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Macrografias de juntas de ângulo soldadas - Apostilas - Engenharia Naval, Notas de estudo de Engenharia Aeronáutica

Apostilas de Engenharia Naval sobre o estudo das Macrografias de juntas de ângulo soldadas, Evolução das técnicas de construção naval.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 08/05/2013

Agua_de_coco
Agua_de_coco 🇧🇷

4.6

(265)

543 documentos

1 / 6

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Baixe Macrografias de juntas de ângulo soldadas - Apostilas - Engenharia Naval e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Aeronáutica, somente na Docsity! Introdução Distorções e defeitos de fabricação constituem um sério problema existente nas áreas de engenharia em que o calor é usado no processo de fabricação, mas em nenhuma área exerce tanta influência quanto na Construção Naval e Offshore. As distorções têm gerado incertezas para os engenheiros desde 1930, quando maior parte dos navios já era fabricada em aço e a soldagem se tornava o principal processo de união das chapas. As estruturas oceânicas são constituídas, basicamente, de painéis enrijecidos, cujo método de fabricação envolve procedimentos de conformação e soldagem. Esses painéis são formados pela união de chapas que são enrijecidas pelo processo de soldagem de reforços longitudinais e transversais. A construção do painel prossegue tipicamente ao longo do seguinte ciclo da construção: a) Chapas de aço são unidas através de um processo de soldagem; b) Os reforçadores longitudinais são soldados às chapas de aço; c) Soldagem dos reforçadores transversais. As distorções, além de reduzir a resistência ao colapso dos painéis, afetam o processo de fabricação, aumentando o custo de produção, devido, principalmente, às necessidades de correção. Também é dificultada a tendência que os estaleiros mais desenvolvidos têm de se automatizarem com o uso da robótica nos processos de fabricação. Através dos anos, os projetos de construção naval e offshore têm maximizado o espaço de carga disponível e reduzido o peso de aço por unidade de volume, otimizando o gasto com combustível. Essas medidas só são possíveis com a maior resistência do aço empregado e conseqüente diminuição da espessura das chapas e das dimensões dos enrijecedores. A redução da espessura torna ainda mais significante à influência das distorções. Evolução das técnicas de construção naval A primeira fase da construção naval corresponde à época da construção por rebites (anos 20). Com a introdução da solda na década de 30, os princípios básicos da construção naval começaram a mudar. A construção do casco se transformou num processo de montagens e sub-montagens de blocos soldados que eram posteriormente agregados, formando o casco da embarcação. Uma parte do processo se deslocou para uma região próxima da carreira ou em oficinas independentes, onde a maior parte do processo de soldagem podia ser feita com maior qualidade. Na década de 60, houve a introdução de um princípio já utilizado em outras áreas, a tecnologia de grupo. Este conceito é à base da fabricação flexível, que consiste em classificar de forma sistemática os produtos que serão fabricados, ordenando-os por famílias com características de projeto e construção bastante similares, de forma que possam obter as vantagens de uma fabricação em série. Raio-X do cordão de solda Esta solda foi realizado com arame tubular, na posição sobre- cabeça, utilizando parâmetros de soldagem idênticos àqueles utilizados para posição vertical. Contudo, a aparência superficial não é tão boa quanto dos cordões realizados na posição vertical. Talvez devido à ação mais evidenciada da gravidade o que pode ter gerado uma poça de fusão menos estável a ponto de prejudicar a aparência do cordão. O cordão também apresentou mordeduras nas laterais, especialmente no último passe.
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