Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Metodologia do Trabalho Cientifico - Apostilas - Educação Parte1, Notas de estudo de Literatura

Apostilas de Educação sobre o estudo da Metodologia do Trabalho Cientifico, o homen, a sociedade e o conhecimento, modelo de conhecimento.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 02/04/2013

Fatima26
Fatima26 🇧🇷

4.6

(134)

428 documentos

1 / 40

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Metodologia do Trabalho Cientifico - Apostilas - Educação Parte1 e outras Notas de estudo em PDF para Literatura, somente na Docsity! INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL - IESB Prof. José Edson Cavalcante da Silva 05/06/2011 A DISCIPLINA Metodologia do Trabalho Cientifico se propõe a despertar nos estudantes a importância do seu potencial de elaborador e produtor de conhecimentos, dando-lhes condições para que ampliem a capacidade de desenvolver a partir de conteúdos e atividades trabalhadas pelas diversas disciplinas o poder de questionar e repensar o que é e como interagir com o mundo em sua volta. TEMA 01 O HOMEM, A SOCIEDADE E O CONHECIMENTO Descobrir o que é conhecimento em todos os conteúdos e disciplinas elevando a cultura e sua forma de ver o mundo. sair do senso-comum para a versão filósofo-científico. CAPÍTULO I NATUREZA HUMANA , CONHECIMENTO E SABER. Em nosso dia-a-dia, já nos perguntamos: • Como o conhecimento é produzido? • Quais os tipos de conhecimento? • Quem produz os conhecimentos? • Como são produzidos os conhecimentos? 1.1 – Qual o papel e importância do ato de pesquisar e de estudar neste processo de aquisição e produção de conhecimento? • Podemos compreender melhor o mundo. HOJE...? • Um modelo de conhecimento imposto pela ideologia do sistema tecnocrata; • Conhecimento, às vezes, deturpado; • Conhecimento dominante, cheio de interesse. • Há muitas interpretações de se enfocar o conhecimento; • Com exame e concepção crítica poderemos distinguir. 1.3 – ENTÃO, FINALMENTE, O QUE É COHECIMENTO? Etimologicamente: COGNOSCER CONHECER PELOS SENTIDOS • Atributo geral a todos os seres vivos de reagir ativamente ao mundo circundante em sua organização biológica para sua sobrevivência. • É o pensamento resultante da relação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. 1.3.1 - MODOS DE CONHECER Processo dinâmico e inacabado, somente é possível considerá-lo dentro de uma visão dialética. No dia-a-dia devemos ser críticos. 1.4 – A TEORIA DO CONHECIMENTO É uma explicação ou interpretação filosófica do conhecimento. O conhecimento é a relação entre sujeito e objeto. O sujeito só é sujeito para o objeto e o objeto para um sujeito. A função do sujeito é compreender, o ato o objeto é ser compreendido. Os homens são únicos seres que possuem: •Razão; •Capacidade de relacionar; • Ir além da realidade imediata. A CAPACIDADE DOS HOMENS Estar criativamente no mundo Fazer conhecimento Usar conhecimento Proporcionar-se diante do conhecimento Estar criticamente no mundo Estar simplesmente no mundo Estar aberto para reavaliar a própria capacidade no trabalho do conhecer. Implica colocar a relação do fazer e do usar de maneira dialética. Usar alguma coisa que já está pronta, acabada, definida , conforme determinado conhecimento considerado como suficiente. 1.5 – TIPOS DE CONHECIMENTO I – POPULAR – Senso comum; II – CIENTIFICO – Ciência; III – FILOSOFICO – Filosofia; IV – RELIGIOSO – Teologia; II – CONHECIMENTO CIENTÍFICO Conjunto organizado de conhecimentos sobre um determinado objeto, obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio. Caracteriza-se pela capacidade de: • Analisar • Explicar • Desdobrar • Induzir ou aplicar leis • Predizer com segurança eventos futuros. O conhecimento científico é crítico, rigoroso, objetivo. Nasce da dúvida e se consolida na certeza das leis demonstradas. Portanto é: Real (factual) Contingente em Sistemático experiências Aproximadamente exato Falível Verificável III – CONHECIMENTO FILOSÓFICO Amigo da sabedoria, usa princípios racionais, procede com leis formais do pensamento, tem método próprio e dedutivo nas suas colocações críticas. Portanto: Indaga Traça rumos Assume posições Estrutura correntes que inspiram ou dominam mentalidades em determinado período. CARACTERISTICAS DO CONHECIMENTO RELIGIOSO Valorativas Infalível Inspiracional Sistemático Exato Não verificável CONCEPÇÃO DA CIÊNCIA • Esforço em busca da verdade; • Explicação da natureza; • Superar desafios; • Ciência é fruto da tendência do homem a procura de respostas; • Aumenta a capacidade de instrumentação do homem. PARA ANDER-EGG ( 1978) A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetivos de uma mesma natureza. PERÍODOS HISTÓRICOS DA CIÊNCIA Ciência Grega Ciência Moderna A Ciência Contemporânea Do séc. VIII a.C ao XVI Do XVII ao XX De XXI até os nossos dias LATO SENSU STRICTO SENSU CAPÍTULO II NATUREZA / DIMENSÃO DA CIÊNCIA Conhecimento Conhecimento demonstrativo pelas causas determinadas Compreensiva (contextual) Metodológica (operacional NATUREZA DA CIÊNCIA 1. Conhecimento Científico 2. Investigação 3. Tecnologia Científica Sistema de enunciados provisoriamente estabelecidos Produtora de bens materiais Busca da verdade e produtora de idéias CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA • Conhecimento pelas causas (racionalismo); • Profundidade e generalidade de suas condições; • Objeto Formal; • Controle dos Fatos; • Exige investigação e a utilização de métodos; • Comunicável; 2.3 – METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO • Fornecer instrumentos indispensável para atingir os objetivos da Academia; • Sugerir conceitos modernos da Pedagogia; • Seguir as regras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; • Formar o profissional; • Estudo dos caminhos do saber. METODOLOGIA CIENTÍFICA CONCEITOS E OBJETIVOS Etimologicamente: MÉTODO = METHODOS = META = CAMINHO LOGIA = ESTUDO CAMINHO PARA SE CHEGAR A DETERMINADO FIM.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved