solid edge - fudamentos-st2

solid edge - fudamentos-st2

(Parte 1 de 3)

ÍNDICE ANALÍTICO w w w . r a i h s a . c o m . b r

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional 2www.raihsa.com.br

Explorando o Part w w w . r a i h s a . c o m . b r

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional 4www.raihsa.com.br

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

5www.raihsa.com.br

O Solid Edge possui uma interface muito interativa, que permite ao usuário optar por criar novos documentos, abrir documentos existentes, acessar os tutoriais de ajuda, acessar sites através de links favoritos e ainda visualizar novidades do software através de notícias diárias.

CREATE: Permite criar novos documentos, em qualquer ambiente de trabalho do Solid Edge. OPEN: Permite abrir um arquivo novo, através do Windows Explorer, ou ainda escolher um dos arquivos recentemente utilizados. TUTORIALS: Permite acessar os tutoriais de ajuda e treinamento disponíveis no Solid Edge. FAVORITES LINKS: Permite acessar sites através dos links. TIP OF THE DAY: Oferece dicas diárias de comandos que podem ser acionados dentro do Solid Edge.

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

6www.raihsa.com.br

A interface interna dos ambientes também são muito amigáveis, pois facilita muito o aprendizado de novos usuários. Ela disponibiliza o nome dos comandos abaixo dos botões e ainda exibe uma mensagem da funcionalidade de cada um quando passamos com o mouse sobre eles. Os comandos ocultos ficam distribuídos em forma de menus, para acioná-los basta um clique sobre o ícone. Para novos usuários, o Solid Edge está oferecendo um assistente que ajudará a prosseguir na execução dos comandos.

BARRA DE MENUS: A barra de menus do Solid Edge contém os mesmos comandos que muitas outras aplicações

Windows. Com um click em um dos menu, o software mostra as opções de comandos ativos no ambiente do Solid Edge. Para selecionar um comando do menu, clique no ícone do comando.

COMMAND BAR: É uma das mais importantes barras de ferramentas do Solid Edge, ela se molda a cada comando acionado, surgindo opções de criação e edição de features.

PROMPT BAR: A Command bar possui uma importante função de informação. A cada comando acionado ela nos informa um resumo das ações que cada comando nos oferece passo a passo.

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

7www.raihsa.com.br

Command Ribbon: Pelas barras de ferramentas podemos acionar a maior parte de comando de criação e manipulação de desenhos. Para acionar estes comandos, basta clicar em cima do botão desejado. Os botões que possuem uma seta preta na parte inferior do botão, possuem outros comandos ocultos. Para acessar estes comando basta clicar e manter precionado o botão que logo aparecerá as outras opções. Observe a figura abaixo:

PathFinder: É a barra que apresenta todas as ações executadas no desenvolvimento da peça. Por ela podemos acessar funções de edição de cada parte da peça.

ÁREA DE TRABALHO: É o local onde vai estar presente todos os objetos criados no Solid Edge. Estes objetos poderão estar visíveis ou não. Também estará presente a visualização dos planos globais.

Aba Home: Nesta barra estão presentes os principais comandos de desenho, esta barra se encontra dentro do perfil 2D.

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

8www.raihsa.com.br

O comando Command Finder é muito utilizado por usuários em fase de aprendizado, pois auxilia a descobrir funcionalidades dos comandos, mostrando em destaque a localização dos recursos disponíveis para este comando. Este comando pode ser localizado na parte inferior da área de trabalho.

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

9www.raihsa.com.br

Estes comandos estão disponíveis na barra de menus principal (main toolbar) e permitirão ampliar, reduzir e reposicionar a área gráfica. Os principais comando utilizados para ajuste da área gráfica são: Zoom Area, Zoom, Fit e pan.

Zoom Area: Permite ao usuário definir uma área retangular de ampliação do desenho. Para acessar basta clicar no comando, clicar num ponto da área gráfica, soltar e clicar em outro ponto na diagonal.

Zoom: Permite ao usuário ampliar ou redurir a visualização do objeto presente na área gráfica. Para utilizar este comando basta clicar no ícone (automaticamente ele se transformará em uma lupa) , clicar na área gráfica, mater precionado e arrastar. Esta opção também está disponível pressionando o CTRL e clicando na área gráfica com o botão direito do moude. A posição do mouse determina o novo centro da janela e o desenho é ampliado ou reduzido sobre o ponto. Clicando uma única vez na área gráfica a visualização será reduzida (afastada).

Zoom Fit: Este comando reorganiza a área gráfica, centralizando os planos. Normalmente este comando é acionado após o uso do zoom área.

Pan: Este comando permite deslocar área gráfica. Para acionar o pan, basta clicar no comando (automáticamente o cursos se transformará numa mão), clicar na área gráfica, manter precionado e arrastar. Este comando também está disponível clicando com o botão direito do mouse e pressionando as teclas SHIFT (Rotaciona o objeto na área gráfica) e o CTRL (Aproxima e afasta a visualização dos objetos).

Spin About: Este comando rotaciona a vista de um objeto a partir da seleção de sua face. Para acionar este comando clique no botão, selecione uma face da peça e então gire a peça ou assembly sobre um eixo paralelo ou perpendicular. Esta peça poderá ser movida com o cursor do mouse, ou digitando um ângulo na ribbon bar.

Juntamente com os comando de zoom na barra de ferramentas principal, os comandos de visualização dinâmica são ferramentas para rotacionar ou orientar a vista da peça.

Rotate: Rotaciona a vista de uma peça ou assembly selecionando um eixo (axis) X, Y ou Z ou edge (aresta) da peça. A peça poderá ser rotacionada livremente com o cursor do mouse, ou informando um ângulo de rotação no campo da ribbon bar. Pressionando as setas para cima e para baixo irá rotacionar a peça com um incremento de 15 graus. Uma rotação livre está disponível pressionando a tecla SHIFT e o botão direito do mouse.

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

10www.raihsa.com.br

Look At Face: Planifica a vista de uma peça a partir da prévia seleção de uma face do objeto. Para acionar este comando basta clicar no botão e selecionar uma face do objeto na área gráfica.

Common Views: Permite a visualização do objeto de várias formas diferentes. Selecionando um dos pontos mostrados no cubo que aparece.

Named Views: Permite salvar e gerenciar diferentes orientações das vistas do modelo utilizando a caixa de diálogo views.

Name: Nome da vista que será salva. Description: Descrição da vista salva. Apply: Aplica na área gráfica a vista selecionada. Redefine: Redefine a vista salva, associando a visualização da área gráfica. Delete: Apaga a vista selecionada na caixa de diálogo View.

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

1w.raihsa.com.br

View Orientation: Esse comando é dinâmico pois ajuda o usuário a visualizar o objeto de várias formas. Passando o mouse em cima de cada vista, ele terá rapidamente a vista desejada.

Front View: Permite visualizar uma vista frontal.

Back View: Permite visualizar uma vista inversa da frontal.

Left View: Permite visualizar uma vista da esquerda. Right View: Permite visualizar uma vista da direita.

Top View: Permite visualizar uma vista de topo. Bottom View: Permite visualizar uma vista inversa da de topo.

Dimetric View: Permite visualizar uma vista dimétrica do objeto.

Isometric View: Permite visualizar uma vista isométrica do objeto. Trimetric View: Permite visualizar uma vista trimétrica do objeto

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

12www.raihsa.com.br

SHADED WITH VISIBLE EDGES: Aplica cor no objeto mantendo as linhas de construção da peça, sem aplicar sombra.

COMANDOS DE SOMBREAMENTO Os comandos de Shade permitem modificar a forma de apresentação das features na área gráfica.

SHADED: Aplica cor na peça sem manter as linhas de construção do objeto. DROP SHADOW: Aplica cor e sombra na peça, sem manter as linhas de construção do objeto.

VISIBLE AND HIDDEN EDGES: Deixa visíveis todas as linhas de construção e as escondidas , sem aplicar cor ou sombra.

Outline with drop Shadow: Deixa visíveis todas as linhas de construção do objeto, aplicando cor e sombra.

Wire Frame: Permite a visualização das linhas aparentes e as escondidas do objeto deixando com a mesma aparência, não aplicando cor e sombra.

VISIBLE EDGES: Deixa visíveis todas as linhas de construção do objeto, sem aplicar cor ou sombra.

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

13www.raihsa.com.br

TEMPLATES (Modelos): O Solid Edge oferece 8 (oito) arquivos modelo default:

O comando New permite ao usuário criar um novo documento. Ao clicar no comando o Solid Edge apresentará uma caixa de diálogo contendo todos os arquivos template disponíveis. Os templates são apresentados com o nome do arquivo salvo na pasta template, sendo assim, o usuário deverá escolher o tipo de documento conforme a extensão apresentada, podendo também criar um Assembly ou um Draft apartir de uma peça já modelada.

Podemos criar novos templates com configurações específicas de cada usuário (empresa). Para isto será necessário configurar um arquivo e salvar na sub-pasta template do Solid Edge que está localizada em: C:\Arquivos de programas\Solid Edge ST2\Template. Você poderá criar uma pasta com o nome da empresa e salvar seus arquivos templates dentro. Esta pasta ficará representada dentro do quadro New como uma nova aba.

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

14www.raihsa.com.br

Ao abrir um documento .par, três retângulos na área de trabalho são apresentados. Estes retângulos são chamados de planos de referência. O Solid Edge nos apresenta três planos de referência padrão, eles são orientados no espaço 3D relativos as vistas de topo (x-y), lateral (y-z) e frontal (z-x). Além destes planos, temos a opção de criar outros planos de referência, partindo de uma face plana de uma geometria existente.

Observe na figura abaixo a apresentação dos planos globais.

Ao acessar um comando de desenho, o próximo passo pedido será informar um plano de referência. O Solid Edge nos oferece nove formas diferentes para selecionar um plano de trabalho. Quando acessamos um dos comandos de criação de planos, podemos definir o local e a posição de sua referência. Esta referência poderá ser alternada com os seguintes atalhos:

N - NEXT - Que vai alterar a posição em sentido anti-horário nas quatro posições do plano. B - BACK- Que vai alterar a posição em sentido horário nas quatro posições do plano. T - TOGGLE - Que vai alterar a posição dos planos da parte superior para inferior.

a) Selecionar o comando de criação de planos b) Posicionar o plano sobre a face, mas não clicar c) Pressionar a tecla correspondente ao atalho

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

15www.raihsa.com.br

Observe na imagem abaixo as possíveis opções de orientação de planos em uma face inclinada. Observe na imagem abaixo a solução planificada das orientações escolhidas acima.

O Solid Edge permite selecionar nove tipos diferentes de planos. Estes planos serão selecionados durante as ações dos comandos. Uma vez selecionado o plano, ele desaparecerá, não permitindo sua seleção novamente. Você possui também a opção de criar sete tipos diferentes de planos de referência. Quando criamos um plano de referência, o mesmo ficará presente durante toda a evolução da peça.

Plano Paralelo

Plano Perpendicular Plano Angular

Plano Coincidente ao eixo Plano Normal à curva

Plano por três pontos Plano Tangente

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

16www.raihsa.com.br

PARALLEL PLANE: Permite escolher um plano paralelo a um plano global ou a uma face do objeto. Para escolher este plano selecione um plano ou uma face do objeto, movimente o cursor para o lado desejado e após configure na ribbon bar a distância do plano de referência.

ANGLED PLANE: Permite escolher um plano angular utilizando como referência planos ou faces de objetos. Para selecionar este plano devemos selecionar dois planos e/ou faces e após selecionar o lado de referência. Pela ribbon bar é possível determinar um ângulo exato. Para confirmar clique na área gráfica.

COINCIDENT PLANE: Permite escolher um dos planos de referência global (x,y), (x,z), (y,z) ou um plano coincidente com a face de um objeto já existente. Para selcionar basta clicar sobre o plano ou face sugerida pelo software.

Plano coincidente à face

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

17www.raihsa.com.br

PLANE NORMAL TO CURVE: Permite selecionar um plano normal as curvas da aresta de uma face. Esta aresta poderá ser curva ou não. Para selecionar este plano selecione a aresta da face desejada e indique o posicionamento do plano.

PLANE BY 3 POINTS: Permite selecionar um plano relativo a três pontos informados. Para selecionar este plano informe três pontos sobre as faces de um objeto e clique para confirmar o lado referencial.

FEATURE’S PLANE: Permite selecionar um plano partindo de uma feature. Para selecionar este plano selecione uma feature e ele posicionará o plano em uma das faces.

LAST PLANE: Permite selecionar o último plano selecionado.

PERPENDICULAR PLANE: Permite escolher um plano perpendicular a duas faces e/ou planos. Para selecionar este plano devemos selecionar dois planos e/ou faces, especificar o lado de referência de cada um deles clicando conforme sugestão do software e especificar o posicionamento com um clique na área gráfica.

2º Ponto 3º Ponto

1º Ponto

TANGENT PLANE:Especifica que você pode definir um plano que é tangente a uma face curvada na peça. Você pode selecionar um cilindro, cone, esfera, torus, ou superfície de b-spline. Quando você seleciona esta opção, você também pode especificar o valor de rotação angular. Quando você selecionou esta opção, um eixo de direção é aplicada para o novo plano de referência.

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional 18www.raihsa.com.br

Perfis e Sketchs w w w . r a i h s a . c o m . b r

Traditional ISO Part

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional 20www.raihsa.com.br

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

21www.raihsa.com.br

O Profile é o desenho 2D que criamos após acessar um comando de feature, por exemplo uma protrusão ou corte. Este desenho 2D estará disponível somente para geração da feature em questão, não podendo ser utilizada em novos comandos de features. Observe o desenho abaixo, partindo deste esboço 2D podemos atribuir apenas uma característica ao perfil.

O Sketch é o desenho 2D que criamos após acessar o comando Sketch na barra de ferramentas feature. Este desenho 2D estará disponível para gerar diversas features ao longo de todo o desenvolvimento da peça. Observe o desenho abaixo, partindo deste esboço 2D podemos atribuir diversas características diferentes em cada parte do desenho.

Classificamos como Features todas as caracteríticas físicas atribuidas a uma peça. O Solid Edge permite adicionar features das mais diversas formas como arredondamentos, chamfros, bordas, aspirais e outros. Todas as features adicionadas a uma peça estarão organizadas em ordem de construção na edge bar pelo comando Pathfinder. No desenho da peça abaixo adicionamos algumas features de tratamento.

SOLID EDGE - Fundamentos-Traditional

2w.raihsa.com.br

O comando Select Tool é utilizado para selecionar objetos. Para trabalhar com ele basta aciona-lo e clicar sobre o objeto desejado. Também é possível abrir uma janela de seleção enquadrando todos os objetos desejados.

(Parte 1 de 3)

Comentários