(Parte 1 de 5)

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura - ProPPEC

Setor de Atividades da ProPPEC – Balneário Camboriú e Tijucas

COORDENAÇÃO Micheline Sartori Janaina Lorenzi Tomio

PROFESSORAS Micheline Sartori Emiliana da Silva Campos Souza

CURSO de EXTENSÃO DE PLANEJAMENTO DE EVENTOS MODALIDADE À DISTÂNCIA

MÓDULO 01 2

Estrutura da Apostila04
Mapa do Curso06
Mapa do Módulo07
Professoras08
MÓDULO I - INTRODUÇÃO09
1 TURISMO DE EVENTOS, ATUALIDADES E TENDÊNCIAS DE MERCADO10
1.1 Breve histórico do turismo de eventos12
1.2 Eventos: algumas definições18
1.3 Mercado de eventos20
1.3.1 Os números do turismo de eventos2
1.4Tendências24
1.5 Entidades e organismos no segmento de eventos29
CONSIDERAÇÕES FINAIS3

CURSO de EXTENSÃO DE PLANEJAMENTO DE EVENTOS MODALIDADE À DISTÂNCIA

MÓDULO 01 3

Deve-se ter em mente que nos cursos de Educação a Distância são fatores imprescindíveis para o sucesso a autodisciplina e a responsabilidade na condução da própria aprendizagem. O sucesso do curso depende de cada aluno.

Neste curso utilizaremos recursos para facilitar a aprendizagem. Haverá momentos de reflexão, de produção e de análises de textos, tanto em atividades individuais quanto colaborativas.

Será imprescindível a participação ativa de cada aluno. Seguem algumas dicas para auxiliá-lo na aprendizagem:

• Ler atentamente o texto; • Assinalar as dúvidas que forem surgindo no decorrer da leitura;

• Selecionar e providenciar todas as referências bibliográficas sugeridas para consulta;

• Estabelecer um horário para a realização das leituras obrigatórias e opcionais;

• Executar os exercícios propostos e disponibilizá-los no espaço determinado, elaborando respostas/ textos claros e objetivos;

• Fazer anotações, esquemas e resumos;

• Participar de todas as atividades propostas pela professora.

O aluno contará, em cada módulo, com uma apostila que será o material que guiará seus estudos. Haverá também o material de apoio que será postado na página.

A apostila está organizada em capítulos. Abaixo se encontra a legenda dos ícones que serão usados para indicar os tipos de atividades propostas e as atividades que poderão ser propostos a você. Eles funcionam como organizadores de aprendizagem.

CURSO de EXTENSÃO DE PLANEJAMENTO DE EVENTOS MODALIDADE À DISTÂNCIA

MÓDULO 01 4

CONHECER O TEMA – Trata-se de atividade individual de análise teórica dos conteúdos. É o caso dos textos básicos e das leituras complementares.

DIVIDIR CONHECIMENTO – Trata-se de atividade a ser desenvolvida com colegas na qual vamos utilizar os Fóruns de Discussão.

CONHECER, APRENDER E FAZER – Você encontrará atividades como pesquisa, resolução de problema e elaboração de texto. É a parte prática do curso.

DESAFIO – Recurso (texto ou imagem) apresentado no início da apostila para provocar reflexões a respeito de suas experiências e seus conhecimentos em relação ao tema. Trata-se do ponto de partida do trabalho.

PARA REFLETIR – Questões para reflexão e que tem como objetivo instigá-lo a enriquecer os conhecimentos adquiridos, apresentados ao longo dos textos.

QUAL SUA OPINIÃO? – Questões colocadas no início dos textos para estimulá-lo a pensar a respeito de seus conhecimentos prévios sobre o assunto. O Objetivo dessas questões é ajudá-lo a se posicionar em relação ao tema, revendo os conhecimentos e as experiências anteriores.

PORTA DE SAÍDA – Textos, exemplos, reflexões, atividades e sugestões para enriquecer, concretizar e apresentar novas visões sobre o tema abordado nos textos.

CURSO de EXTENSÃO DE PLANEJAMENTO DE EVENTOS MODALIDADE À DISTÂNCIA

MÓDULO 01 5

PARA ANALISAR – Questões propostas para estimulá-lo a ampliar e contextualizar seus conhecimentos, analisar de forma mais profunda a sua realidade e buscar novas soluções. É importante resgatar sua vivência profissional, refletindo sobre ela.

Você deve discutir as questões em sua comunidade de origem, além de interagir com colegas e professores após a realização das pesquisas e apresentar um relato no Mural.

LEIA OU ACESSE – Indicações de leituras, áudios e sites na Internet, que tratam dos assuntos em estudo.

VOCÊ É O CRIADOR – Atividades de produção de texto que tem como objetivos: sintetizar e enriquecer as idéias do texto; apresentar resultados de pesquisa, elaborar o posicionamento pessoal sobre o tema de forma crítica e sistematizar idéias do texto.

QUEBRA-CABEÇA – Atividade prática de aplicação dos conteúdos sobre a forma de problema a ser solucionado por você, individualmente ou colaborativamente.

PARA (NÃO) CONCLUIR – Textos ao final da disciplina com a intenção de instigá-lo a prosseguir seus estudos na área.

CURSO de EXTENSÃO DE PLANEJAMENTO DE EVENTOS MODALIDADE À DISTÂNCIA

MÓDULO 01 6

Planejamento de EventosPlanejamento de EventosPlanejamento de EventosPlanejamento de Eventos

Turismo de eventos: atualidades e tendências de mercado

Tipologia e terminologia no segmento de eventos

Formatação de um evento: projeto

Secretaria e logística dos eventos

Definição de espaços para eventos

Formação da equipe e serviços terceirizados : contratação

Avaliação de eventos

Módulo I Módulo I

CURSO de EXTENSÃO DE PLANEJAMENTO DE EVENTOS MODALIDADE À DISTÂNCIA

MÓDULO 01 7

Breve histórico do turismo de eventos

Turismo de Eventos, atualidades e tendências de mercado

(Parte 1 de 5)

Comentários