Prefeitura Mun.de Patos-PB-Baixado(www.acaplam.com.br)

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PROVA PARA CARGO DE: Data: 18 de Dezembro de 2011.

* ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE * Neste Caderno de Questões, você encontra: - 20 questões de PORTUGUÊS

- 20 questões de MATEMÁTICA

* Só inicie a prova após a autorização do Fiscal de Sala. * Duração da prova: 3 horas. O Candidato só poderá retirar-se do recinto das provas após 01 hora, contada a partir do seu efetivo início.

* O candidato só terá o direito de levar o caderno de prova após 02:40 horas do início dos trabalhos, e deixará apenas o Cartão de Respostas com o Fiscal de Sala. * Os Fiscais de Sala não estão autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resolução das questões; esta tarefa é obrigação do candidato. * Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de quaisquer equipamentos eletrônicos.

* Assine o seu Cartão de Respostas (Gabarito). Assinale apenas uma opção em cada questão. Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas. * Não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em hipótese alguma ele será substituído, salvo por erro do fiscal ou por falha de impressão. Confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assinale no local indicado. A assinatura é obrigatória. * O Gabarito desta prova estará disponível no dia 19/12/2011, no site w.acaplam.com.br.

* Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questão, o candidato deve seguir as orientações constantes no Edital do Concurso Público nº 001/2011 da PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS de 07/10/2011.

* Após o término da prova, o candidato deverá deixar a sala e em hipótese alguma poderá permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma.

PARTE I – PORTUGUÊS – Fundamental incompleto As questões de 01 a 07 referem-se ao texto seguinte:

O enigma do soldado

Dois soldados que estavam viajando pararam para descansar na casa de uma velha. Pediram-lhe um pouco de comida e água para beber, mas a velha perguntou:

- O que poderia lhes oferecer? Não tenho nada, meus rapazes.

Mas, no seu forno, ela tinha um frango assado numa travessa que estava embaixo da frigideira. Os soldados adivinharam que havia alguma coisa gostosa lá dentro; um deles – que era um sujeito brincalhão – foi até o quintal, virou uma carroça cheia de feixes de trigo, voltou à casa e disse:

- Vovozinha,venha ver, o gado está comendo o seu trigo.

A velha saiu e o soldados espiaram dentro do forno, tiraram o frango da travessa, puseram um sapato velho em seu lugar e esconderam o frango em seu saco de viagem. A velha voltou e perguntou:

- Meus rapazes, não foram vocês que soltaram o gado? Por que fizeram uma maldade dessas? Não façam mais isso, por favor.

Os soldados ficaram sentados em silêncio durante alguns momentos, e depois pediram novamente: - Por favor, vovozinha, dê-nos algo para comer.

- Aqui está um pouco de kvass e pão, meus rapazes; vai matar sua fome e sua sede.

E então a velha sentiu vontade de se vangloriar pelo fato de tê-los enganado e lhes propôs um enigma:

- Bem, meus rapazes, vocês viajaram um bocado, devem conhecer o mundo. Pois então me digam: o senhor Frango Frangoso ainda está morando em Fôrnia, na aldeia da Travessa, perto da Panelândia? - Não, vovozinha.

- Mas, então, quem está morando lá?

- O senhor Sapato Sapatoso.

- E o que aconteceu ao senhor Frango Frangoso?

- Mudou-se para Sacovila, vovozinha. Depois disso os soldados foram embora. O filho da velha voltou do campo e pediu-lhe algo para comer. Ela disse:

- Imagina, meu filho, que uns soldados estiveram aqui e me pediram algo de comer. Mas, em vez de atender seu pedido, propus a eles um enigma sobre o frango que tenho no forno e eles não conseguiram resolvê-lo.

- E qual foi o enigma que você lhes propôs, minha mãe?

- O seguinte: o senhor Frango Frangoso ainda está morando em Fôrnia, na aldeia da Travessa, perto da Panelândia? Mas não conseguiram resolvê-lo. Responderam assim: - Não, vovozinha.

- Mas onde está ele?, perguntei.

- Mudou-se para Sacovila, vovozinha – disseram eles.

- Não adivinharam, os filhos da mãe, o que eu tinha na travessa.

E foi olhar dentro do forno, mas o frango desaparecera: tudo quanto ela conseguiu tirar lá de dentro foi um sapato velho.

- Ah, meu filhinho, aqueles amaldiçoados me roubaram, apesar de tudo.

- A senhora devia saber, minha mãe: um soldado conhece o mundo, não há como enganá-lo.

AFANAS’EV, Aleksandr (Org.). Contos populares de fadas russos. São Paulo: Landy, 2002. p. 171-3.

01- Das afirmações seguintes: I – Podemos afirmar quanto ao texto que trata-se de um conto popular em que se narra um jogo de esperteza entre dois soldados e uma mulher. I – O conflito do conto é apresentado apenas nos últimos parágrafos. I – O vocábulo “MAS” no início de terceiro parágrafo, mostra que a velha está mentindo.

A) Estão corretos os itens I e I. B) Estão corretos os itens I e II. C) Todos estão corretos. D) Estão corretos os itens I e I. E) Todos estão incorretos.

02- Das afirmações seguintes: I – Esse conto poderia ilustrar o seguinte dito popular: “Para esperto, esperto e meio”. I – Podemos caracterizar a velha como “esperta” e os soldados como “esperto e meio”. I – Pelo desenrolar do conto, podemos afirmar que a velha é realmente a mais esperta.

A) Estão corretos os itens I e I. B) Estão corretos os itens I e I. C) Estão corretos os itens I e II. D) Todos estão corretos. E) Apenas o item dois está correto.

03- Identifique a alternativa que apresenta vocábulos do texto compostos por sufixo que produzem humor no contexto:

A) fôrnia – pão B) velha – sapatoso C) filho – frigideira D) comida – água E) frangoso – panelândia

04- Das afirmações seguintes: I – O vocábulo SACOVILA formou-se pela junção de SACO e VILA. I – O vocábulo “SACOVILA” é formado pelo mesmo processo que “PASSATEMPO” e “GIRASSOL”. I – A última fala do texto encerra uma espécie de moralidade, ou seja, não há como disputar em esperteza com as pessoas que conhecem o mundo.

A) Estão corretas apenas I e I. B) Estão corretas apenas I e II. C) Estão todos corretas. D) Estão corretas apenas I e I. E) Está correta apenas I.

05- Na frase “- o senhor Sapato Sapatoso”, encontramos:

A) dois dígrafos B) três dígrafos C) um dígrafo D) quatro dígrafos E) não há dígrafos

06- No trecho “E então a velha sentiu vontade de se vangloriar pelo fato...”, identificamos:

A) dois ditongos e dois hiatos B) um ditongo e um hiato C) um ditongo e dois hiatos D) não há ditongos e hiatos E) dois ditongos e um hiato

07- Os vocábulos destacados na texto, classificam-se, respectivamente, na morfologia em:

A) numeral – advérbio – substantivo – preposição B) numeral – advérbio – substantivo – adjetivo C) numeral – advérbio – advérbio – adjetivo D) numeral – preposição – substantivo – adjetivo E) preposição– advérbio – substantivo – adjetivo

As questões de 08 a 13 referem-se ao texto seguinte:

Resenha de filme

A. I. – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, de Steven

Spielberg (A. I. – Artificial Intelligence, EUA, 2001). Ficção científica. Stanley Kubrick (1928-1999) queria que Spielberg dirigisse a adaptação do conto “Superbrinquedos duram o verão todo”, de Brian Aldiss. Infelizmente, ele morreu antes de ver a bela homenagem que o diretor de E.T. lhe prestou. A trama se passa num futuro indefinido, onde robôs têm impressionantes feições humanas. Um deles é David (papel de Haley Joel Osment, de O sexto sentido), o primeiro robôcriança com sentimentos. O menino passa a morar com o casal Swinton (Frances O’Connor e Sam Robards), enquanto o filho deles está internado, em coma, num hospital. Apesar de máquina, David quer ser gente. E fará tudo para conquistar seu objetivo. Dos delicados efeitos visuais à magnífica atuação de Joe Osment, a fita é um dos principais lançamentos do cinema americano neste ano. Com Jude Law. (145 min.) Livre. Estreou em 7/9/2001. VEJA SÃO PAULO, São Paulo, 24 out. 2001. p. 82-3.

08- Das afirmações seguintes: I – O texto é dirigido especificamente ao público adolescente. I – As informações fornecidas entre parênteses são importantes, pois elas funcionam como uma ficha técnica do filme. I – Há um breve resumo da história que começa em “A trama se passa num futuro indefinido...” e vai até “E fará tudo para conseguir se objetivo”.

A) Estão corretos os itens I e I B) Estão corretos os itens I e I C) Todos estão corretos D) Estão corretos os itens I e II E) Está correto apenas o item I

09- Todas as afirmações seguintes estão incorretas com relação ao texto, exceto:

A) A revista ressalta os efeitos visuais do filme. B) O filme é considerado de péssima qualidade. C) A revista não destaca a atuação de Haley Joel

Osment.

D) No texto não encontramos o nome dos atores que interpretam o casal Swinton. E) N.D.A.

10- A separação silábica correta dos vocábulos IMPRESSIONANTES / PRINCIPAIS / MORREU é:

A) im-pres-si-o-nan-tes / prin-ci-pais / mo-rreu B) im-pres-si-o-nan-tes / pri-nci-pais / mor-reu C) im-pre-ssi-o-nan-tes / prin-ci-pais / mor-reu D) im-pres-sio-nan-tes / prin-ci-pais / mor-reu E) im-pres-si-o-nan-tes / prin-ci-pais / mor-reu

1- O vocábulo “magnífica” faz a acentuação gráfica obedecendo a seguinte regra:

A) Acentuam-se todos os monossílabos tônicos. B) Acentuam-se as paroxítonas terminadas em A. C) Acentuam-se as oxítonas terminadas em A. D) Acentuam-se todas as proparoxítonas. E) Acentuam-se todas as oxítonas.

12- O vocábulo INFELIZMENTE, o elemento destacado classifica-se como:

A) sufixo B) radical C) prefixo D) tema E) desinência modo-temporal

13- Os vocábulos sublinhados no texto, podem ser substituídos, respectivamente, sem mudança de sentido por:

A) indeterminado – tocantes – anular B) indeterminado – distintas – alcançar C) determinado – tocantes – alcançar D) determinado – distintas – anular E) indeterminado – tocantes – alcançar

14- Em todas as alternativas os vocábulos estão escritos corretamente, exceto em:

A) batismo – despreso B) veado – lampião C) jabuti – azedo D) enxada – jeito E) decente – prazo

15- “Uma andorinha não faz verão” é um provérbio cuja ideia central está ligada a:

A) cooperação B) vaidade C) solidão D) franqueza E) orgulho

16- Na frase “O genitor dessa ideia era nada mais, nada menos que eu”, o vocábulo destacado tem como sinônimo a palavra:

A) gerente B) presidente C) pai D) coordenador E) distribuidor

17- Todas as alternativas apresentam substantivo coletivo, exceto:

A) relógio B) cardume C) fauna D) elenco E) multidão

18- O plural dos vocábulos ARROZ / PÃO / CÃO está corretamente em:

A) arrozes – pães – cãos B) arrozes – pãos – cães C) arrozes – pães – cães D) arrois – pães – cães E) arrois – pãos – caos

19- “Gaúcho” e “Capixaba” são aqueles que nascem, respectivamente, em:

A) Rio Grande do Sul e São Paulo B) Paraná e Espírito Santo C) São Paulo e Espírito Santo D) Rio de Janeiro e Santa Catarina E) Rio Grande do Sul e Espírito Santo

20- Identifique a forma correta do verbo para completar a frase seguinte: “Estávamos almoçando quando eles _.”

A) chegou B) chegando C) chegam D) chegar E) chegaram

PARTE I – MATEMÁTICA – Fund.Incompleto

21 - Na caixa de entrada de seu e-mail. Carlos tinha 65 mensagens e, então, deletou 28 delas. Três semanas depois, com a entrada de 74 novas mensagens, ele apagou 100 mensagens. Quantas mensagens ficaram na caixa de entrada de Carlos?

A) 12 mensagens

B) 1 mensagens C) 13 mensagens D) 10 mensagens E) 9 mensagens

2 - Adalberto, ao atravessar uma ponte, deu 18 passos e depois caminhou 420 centímetros. Sabendo que essa ponte tem 1,5 quilômetros, calcule o comprimento do passo de Adalberto em centímetros.

A) 80 centímetros B) 45 centímetros C) 60 centímetros D) 50 centímetros E) 5 centímetros

23 - Em um tanque havia 2.400 litros de água. Dele foram retirados 12 baldes com 18 litros cada um. Abriu-se, então uma torneira que derrama 32 litros de água por minuto, até que o tanque ficasse totalmente cheio, isto é, com 5.0 litros. Sabendo que 1 hora é igual a 60 minutos. Determine quantas horas e quantos minutos esta torneira ficou aberta.

A) 1 hora e 18 minutos B) 2 hora e 28 minutos C) 1 hora e 38 minutos D) 1 hora e 8 minutos E) 1 hora e 28 minutos

24 - Em uma classe, 13

2 dos alunos foram dispensados para participar de uma competição de atletismo. Os 3 alunos que permaneceram em sala de aula ensaiaram músicas para serem cantadas no encerramento do semestre. Quantos alunos tem essa classe?

A) 39 alunos B) 36 alunos C) 42 alunos D) 52 alunos E) 65 alunos

25 - Carlos foi almoçar e pediu um prato no valor de R$ 30,0 e um suco no valor de R$ 1,80. Ao pagar a conta, ele se enganou e deu para a proprietária do restaurante uma cédula de R$ 20,0 e outra de R$ 50,0. A proprietária também se enganou e deu o troco como se tivesse recebido duas cédulas de R$ 20,0. Qual foi o prejuízo de Carlos? A) R$ 21,80 B) R$ 20,0 C) R$ 8,30 D) R$ 30,0 E) R$ 25,0

26 - Em qual dos itens abaixo a fração 5

32 está escrita, corretamente, na forma mista ?

27 - No pomar de uma chácara, 5

2 das árvores são

limoeiros, 3

1 são jabuticabeiras,

1 são mangueiras e há

220 laranjeiras. Então o número de limoeiros, jabuticabeiras e mangueiras deste pomar são, respectivamente, iguais a:

28 - Tales comprou um aparelho celular à vista. Pagou com 8 cédulas de R$ 10,0 e recebeu de troco 1 cédula de R$ 50,0, 4 cédulas de R$ 10,0 e uma cédula de R$ 5,0. Quanto custou o aparelho celular ? A) R$ 650,0 B) R$ 705,0 C) R$ 605,0 D) R$ 750,0 E) R$ 575,0

29 - Um veículo tem capacidade para transportar uma carga total de 500 kg. Ele será usado para transportar um lote de caixas de um depósito até uma loja revendedora. Sabendo que o lote contém 80 caixas de 70 kg cada uma, calcule quantas viagens de ida e volta o veículo deverá realizar para transportar todas as caixas do lote.

A) 1 viagens B) 13 viagens C) 12 viagens D) 9 viagens E) 10 viagens

30 - Amanda foi a uma lanchonete com Marta e Juliana. Abaixo estão indicados os preços de alguns sucos e lanches servidos nessa lanchonete.

Veja a anotação do pedido que elas fizeram.

Sabendo que elas dividiram igualmente a conta, quantos reais cada uma pagou?

31 - Após pagar suas compras, Carlos recebeu o cupom fiscal abaixo no caixa do supermercado. Note que alguns valores estão faltando nesse cupom.

Para pagar a sua compra Carlos deu ao caixa R$ 35,0. Quantos reais ele recebeu de troco? A) R$ 1,91 B) R$ 0,81 C) R$ 1,18 D) R$ 2,81 E) R$ 1,81

32 - A arroba é uma antiga unidade de medida de massa equivalente a 15 kg. Essa medida, ainda hoje, é utilizada em algumas situações como, por exemplo, para representar a massa de um boi. Sabendo que uma fazenda estava vendendo a R$ 5,0 a arroba do boi, quantos reais essa fazenda vai ganhar por um boi de 540 kg? A) R$ 1890,0 B) R$ 1960,0

3 - Em um restaurante o freguês se serve, pesa o prato, paga por kg e tem direito a um refrigerante. Marta foi almoçar nesse restaurante. Pesou seu prato de comida e a balança marcou 0,975 kg. O prato vazio pesa 5 g. Se o preço por kg de comida é de R$ 12,0, em quanto ficou esse almoço? A) R$ 5,40 B) R$ 5,04 C) R$ 4,40 D) R$ 6,04 E) R$ 8,04

34 - Marcos tinha R$ 56,0 para comprar arame para cercar um terreno retangular de 6,5 m de frente por 28,5 de fundo. Se Marcos comprar um arame que custa R$ 0,20 o metro, quantas voltas de arame, no máximo, ele poderá fazer para cercar o terreno?

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