história da Educação

história da Educação

Século XX Educação para Democracia-Teoria Crítica: Escola de Frankfurt, Teorias crítico-reprodutivistas, Teorias progressistas, Teorias construtivistas

As principais figuras da escola foram solicitadas a aprender e sintetizar os trabalhos de vários pensadores como: Kant, Hegel, Marx, Freud, Weber e Lukács.

As principais figuras da escola foram solicitadas a aprender e sintetizar os trabalhos de vários pensadores como: Kant, Hegel, Marx, Freud, Weber e Lukács.

Propostas da Teoria Crítica

  • Uma alerta à necessidade do esclarecimento da sociedade, quantas as ordens instituídas.

  • Também visava oferecer um comportamento crítico nos confrontos com a ciência e a cultura. Apresentando uma proposta política de reorganização da sociedade.

  • A dialética como método para entender a sociedade.

As teorias crítico-reprodutivistas

  • A partir da década de 60 e 70 chegaram a seguinte conclusão: “ a escola esta de tal forma condicionada pela sociedade dividida que, em vez de democratizar, reproduz as diferenças sociais, perpetuando o status quo.

Para Pierre Bourdieu e Claude Passeron o sistema de ensino institucionalizado permite que a ação pedagógica, sustentada pela autoridade pedagógica impõe a cultura da classe dominantes a todos os segmentos sociais, através dos habitus transmitidos desde a infância, e a escola trabalha com esse típicos habitus de famílias burguesas.

Louis Althusser demonstra que a exploração de uma classe por outra, é mascarada pela ideologia, onde os valores da classe dominante são universalizados e assimilados pelo proletariado.

E que a escola desempenha o papel de inculcar a ideologia impedindo assim chances iguais a todos, reproduzindo a divisão social.

Roger Establet e Christian Baudelot além de serem franceses também eram marxistas. Juntos escreveram um livro ‘ A escola capitalista na França” no qual criticam a “ escola única” por ser na verdade, uma escola dualista.

A principal critica destes autores prende-se ao fato de que a divisão das duas redes é determinadas desde o inicio da escolarização..

Comentários