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Belo Horizonte, 31 de janeiro de 2002

Senhores (as) Gerentes de Projeto,

O PMI através do PMBOK 2000 promoveu uma atualização da versão publicada em 1996, buscando, dentre outros objetivos, acrescentar novas matérias que refletem o crescimento e a prática no campo do Gerenciamento de Projetos em todo o mundo. Para conhecer mais detalhes sobre as modificações, veja “Preface to the 2000 Edition”, página “IX” da versão original.

O Capítulo de Minas Gerais do PMI, norteado pelos mesmos objetivos e compromissos da tradução anterior, divulga nesta data uma versão português do PMBOK 2000.

É uma tradução livre, não oficial e sem o compromisso de que o texto em português é correto o suficiente para responder a qualquer questão do exame PMP. Todos os direitos autorais de tradução pertencem ao Project Management Institute Headquarters. Quando houver a publicação pelo PMI HQ da versão oficial da PMBOK 2000 português esta versão será retirada da internet.

Agradecemos, em especial, ao mesmo grupo de colaboradores da versão 1996 (Antonio José Soares, PMP, Márcio Tibo, PMP, Katia P. Thomaz, PMP e Darcilene Magalhães) que levou ao fim mais essa empreitada. Agradecemos ainda a todos aqueles nos honraram com comentários e apreciações sobre a versão anterior. Envie sua contribuição para o endereço pmimg@aec.com.br . Torne-se um colaborador desse empreendimento.

Atenciosamente, Diretoria do PMIMG

Tradução livre do PMBOK 2000, V 1.0, disponibilizada através da Internet pelo PMI MG em janeiro de 2002

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IntroduçãoIntroduçãoIntroduçãoIntrodução

Capítulo 1

O Universo de Conhecimento em Gerência de Projetos (PMBOK) é uma denominação que representa todo o somatório de conhecimento dentro da profissão de gerência de projetos. Como qualquer outra profissão - advocacia, medicina e contabilidade - o conjunto de conhecimentos baseia-se na contribuição daqueles profissionais e estudantes que aplicam esses conhecimentos no dia a dia, desenvolvendo-os. Este Conjunto Completo de Conhecimentos em Gerência de Projetos (Full PMBOK) inclui os conhecimentos já comprovados através de práticas tradicionais que são amplamente utilizadas, assim como conhecimentos de práticas mais inovadoras e avançadas que têm tido uma aplicação mais limitada, incluindo tanto material publicado ou não. Este capítulo define e explica uma série de termos característicos da área apresentando também uma visão geral do resto do documento. Ele inclui as seguintes seções: 1.1 Propósito deste Manual 1.2 O que é um Projeto? 1.3 O que é Gerência de Projetos 1.4 Relacionamento com Outras Disciplinas de Gerência 1.5 Empreendimentos Relacionados

1.1.1.1.1PROPÓSITO DESTE MANUALPROPÓSITO DESTE MANUALPROPÓSITO DESTE MANUALPROPÓSITO DESTE MANUAL

Gerência de projeto é uma profissão emergente. O propósito principal deste documento é identificar e descrever aquela parte do PMBOK que é geralmente aceita. O termo “geralmente aceita” significa, neste caso, que os conhecimentos e práticas descritos são aplicáveis à maioria dos projetos, na maioria das vezes, e que há um consenso amplamente difundido sobre seu valor e utilidade. Geralmente aceita não significa, entretanto, que os conhecimentos e práticas descritos são ou devem ser praticados uniformemente em todos os projetos; a equipe de gerência do projeto é sempre responsável pela escolha daquilo que é mais apropriado para um projeto específico.

Este documento pretende também fornecer uma terminologia comum, dentro da profissão e práticas, para a linguagem oral e escrita sobre Gerência de Projetos. A Gerência de Projeto é uma profissão relativamente nova e, embora haja uma razoável concordância, dentro da comunidade de projetos, acerca daquilo que é feito, existe relativamente pouco consenso quanto aos termos usados.

Este documento provê uma referência básica para qualquer profissional interessado na profissão de Gerência de Projetos. Entre outras categorias inclui:

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Executivos Seniores Gerentes de Projetos e outros membros da equipe de projeto Gerentes dos Gerentes de Projeto Clientes e outras partes envolvidas 1do projeto Gerentes Funcionais que têm funcionários alocados às equipes de projeto Professores que atuam em cadeiras de Gerência de Projetos e tópicos relacionados Consultores e outros especialistas em Gerência de Projetos e áreas relacionadas Instrutores que ministram programas de treinamento em Gerência de Projetos Por ser uma referência básica, este documento não abrange todos os aspectos da

Gerência de Projetos. O Apêndice E discute a questão de extensões ao PMBOK para Áreas de Aplicação específicas, enquanto no Apêndice F são listadas algumas fontes principais de informações sobre Gerência de Projetos.

Este documento é também utilizado pelo PMI (Project Management Institute) como uma estrutura consistente para seus programas de desenvolvimento profissional incluindo:

Certificação de Profissionais de Gerência de Projetos (PMP – Project Management Professional) Credenciamento de programas educacionais em Gerência de Projetos.

1.21.21.21.2O QUE É UM PROJETO?O QUE É UM PROJETO?O QUE É UM PROJETO?O QUE É UM PROJETO?

As organizações executam trabalho. O trabalho envolve serviços continuados e/ou projetos, embora possa haver superposição entre os dois. Serviços continuados e projetos possuem muitas características comuns; por exemplo, ambos são:

Executados por pessoas Restringidos por recursos limitados Planejados, executados e controlados Projetos são freqüentemente implementados como meios de realizar o plano estratégico da organização. Serviços continuados e projetos diferem principalmente porque enquanto os primeiros são contínuos e repetitivos, os projetos são temporários e únicos. Assim, um projeto pode ser definido em termos de suas características distintas – um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Temporário significa que cada projeto tem um começo e um fim bem

atendidos através dos limites normais de operação da organização

definidos. Único significa que o produto ou serviço produzido é de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes. Para muitas organizações, projetos são o meio de responder a requisitos que não podem ser

Os projetos são desenvolvidos em todos os níveis da organização. Eles podem envolver uma única pessoa ou milhares delas. Podem durar poucas semanas ou mais de cinco anos. Os projetos podem envolver uma unidade isolada da organização ou atravessar as fronteiras organizacionais, como ocorre com consórcios e parcerias. Os projetos são críticos para a realização da estratégia de negócios da organização por que projetos são os meios pelos quais as estratégias são implementadas. Pode-se citar como exemplos de projetos:

Desenvolver um novo produto ou serviço Implementar uma mudança organizacional a nível de estrutura, de pessoas ou de estilo gerencial Planejar um novo veículo de transporte Desenvolver ou adquirir um sistema de informação novo ou modificado Construir um prédio ou instalações Desenvolver um sistema de abastecimento de água para a comunidades em desenvolvimento Levar a cabo uma campanha política Implementar um novo processo ou procedimento organizacional

1 Tradução para Stakeholders que são indivíduos ou organizações que estão ativamente envolvidos no projeto, ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pelos resultados do projeto.

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1.2.1.2.1.2.1.2.1TemporárioTemporárioTemporárioTemporário

Temporário significa que cada projeto tem um início e um fim muito bem definidos.

Chega-se ao fim do projeto quando os seus objetivos foram alcançados ou quando torna-se claro que os objetivos do projeto não serão ou não poderão mais ser atingidos ou a necessidade do projeto não existe mais. O projeto é então encerrado. Temporário não significa que a sua duração é curta; muitos projetos duram vários anos. Em todos os casos, entretanto, a duração do projeto é finita; projetos não são esforços continuados.

Além disto, o termo temporário geralmente não se aplica ao produto ou serviço criado pelo projeto. Os projetos podem freqüentemente ter impactos sociais, econômicos e ambientais, intencionais ou não, que excedem em duração aos próprios projetos. A maioria dos projetos são empreendidos para criar um resultado duradouro. Por exemplo, um projeto para erigir um monumento nacional criará um resultado que deverá durar séculos. Uma série de projetos e/ou projetos complementares em paralelo podem ser requeridos para alcançar um objetivo estratégico.

negócioUm projeto é fundamentalmente diferente porque ele termina quando seus

Os objetivos de projeto e de operações continuadas são fundamentalmente diferentes. O objetivo de um projeto é alcançar o objetivo proposto e encerrar o projeto. O objetivo de uma operação continuada não projetizada é normalmente sustentar o objetivos propostos são alcançados, enquanto as operações continuadas (não projetos), quando atingem seus objetivos, criam um novo grupo de objetivos e o trabalho continua.

A natureza temporária dos projetos se aplica também a outros aspectos dos empreendimentos:

A oportunidade ou os nichos de mercado são usualmente temporários – a maioria dos projetos têm um espaço de tempo limitado para produzir seus produtos e serviços A equipe do projeto normalmente é desmontada após o projeto – os projetos em sua maioria são conduzidos por uma equipe que tem o único compromisso daquele projeto. Ao término do projeto, a equipe é liberada e os membros realocados em outras atividades.

1.2.21.2.21.2.21.2.2Produto, Serviço ou Resultado ÚnicoProduto, Serviço ou Resultado ÚnicoProduto, Serviço ou Resultado ÚnicoProduto, Serviço ou Resultado Único

Os projetos envolvem o desenvolvimento de algo que nunca foi feito antes, e que é, portanto, único. Um produto ou serviço pode ser único, mesmo considerando que já tenha sido desenvolvida uma infinidade de produtos/serviços em sua categoria. Por exemplo, muitos e muitos edifícios já foram construídos, mas cada nova unidade lançada, é única – com um proprietário diferente, projeto próprio, localização específica, construtor diferente, e assim por diante. A presença de fatores repetitivos não muda a característica intrínseca de unicidade do esforço global do trabalho do projeto. Por exemplo:

ser implementado em cinco áreas geográficas
1.2.31.2.31.2.31.2.3Elaboração ProgressivaElaboração ProgressivaElaboração ProgressivaElaboração Progressiva

Um projeto para desenvolver um novo tipo de avião comercial pode requerer uma série de protótipos Um projeto para liberação à população de um novo medicamento, pode requerer milhares de doses da droga para distribuição em testes clínicos A construção de um conjunto habitacional pode incluir centenas de unidades individuais O desenvolvimento de um projeto (i. e., abastecimento de água e saneamento) pode Elaboração progressiva é a característica de projeto que integra os conceitos de temporário e único. Como o produto de cada projeto é único, as características peculiares que o distinguem devem ser progressivamente elaboradas. Progressivamente significa “proceder por etapas; continuar de forma determinada, por incrementos”

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PMI Capítulo de Minas Gerais – w.pmimg.org.br 6 enquanto elaboradas significa “trabalhadas com cuidado e detalhe; desenvolvidas por completo” [1]. Estas características que distinguem os produtos a serem construídos, são amplamente definidas bem cedo no projeto, e se tornam mais explícitas e detalhadas assim que a equipe adquire uma melhor e mais completa percepção do produto.

A elaboração progressiva das características do produto necessita ser cuidadosamente coordenada com a correta definição do escopo do projeto, especialmente se o projeto é desenvolvido sob contrato. Quando adequadamente definido, o escopo do projeto – que define todo o trabalho a ser realizado no projeto – deve permanecer constante, ainda que as características do produto estejam sendo elaboradas progressivamente. O relacionamento entre o escopo do produto e o escopo do projeto é discutido mais à frente na introdução do Capítulo 5.

Os dois exemplos seguintes ilustram o conceito de elaboração progressiva em duas áreas de aplicação diferentes.

Exemplo 1. Uma fábrica de processamento químico começa com o processo de engenharia definindo as características do processo. Estas características são usadas para projetar as principais unidades de produção. Esta informação, por sua vez, torna-se a base para o design de engenharia que define o leiaute detalhado da fábrica e as características mecânicas das unidades de processo e das instalações auxiliares. Como resultado obtêm-se desenhos de engenharia que são desdobrados para produzir desenhos de fabricação (isometria de construção). Durante a construção, uma série de interpretações e adaptações são feitas, quando necessárias, e submetidas à aprovação formal. Esta “elaboração” posterior é também transposta para desenhos do que realmente foi construído (“as built design”). Durante as fases de teste e manutenção, novas transformações são freqüentemente realizadas sob a forma de ajustes finais.

a ser iniciada apenas quando o componenete agricola estiver bem encaminhado
1.31.31.31.3O QUE É GERÊNCIA DE PROJETOS? O QUE É GERÊNCIA DE PROJETOS? O QUE É GERÊNCIA DE PROJETOS? O QUE É GERÊNCIA DE PROJETOS?

Exemplo 2. O produto de um projeto de desenvolvimento econômico pode ser inicialmente definido como: “Desenvolver a qualidade de vida dos residentes de baixa renda de uma comunidade X”. De acordo com os procedimentos de projeto, os produtos devem ser descritos mais especificadamente como, por exemplo: “Disponibilizar acesso a alimento e água para 500 residentes de baixa renda da comunidade X”. A próxima etapa da elaboração progressiva poderia ser focada no crescimento da produção e comercialização agrícola, com o fornecimento de agua caindo para a segunda prioridade

Gerência de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requerimentos do projeto. O Gerenciamento do Projeto é acompanhado através do uso de processos tais como: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. A equipe de projeto gerência o trabalho do projeto e o trabalho tipicamente envolve:

mais você conhece acerca do seu projeto, melhor você é capaz de gerenciá -lo

Demandas concorrentes: escopo, tempo, risco e qualidade Partes envolvidas com diferentes necessidades e expectativas Identificação de requerimentos É importante notar que muitos processos dentro da gerência de projetos são naturalmente iterativos. Isto é, em parte, devido a existência e a necessidade da elaboração progressiva no projeto durante todo o ciclo de vida do projeto.; i. e. quanto

O termo gerência de projetos é algumas vezes usado para descrever uma abordagem organizacional para gerenciamento dos processos operacionais contínuos. Esta abordagem, mais conhecida como gerência por projetos, trata muitos aspectos dos serviços continuados como projetos, objetivando aplicar também a eles, os conceitos de gerência de projetos. Embora seja óbvio que o conhecimento de gerência de projetos é essencial para uma organização que aplica a gerência por projetos, uma discussão detalhada dessa abordagem, está fora do escopo deste documento.

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O conhecimento sobre gerência de projetos pode ser organizado de muitas formas.

Este documento está estruturado em duas seções principais e 12 capítulos como descrito abaixo:

1.3.1.3.1.3.1.3.1A Estrutura de Gerência de Projetos A Estrutura de Gerência de Projetos A Estrutura de Gerência de Projetos A Estrutura de Gerência de Projetos

Seção I, A Estrutura de Gerência de Projetos, fornece uma estrutura básica para compreensão do assunto gerência de projetos.

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