diagonais AC, BDe as
bases AB e DC.
D
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
isto: Turma:
Aluno: Visto: 2009
”, T Professor: Página 042
Quadriláteros (Irapézio) CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA ágina
4 y
“oppp 9 (gv) SOpp| sSop Wn enb opusqos
8 SIISIDISC SP |DUOBI|OS D|DISI DP |DJSB osseD01d
O opupz|yn “ojndes ONODYy DI UN JINI|sUOD
ay
“oppp 9 (gv) SOpp| sSop Wn enb opusqos
8 SIISIDISC SP |DUOBI|OS D|DISI DP |DJSB osseD01d
o opupz!]
“p|nBe! ONODYaINa Win InujsuoD
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2
O Õ
S|8
D
Ng
o
L
0
E O
5 5
— L
xr
[o
>
o
Z
<
x
&
>
só
. BÊ
e |8<
“2 oi
> lu
o
o
s
o
o
Ko)
o
VU
2
8
D
>
o
U
ur
a
o
s|ê
z|ê
Õ
Õ
Da
“g ojuod ojed sjusupuojDBuUgo
esspd enb 9 “y DIDUppJODdUOD Sp Ojuod ou
DIDUGISJUNDID SP ODID UN UIOD (1) DIS4 D JOpJOdUOS
et)
<
*Y DIDUPPpJODUOD Sp Ojuod ou (1) DjS1 D 'OY
OIDI SP DIDUGISJUNDID EP ODID WIN UIOD JDPpJODUOS
“g DIDUPPIODUOD SP OJUOd O OPUDZI|IN SD|S SUS DIDUDPpJODUOD D DSO] '(1) E (s) sDjS1 sp sOpDq
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 046
Turma:
Visto:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Professor:
Aluno:
Concordância (com Retas e Arcos)
Õ
Õ
“OPDP ODID Op ojsodo opijuss
OU JOPJODUOD “DIDUPPpJODdUOD SP OjuOod O 8 y enb
OPpusgps “ob! Sp UI Z SP DIDUGISJUNDID Sp 0D10
O UJOD (OV :O) DIDUGISJUNDID DP 0D1y O SpJodUoS
a)
a
"DIQUGISJUNDIO
SP SODID SIOP SP O|p9USU| JOd 'sejusJs gp
SOUUDUID| SP SOSUIISA SOjUSLUBAS sIOP SO SPpIOdU0D
Iv
é)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 047
Turma:
Visto:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Professor:
Aluno:
Concordância (com Retas e Arcos)
Õ
Õ
o
U
>
o
o
o
o
v
o
0 oq
2
O
O
E
O
Ú
3
<
>
O
õ
O
Og
<s
lv
E o
dE qr <
Ele
El<
o
O
02
o
o
co
v
O
o
2
<L
nu
a a
&
nr
uu
Wu
uu
Ó
a
<
>
Vo
od
os
go
Elg
> 0
=0 <
D >
£o
o
os
(19
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
Visto: Turma:
Aluno: 2009
Professor:
Arcos Arquitetônicos CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA Página 050
ão
(29) Construir um ARCO TUDOR dado o seu v
Construir uma ARCO AVIAJADO conhecendo-se os
seus pontos de nascença (A) e (B).
(2)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
Visto: Turma:
Aluno: 2009
Professor:
Arcos Arquitetônicos CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA Página 051
E
>
o
>
5
o
v
5 o
S
2
õ
>
>
o
O
Z
g
õ
Os
Oo
Og
<
é —
= oO <
po
20
8
Ol
fo
E———————
Construir um OCTÓGONO regular, sabendo que um
dos lados (AB) é dado.
(23
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
isto: Turma:
Aluno: Visto: 2009
A Arauitetôni Professor: Página 052
reos Arquitetônicos CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA dgina
Xo
8g[—>————— O
“(O) ouso 0 e (80) o1o1 o
SOPDP “DIBOJISIUIS 'SSPSUINDIY SP |DIASI D JINJ|SUOD
Ge)
ad———y
“pudso
DU JDSDI] “OPDP (9V) OJSLUDIP UUOD “DIBOJ|XOp
"DIDUGISJUNDID DP SJUSA[OAI [DIIASI DUUN JINJSUOD
êz)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 055
Turma:
Visto:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Professor:
Aluno:
Espirais
Õ
Õ
Construir uma Oval Regular, sabendo que o eixo maior tem a medida igual a
12 cme que o ponto A é o início do eixo maior.
A |
Construir uma Oval Irregular, sabendo que o seu eixo menor mede 8 cm, e é
dado o centro (R) da circunferência.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
Visto: Turma:
Aluno: 2009
Professor:
Ovais CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA | Página 056
(33) Construir uma Oval Regular, sabendo que o seu eixo menor (AB) foi dado.
Construir uma Oval Regular, sabendo que o eixo maior (AB) foi dado e o eixo
menor mede 7 cm.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
Visto: Turma:
Aluno: 2009
Professor:
Ovais CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA | Página 057
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
Aluno:
Visto:
Turma:
2009
Traçado de Linhas (RESPOSTA)
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Página 060
S Dj9HUUSS S5-9] - 5, :OD5DION
4 DJOHU9S OS-9] - 4 :ODÍDION
o
a
4 s
-opijuss os
UN US OPDJUSUO OjUSUWDSS LUN OUIOD OUIJD] OJSQDIID OP DINIsQuiw
DI9] DUUN JOd DPDOIIJUSPI LUIGQUID| DI9S DPILGO DJSIUSS DPDD
“ojuod un
SP “PjeI DUN SIGOS OPÍPSIPUI DP JHDA D PIO opdpjusseide! p 3
VIII-WIS
4 DJ91 8-9] - 4 :ODSDJON
“DjoJ
DOIUN DUUN JDSSOA |SAIssSOd & ejusuos Jenbsipnb sojuod siop Jod
“UWI9IOd "SDJSI SO|UU! LUDSSOA OjUOd UN JOd SNb JDUUIJD |SAIssOd 3
“SOjUOd sIOp SJjUS DIDUDISIP
JOUSUU D OWWOD DPIPUS|US SJUSWUDIU|SLUOSB Jos Spod enb pjenbp 3
VIII VHNN
:UUS OS-UIDOIISSD|D SOUUI| SV
“ejupgjnsos
opSpINByuOD DP opuspuedop pudoJd opdpUIuousp pJogedeu enb
“DÚuI| DUN SP DOYDIB ODSDjuSsoIda! D DIDUQNnbesuod ouIOD sous) *
jodpd op s1Djusdns D aJgos a|yDIB Op Djuod D sowDSo|sep opupnio
VHNH
“oBeJb
OJSQDIID OP DJS] DUUN JO O-OPUDIUSPI SOLID] O “OjuSUI]DIDIDA
*OUD|d LUN SOULDJUSSSIdSI OD “DUO] DISSO "OPDUUI] OUIOD
OPIGSDUOD UIGQUID| G OUD|A O DUJSLIOSB LIS “OUUI| D OUIOD LUISSy
ONVId
“OjSQDIIp ossou sp
DJNIsQUItU DJ/9] DUUN JOd DPODUSPI DJOs DppjuosoJda! pjop oupd
D 8 'DHUHU| OLUOD DPIGSIUOD 3 “OjuOd UN Sp Ojusuupoojsep ojed
DPIIGO DOUDIB ODSDjUSsaIda! D OLWOD DPIpuSjus Jos apod pyul y
vYHNN
gX yº :ojdusx 'sooypib
sipUIS SOUGNDSd WIOD OI-pjussoJdas so uspog 'ODsusu Ip enssod
ODU 9H] “OJSQDI]D OSSOU SP D|NISNIDUI DIS] DUUN JOd OPDIuUSpI!
opuss spyul SONP SP 'LUNLUOD SPA OUIOD NO 'opSssiojul
OUIOD OPDISPISUOD 9 ODUJ9UI09B OjuOd O opdpjusseidel
Op SPppISsS29U JOd 'JOUOISUSLUIPD SJjUS UN J98 Op Josody
OINOd
“ONVId O 9 VHNIT D :OLNOd
O :DUJSUJOSB DU SODISPO OUJOD SOPDISPISUOD SSjUS SO OBS SEJ]
VIIIIWOIO
Va SIVINIWVANNA SOLNIWIAI
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 061
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Teorias
Õ
"snpIB 06 Sp sojndup
WDUO OND SSJUSLODUOD SDJS1 OBS - SINVINDIANIAAIA SVIIA
s
J
“OAgDBeuU no
OAIIsod opiuas ou p|-OuanNBuojoJd Jonb “DINO DjSe DIjuodUS DOUNU
opupnb * DINO D DISjDIDd 9 DjeI DUIN Snb es-Zd - SVIITVAVA SvIaA
pAbIgO no
DpDUNDU|
|JojuozuoH
IDIIHSA
Svlaa
SVO SVINTOSIY SIQÍISOd
q o Y
“Da 9 av 'oxIDgD Ojdusxe ON
*OJ|NO OP |DUI O UJOD SPIoUIOD UN Sp WSBuO D ojodns Dye! pLusoui
DUNA D OpusDUS Sd opupnb '9 ojs! 'sojuauuBas sessop un DpDD O
SDAIID|91 SSEOÍIPUOD SD 9JUSUIDSUD|]NUUIS UISZDISILOS OND sejonbp ops
SOAILNDISNOO 3 SIAVINNOD SOLNIWOIS
"go º 98 “ay iojduexe 1d ooo
*LUNUJOD UJS “UUIJ NO OU! “OjUOA UN Ulanssod anb sejanbo ops
SOAILNDISNOO SOINIWOIS
aq o 4 Y
“Go é gy iojdusxe Jod
*OUJOD SLJOdAS DJ91 DUISSL DN D WSUS psd enb sojusubes ops
SIAVINHOD SOLNIWOIS
“gy ojusubes op eiodns bjo! D 9 (1) enb souto| DUDD OjdUISxo ON
“epodns pje! ep DPpDUItOU9p 9 OjuauBas o 92U9gJad |jonb D Djol y
av Dj9) op ojusubos os-9] - gy :oD5DION
“SDUISSUU SOP
DUO 05DI| OU9NDOA UN UIOD “DJU! O OND sDJ/9] sOjed oppOyjuop!
DIOS DJS! Sp OjusLuDas O “DUISSUI D SJgos sojuifsip sojuod
sIOp SP ODÍDDIDUI D|SA D|S1 DUIN SIgOS DPIIO OpÍDjusseide! p 3
VIII 3] OLNIWOIS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 062
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Teorias
Õ
“DSISA-SDIA ºg ap ojustusjdo! 9
“09€ WS pu sopouios enb sejenbp O0S 'SI4VINIWITdI SONNONY
“DSIGA-SOIA 9 9 9p OjustuajdAs 9 y
o .
“081
WeSzDjSd sopoLuos anb sejonbo OBS 'SIYVINIWITANS SONONY
“DSISA-SIIA O OP OjUSUJS|dUJOD 9
nº d pon | 2%
w
“06 USpou
sOppuJOs Snb sojnBup siop OBS 'SINVINIWITANOD SONONY
SVZIANVIO SVO VWOS V OINVNO
“sojuifsIp SouJoju! sojuod
UIIOd 'SUNLUOD OPD] UN O SIIHPA O LuanNssod anb sojnBup ops
SIINIDVTAV SON ONY
DPIpoui DUISSUI D eIduuss Lanssod Soja ojad sojsodo sojnBup sioq
oolLigdo
% sojnBup so OXIDGD OjduJSxo ON “SIIHGA OUSOU O DIDUGNbesuoo
JOd opua| 'ojnBup oJno ap sopp| sop sojustuDBUO|OJd OLUIOD SOpD|
snes so uuanssod enb sejenbp OBS “JDILNIA OTId SOISOdO SOMNONY
:OUJOD SOPDOLISSD|D JOS LUSpOd sojnBum so 'SOpD| snes SOp DAID|o1
OpáISOd D Ss-OpuDISpIsuoD spUU 'DZSpuDIB DP ejuspusdspu|
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 065
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Teorias
Õ
Õ
“soppuuo)
spj9 JOd ojnBup OP SOPD| SOD SojuaBuD] SDIDUGISJUNDID SPP
SOJUSD SOP UIGQUID| "DIDUGNbDASUOD JOd “9 SDje|DIDd ODU SDS! spnp
ep sejupysipinDe sojuod sop 07uj9U109B J0BN| O 9 - ZINIISSIS - PDT
“ab
IDNB! DINIJO O OSDG DUUSSUU SP SO|NBUDU] SOP SSDILZA SOP ODUj9LIO SB
JDBN| O LUPQUID| 9 'DIDUPNDASUOD 10d “SD|S|DIDA Sp Jd Un
D epuodsauoo 'DPDPp DIS! DUIN SP Q, DIDUDISIP DPDUILS/SP PLN D
soppnIIs SOJUOd SOP ODUI9UOSB 1DBN| O 8 - SYIITVAVA JA AVd - ED
<
NY
cs
Sa
“soppp sojuod sojed Wpsspd anb sbIDUGISjuNDO
SDP SOJUSD SOP UIQ] 'DIDUGNbAsUOD JOd “8 SoJ|no siop
ep sejupIsipinDo sojuod sop 07U|9LUOSB 10BN] O 9 - ZINLVICIW - TO
Y
g Õ
“uXa DIDUDISIP
D OIDI OLUOD 8 ,,O,, OJUOd O OJU9D OUIOD USD] OND DIDUGISJUNDID
D Spuodssuoz "O, OPDP Ojuod UN SP ,X, DIDUPISIP DUIN
D soppnyIs SOjuOd sop oou|SUOSB JDBN O 9 - VIDNINIANNDIIO - 191
“SEJUD|JOCUUI SIDUI SOSDO ODUID SO IND
SOLUSIDPJOGD “LIGIA "SODUQUIOSB SS10BN| SP SOSDO SO SONDA OPS
“SpppoudoJd DUIsoU PLN Sp wWanuynsn
enb sojuod 9p ojunfuod O ODIIWOID AVONT JOd as-spus|u3
ODRUIWOIO AVONM
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 066
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Teorias
Õ
Õ
“sIDNBI SOPO| ODS DIDUGISJUNDIO
DUIN SP SOIDI SO “PDIDUGISJUNDID OP OPSIUySp pudoId pjod
“OJUDHOd “OJSUIDIP-IUISS “SSZ9A SD 'OPDUILIOUSP 3 “DIDUGISJUNIO
DP ojuod Jonbjonb p ouso o oun anb pjo! op ojustbes 0 8 Olva
VIONIFIIANNIAIO VA SVHNN
“081 SPU OJNDHDIUUSS UN SP ODID O “OJNDID UN SP Spojow
DULO] SNb |DUOISUSLUIP-IQ DIU|PLIOSB DUO] DUUN 9 '(DUjOLUOSB
DU “OJUSWDI|ISASO SIDUU) DO!DUIS|DUI DU - OINDIJDIWIS
“DIDUGISJUNDID D|Sd DPDIuI| OUD|d Op opdI0od DS ONDA
“08 | SPoU DIDUGISJUNDIDIUSS UN
SP ODID O "DIDUGISJUNDID UIN SP SPDJSU D 9 VIONIIIINNDAIDINIS
“DIDUGISJUNDID DP NOJINIA O DJS Oojuod essa “ojos ou ppoouiy
DOD|S9 DUN D SSPDPILSI|XO SPAS SP DUIN LUIS OPDXI] ODPIOD WIN
OP OIIXND O LUOD SOPDÍDI| UUSISS SDIDUGISJUNDID SD 'SOQÍDIIDUISP
sou 'SPPPINDIUD DU SP OJDJ OJ9d 911090 'DID|SO QUIS] O LUOD
OJ|USD DIAD|DA |DNjD DP ODSD|SI y “VOVISI DOYIuBIs enb 'NOJINIHA
DBoiB DIAD|Dd pp es-puUiBuO ONINID SUIOU O DIDUGISJUNDID DUIN UIT
DIDUGISJUNDIIO DP OJOJ = DO = 90 = VO
OJuSD = O
g o)
“OJJUSO OPDUILIOUSp
Ojuod oJno un sp pisipinbo sojuod snas ap Jonbjonb spuo DppyDa)
8 DAINO DUUI| JOd DPOULO] DUD|A DINB D 9 VIDNINIINNDAIO
ONDA 1 VIONITIIANNIAIO
“DPJOD DUIN 9 Ojuoubes
o jonb op º ojnBup oppjlo op sezodpo sodp Sp Jod op spuodsauos
“ojnBuy ojuso un opundes ojusuuBes OpOUILUS|Sp UN JDASsgo
eodns as sionb sop ooujsuosb 1Bn| O 9 - ZydVD ODAV -SOT
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 067
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Teorias
Õ
Õ
ojusubss op ojnBuy =&
V
O
o Y a
“ejusBuD] OPD| O '9g “DpIOD DO
gv :ojusubss sp 9 gy2 ojnBup o ojnBup op SOIL9A O 9 ejusBuD|
” opojop DIDU9BUD] OP OjUOd O “DIDUPISJUNDID Q SjusBuUD| OJNo
O 8 DPIOD DN 10] SOPD| SOP LUN OpuDNb 'OLNIWOIS 3d OINONY
Ji
“DAIND D SejuSBUD] ODS SOPDI SO 9 DIDUGISJUNDID
DP DIO] SIILPA O IS] SND O G OLYISNNDIID OMNONY
OjuasuNaID ojnBuy =
VM
AA
ojuosuj onbuy =
V
v
“SDPJOD OBS SOPpD| snes
O DIDUPIOJUNDIID D OJJOS GILDA O WD] OND O O OLOSNI ONONY
|D4USD ojnBuy =)
<
>
“SOIDI OBS SOPD] SOÍNO O DIDUGISJUNDIO
DP OJjUS9 OU SIILSA O US] Snb sjenbD 9 TVYINID ONONY
OLNIN9IS IA OMONY
OLIRSISNNIAIO OMONY
OLRJISNI ONOINY
IVILNIO OMNONY
:stpdiouud sojnBup sejuinBas so JojusssIdo Spod DIDUGISjUNDID V
VIONFIIANNDAIO VA SONONY
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 070
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Teorias
Õ
Õ
sOpD| OZ ouoBpsoo] soppI| LL ouoBpospun
sopp| 61 | ouoBposppou3g sopDI OL | ouoBpospoq
sopp|8l | ouoBposppj20 SOpoI 6 ouoBpeug
sopp| 7/1 | ouobpoeppojdoH sopp| 8 ouoBo/20
sopp| 91 ouoBpo2oppxeH sopo| Z ouoBp|doH
sopp| SI | ouoBpospojuad sOpD| 9 ouoBpxeH
sopolyl | ouobpospous, sopoI g ouoBpjusd
sopp| €L ouoBpoepup sopD| py OIS|DIUPONO
sopoIZIL ouoBpospoa sopp| £ ojnBugu,
“JOQLDS D 'spudQJd sogSpuImouop
WSqeD9! souoBjjod sunB|p SOpD| Sp OlSLUNU Op opSuUN UI
SONO9D/Od SOA SIVIDIASI SIQÍVNINONIA
“OPD| OJ|NO UN SOUSUU Ojed Djdeoisjui ejso
*opp| un souuDBuojoJd op opupnb - (OAVINÇO) OXIANOD OYN
“OPD| OJ|NO UINYUSU WD|ASDIS]UI ODU SOLISSUI
so 'sopD| snes sp Jenbsipnb souupBuojoJd ob opupnb - OXIANOD
:Dpulo
Jos epod ouobBjjod tn 'sopp| snes ep spopup|ndo. pp sjuspusdepu]
“jonBisep opo| tun 'sousu ojod 'Inssod opupnD - IYVINDINAI
“sIDNBI UUSJO] SO|NBUD & SOPD] snSs so sopo| opuonb - ayinSaa
“OUJOD OPDOIISSO|D 195 9pod ouoBjjod un
“DPDUDO] [DUOBIjod DyuI| DLUN JOd “pfes no 'sojndup
sOjinUU JOd DPDULOS DIU|SUIOSB DINBI] D Ojuo pod opuss '(ojnBup)
SONOO 8 (soginuu) NOd 06918 op pupuiBuo 9 ouoBjod DIAD|od y
SONO9NOd
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 071
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Teorias
Õ
Õ
38 Q SA £g “0 "ouoBjod op sonynossuoo
SSOILPA SIOP LUGJUOD SOPD] SOÍNO O SOI9A O OLOS OUOB]Od O SASJosuNdo
enb DIDUGIS]UNOID DP OJjU99 O uonssod anb sojnBum so Obs - SIVILNID SOINONY
“SWO º :PWO “EWO “TWO “INO
“SOPD] SOP SOIP9U SOJUOd SOD “SABJISUNDIID O END DIDUgISJUNDID
DP OJU99 O 9 enb 'ouoBjod op ouso o waun enb sojuauubes so ops - SVINILDAY
“30 º da aa “av “Oy
“SOA|NSBSUOD ODU SSO]HPA SIOP LUSUN OND SojusuBas so 005 - SIVNODVIG
“ouoByod Op Sonyndssuoo sopoj stop Jd opouo) 9 ousejul ojnBup opod
aa 19 8 (Y - SONSAINI SONNY
“va e 3a “GD “D8 :gv -soav1
39 Q:D:8:V -SIDILIIA
8 ww Ty
X A
PS,
GNV
RSA,
/ 22 N
aq
ONODNOd WN JA SOLNIWITA SIVAIONHIA
“DIDUGISJUNDID D sejusBuD|
Obs 'DIDUNbesuoD JOd “SOPD] SN9s SO SOPO| “DjUOSUI DIDUGISJUNIID
D OPUD|S9 OpUDND OjuDSUNDIID SP OpDUIUOUSp & oUOBjjod Un
SOJJISNNDIIO SIAVINDII SONODNOd
“DIDUGISJUNDIID DP DUUI] D SIGOS OS-LUDNIS SODIHGA
snes so sopo| 'DIDUGNDEsuOD JOM “9 DIDUGISJUNDI DN SP sDpJOD
Ops SOPD] snes so opupnb ojuosul Oppuluousp ouoBjjod un
SOLJISNI SIAVINDIA SONODNOd
“OJUSUIDAISSSDNS LUISSD O SOPD] SIOP SJUIA 'SOPD|
Un Sula Sp ouoBIjod op soppuiúouap ops souobjod sono so
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 072
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Teorias
Õ
Õ
“SSDQ OUIOD OPDUIO] E ONO
o opupnb opp] tun ep ojusudioo o 9 ojnBup|S! Op DINJD y 'sionBi
Ops & DINBI DP OJJUSD OU SS-LUDIJUODUS O|NBUD|SI OP siDuUOBDIP sy
q f o
:soj91 Ops sojnBup sos pnb so (q
:sionB! OS sojsodo soppI| so (D
“sionBI ODS sojsodo
SOpDI SO 8 sojo1 sojnBup Inssod enb oupIBojs|pIDd 9 - OINONVIIS
“OIOUI OD SOPD] SO LUD|IOS sIOd “opbIponb op
SSZUJDIPOUI SO LUGQUID| ODS O SJUSUI|DUOBOLIO SS-LUD|HOD SOUDIpOUI
sy “sojsodo sopp| sop solpsuu sojuod so sun enb bjo! D OpDIpDND
OP OJSUIDIP NO DUDIpSUI Ss-DLUDUD “OPD| nas ep ojusuuduos
o 9 oppIpDNb LN Sp DINJD v 'sionBI Ops 9 ejuaujpuoBogo
SS-LUDLIOD SIDUOBDIP Sy “sioNBI SENDA soNp US DINBI D SPIAIp
e soysodo sojnBup siop sun anb ja! D 9 oppiponb Op jpuoBDIp y
g + v
9 ' 2 “Olou OD
SjUSWDNINU 9 OJ91 O|nBUD US SS-LUDLIOOD “sIoNBI OBS siDUOBDIP sy (2
:soj81 Ops sojnBup soupnb so (q
:sOj9jpJDd 8 sioNBI Ops sojsodo sopp so (D
“sioNBI SOJNBUQ O SOPD| LUOD OUIDIBO|S|DIDA O 9 OAVIAVNO
“OBUDSO| O 9 SpIoquio! no ogip ajusupudold
ouwpIbOjsjp1Dd O 'ojnBup|a1 O 'oppIponb O :sowpIBO|S|DIDA OPS
“sojojoJod
sojsodo sopp| So tu] END soJs|pjupDND ODS - SONVIDOTITVAVd
SOWVIDOTNTTVAVd
SIAIQTIAVIL O
SOIZadVal é
SOWvIDO BNVAVd +
:OUJOD SOPDDUISSD|D ODS SOJSjpjupoNDb SO
SO MILYTIAV NO
ojnBupuy OP SOPD] SO LJOD SPIN|D SPP Seodssiaju! Sp sojuod so
SGD1H9A OUJOD Inssod enb ojnBupu| o “OSHO OjnBUDU] es-DuUlWousd
OUINIDOLIO
“ojnBupuy UN SP DINID SPP OJUODUS SP OjUOd O 9 - OYINIDOLHO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 075
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Teorias
Õ
Õ
o q
'Q=9 'g onbup = y ojnBup :opdiuyop pjod sipnbi
Ops Dg 9 AY SOPD| sO *SipnBi dps sesoa sp sejusopfpo sojnBup snes
“sIDNB] SOJSJDIDA OQU SOpDI SO Inssod anb O 9 - SITIDSQSI OlZIdV IL
JOUSUU SSDg = AY
9 a JOIDUI SSDg = 9V
“SOjuSIS]Ip OBS sIDUOBDIP SONS “DA & GY SEsDa sp JbjNnoipusdiad 9
av OPD| O "soja sojnBup stop Inssod enb O 9 - ONONYIII OIZIdVIL
“OUGJBISO OIZPJEI) O SOjoISOs]
oizedel 'ojnbBugjal oIzadel :UIS SOPO|ISSOjD J9s USpod soizedpu SO
“sojojpJod
sopp| siop spusdp pjusseJdo enb oJS|pjuponb o 9 - OlZIdVaL
SOIZIdV AL
“sojojoJod
SOPDI SIOP SO Sus Jojnojpusdiad DJS! D 9 oBuDso| Op DINgjp y
g
Do
o alo v
a “OIOUU OD SjuSWDNINUU
e Ojo! ojnBur WO 9s-LUD|OD 'sIDNBISOp ODS sipUOBD!
LUPQUID| 9 SOSNITO SIOP SOJNO SO O sipNBI SOPpNBD ODS sojnBup siog (q
!sOj9|pJDd 8 sionBI Ops sojsodo sopp| so (p
“sipnBI sojsodo
sojnBup a sipNB! sopp| Sp ouDIBO|SjpIDd O 9 - ONO NO ODNYSOT
“DINBY DP OJJUSD OU 9S-UUDIJUODUS SIBUOBEIp
SD & SBUBIPAU Sy "SSDQ OLUOD OPDUIO| JOIDLU O SJUSLI|D19B “sOjojo1od
sOpDI| SIOp SO SJjuS JD|NDIpusdiad D 9 oLwupIBO|S|DIDA Op Binje y
g v
q >
“OIOUU OD SJUSWIDN|NU SS-LUD|JOD 9 sioNBIsSp OBS sipuoBpIp sy (>
“Is
eJju siDNBI UUGQUID| 'SOSNIGO stop & sopnBo siop ops sojnBup so (q
:stDNBI OS SOjsodo sopp| SO (D
“sioNBI sojsodo sojnBup 9 sionBi sojsodo sopp| Sp oJsjpjuponh
O 9 - ICIQIWOR NO OLA JININVIIdO Ad ONVIDOBTVAVd
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 076
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Teorias
Õ
Õ
qu>d
L$d
sojuod sp Gu =U
“Z/U ENb seJOUSUU SOJIS]UI SOJSLUNU SO SOPO| SS-DISPISUOD -
“ZJOd U SS-SPIAa -
“DIDUQISJUNDIO
D DPIPIAIP I0J OND US sIoNBI SEDA Sp oJsunu o U pfos.
SDPDj9Js9 SLINBI S SOUOBjjod 9p OJSunu à apppIIgissod pp ojnajpo
d opuojnd
'*g ojs! “TD d segun sp sodo DPpIuDA Sp Ojuod OuUIsSuI OD SS-DIJOA
“sIDNBI SENDA U US DIDUPISJUNDID DUIN SP ODSIAP DP Ojuod un
ep opuiupd 'opupnb W9|go Ss 9 (ajou DIjJOA 9 ojuod Wnu DÍSUIOD)
DNUuOD |[DUOB|Od DUUI| DUUN JO OPDUO] 9 OpDjeJjso ouobjod Un
SOdVTIAISI SONO SJNOd
“509€ D |DNBI SIduuas 9 souso]ui sojnBup sop DuJOS D OJo|
q
“SOJ9JDIDA SOPD| UIS| OU Snb oJSpjupDNDb O 9 - IAIQ7IdVAL
IAIQ7IdVAL
o a
-sipnBisop
Ops sojnBup s sopp| so sopo; opupnb 'opjus 'no :sionBissp sojejoJod
Opu soppj so pjusssido anb sjenbp 4 - ONITVOSA OlZIdvaL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
2009
Página 077
Turma:
Visto:
Professor:
CHATEAUBRIAND VIEIRA MOURA
Aluno:
Teorias
Õ
Õ