Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Cidadania e meio ambiente, Notas de estudo de Biologia

Apostila do curso de Cidadania e meio ambiente

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 21/06/2011

jose-santos-nascimento-filho-10
jose-santos-nascimento-filho-10 🇧🇷

5

(1)

1 documento

1 / 69

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Cidadania e meio ambiente e outras Notas de estudo em PDF para Biologia, somente na Docsity! Programa CIEE de Educação a Distância 1 CURSO: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE SUMÁRIO Aula 1 – Cidadania.................................................................................................. 03 Aula 2 – O Papel da Família na Formação do Cidadão .......................................... 06 Aula 3 – Valores Humanos, Cultura e Convívio Social ........................................... 09 Aula 4 – Problemas Sociais e Direitos Humanos .................................................... 15 Aula 5 – Problemas Ambientais .............................................................................. 22 Aula 6 – Poluição .................................................................................................... 31 Aula 7 – Impactos Ambientais no Mundo ................................................................ 42 Aula 8 – Pequenas Ações, Grandes Resultados! ................................................... 50 Referências Bibliográficas ...................................................................................... 69 Programa CIEE de Educação a Distância 2 INTRODUÇÃO Olá estudante! Daremos início ao curso “Cidadania e Meio Ambiente”. Seu objetivo é conscientizá-lo sobre seu papel em sociedade, envolvendo aspectos como cultura, valores, família, direitos e deveres, além da importância de sua atuação em relação ao meio ambiente. Vamos conhecer Alessandro, um jovem cheio de vontade de salvar o mundo e que nos levará a inúmeros lugares, além de conhecermos algumas ações que o homem, na busca incessante pelo “desenvolvimento”, tem promovido contra seu semelhante e ao mundo em que vivemos, mas também conheceremos movimentos e atitudes que vem na contra mão deste caminho rumo a nossa destruição. O curso está estruturado em oito aulas, a saber: AULA 1 - Cidadania AULA 2 - O Papel da Família na Formação do Cidadão AULA 3 - Valores Humanos, Cultura e Convívio Social AULA 4 - Problemas Sociais e Direitos Humanos AULA 5 - Problemas Ambientais AULA 6 - Poluição AULA 7 - Impactos Ambientais no Mundo AULA 8 - Pequenas Ações, Grandes Resultados! Bom curso! Programa CIEE de Educação a Distância 5 Já o exercício da Cidadania é a forma de fazer valer os direitos garantidos. Exigir a observância dos direitos e zelar para que não sejam desrespeitados. Nós desempenhamos alguns papéis em sociedade. Observe no quadro a evolução do ser humano até o ser cidadão e identifique a diferença entre eles. O Ser Humano O Ser Indivíduo O Ser Pessoa O Ser Cidadão DIMENSÃO A dimensão do convívio social. A dimensão do mercado de trabalho e consumo. A dimensão de encontrar-se no mundo. A dimensão de intervir na realidade. EVOLUÇÃO O homem torna- se Ser Humano nas relações de convívio social. O Ser Humano torna-se indivíduo quando descobre seu papel e função social. O Indivíduo torna-se pessoa quando toma consciência de si mesmo, do outro e do mundo. A Pessoa torna- se cidadão quando intervém na realidade em que vive. DIREITOS Quem garante os direitos do Ser Humano? A Declaração Universal dos Direitos Humanos. Quem garante os Direitos do Consumidor? O Código do Consumidor. Quem garante os Direitos da pessoa? A própria pessoa (amor próprio ou autoestima). Quem garante os Direitos do cidadão? A Constituição e suas leis regulamentares. Para finalizar a aula, vamos relembrar algumas informações: • conhecemos algumas regras para convivência social, como placas de sinalização, semáforos etc; • aprendemos a origem e definição da palavra cidadania; • compreendemos a diferença entre o ser humano, o ser indivíduo, o ser pessoa e o ser cidadão. Programa CIEE de Educação a Distância 6 AULA 2 – O Papel da Família na Formação do Cidadão Vamos entrar em um assunto que é de fundamental importância para nosso desenvolvimento como cidadão: a família. A constituição de uma família é similar a de um prédio, principalmente porque para que um prédio se mantenha em pé é fundamental possuir estrutura para isso. Com a família não é diferente, para alcançar nossos objetivos, precisamos ter estrutura familiar. Segundo Papa João Paulo II "a família é base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que lhes guiam durante toda sua vida". A família é muito importante para nossas vidas. É por meio dela que receberemos todas as informações para formação de nossos valores, cultura, educação, embasamento para o convívio social, entre outros aspectos fundamentais para nos tornarmos cidadãos. O que faz a família ser tão importante? Para compreendermos melhor, vamos voltar um pouquinho no tempo e conhecer o conceito histórico de família. O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Esse termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e também a escravidão legalizada. Curiosidade: Você sabia que no dia 08 de dezembro é comemorado o dia nacional da família e dia 15 de maio é comemorado o dia internacional? Programa CIEE de Educação a Distância 7 A família natural é o agrupamento constituído apenas pelos cônjuges (marido e esposa) e por seus filhos. Ela tem por base o casamento e as relações jurídicas dele resultantes. A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outros grupos sociais. Características comuns às famílias: Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco: pai, mãe, irmão, primo, tia, avô, sobrinho, cunhado, sogra etc. Considerações: • Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. • A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações. Estruturas familiares A família assume uma estrutura característica e pode ser classificada de três formas: 1ª nuclear ou conjugal: consiste em um homem, em uma mulher e nos seus filhos, biológicos ou adotados, habitando em um ambiente familiar comum e são estabelecidos através do matrimônio. 2ª pais únicos ou monoparental: trata-se de uma variação da estrutura nuclear ou conjugal tradicional devido a fenômenos sociais, como o divórcio, óbito, abandono de lar etc. Programa CIEE de Educação a Distância 10 Carrega consigo uma série de valores, como respeito ao próximo, justiça, ética, integridade, entre outros. Sempre participa de movimentos contra a agressão de animais e meio ambiente. Quando se formou na faculdade, conseguiu o trabalho dos sonhos: bom salário, ótimos benefícios, tinha facilidade de acesso à empresa, qualidade de vida... tudo perfeito... Até que começou a conhecer detalhadamente os processos da empresa e ficou chocado com uma série de ações que ela desenvolvia para testar seus produtos. Eram utilizados animais, além de outras atitudes que vinha de encontro com seus próprios valores de vida. Infelizmente Adriano não suportou e decidiu sair da empresa, pois a desmotivação foi tomando conta de si, sua produtividade foi caindo e suas ações eram pequenas demais para frear o volume frenético de vendas da empresa. Moral da história: para uma pessoa conduzir a sua vida com sucesso, tem de percorrer lado a lado com os seus valores humanos, pois caso contrário será uma pessoa frustrada, por não vivenciar aquilo o que semeou desde que nasceu. Se cortarmos essa cebola ao meio, veremos uma série de camadas. Fazendo uma analogia com a cebola, podemos dizer que cada anel corresponde a uma série de crenças, valores, costumes que em um todo forma a cultura. O conjunto de todos esses elementos forma a cultura de um grupo de pessoas. Programa CIEE de Educação a Distância 11 Alguma vez na vida você já deve ter escutado alguma coisa sobre cultura de trigo, cultura de feijão, cultura de plantas etc. Pois bem, a origem da palavra cultura é justamente essa! Por definição cultura é o ato, efeito de cultivar. Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Por isso, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social etc. Somente para complementar, cultura é tudo aquilo que não é natureza, por sua vez, toda ação humana na natureza e com a natureza é cultura. Por exemplo: - a terra é natureza, mas o plantio é cultura. - as árvores são natureza, mas o papel que delas provém é cultura. Em resumo, tudo que é produzido pelo ser humano é cultura. Nosso país conta com uma população próxima dos 200 milhões de habitantes, ocupando o sexto lugar na lista dos países mais populosos do mundo. O Brasil atual é resultante do encontro de culturas e civilizações provindas de quatro continentes, portanto a maioria dos brasileiros tem alguma mistura de sangue europeu, africano, ameríndio ou asiático, fazendo dele, o país com maior mistura de raças da América do Sul. Programa CIEE de Educação a Distância 12 A cultura de um país está relacionada com sua história. Como no Brasil, fomos colonizados pelos portugueses e herdamos a língua portuguesa como língua materna, um elemento forte da nossa cultura, porém, apesar de todo território nacional utilizar a língua portuguesa existem dialetos próprios de cada região. Isso também é cultura. Exemplo: No Brasil, a mandioca pode ser conhecida também como aipin e macaxeira. Outro exemplo é o geladinho, comum em São Paulo, mas conhecido como sacolé no Rio de Janeiro e dindin em algumas regiões do Nordeste. Em algumas regiões a fruta do conde é conhecida como pinha ou ata. Viu a diversidade cultural do nosso próprio país? E não pára por aí. Além disso, contamos ainda, com presença numerosa de índios, de negros procedentes da África e por diferentes imigrantes, como os holandeses, franceses, alemães, italianos, polacos e japoneses que foram misturando-se entre si, provocando essa impressionante mistura de raças, cores e costumes. Por que será que gostamos de determinadas coisas e as pessoas de outros países gostam de coisas diferentes, como: o modelo de uma roupa, um determinado tipo de comida, um esporte, uma dança, o idioma... Podemos ir mais além, basta verificar essas diferenças em próprio país com relação ao sotaque. É fácil identificar, por meio do sotaque, o estado de origem ou influência que sofreu determinada pessoa. Para concluirmos esse assunto, se pudéssemos tomar conhecimento do porquê valorizamos determinadas ações e costumes, estaríamos cada vez mais motivados pela valorização de nossa condição cultural, e assim passaríamos a respirar com mais orgulho a nossa própria terra. Programa CIEE de Educação a Distância 15 AULA 4 - Problemas Sociais e Direitos Humanos Chegamos a aula 4. Essa aula é um tanto interessante, mas muito triste também, pois apresenta nossos direitos enquanto seres humanos e os problemas sociais que o mundo enfrenta. Problemas que podem ser administrados. Basta que cada um faça sua parte! Exatamente, se cada pessoa fizer sua parte, com certeza viveremos em um mundo melhor!! Nesta aula falaremos de alguns dos mais graves problemas sociais que enfrentamos no mundo. Dividiremos os assuntos entre: - preconceito - fome - guerras Afinal, o que é Preconceito? Como o nome já diz é o pré-conceito, ou seja, uma opinião formada antes de se ter os conhecimentos adequados. Há inúmeros tipos de preconceito, vejamos alguns dos mais comuns: Preconceito à outra cor: é denominado de racismo e existe principalmente em relação a negros. No Brasil, surgiu com a escravidão e é muito presente até hoje, apesar da escravidão ter sido abolida em 1888. Há também o racismo contra brancos, amarelos, vermelhos, pardos etc. Preconceito contra loiras: quem nunca ouviu uma piadinha sobre loiras burras? É muito comum, mas dispensável. Preconceito à outra religião: hoje em dia, o maior exemplo desse preconceito são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas Programa CIEE de Educação a Distância 16 diariamente. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião. Preconceito contra as mulheres: é denominado de machismo e existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa. O machismo gera muita mágoa porque vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente a costurar e cozinhar. Preconceito quanto à classe social: ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo: Isso é coisa de pobre. Preconceito contra pessoas de outra preferência sexual: homossexuais e bissexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por não serem "iguais". Preconceito contra pessoas de outra nacionalidade: brasileiros sofrem de preconceito em outros países, assim como muitos estrangeiros são discriminados no Brasil. Preconceito contra portadores de necessidades especiais: o mundo é feito de diferenças, é importante exercer seu papel de cidadão, tratando pessoas portadoras de necessidades especiais como qualquer outro ser humano dotado de deveres e direitos. Isso é preciso e fundamental! O preconceito realmente é um problema que precisamos eliminar definitivamente. Mas como podemos fazer isso? Faça a sua parte! Procure agir da forma como gostaria que os outros agissem com você e sutilmente dê o exemplo correto. Outro assunto muito triste que enfrentamos diariamente é a fome. Quem nunca vivenciou a cena de uma pessoa procurando restos de comida no lixo para comer ou passando de casa em casa pedindo esmola. Programa CIEE de Educação a Distância 17 Essa é uma das realidades mais tristes vividas por milhares de pessoas em todo o mundo. Você sabia? Fome é a situação em que uma pessoa fica durante um período prolongado carente de alimentos nutritivos necessários à vida e à saúde do seu organismo. A fome maltrata bilhões de pessoas, em sua maioria crianças. Ao se organizar em sociedade, o homem criou uma desigualdade. De um lado, uma minoria rica e de outra, a grande maioria despojada de riqueza. O Brasil não está muito diferente dessa dura realidade. Há algumas décadas o governo federal aumentou o fornecimento de energia elétrica e o número de estradas pavimentadas, além de estimular o crescimento industrial. Nada disso, entretanto, serviu para combater a pobreza, a má nutrição e as doenças. Em 1987, no Brasil, quase 40 % da população (50 milhões de pessoas) viviam em extrema pobreza. No dias de hoje, um terço da população é mal nutrido, 9 % das crianças morrem antes de completar um ano de vida. Todos sabem que para viver precisamos de alimentos ricos em proteína, vitaminas e sais minerais. Os efeitos mais comuns causados pela fome são: • a desnutrição calórico-protéica (provocada pela falta de calorias e proteínas), • as doenças causadas pela deficiência de vitamina A, • a anemia (provocada pela deficiência de ferro), • o raquitismo (gerado pela deficiência de vitamina D), Programa CIEE de Educação a Distância 20 CRIAR OPORTUNIDADES: Devemos criar e aproveitar as oportunidades para conhecer e aceitar melhor o outro e o novo. RESPEITAR O PRÓXIMO: Se quisermos conquistar a paz, devemos começar por nos respeitar mutuamente desde hoje, reconhecendo que cada um de nós tem o direito de definir a sua identidade e de adotar a crença e a cultura que desejamos, compreendendo que podemos amar o que somos sem odiar o que não somos. Enfim, precisamos ser mais tolerantes! No dia 16 de novembro é comemorado internacionalmente o dia da tolerância. Comece, desde já, a trabalhar a sua! Esses problemas sociais que apresentamos são apenas alguns dos muitos que vivenciamos todos os dias ao redor do mundo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Conheça alguns deles! • Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. • Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. • Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. • Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. • Todo homem tem direito a uma nacionalidade. • Todo ser humano tem direito à liberdade de reunião e associação pacífica. Programa CIEE de Educação a Distância 21 • Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação. • Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião. • Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. • Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. Para conhecer todos os artigos dos direitos humanos, acesse o link: http://www.onu- brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php Agora, relembre o que vimos nessa aula: • falamos sobre os diferentes tipos de preconceito; • retratamos o grave problema que é a fome; • alertamos sobre as guerras que assolam nosso planeta; • conhecemos programas para minimizar a fome; • vimos que nosso papel nesse contexto engloba: aceitar as diferenças, criar oportunidades e respeitar o próximo; • apresentamos dez direitos dos seres humanos segundo a Declaração Universal. Programa CIEE de Educação a Distância 22 AULA 5 – Problemas Ambientais Chegamos a um momento muito interessante, mas também muito triste, pois percebemos que a mão que constrói é a mesma que impiedosamente também destrói. Como vocês acompanharam, tivemos e temos um papel fundamental na construção e evolução da sociedade e do mundo em que habitamos. Pude viajar pelos cinco continentes e, a partir de agora, passarei a contar um pouco da realidade que pude presenciar. Mas antes, vejamos para que serve a Educação Ambiental e tudo o que a envolve. Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica que permite abrigar e reger a vida em todas as suas formas, ou seja, tudo que nos cerca compreende o meio ambiente. E justamente por ser um assunto bem complexo, focaremos em problemas ambientais, consequências e preservação. Curiosidade Por cerca de 4 bilhões de anos o balanço ecológico do planeta esteve protegido. Com o surgimento do homem, meros 100 mil anos, o processo degradativo do meio ambiente tem sido proporcional a sua evolução. No Brasil, o início da influência do homem sobre o meio ambiente pode ser notada a partir da chegada dos portugueses. Antes da ocupação do território brasileiro, os indígenas que aqui habitavam (estimados em 8 milhões) sobreviviam basicamente da exploração de recursos naturais, por isso, utilizavam os recursos de forma sustentável. Programa CIEE de Educação a Distância 25 85 anos 12 anos 114 anos 5-200 anos dióxido de carbono (CO2) óxido nitroso (N2O) metano (CH4) tetracloridro de carbono (CCI4) CAUSAS DO EFEITO ESTUFA: A maioria dos gases causadores do efeito estufa é gerada naturalmente na atmosfera terrestre e sem eles não haveria vida no planeta, pois sem o efeito estufa natural, que capta e retém parte do calor do Sol, os seres humanos não viveriam: a temperatura média do planeta seria de -18ºC, em vez de 15ºC. Certos gases do efeito estufa ficam na atmosfera apenas por alguns dias, porém outros permanecem por anos, séculos e até milênios. No gráfico, apresentamos os principais gases que provocam o efeito estufa e a sua permanência na atmosfera. Fonte: Atlas de Mudanças Climáticas, 2007 OUTRAS CAUSAS DO EFEITO ESTUFA: • O ritmo acelerado de industrialização e poluição aumentou ainda mais a quantidade desses gases e afetou o equilíbrio ecológico. • O simples crescimento demográfico, junto com o aumento do número de animais criados para alimentação e a decomposição dos dejetos orgânicos são outras causas do problema. • O desmatamento de florestas também é um fator agravante, uma vez que as árvores absorvem dióxido de carbono. Programa CIEE de Educação a Distância 26 PRINCIPAL CONSEQUÊNCIA É difícil prever a escala e os efeitos do aquecimento global provocado pelo efeito estufa, e há debates e estudos científicos em andamento, porém uma das principais consequências é o aquecimento global. O aquecimento global é um fenômeno climático que estabelece o aumento da temperatura media da superfície terrestre e que influencia o regime de chuvas e secas afetando plantações e florestas. Alguns cientistas apontam como causa do aumento do aquecimento global o elevado nível de concentração de poluentes antropogênicos (impactos no meio ambiente gerados por ações do homem) na atmosfera. CONSEQUÊNCIA 2 Para se ter uma ideia, a temperatura média global subiu em 0,6°C no século 20, e pode elevar-se em mais 1°C até 2030. Até 2090, a projeção indica aumento de até 4°C, caso medidas de prevenção não sejam tomadas. 4ºC 1ºC 0,6ºC 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 No século 20 até 2030 até 2090 Fonte: Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas Pesquisas recentes sugerem que as temperaturas médias não se alteram necessariamente de forma gradual e contínua, podendo ocorrer "saltos" repentinos após períodos de estabilidade. Programa CIEE de Educação a Distância 27 CONSEQUÊNCIA 3 Uma das consequências mais graves do efeito estufa é o derretimento das geleiras da Antártida, que já vem sendo detectado. De acordo com um encontro realizado na União Europeia de Geociências, caso esse problema se agrave, o nível médio dos oceanos poderá ficar de 80 cm a 1,5 metros mais alto até 2100, inundando regiões densamente povoadas próximas aos rios e fazendo desaparecer as ilhas e terrenos costeiros de baixa altitude. CONSEQUÊNCIA 4 Outro problema seria o superaquecimento da região equatorial e a alteração das zonas climáticas em seus limites de latitude, o que provocaria desertificação e afetaria áreas produtoras de alimentos. CONSEQUÊNCIA 5 A acidificação da água do mar também contribuiria para a escassez de alimento e intensificaria o processo de seca. CONSEQUÊNCIA 6 Os cientistas calculam que no sul do planeta dezenas de milhares de pessoas não resistirão ao calor. Para se ter uma ideia, se o aumento do calor for: Aumento do calor Número de mortos por ano até 2071 2,2º C 36 mil 3,0º C 87 mil Em contrapartida, o norte do planeta resfriará por causa da corrente do Golfo que, com o derretimento das geleiras sofreria mudanças perdendo força e diminuindo sua capacidade de aquecer a Europa. Programa CIEE de Educação a Distância 30 • No Brasil, mesmo não sendo tão utilizado, o uso de CFC foi proibido a partir de 1989. • O PNUMA estima que a cada 1% de perda da camada de ozônio, surge 50 mil novos casos de câncer de pele, e 100 mil casos de cegueira, ocasionados pela catarata, em todo o mundo. Momento de recapitular. Nessa aula vimos que... • precisamos ter educação ambiental pela nossa necessidade de sobrevivência; • o meio ambiente compreende tudo que nos cerca: água, ar, solo, fauna, flora, homem etc.; • o efeito estufa, suas causas e consequências foram provocadas pela ação desenfreada do homem; • a cada momento é registrado um aumento no tamanho do buraco da camada de ozônio. Programa CIEE de Educação a Distância 31 AULA 6 – Poluição Nesta aula, falaremos sobre a poluição da água, do ar, do solo, além da visual e sonora. É muito importante conhecê-las para podermos desenvolver medidas, mesmo que pequenas, mas que se cada um fizer sua parte, com certeza viveremos mais e melhor. Vamos começar falando da poluição da água, mas antes você sabia que no dia 19 de setembro, comemora-se o Dia Mundial pela limpeza da água? Pois bem, que tal começarmos essa aula pensando em como poderíamos melhorar a qualidade da água que consumimos. A água é o composto mais abundante da terra, ¾ do planeta é coberto de água, mas somente 2,6% é de água doce, o restante está presente nos oceanos e mares. oceanos: 97% geleiras: 2,25% água subterrânea, em lagos, rios e atmosfera, como vapor d'água: 0,75% Programa CIEE de Educação a Distância 32 Os oceanos constituem cerca de 97% de toda a água do planeta. Dos 3% restantes, aproximadamente 2,25% estão localizados nas calotas polares e nas geleiras, enquanto que apenas 0,75 % é encontrado na forma de água subterrânea, em lagos, rios e também na atmosfera, como vapor d'água. CICLO DA ÁGUA Por milhões de anos a água faz o mesmo trajeto. 1) Pela evaporação provocada pelo calor do sol, gotículas de água se desprendem dos rios, mares, lagos e sobem para o ar. 2) Esse vapor d’água se condensa formando as nuvens. 3) Quando o ar se esfria, as gotículas de água das nuvens tornam-se mais pesadas caindo sob a forma de chuvas. 1 2 3 4 5 Programa CIEE de Educação a Distância 35 nitrogênio 78% argônio, dióxido de carbono e outros gases 1% oxigênio 21% Agora, vamos estudá-lo mais detalhadamente. O ar considerado poluído é aquele que sofreu alterações em suas características físicas, químicas e biológicas normais, de forma a causar danos ao ser humano, à fauna, à flora, aos animais ou afetar negativamente o bem-estar da população. A poluição do ar é um fenômeno recorrente principalmente da atividade humana em vários aspectos. • rápido crescimento populacional, industrial e econômico; • concentração populacional e industrial; • maus hábitos da população; • queima de combustíveis; • queimadas; Programa CIEE de Educação a Distância 36 • incineração de lixo. CONSEQUÊNCIAS Essa poluição tem gerado diversos problemas nas grandes cidades: - SAÚDE: doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos; - BEM-ESTAR: falta de condições mínimas para sobrevivência. - FAUNA E FLORA: extinção de animais e vegetações. - PROPRIEDADES DA ATMOSFERA (Efeito Estufa, Chuva Ácida): prejuízo aos ecossistemas, com morte de plantas, animais e corrosão com o tempo de monumentos históricos. Recentemente, a Acrópole de Atenas teve que passar por um processo de restauração, pois a milenar construção estava sofrendo com a poluição da capital grega. ww.bbc.co.uk Outro elemento bastante afetado pela poluição é o solo. Tão importante quanto a água e o ar, o solo deve ser encarado como uma interface entre eles: a atmosfera (ar) e a hidrosfera (água). Como os outros, sempre que lhe adicionamos qualquer substância estranha, estamos poluindo-o e, direta ou indiretamente, a água e o ar. PROCESSO DE POLUIÇÃO O uso desenfreado da terra seja para construções dos centros urbanos, para as atividades agrícola, pecuária e industrial tem provocado, nos últimos anos, um aumento Programa CIEE de Educação a Distância 37 considerável nos níveis de contaminação do solo, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Nesses locais são encontradas descargas acidentais ou voluntárias de poluentes, deposição não controlada de produtos que podem ser resíduos perigosos, lixos e/ou aterros sanitários não controlados, deposições atmosféricas* resultantes das várias atividades etc. A contaminação do solo tem se tornado uma das grandes preocupações ambientais, uma vez que, geralmente a contaminação interfere no ambiente global da área afetada (solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e vegetação), podendo inclusive ser geradora de problemas de saúde pública. Regra geral, a contaminação do solo torna-se problema quando: • há uma fonte de contaminação; • há vias de transferência de poluentes que viabilizam o alargamento da área contaminada; • há indivíduos e bens ameaçados por essa contaminação. O problema pode ser resolvido por: • remoção dos indivíduos e/ou bens ameaçados; • remoção da fonte de poluição; • bloquear vias de transferência (isolar a área). *Deposições atmosféricas - A atmosfera tem sido um dos compartimentos mais utilizados para despejo de parte dos rejeitos da produção industrial, atividades urbanas e agropecuárias. Isso ocorre, principalmente, devido a atmosfera ser um meio de escoamento rápido e, portanto, capaz de promover a dispersão do material nela injetado. A dispersão dos poluentes não ocorre somente na atmosfera, mas também nos processos naturais que se relacionam com os ciclos hidrológicos e geológicos. Desta maneira, os poluentes quando deixam a atmosfera podem, também, poluir os sistemas aquáticos ou mesmo alterar ciclos biogeoquímicos. Programa CIEE de Educação a Distância 40 Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção e de trocas comerciais capitalistas. O maior problema, porém, não é a existência da propaganda, mas sim o seu descontrole. Os efeitos negativos provocados pela poluição visual são: - desconforto visual; - afeta a qualidade estética ambiental urbana ou rural; - prejudica a segurança da população à medida que pode desviar a atenção do motorista e pedestres no trânsito, dificultando uma boa sinalização, contribuindo desta forma para o aumento de acidentes. Certos municípios, quando tentam revitalizar regiões degradadas pela violência e pelos diversos tipos de poluição, baixam normas contra a poluição visual, determinando que as lojas e outros geradores desse tipo de poluição mudem suas fachadas a fim de tornar a cidade mais harmônica e esteticamente agradável ao usuário, caso que ocorreu na cidade de São Paulo com a lei Cidade Limpa. Para refletir: A cada criação do homem um pouco do planeta se acaba. Então devemos pensar bem no que criamos ou consumimos. É preciso construir tanto prédio, tanto carro, consumir tanto, para que o ser humano se realize na vida? Ladislau Dawbor Aula finalizada; hora de relembrar o que vimos nela! Programa CIEE de Educação a Distância 41 • Compreendemos os variados tipos de poluição: da água, do ar, do solo, sonora e visual; • Vimos que toda poluição gera uma consequência ao homem e à natureza; • Aprendemos que as principais causas da poluição são frutos da própria atuação do homem no planeta. Programa CIEE de Educação a Distância 42 AULA 7: Impactos ambientais no mundo Vimos, em âmbito geral, muito dos problemas que temos criado ao longo dos anos ao nosso planeta. Agora, vamos viajar pelos continentes e conhecer “na prática” os impactos ambientais que acabamos de falar, além disso, outros problemas que, como cidadãos conscientes, precisamos conhecer. Viajaremos pelos cinco continentes. Começaremos pela Oceania. A Oceania é o menor continente em área e segundo menor em população do mundo. O principal país desse continente é a Austrália, que ocupa quase 90% de seu território. Este país é de grande importância para o continente, uma vez que é um dos mais desenvolvidos do mundo, desta forma, desempenha um papel essencial na região. Outro país bastante importante na região é a Nova Zelândia, se destacando no setor de alimentos. PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS • A Oceania passa por sérios problemas ambientais por causa da existência de toneladas de resíduos tóxicos (óleos, pesticidas e fertilizantes) nos mares da região. • Estudos comprovam também que, com o aquecimento global, muitas ilhas situadas na Oceania ficarão submersas. • Além disso, as altas temperaturas do oceano causam branqueamento dos corais e os tornam mais vulneráveis a uma doença misteriosa: a síndrome branca. Programa CIEE de Educação a Distância 45 PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS • Estudos realizados por diversas organizações ecologistas e humanitárias britânicas advertem que o continente africano enfrentará uma grande catástrofe se os países ricos não atuarem o mais rápido possível para reduzir os efeitos do aquecimento global do planeta, o continente já sofre as consequências do efeito estufa, que se agravará a cada ano. • No continente, um em cada quatro seres humanos é subnutrido. A Europa, o segundo menor continente do mundo depois da Oceania, tem uma extensão de 10.530.751 km². Com uma população de aproximadamente 750 milhões de habitantes, é o único continente onde a população vem diminuindo. O envelhecimento da população exige absorção de imigrantes, principalmente profissionais em tecnologia. Por outro lado, o aumento da concorrência no mercado de trabalho vem impondo obstáculos à entrada de mão de obra não qualificada. PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS • O forte calor na Espanha, França, Holanda, Itália, Portugal e Reino Unido em 2003 provocou 35 mil mortes, florestas foram devastadas por incêndios, ecossistemas aquáticos ficaram ameaçados e a massa total das geleiras dos Alpes encolheu em 10%. • Nos Alpes Europeus a espessura média das geleiras diminuiu em 2003 quase o dobro do recorde anterior, em 1998. • Em 2005 a Espanha teve o inverno mais seco e a primavera mais prematura desde 1947. • Europa Ocidental: As chuvas ácidas, a contaminação dos solos e a poluição das águas vêm mobilizando populações que têm sua qualidade de vida ameaçada por essas agressões. Programa CIEE de Educação a Distância 46 E nossa viagem continua. Finalmente chegamos ao continente americano. Com uma área de 42.189.120 km² e uma população de mais de 750 milhões de habitantes, às Américas correspondem a 8,3% da superfície total do planeta. A América compõe-se de três subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul. • Os Estados Unidos é o maior emissor de CO2 na atmosfera, ficando atrás somente da Austrália que é líder no ranking de emissão de CO2 per capita. • Região dos Grandes Lagos: A situação é grave por conta de diversos tipos de poluição, especialmente os relacionados com a chuva ácida. Ao sul dos Grandes Lagos concentra-se a maior produção industrial dos Estados Unidos e o maior foco de produção de gás estufa do planeta. • Na América Central, El Salvador destaca-se pelas catástrofes naturais como atividade vulcânica frequente e terremotos, além do desmatamento, erosão, poluição da água e contaminação do solo. Chegamos à América do Sul, mais precisamente ao Brasil. PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS A floresta amazônica ameniza o aquecimento global retendo e absorvendo o dióxido de carbono, além de limpar a atmosfera, favorece a circulação da água entre outros benefícios, porém a expansão econômica crescente e desordenada fez dela palco de desmatamentos, contaminação de rios, exploração predatória da madeira e da caça, o que contribui para o comprometimento da biodiversidade regional. Programa CIEE de Educação a Distância 47 Agravantes: • O que antes era um terreno florestal que abrigava inúmeras espécies de animais, aves e índios, tornou-se um lugar invadido e, aos poucos transformou-se em área de produção de grãos, agropecuária e até mesmo centro urbano. • Um número considerável de empresas de grande porte contribui para a destruição da Amazônia ao comprarem matéria-prima ou qualquer tipo de material ilegal. • Havia e ainda há vários fazendeiros e especuladores interessados em apropriar-se de um pedaço de terra da Amazônia e isso, além de desmatar, provoca várias mortes, pois a busca incansável por terras os leva a cometer além de crimes ambientais, crimes contra a vida humana. • Estima-se que se nenhuma providência for tomada, em 40 anos, a Amazônia estará totalmente desmatada. Curiosidade: Você sabia que apenas 7% do solo da floresta amazônica é apropriado para agricultura, outros 48% podem ser ocupados para este fim com grandes limitações e os outros 45% são tão frágeis que nunca deveriam ser cultivados? A água no Brasil O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d'água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta, porém essa é uma das regiões menos habitadas do Brasil. • No nordeste, a falta d'água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e migração para os centros urbanos, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da escassez de água nessas cidades. Programa CIEE de Educação a Distância 50 AULA 8 - Pequenas ações, grandes resultados! Nessa aula vamos conhecer algumas ações que podemos desenvolver em nosso dia-a- dia para minimizar os impactos ambientais que estudamos ao longo do curso. Mas antes precisamos saber que toda degradação que vem ocorrendo ao longo dos anos em nosso planeta nada mais é do que a consequência de nossas ações desenfreadas rumo ao consumo. Depois de tudo que vimos ao longo do curso, pudemos perceber que também só dependerá de nossas ações se teremos e poderemos dar uma perspectiva de futuro para as próximas gerações. A boa notícia é que vem crescendo o número de empresas e consequentemente de produtos que ajudam a proteger a natureza e assim garantem que o planeta possa continuar a nos oferecer o ambiente saudável que nos é essencial, sem que seja necessário abrir mão da modernidade que alcançamos até aqui. Para que isso aconteça, basta fazer a escolha certa na hora de ir às compras, e lembre- se, marca boa é aquela que protege o meio ambiente e promove ações para minimizar sua degradação. Se a sua marca preferida não faz nada disso, então ela não é boa! Veja algumas iniciativas: 1) SACOS DE LIXO: algumas empresas já fabricam sacos de lixo produzidos com plástico biodegradável. Sua decomposição começa 2 meses depois que o saco vai para o depósito, enquanto que os convencionais começam a se decompor com 10 anos; Programa CIEE de Educação a Distância 51 2) LIXEIRAS: em duas grandes lojas famosas de móveis, já é possível comprar lixeiras prontas para a separação do material reciclável. Elas têm quatro compartimentos: metal, vidro, plástico e papel. 3) MÓVEIS E UTENSÍLIOS: uma empresa de móveis planejados e outra do ramo de utensílios domésticos fabricam seus produtos com madeira proveniente de áreas reflorestadas. Segundo a empresa, para cada árvore cortada outras quatro são plantadas. 4) GELADEIRA: é possível encontrar geladeiras com compressores a base de gases refrigerantes que não afetam a camada de ozônio nem contribuem para o aquecimento global. 5) DETERGENTE: um grande fabricante de detergentes tem um projeto socioambiental com a SOS Mata Atlântica que já plantou 200 mil árvores em diversas cidades. Em suas fábricas toda água proveniente dos processos de produção é tratada, purificada e reutilizada. 6) MATERIAIS DE LIMPEZA: é possível encontrar alguns materiais de limpeza, 100% naturais, produzidos sem derivados de petróleo que podem ser comprados na forma concentrada. O próprio consumidor os dilui para o uso, o que economiza embalagens plásticas. Na área de alimentos também já temos algumas opções 7) EMBALAGENS: um dos maiores fabricantes de chocolate utiliza papel de áreas reflorestadas para as caixas que embalam seus produtos. 8) ALIMENTOS ORGÂNICOS: duas grandes redes de supermercados produzem alimentos industrializados orgânicos, dentre eles há achocolatado em pó, café e alguns tipos de chá, frutas, legumes e até saladas prontas, livres de agrotóxicos. 9) SUCO DE LARANJA: uma empresa iniciou a produção de suco de laranja orgânico no país, além disso, suas embalagens de vidro são totalmente recicláveis. Programa CIEE de Educação a Distância 52 10) FILTRO DE CERÂMICA: para fabricação dos filtros, uma grande empresa do ramo, retira argila dos rios de suas próprias fazendas, sem agredir o meio ambiente. A madeira utilizada para a queima da cerâmica é de áreas de reflorestamentos. 11) CARNE: a carne de dois grandes frigoríficos são consideradas orgânicas. De acordo com as empresas, o boi é alimentado em pastos adubados sem pesticidas em fazendas que seguem a lei florestal. 12) SACOLA DE COMPRAS: a utilização de sacolas retornáveis deve ser adotada por todos. As sacolas de plásticos, além de demorarem de 10 a 20 anos para se degenerarem, em muitos casos são lançadas em rios e mares, poluindo as águas e matando milhares de animais. 13) ÓLEOS: você sabia que o óleo usado para fritura eliminado pelo ralo da pia, entope a rede de esgotos e contamina os rios. Para eliminar o óleo, coloque-o em garrafas plásticas e entregue em postos de coleta da sua cidade. Ele poderá ser transformado em resina de tintas, sabão ou até mesmo biodiesel. Conheça algumas organizações que realizam a coleta: Supermercado Pão de Açúcar: www.paodeacucar.com.br/lojas.asp - recolhe óleo em diversas lojas de São Paulo através de urna de reciclagem "marrom". Instituto Triângulo: www.triangulo.org.br/portal/index.php?option=com_facileforms&Itemid=172 - recolhe óleo de cozinha a partir de 5 litros na região do grande ABC do estado de São Paulo. Turismo Responsável: www.turismoresponsavel.tur.br/noticia-viagem-turismo-meio ambiente-1040.html - recolhe óleo de cozinha em Porto Alegre-RS Eco desenvolvimento: http://ecodesenvolvimento.blogspot.com/search/label/reciclagem - locais para entrega de óleo de cozinha em São Paulo, com destaque para empresas que recolhem o óleo nas casas das pessoas (para mais de 50 litros, a empresa fornece recipientes). Programa CIEE de Educação a Distância 55 Agora que tomamos conhecimento do tempo que esses materiais levam para a degradação, saiba o que pode e o que não pode ser reciclado: PAPEL RECICLÁVEL NÃO RECICLÁVEL (REJEITOS) jornais e revistas etiqueta adesiva folhas de caderno papel carbono formulários de computador fita crepe caixas em geral papéis sanitários aparas de papel papéis metalizados fotocópias papéis parafinados envelopes papéis plastificados provas papéis sujos rascunhos guardanapos cartazes velhos bitucas de cigarro papel de fax fotografias METAL RECICLÁVEL NÃO RECICLÁVEL (REJEITOS) lata de folha de flandres (lata de óleo, salsicha, leite em pó etc) esponjas de aço Lata de alumínio canos de metal Sucata de reforma VIDROS RECICLÁVEL NÃO RECICLÁVEL (REJEITOS) embalagens espelhos garrafas de vários formatos vidros planos Copos lâmpadas, cerâmica, porcelana, tubos de TV, gesso Programa CIEE de Educação a Distância 56 PLÁSTICO RECICLÁVEL NÃO RECICLÁVEL (REJEITOS) embalagem de refrigerante cabo de panela embalagem de material de limpeza tomadas copo descartável embalagem de biscoito embalagem de margarina, canos, tubos, sacos plásticos em geral misturas de papel, plástico e metais Os objetos reciclados não serão transformados nos mesmos produtos. Por exemplo, garrafas recicláveis não serão transformadas em outras garrafas, mas em outros materiais, como solados de sapato. Para que a reciclagem seja feita com mais facilidade, existe a coleta seletiva de lixo que você pode fazer em sua casa, condomínio, escola, clube, parque etc. A coleta seletiva parte basicamente do propósito de separar o lixo de acordo com o material. Cada compartimento possui uma cor específica que indica o tipo de material a ser depositado: Programa CIEE de Educação a Distância 57 Os mais comuns são para papel, vidro, plástico e metal e resíduos orgânicos. Agora, vamos conhecer algumas ações que podemos fazer em nosso dia a dia contra o aquecimento global. 1. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente, utilizando-as você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente. 2. Limpe ou troque os filtros do seu ar condicionado Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano. 3. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético Procure por aparelhos com o selo do Procel para nacionais ou Energy Star para importados. 4. Não deixe seus aparelhos em standby Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso. 5. Mude sua geladeira ou freezer de lugar Ao colocá-los próximo ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles, nem pensar! 6. Descongele geladeiras e freezers antigos Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo. Programa CIEE de Educação a Distância 60 orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera, portanto, incentive o comércio de orgânicos. 22. Coma menos carne O metano, emitido por bois e vacas, é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Além disso, a produção de carne demanda uma quantidade enorme de água e terras. 23. Ande menos de carro Use mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano. 24. Não deixe o bagageiro vazio em cima do carro Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar. 25. Mantenha seu carro regulado Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera. 26. Dirija com atenção e não desperdice combustível Escolha as marchas corretas, utilize o freio de mão ao invés do pedal quando possível, desligue o carro quando ele ficar mais de 1 minuto parado. Dessa forma, você economiza dinheiro, combustível e preserva o meio ambiente. 27. Lave o carro a seco Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. 28. Quando for trocar de carro, escolha um modelo menos poluente Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Programa CIEE de Educação a Distância 61 29. Use o telefone ou a Internet A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou a Internet pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera. 30. Voe menos Deixar de pegar um avião apenas uma ou duas vezes por ano faz uma diferença significativa para a atmosfera. 31. Incentive sua escola, trabalho, condomínio ou comunidade a reduzir suas emissões de poluentes Você pode se tornar um agente de grandes mudanças se, além de reduzir suas emissões de poluentes também estimular seus amigos a fazer o mesmo. 32. Economize CDs e DVDs CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, pen drives ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas. 33. Proteja as florestas Em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é grande, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera. 34. Considere o impacto de seus investimentos O dinheiro que você investe não rende juro sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente. 35. Informe-se sobre a política ambiental das empresas que você contrata Programa CIEE de Educação a Distância 62 Todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. 36. Desligue o computador Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos. 37. Considere trocar seu monitor O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. Doe o antigo para uma instituição como o Comitê para a Democratização da Informática (www.cdi.org.br). 38. Não troque o seu MP3 ou celular Pelo menos enquanto estiverem em bom estado. Se o problema é a bateria, considere trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta, pois utilizam derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. 39. No escritório, desligue o ar condicionado uma hora antes do final do expediente Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena. 40. Não permita que as crianças brinquem com água Toda brincadeira com água é divertida, mas passa uma ideia equivocada de que ela é um recurso infinito. Não deixe que seus filhos, irmãos ou crianças de sua convivência brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso. 41. No hotel, economize toalhas Em alguns hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Programa CIEE de Educação a Distância 65 CIMI Conselho Indigenista Missionário www.cimi.org.br ClickÁrvore Plantação de árvores por meio de um único click em áreas de Mata Atlântica www.clickarvore.com.br CNDA Conselho Nacional de Defesa Ambiental, registrados no CONAMA, CONSEMA, entre outros www.cnda.org.br Coco verde Projeto que utiliza o coco verde para criação de diversos produtos para cultivo de plantas www.cocoverderj.com.br Condomínio da Biodiversidade Proposta de Conservação da Natureza da Região Metropolitana de Curitiba www.condominiobiodiversidade.org.br Conservation International do Brasil Conservação e uso sustentado da biodiversidade www.conservation.org.br E / F Órganização Assunto Site Ecohorta Horta Virtual www.ecohorta.com.br Ecomundi Consultoria de Conscientização para Preservação do Meio Ambiente www.ecomundi.com.br Ecoplan ONG de preservação do meio ambiente www.ecoplan.org.br Educacional Internet da Educação www.educacional.com.br Fundação O Boticário de Proteção à Natureza Conservação da Natureza www.fbpn.org.br Fundação SOS Mata Atlântica Ong em prol da conservação da Mata Atlântica www.sosmatatlantica.org.br G / H Órganização Assunto Site Gaia Ong que tem como objetivo melhorar a relação homem e Meio Ambiente www.gaia-ong.com.br Gais Grupo de apoio ao investimento social www.gais.org.br GAMAV Grupo de Apoio ao Meio Ambiente e à Vida www.gamav.com.br Greenpeace ONG em prol da preservação do meio ambiente www.greenpeace.org.br Grude Grupo de defesa ecológica www.grude.org.br I / J Órganização Assunto Site IBAMA Instituto Brasileiro de Meio Ambiente www.ibama.gov.br IBP Instituto Brasileiro de Petróleo www.ibp.org.br ICA Instituto de Comunicação Ambiental www.icabrasil.org.br Instituto Socioambiental Propõe soluções socioambientais www.socioambiental.org IPEC Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado www.permacultura.org.br/ipec/ Iniciativa Verde Organização que administra o programa Carbon Free, destinado a empresas, produtos, eventos e pessoas físicas que compensam suas emissões de Gases do Efeito Estufa, por meio de restauros florestais. www.iniciativaverde.com.br Jornal do Meio Ambiente Notícias sobre preservação do meio ambiente e ações sustentáveis www.jornaldomeioambiente.com.br L / M Órganização Assunto Site Lixo Saiba o que fazer com a parte reciclável do seu lixo www.lixo.com.br Lixo Zero Projetos e Consultoria de Reciclagem de Lixo www.lixozero.com.br MMA Ministério do Meio Ambiente www.mma.gov.br Programa CIEE de Educação a Distância 66 N / O Órganização Assunto Site Nex Organização governamental cuja missão principal é a Defesa e Preservação dos Felídeos da Fauna do Brasil em processo de extinção www.nex.org.br Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental – NEMA Site voltado para Desenvolvimento da Consciência e Educação Ambiental www.octopus.furg.br/nema OndAzul Fundação em prol da conservação de praias, rios e lagoas e despoluição Hídrica www.ondazul.org.br P / Q Órganização Assunto Site Planeta Orgânico O site reúne toda a cadeia produtiva agroecológica (desde quem produz até o consumidor), além de matérias especiais como visitas a centros produtores e entrevistas com personalidades ligadas à comunidade orgânica www.planetaorganico.com.br Projeto Tamar Site de proteção e preservação de tartarugas marinhas www.tamar.com.br Projeto Viaecológica Site Ambiental com notícias atualizadas sobre o meio ambiente www.viaecologica.com.br R / S Órganização Assunto Site Reciclar para Construir Resíduos de materiais de construção www.reciclagem.pcc.usp.br Recicláveis Portal de reciclagem www.reciclaveis.com.br Rede Pró Unidades de Conservação Notícias sobre preservação da natureza www.redeprouc.org.br Renctas Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres www.renctas.org.br Rio São Francisco Vasto acervo sobre o Vale do Rio São Francisco www.riosaofrancisco.com.br RITS Rede de Informações do Terceiro setor, cidadania e ser cidadão www.rits.org.br SOS Cerrado Proteção e divulgação do Cerrado www.soscerrado.com SPVS Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental www.spvs.org.br U / V Órganização Assunto Site Unilivre Universidade Livre do Meio Ambiente www.unilivre.org.br Viva o Ambiente com Arte Transformação e Arte users.matrix.com.br/recicle Agora você tem muito trabalho pela frente e poderá fazer alguma coisa pela sua vida e pelas vidas das futuras gerações. Só depende de você! Programa CIEE de Educação a Distância 67 Espero que tenha sido uma grande experiência vivenciar um pouco dos problemas que enfrentamos, das ações que podemos fazer ou associações que podemos nos juntar para mudar o mundo. "Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”. Mahatma Gandhi Finalizamos o curso! Agora relembre o que acabamos de estudar nessa aula: • Conhecemos algumas práticas diárias que podem gerar grandes resultados em longo prazo. • Aprendemos que existem materiais que demoram anos para se decompor e outros que nunca se deterioram; • Conhecemos que é possível facilitar a reciclagem de materiais por meio da coleta seletiva de lixo; • Tivemos acesso a uma série de links que indicam empresas com projetos em prol da cidadania e meio ambiente. Espero que o curso tenha despertado em você um sentimento de justiça e reflexão para que possamos fazer alguma coisa enquanto há tempo!
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved