Guia completo de redes - Carlos Morimoto

Guia completo de redes - Carlos Morimoto

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Guia completo de Redes - Carlos E. Morimoto http://www.guiadohardware.net Direitos Autorais

Este e-book foi escrito por Carlos E. Morimoto (morimoto@guiadohardware.net) e é vendido através do Guia do Hardware, no endereço http://www.guiadohardware.net.

Apesar de estar em formato digital, este livro não é de livre distribuição. A coleção completa, que além deste inclui os e-books Manual de Hardware Completo 3º Ed, Guia de Novas tecnologias 3º Ed, Guia de Upgrade e Manutenção e Placas 3D, modelos e recursos,p or um preço simbólico de 8 reais através do próprio autor.

Se você recebeu este e-book de outra forma, através de um amigo, num CD de revista, através de algum Website, saiba que têm em mãos uma cópia pirata, que apesar de ter o mesmo conteúdo do original, não remunera o autor pelo seu trabalho e desestimula o aparecimento de mais títulos como este.

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Direitos Autorais2
Prefácio7
Porque ligar micros em rede?8
Compartilhando arquivos8
Compartilhando periféricos9
Sistema de mensagens e agenda de grupo9
Jogos em Rede10
Como as redes funcionam10
Placas de Rede10
Cabos1
Topologias1
Arquiteturas12
Protocolos13
Recursos13
N.O.S14
Cabeamento15
Cabo coaxial15
Cabo de par trançado18
Par trançado x Coaxial23
Fibra óptica24
Placas de Rede25
Hubs27
Hubs Inteligentes28
Conectando Hubs28
Repetidores29
Crescendo junto com a rede29
10 ou 100?30
Bridges, Roteadores e Gateways30
Bridges (pontes)30
Como funcionam os Bridges?31
Roteadores (routers)31
Nós de interconexão3
Arquiteturas de rede34
Topologias Lógicas34
Redes Ethernet35
Pacotes37
Modo Full-Duplex37
Tecnologias antigas de rede39
Redes Token Ring39
Redes Arcnet41
Novas tecnologias de rede42
IEEE 802.11b42
Segurança45
ESSID46
WEP47
RADIUS47
Permissões de acesso48
Como so dados são transmitidos e interferência48
Aumentando o alcance50

Índice geral 3

Modo Ad-hoc51
A questão do custo52
IEEE 802.11a53
IEEE 802.11g53
Home PNA54
HomePlug Powerline5
HomeRF56
Bluetooth57
A demora57
Usos para o Bluetooth59
Como funciona o Bluetooth61
Consumo elétrico61
Gigabit Ethernet62
10 Gigabit Ethernet64
Ponto a ponto x cliente - servidor65
Cliente - servidor6
Servidores de disco6
Servidores de arquivos67
Ponto a ponto67
Servidores não dedicados67
Impressoras de rede68
Protocolos68
Camadas da rede69
NetBEUI70
IPX/SPX70
DLC71
TCP/IP71
Endereçamento IP72
Máscara de sub-rede75
Máscaras complexas76
Usando o DHCP79
Defaut Gateway80
Servidor DNS81
Servidor WINS82
Redes Virtuais Privadas82
Configurar a rede e compartilhar a conexão83
Planejando a rede85
Configuração de rede no Win 9886
Instalando a placa de rede86
Configurando uma rede ponto a ponto86
Configurações8
Logando-se na rede92
Compartilhando recursos92
Acessando discos e pastas compartilhados94
Acessando impressoras de rede96
Compartilhamentos ocultos98
Configuração de rede no Windows 200098
Compartilhar a conexão com a Internet usando o ICS102
Compartilhar a conexão no Windows 2000 Professional103
Compartilhar a conexão no Windows 98 SE103
ICS com IP fixo105

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Detalhes sobre o ICS106
Compartilhar a conexão usando o Analog-X Proxy107
Acessando um Servidor Windows 2000 ou Windows NT1
Acessando um Servidor Novell NetWare113
Conectando-se a uma VPN116
Segurança na Internet117
Como são feitas as invasões117
Como se proteger119
Trojans119
Bugs120
Portas TCP abertas121
Roubo de dados e senhas122
Antivírus122
Firewalls e portas TCP123
Dicas para tornar seu Windows 2000 um sistema seguro127
O básico127
As dicas128
TCP/IP129
Contas130
Serviços131
Teste sua segurança132
Patches133
O bom e velho firewall134
Spywares136
Como configurar um servidor Linux136
A distribuição136
Instalando137
Particionando o HD140
As partições no Linux143
Pacotes de Aplicativos144
Finalizando146
Acesso à Web e rede147
Gerenciador de boot148
Configuração do vídeo148
Como instalar via rede ou apartir do HD150
Colocando a mão na massa154
Comandos do prompt154
Fechando programas travados157
Montando e desmontando158
Acessando a partição do Windows apartir do Linux159
O terceiro botão159
Editando arquivos de texto160
Desligando161
Configurando o Servidor161
Samba162
Acessando compartilhamentos de máquinas Windows169
Configurando manualmente173
Usando o NFS175
Apache178
Servidores em Cluster e balanceamento de carga180
Economizando com o uso de terminais leves182

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Montando a rede184
Terminais via VNC188
Rodar aplicativos a partir do servidor192
Rodando aplicativos via SSH193
Rodar a interface gráfica e todos os programas a partir do servidor196
Estações diskless com o Etherboot198
Usando os terminais200

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Guia completo de Redes - Carlos E. Morimoto http://www.guiadohardware.net Prefácio

As redes vem sendo cada vez mais utilizadas, não apenas em grandes empresas, mas em pequenos escritórios, ou mesmo em casa. A demanda por profissionais qualificados neste mercado vem tornando-se cada vez maior, e as remunerações não são nada ruins. Mesmo que você não pretenda tornar-se um especialista em redes, possuir pelo menos os conhecimentos básicos irá ajudar bastante sua carreira profissional. Se você já trabalha como técnico poderá agora oferecer mais um serviço a seus clientes.

Montar e configurar redes pequenas e médias é uma tarefa surpreendentemente simples. O objetivo deste livro é lhe dar todo o conhecimento necessário para montar redes de pequeno porte, como as usadas em casas e escritórios, incluindo compartilhamento da mesma conexão à Internet, configuração de endereços IP, etc. Porém, também são abordados tópicos mais avançados, como a configuração de máscaras de sub-rede complexas, criação de redes virtuais, etc. que lhe darão uma boa idéia de como montar redes mais complexas. Apesar do assunto parecer bastante técnico, procurei usar uma linguagem os mais didática possível, abordando todos os detalhes, porém sem cair no tecnismo, a mesma linguagem que uso em meus outros livros

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Porque ligar micros em rede?

A partir do momento em que passamos a usar mais de um micro, seja dentro de uma empresa, escritório, ou mesmo em casa, fatalmente surge a necessidade de transferir arquivos e programas, compartilhar a conexão com a Internet e compartilhar periféricos de uso comum entre os micros. Certamente, comprar uma impressora, um modem e um drive de CD-ROM para cada micro e ainda por cima, usar disquetes, ou mesmo CDs gravados para trocar arquivos, não é a maneira mais produtiva, nem a mais barata de se fazer isso.

A melhor solução na grande maioria dos casos é também a mais simples: ligar todos os micros em rede. Montar e manter uma rede funcionando, tem se tornado cada vez mais fácil e barato. Cada placa de rede custa apartir de 35 reais, um Hub simples, 10/10 pode ser encontrado por 100 reais, ou até um pouco menos, enquanto 10 metros de cabo de par trançado não custam mais do que 6 ou 8 reais.

Se você mesmo for fazer o trabalho, ligar 10 micros em rede, custaria entre 500 e 800 reais, usando cabos de par trançado e um hub e placas 10/100 em todos os micros.

Com a rede funcionando, você poderá compartilhar e transferir arquivos, compartilhar a conexão com a Internet, assim como compartilhar impressoras, CD-ROMs e outros periféricos, melhorar a comunicação entre os usuários da rede através de um sistema de mensagens ou de uma agenda de grupo, jogar jogos em rede, entre várias outras possibilidades.

Compartilhando arquivos

Num grupo onde várias pessoas necessitem trabalhar nos mesmos arquivos (dentro de um escritório de arquitetura, por exemplo, onde normalmente várias pessoas trabalham no mesmo desenho), seria muito útil centralizar os arquivos em um só lugar, pois assim teríamos apenas uma versão do arquivo circulando pela rede e ao abri-lo, os usuários estariam sempre trabalhando com a versão mais recente.

Centralizar e compartilhar arquivos também permite economizar espaço em disco, já que ao invés de termos uma cópia do arquivo em cada máquina, teríamos uma única cópia localizada no servidor de arquivos. Com todos os arquivos no mesmo local, manter um backup de tudo também torna-se muito mais simples.

Simplesmente ligar os micros em rede, não significa que todos terão acesso a todos os arquivos de todos os micros; apenas arquivos que tenham sido compartilhados, poderão ser acessados. E se por acaso apenas algumas pessoas devam ter acesso, ou permissão para alterar o arquivo, basta protegê-lo com uma senha (caso esteja sendo usado o Windows 95/98) ou estabelecer permissões de acesso, configurando exatamente o que cada usuário poderá fazer (caso esteja usando Windows 2000, XP, Linux, Netware, ou outro sistema com este recurso).

Além de arquivos individuais, é possível compartilhar pastas ou mesmo, uma unidade de disco inteira, sempre com o recurso de estabelecer senhas e permissões de acesso.

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A sofisticação dos recursos de segurança variam de acordo com o sistema operacional utilizado. No Windows 98 as únicas formas de segurança são pastas ocultas e senhas. Usando um servidor Windows NT, 2000 ou Linux você terá à disposição configurações muito mais complexas, como grupos de usuários ou de domínios, vários níveis de acesso, etc., mas em compensação terá em mãos um sistema muito mais difícil de configurar. Ao longo deste livro iremos analisar os pontos fortes e fracos dos principais sistemas de rede.

A Internet nada mais é do que uma rede em escala mundial. Se por exemplo você abrir o ícone “redes” no painel de controle, instalar o “compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft” e compartilhar suas unidades de disco, sem estabelecer uma senha de acesso, qualquer um que saiba localizar seu micro enquanto estiver conectado, terá acesso irrestrito a todos os seus arquivos, já que eles estão compartilhados com a rede (no caso a Internet inteira).

Compartilhando periféricos

Da mesma maneira que compartilhamos arquivos, podemos também compartilhar periféricos, permitindo a qualquer micro da rede imprimir na impressora ligada ao micro 2, ler um CD que está no drive do micro 4, ou mesmo compartilhar a mesma conexão à Internet estabelecida através do modem instalado no micro 7.

Como no caso dos arquivos, é possível estabelecer senhas e permissões de acesso para evitar, por exemplo, que a Maria do micro 5 use a impressora Laser para imprimir seus rascunhos, ao invés de usar a matricial.

Sistema de mensagens e agenda de grupo

Um sistema que permita enviar mensagens a outros usuários da rede, pode parecer inútil numa pequena rede, mas numa empresa com várias centenas de micros, divididos entre vários andares de um prédio, ou mesmo entre cidades ou países diferentes, pode ser muito útil para melhorar a comunicação entre os funcionários. Além de texto (que afinal de contas pode ser transmitido através de um e-mail comum) é possível montar um sistema de comunicação viva voz, ou mesmo de vídeo conferência, economizando o dinheiro que seria gasto com chamadas telefônicas.

Estas chamadas podem ser feitas tanto dentro da rede interna da empresa, quanto a outras filiais, localizadas em outras cidades ou mesmo outros países, via Internet. Este é um recurso em moda atualmente, o famoso voz sobre IP, que vem atraindo a atenção até mesmo da empresas de telefonia, pois torna as chamadas muito mais baratas do que são através do sistema comutado atual.

Via Internet, uma chamada para o Japão não custaria mais do que uma chamada local comum, muito pouco. O maior problema é estabelecer links rápidos o suficiente para manter uma boa qualidade.

Outro recurso útil seria uma agenda de grupo, um programa que mantém a agenda de todos ou

Guia completo de Redes - Carlos E. Morimoto http://www.guiadohardware.net usuários e pode cruzar os dados sempre que preciso; descobrindo por exemplo um horário em que todos estejam livres para que uma reunião seja marcada.

Jogos em Rede

famoso LAG, ou lentidão, que tanto atrapalha quando jogamos os mesmos jogos via Internet

Mais um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado, são os jogos multiplayer como Quake 3 e Diablo I que podem ser jogados através da rede. A maior vantagem neste caso, é que a comunicação permitida pela rede é muito mais rápida que uma ligação via modem, evitando o

Em geral, depois de configurada a rede, a configuração dentro do jogo é bastante simples, basta verificar quais protocolos de rede são suportados. Atualmente, a maioria dos jogos suporta multiplayer via TCP/IP. Não apenas os jogos, mas vários outros recursos, como o compartilhamento de conexão só funcionarão com este protocolo. Apenas alguns jogos antigos, como o Warcraft I exigem IPX/SPX, ou mesmo o uso de um cabo serial.

No Diablo I por exemplo, basta acessar a opção Multiplayer Game. Configure o PC mais rápido como host, ou seja, quem irá sediar o jogo e permitir a conexão dos outros PCs. Nos demais, basta escolher a opção de conectar-se ao host e fornecer seu (do host) endereço IP, configurado nas propriedades da conexão de rede, como por exemplo 192.168.0.1

Compartilhando a conexão com a Internet

Este é provavelmente o uso mais comum para as redes hoje em dia. Antigamente se falava em uma proporção de 80/20 entre os dados que trafegam entre os micros da rede local e os dados que vão para a Internet. Hoje em dia esta proporção é muito diferente, a maior parte dos dados vai para a Internet.

Muita gente trabalha apenas usando o navegador e o cliente de e-mails e cada vez mais as redes das empresas estão se integrando à Web para permitir que clientes e os próprios funcionários tenham acesso às informações em qualquer lugar.

Hoje em dia é muito simples compartilhar a conexão com a Internet e veremos ao longo do livro tanto como compartilhar a conexão a partir de um servidor Windows quanto a partir de um servidor linux. Afinal, pra quê ter um modem e uma linha telefônica para cada micro se você pode ter uma conexão de alta velocidade compartilhada entre todos a um custo muito mais baixo?

Terminais leves

Este é mais uma possibilidade interessante. Por que sofrer com a lentidão dos 486, ou gastar rios de dinheiro para substituí-los por micros novos se você pode interliga-los a um micro mais rápido e rodar os aplicativos a partir do servidor, apenas direcionando a saída de tela para os terminais 486? Com um Pentium I ou Duron como servidor você terá potência de sobra para 10 ou até mesmo 20 terminais. Veremos como colocar esta idéia em prática no final do livro.

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