Resumo da obra de Pedro DEMO.

Resumo da obra de Pedro DEMO.

Fichamento de livro: Educar pela Pesquisa

Autor: Pedro Demo

Campinas: Editores Associados, 1997 – 2.ed.

Introdução

Objetivos – desenhar um roteiro teórico-prático- metodológico do desafio de educar pela pesquisa, desde o Ensino Fundamental, podendo se estender ao Ensino Médio, até a Universidade.

A condição para educar pela pesquisa é que o professor seja um pesquisador e tenha-a como uso no cotidiano. O aluno deixa de ser objeto de ensino para ser companheiro de trabalho.

I Parte

O desafio de Educar pela pesquisa na Educação Básica

  1. Pressupostos

  1. a convicção de que a educação pela pesquisa é a especificidade mais própria da educação escolar e acadêmica

  2. o questionamento com qualidade é o cerne da pesquisa

  3. a necessidade de fazer da pesquisa uma atitude cotidiana no professor e no aluno.

  4. a educação é um processo de formação humana na competência.

    1. A pesquisa é uma propriedade específica do ambiente escolar, a base da educação escolar é a pesquisa e não a sala de aula.

    2. A pesquisa forma o sujeito crítico e criativo, a aula apenas repassada e copiada não constrói nada.

    3. A distinção entre a pesquisa praticada pelo doutor e pela criança não está nos óbvios resultados, mas na qualidade, no questionamento reconstrutivo, cada um dentro do seu próprio horizonte.

    4. A pesquisa deve ser atitude cotidiana no professor e no aluno, é fundamental para desmistificá-la.

    5. Educação é o processo de formação da competência humana histórica.

  1. Pesquisa no aluno

    1. A escola deve ser o ambiente criativo por excelência, onde o aluno tem participação ativa e motivação constante, e não um ambiente repressor que cultiva apena a disciplina. Favorecer o lúdico.

    2. Valorizar o trabalho em equipe, buscando o equilíbrio entre individualidade e solidariedade.

    3. Habituar o aluno a ter iniciativa na busca de material para pesquisa e combater a receita pronta.

    4. Motivar para o aluno fazer as próprias interpretações, reelaborando-as. Interpretar o material pesquisado. Passar de atitude passiva para atitude crítica.

    5. Reconstruir a partir co conhecimento prévio, acrescentando o conhecimento disponível, elaborando textos próprios.

    6. Material didático: motivações lúdicas, hábito de leitura, uso de computador, TV, DVD, apoio dos pais, uso intensivo do tempo escolar.

    7. Cuidados propedêuticos (iniciais, introdutórios relativos ao Ens. Fundamental)

    • Saber pensar: estimular o aluno ao raciocínio

    • Aprender a aprender: pela teoria e pela prática

    • Saber avaliar-se a avaliar a realidade com consciência crítica

    • Ética: não usar treinamento

    • Estimular o discurso fundamentado

    • Exigir que o processo seja bem feito

    • Estimular o uso da lógica para formulação e argumentações

    • Reconhecer a capacidade do outro

    • Tomar atitude investigativa no dia a dia

    1. Reorganização curricular

  • Currículo extensivo = educação bancária

  • Currículo intensivo = pesquisa

Num currículo intensivo: aprofunda-se o mesmo através de temas e constrói-se uma visão geral e não compartimentalizada. Preferir aulas mais longas e proporcionar ambiente próprio para pesquisa e leitura, análise discussões, preparação do trabalho. Flexibilização do curriículo. Levar em consideração os ritmos individuais e próprios, combater o fracasso.

    1. Avaliação : utilizar formas alternativas e constantes, debates, argumentações orais e escritas, participação.

  1. Pesquisa no professor

    1. Construir um projeto pedagógico próprio que deve estar em atualização permanente e ter compromisso com o desempenho do aluno

    2. Construir textos científicos e pedagógicos próprios, com fundamentação teórica

    3. Refazer o material didático, e testá-lo antes de levar aos alunos, seja teórico ou prático.

    4. Inovar na prática didática, lutando contra a aula reproduzida e copiada, e contra a postura passiva dos alunos

    5. Recuperar constantemente a competência através da pesquisa, de cursos de atualização, de eventos, pós-graduação, etc.

2ª. PARTE

Currículo intensivo na Universidade

Nesta parte o autor praticamente repete o que foi dito anteriormente, com as devidas adaptações para o ambiente universitário.

A universidade tem um pressuposto de desenvolver a competências, formar Cidadãos críticos, politizados, pesquisadores.

Não é o que se observa nas particulares e principalmente nas noturnas, onde não se evidencia a pesquisa, mas sim apenas a competência mercadológica.

Ensaios de currículo intensivo

  • Definindo termos

  1. Educação como processo de formação na competência humana: compromisso da universidade

  2. Questionamento reconstrutivo

  3. Aproximação de pesquisa e educação – ímpeto emancipatório, já que alimentam a consciência crítica

  4. Pesquisa compreendida como atitude cotidiana

  5. Pesquisa na universidade faz parte também da profissionalização

  6. Compromisso com a ética e com a inovação

Bases Gerais para um currículo intensivo

  1. Qualidade do professor : como pretender que o professor ensine através da pesquisa se não é formado assim, se o professor de universidade assim não o faz? Portanto, o professor universitário Tb. Deve formar pela pesquisa.

  2. Delimitar seu próprio espaço, sua linha de pesquisa

  3. Dedicar-se inicialmente ao estudo de assuntos iniciais como matemática, filosofia, história de educação, metodologia científica.

  4. Preparar suas aulas a partir da pesquisa, seja didática ou científica, manter-se atualizado

  5. Produção constante, orientação constante – competência humana crítica e política

O restante do capítulo destina-se a recomendações e delineamentos práticos propriamente ditos.

Riscos e Desafios

  1. Não deixar virar modismo, ou repulsa a priori.

  2. Dedicação exclusiva, tempo integral.

  3. Currículo intensivo é mais facilmente aceito em instituições publicas, mas não impede de tentar implantação também nas particulares.

  4. Avaliação constante do sistema e do professor. (hoje em dia a avaliação também compreende a universidade e os institutos.)

  5. O autor finaliza sugerindo modelos de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorados).

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