Proteus (Isis, Ares)

Muitos conhecem este poderoso software, ou já escutaram falar, ou já viram exemplos de circuitos simulados nele. Realmente no mundo da simulação de circuitos eletrônicos é de tirar o chapéu para software como este.

dedicado esta página

Aos amigos do forum: http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=41935 , que aconteceu uma oportunidade de alguns que não conhecem este poderoso software. A eles que gostam de programar microcontroladores e tirar suas duvidas é que foi

Textos de Arturo Sandoval Bermúdez

Créditos para a amiga Prof. Joana pela tradução e correções, e sua dedicação de elevar nossos conhecimentos nesta área da tecnologia

mais sobre este softwareBoa leitura !

Todos os exemplos foram tirados da versão 6.2, que não difere muitos dos mais novos, ótima oportunidade de conhecer um pouco

Introdução.

O software de desenho e simulação Proteus VSM é uma ferramenta útil para estudantes e profissionais que desejam acelerar e melhorar suas habilidades para do desenvolvimento de aplicações analógicas e digitais.

Ele permite o desenho de circuitos empregando um entorno gráfico no qual é possível colocar os símbolos representativos dos componentes e realizar a simulação de seu funcionamento sem o risco de ocasionar danos aos circuitos.

A simulação pode incluir instrumentos de medição e a inclusão de gráficas que representam os sinais obtidos na simulação.

O que mais interesse despertou é a capacidade de simular adequadamente o funcionamento dos microcontroladores mais populares (PICS, ATMEL-AVR, Motorola, 8051, etc.)

Também tem a capacidade de passar o desenho a um programa integrado chamado ARES no qual se pode levar a cabo o desenvolvimento de placas de circuitos impressos.

Procedimento de Arranque do programa: 1.- Início -> Programas -> Proteus 6 Professional -> ISIS 6 Professional.

2.- A forma curta é dar um duplo click no ícone do programa que se localizado no desktop. 2.- A forma curta é dar um duplo click no ícone do programa que se localizado no desktop.

B.- Circuito Básico # 1 (Desenvolvimento) - Alimentação de um Lâmpada de corrente alterna.

1.- Dar um click no botão Pick Devices localizado na parte esquerda da tela debaixo da tela de exploração do diagrama para abrir a forma do mesmo nome.

2.- Na janela Libraries (Parte superior esquerda) procurar a biblioteca ATIVE, e dar um click sobre ela. 2.- Na janela Libraries (Parte superior esquerda) procurar a biblioteca ATIVE, e dar um click sobre ela.

3.- Na janela Objects escolher o componente ALTERNATOR dando duplo click sobre o nome. 3.- Na janela Objects escolher o componente ALTERNATOR dando duplo click sobre o nome.

pode-se observar que na janela DEVICES aparece o nome do componente eleito. Se for o único componente que vai se escolher se pode fechar a forma Pick Devices, mas se for necessário mais de um, pode-se continuar escolhendo os componentes necessários para nosso desenho

4.- Na mesma biblioteca ATIVE dar duplo click sobre o componente LAMP.

5.- Fechar a Forma Pick Devices no botão padrão. (A cruz na esquina superior direita)

6.- Dar um click na palavra ALTERNATOR da janela DEVICES e observar que aparece o componente na tela de exploração do circuito.

7.- Explorar as funções de orientação do componente, parte inferior esquerda da tela.

8.- Começando pela esquerda pressionar cada um dos botões de orientação.

9.- No quadro de texto se pode introduzir um ângulo mas só aceita valores de (0º, +/-90º, +/-180º, +/-270º), por isso é melhor dirigir a orientação por meio dos botões. Este mesmo quadro de texto mostra o ângulo atual obtido ao pressionar os botões.

10.- Deixar o componente na posição inicial.

1.- Com o componente selecionado dar um click na área de trabalho, com o que se consegue colocar o componente na área de trabalho.

12.- Repetir o procedimento anterior com o componente LAMP. 12.- Repetir o procedimento anterior com o componente LAMP.

13.- Configurar os componentes da seguinte maneira. A.- Dar um click com o botão direito sobre o componente ALTERNATOR. Notar que seu contorno troca para vermelho.

B.- Dar um click agora com o botão esquerdo para abrir a forma Edit Component.

C.- Dar um nome ao componente no campo Component Reference (AC1), Pôr o valor do componente no Component Value (12V), Modificar o valor da amplitude para (12V) e a freqüência para 0.5Hz.

d.- Pressionar o botão OK.

E.- Verificar os valores do componente LAMP e se o valor da voltagem corresponder com o do ALTERNATOR, não é necessário realizar nenhuma modificação. Pressionar OK.

14.- Realizar a conexão dos componentes da seguinte forma: A.- Colocar o ponteiro do mouse no extremo superior do ALTERNATOR. Aparece uma cruz no extremo da flecha. B.- Dar um click para habilitar a conexão por meio de cabo.

C.- Deslocar o mouse (desaparece a cruz) até o extremo superior do componente LAMP e obter que volte a aparecer a cruz no extremo da flecha.

d.- Dar outro click para realizar a conexão.

E.- Repetir os passos anteriores para a pare inferior dos componentes. Resultado:

Este é o procedimento padrão para conectar qualquer componente com o que se trabalhe no programa. 15.- Provar o funcionamento do circuito pressionando o botão play que se encontra na parte inferior da tela.

16.- Para aproximar o circuito e poder observar melhor a simulação se pode recorrer aos controles de zoom.

Começando da esquerda para a direita temos: A.- Re-centrar a tela.

B.- Incrementar a aproximação. C.- Decrementar a aproximação. d.- Ver a folha completa. E.- Ver uma área selecionada Usar a ferramenta para ver uma área selecionada dando um click

Usando o cursor modificado pressionar o botão esquerdo no extremo superior esquerdo do circuito armado e sem soltar o botão formar um retângulo que contenha todo o circuito, por último soltar o botão.

Este procedimento se pode usar para aproximar partes de um circuito de maior tamanho.

17.- Habilitar as cores de voltagem e as flechas de corrente do circuito para completar as simulação. A.- Ingressar no menu System e selecionar Set Animation Options... para abrir a forma Animated Circuits Configuration.

B.- Habilitar as casinhas Show Wire Voltagem by Colour? e Show Wire Current with Arrows?. C.- Pressionar OK. 18.- Voltar a simular o circuito e observar o que ocorre. 19.- Salvar o circuito. A.- Selecionar a ferramenta Save current design.

B.- Dar um click no botão criar uma nova pasta e lhe dar o nome de Curso Proteus. B.- Dar um click no botão criar uma nova pasta e lhe dar o nome de Curso Proteus.

C.- Ingressar na pasta proteus e criar dentro desta, uma pasta com o nome Exercício 1.

d.- No campo Nome de arquivo nomear ao arquivo como Exercício 1. dar um click no botão salvar ou pressionar a tecla ENTER.

C.- Circuito Básico #2 (Desenvolvimento) - Bateria - Interruptor - Lampada. 1.- Dar um click em Create a New Design.

2. Presionar el botón Pick Devices.

3.- Da janela Libraries selecionar ATIVE e na janela Objects escolher os componentes: - BATTERY

4.- Armar o seguinte circuito: 4.- Armar o seguinte circuito:

Modificar os valores dos componentes se for necessário.

5.- Executar a simulação do circuito e testar o funcionamento do interruptor. Dando clicks com o botão esquerdo nas flechas acima - abaixo do interruptor.

6.- Salvar o arquivo. A.- Pressionar Save current design. B.- Sair da pasta do Exercício 1. (Subir um nível) C.- dentro da pasta de Curso Proteus, criar uma nova pasta com o nome Exercício 2. d.- Ingressar na pasta Exercício 2 e dentro dela salvar o arquivo com o nome Exercício 2.

D.- Circuito Básico #3 (Desenvolvimento) - Bateria - Potenciometro - Lampada. 1.- Dar um click em Create a New Design.

2. Pressionar o botão Pick Devices. 3.- Da janela Libraries selecionar ATIVE e na janela Objects escolher os componentes:

4.- Armar o seguinte circuito:

5.- Executar a simulação do circuito e provar o funcionamento do potenciometro. Com o ponteiro do mouse dar click nas flechas para aumentar ou diminuir a resistência.

6.- Salvar o arquivo. A.- Pressionar Save current design. B.- Sair da pasta do Exercício 2. (Subir um nível) C.- dentro da pasta de Curso Proteus, criar uma nova pasta com o nome Exercício 3. d.- Ingressar na pasta Exercício 3 e dentro dela salvar o arquivo com o nome Exercício 3.

E.- Adicionar instrumentos de medida a um circuito. Usando o circuito anterior fazer o seguinte:

A.- Da barra superior de ferramentas selecionar Virtual Instruments.

B.- Dar duplo click com o botão no cabo que une o potenciometro e a lampada para deixar espaço a um amperímetro. Se for necessário mover um pouco a lampada para a direita.

NOTA: Para mover um componente na área de trabalho se realizam os seguintes passos: I.- Dar um click com o botão direito sobre o componente que se deseja mover. iI.- Pressionar o botão esquerdo sobre o componente e sem soltar arrastar o componente à posição desejada.

C.- Da janela INSTRUMENTS ao lado esquerdo da tela selecionar com um click esquerdo o instrumentoDC AMMETER. C.- Da janela INSTRUMENTS ao lado esquerdo da tela selecionar com um click esquerdo o instrumentoDC AMMETER.

d.- Dar um click na área de trabalho entre o potenciômetro e a lâmpada, e conectar os componentes para obter o seguinte circuito. d.- Dar um click na área de trabalho entre o potenciômetro e a lâmpada, e conectar os componentes para obter o seguinte circuito.

E.- Selecionar o instrumento DC VOLTMETER da janela INSTRUMENTS. F.- Colocar na área de trabalho da mesma forma que o instrumento anterior para obter o seguinte circuito.

G.- Executar a simulação do circuito. H.- Salvar o circuito. Como já tinha sido salvando o arquivo já não é necessário trocar de diretório ou nomear o arquivo. NOTA: para voltar há habilitar a janela DEVICES pressionar, na barra de ferramentas, Component.

F.- Circuito Básico #4 - Circuito Serie. F.- Circuito Básico #4 - Circuito Serie.

G.- Circuito Básico #5 - Circuito Paralelo. G.- Circuito Básico #5 - Circuito Paralelo.

H.- Circuito Básico #6 - Circuito com dois interruptores para controle em duas direções. H.- Circuito Básico #6 - Circuito com dois interruptores para controle em duas direções.

NOTA: Usar o componente SW-SPDT da biblioteca ATIVE.

PROTEUS VSM 2 I.- Circuito Básico #7 - Controle de direção de um motor CD.

O motor se encontra na biblioteca ATIVE e terá que selecionar o que só tem o nome MOTOR. Os interruptores também se encontram na biblioteca ATIVE e seu nome é SW-DPDT.

J.- Circuito Básico #8 - Uso de Fusíveis.

O fusível se encontra dentro da biblioteca ATIVE baixo o nome do FUSE.

Modificar este circuito lhe adicionando um amperímetro.

Modificar o circuito do motor adicionando um amperímetro e um vóltmetro. K.- Exercícios:

O Diodo se encontra na biblioteca DEVICE baixo o nome DIODE. O Diodo se encontra na biblioteca DEVICE baixo o nome DIODE.

O capacitor se encontra na livraria ATIVE abaixo do nome CAPACITOR. O capacitor se encontra na livraria ATIVE abaixo do nome CAPACITOR.

PROTEUS VSM 3 PROTEUS VSM 3

L.- Exercícios 2: A.- Uso de um transformador.

TRANSFORMER = LIBRERÍA (DEVICE) - TRAN-2P2S *DEFINE GWIRE=1E3 Configuração do ALTERNATOR

Configuração do TRAN-2P2S B.- Diodo com uma fonte alternada.

Resistência = DEVICE (RES) Diodo = DEVICE (DIODE)

B.- Retificador de Meia Onda.

Usar o ALTERNATOR com a seguinte configuração inicial. Usar o ALTERNATOR com a seguinte configuração inicial.

Para poder observar a saída no osciloscopio trocar a Freqüência a 60Hz. *** Adicionar amperímetros e capacitor.

CAPACITOR = ACTIVE (CAPACITOR) Trocar as características dos amperímetros ao MA. E provar a resolução com as outras filas.

C.- Retificador de onda completa usando uma Ponte Retificadora.

PONTE RETIFICADORA = DEVICE (BRIDGE) ***Configuração ALTERNATOR.

Comentários