Apresentação Pronta Imigrantes - Mary

Apresentação Pronta Imigrantes - Mary

IMIGRAÇÃO

HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO NO BRASIL

CONTRIBUIÇÃO

IMIGRAÇÃO E PROJETO POLÍTICO PARA A NAÇÃO BRASILEIRA

  • Incentivos a Imigração:

  • da rápida expansão do povoamento

  • incentivo a pequena propriedade

  • crescimento das cidades

  • incremento de suas atividades artesanais e manufatureiras

  • forma de garantir a ocupação do espaço geográfico

  • motivos de ordem racial

EDUCAÇÃO: ESCOLAS DE IMIGRANTES NO BRASIL

  • Brasil – quadro educacional precário

  • Educação pública – período Imperial – poucas escolas – precariedade material e de pessoal

  • Baixa freqüência escolar

  • Colônias de Imigrantes – falta e escolas – demora assistência Governo – ensino por conta própria

  • Imigrantes Italianos – pressão (Governo)

População local sem acesso a escola pública – menos ainda os Imigrantes

  • População local sem acesso a escola pública – menos ainda os Imigrantes

  • Governantes depositavam expectativas de mão de obra para trabalho e de crescimento econômico das províncias – intenção de não “gastar” mais com essa população.

  • Esses imigrantes contribuíram para a expansão da escolarização primária, quando pressionavam o governo a criação de escolas públicas que atenderiam tanto o filho do imigrante, quanto a população brasileira

Imigrantes que provinham de regiões altamente escolarizadas e de forte tradição escolar tinham uma maior preocupação pela escola e manifestavam tal preocupação ao criar ou reivindicar escolas para as colônias.

  • Imigrantes que provinham de regiões altamente escolarizadas e de forte tradição escolar tinham uma maior preocupação pela escola e manifestavam tal preocupação ao criar ou reivindicar escolas para as colônias.

  • A escola - instituição que desempenharia uma função importante para a manutenção da identidade cultural dos grupos. Responsável pela transmissão do idioma, dos valores, dos costumes e de crenças pertencentes ao país de origem, de modo que esse arsenal cultural fosse perpetuado, às novas gerações e na nova pátria.

cada etnia lidou com o processo escolar de forma diferenciada. Para alguns grupos - instrumento de preservação da identidade; para outros - vista como uma instituição responsável pela aprendizagem além do seio familiar.

  • cada etnia lidou com o processo escolar de forma diferenciada. Para alguns grupos - instrumento de preservação da identidade; para outros - vista como uma instituição responsável pela aprendizagem além do seio familiar.

  • cada grupo étnico providenciou o ensino. Uns através de escolas comunitárias étnicas - objetivo de manter mais fortemente a identidade do grupo; outros, que além de criarem escolas étnicas também reivindicaram do governo a abertura de escolas públicas nas colônias - inseriram seus filhos nas escolas públicas já existentes mantendo um contato maior com a população brasileira já estabelecida.

para os imigrantes - difícil manter as escolas particulares - devido aos gastos - manutenção. Desse modo, exigiam do governo a criação de escolas públicas

  • para os imigrantes - difícil manter as escolas particulares - devido aos gastos - manutenção. Desse modo, exigiam do governo a criação de escolas públicas

  • escola pública - filhos aprenderiam o idioma português - fundamental para a integração com a população brasileira. Conhecimento da língua portuguesa - facilitaria a comunicação e a comercialização de produtos, sem correrem o risco de serem enganados

  • conhecimento da língua - estabilidade econômica com os negócios - exercer cargos públicos junto à sociedade

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