Plano de aula

Plano de aula

Disciplina: Composição das páginas Web Turma: 2º sem. Comunicação para Web – Unidade Marquês

AULA 1 (06/08) - APRESENTAÇÃO

Apresentação do professor; Apresentação da disciplina; Apresentação das Avaliações;

Exercício proposto: Escolher 2 sites (1 com design eficiente e outro ineficiente) - Nome e endereço; Analisar: - Cores;

- Lay-out;

- Diagramação;

- Organização da informação;

- Logotipo;

- Aplicação de fontes;

- Conceito utilizado.

AULA 2 (13/08) – DESIGN NA WEB OBJETIVO: Entender a importância do design para a web e sua aplicação.

Exposição da aplicação dos Princípios do Design na Web e de Técnicas de Comunicação Visual.

Exercício proposto: Individualmente fazer uma nova análise dos 2 sites selecionados, com base nos princípios explicados. Gerar pequeno relatório com as reflexões.

BIBLIOGRAFIA DAMASCENO, Anielle. Webdesign: teoria e prática. Florianópolis: Visual Books, 2003. DONDIS, Donis A.. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes: 1997. RADFAHRER, Luli. Design/Web/Design:2. WILLIAMS, Robin; TOLLET, John. Webdesin para não designers: Um guia objetivo para você criar, projetar e publicar o seu site na web. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRIDGEWATER, Peter. Introdução ao Design Gráfico. São Paulo: Estampa, 1999. WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

AULA 3 (20/08) – CORES.

OBJETIVO: Entender a correta aplicação das cores e suas funções nos ambientes virtuais.

Exposição sobre a aplicação das cores na Web.

Exercício proposto: Análise de cores dos sites selecionados na primeira aula. Gerar um pequeno relatório com as reflexões.

BIBLIOGRAFIA CESAR, Newton. Direção de arte: em propaganda. São Paulo: Futura, 2000. DAMASCENO, Anielle. Webdesign: teoria e prática. Florianópolis: Visual Books, 2003. DONDIS, Donis A.. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes: 1997. FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Editora Edgard Blücher. RADFAHRER, Luli. Design/Web/Design:2. WILLIANS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. 7ª ed. São Paulo: Callis, 1995.

AULA 4 (27/08) – TIPOGRAFIA. OBJETIVO: Entender a correta aplicação das tipografias e suas funções nos ambientes virtuais.

Exposição sobre a aplicação das tipografias na Web.

Exercício proposto: Análise tipográfica dos sites selecionados na primeira aula. Gerar um pequeno relatório com as reflexões.

BIBLIOGRAFIA CESAR, Newton. Direção de arte: em propaganda. São Paulo: Futura, 2000. DAMASCENO, Anielle. Webdesign: teoria e prática. Florianópolis: Visual Books, 2003. DONDIS, Donis A.. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes: 1997. FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Editora Edgard Blücher. RADFAHRER, Luli. Design/Web/Design:2. WILLIANS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. 7ª ed. São Paulo: Callis, 1995.

AULA 5 (03/09) – MARCAS. OBJETIVO: Entender princípios que norteia a criação de marcas eficientes.

Exposição da importância dos seguintes princípios na criação de uma marca: - Conceito

- Legibilidade

- Personalidade/Originalidade

- Pregnância

- Cores e Fontes.

Exercício proposto: criação de um logotipo utilizando o conteúdo transmitido em aula.

BIBLIOGRAFIA CESAR, Newton. Direção de arte: em propaganda. São Paulo: Futura, 2000. DAMASCENO, Anielle. Webdesign: teoria e prática. Florianópolis: Visual Books, 2003. DONDIS, Donis A.. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes: 1997. STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar seus valores. 2ª ed. Rio de Janeiro: Rio Books, 2003.

AULA 6 (10/09) – PORTAIS OBJETIVO: conhecer o padrão de lay-out de sites do tipo portal.

Exposição das características de lay-out de sites do tipo portal.

BIBLIOGRAFIA DAMASCENO, Anielle. Webdesign: teoria e prática. Florianópolis: Visual Books, 2 CHAK, Andrew. Como criar sites persuasivos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.

AULA 7 (17/09) – CORPORATIVOS. OBJETIVO: conhecer o padrão de lay-out de sites do tipo corporativo.

Exposição das características de lay-out de sites do tipo corporativo.

BIBLIOGRAFIA DAMASCENO, Anielle. Webdesign: teoria e prática. Florianópolis: Visual Books, 2

AULA 8 (24/09) – PROFISSIONAIS. OBJETIVO: conhecer o padrão de lay-out de sites do tipo profissional.

Exposição das características de lay-out de sites do tipo profissional.

BIBLIOGRAFIA DAMASCENO, Anielle. Webdesign: teoria e prática. Florianópolis: Visual Books, 2

AULA 9 (01/10) – PROVA TEÓRICA!

AULA 10 (08/10) – NOÇÕES E CONCEITOS DE USABILIDADE. OBJETIVO: conhecer noções e conceitos de usabilidade.

Exposição sobre conceitos e princípios de usabilidade e sua aplicação.

BIBLIOGRAFIA NIELSEN, Jakob ; GIBSON, A. Projetando websites. São Paulo: Elsevier/ Campus. NIELSEN, Jakob ; TAHIR, M. Homepage : usabilidade 50 websites desconstruidos. São Paulo: Campus. AGNER, Luiz. Ergodesign e Arquitetura de informação. São Paulo: Quartet.

AULA 1 (15/10) – NOÇÕES DE PHOTOSHOP 1.

AULA 12 (2/10) – NOÇÕES DE PHOTOSHOP 2.

AULA 13 (29/10) – NOÇÕES DE PHOTOSHOP 3.

AULA 14 (05/1) – ORIENTAÇÃO. OBJETIVO: aula destinada à orientação dos alunos e à produção do trabalho final.

AULA 15 (12/1) – ORIENTAÇÃO. OBJETIVO: aula destinada à orientação dos alunos e à produção do trabalho final.

AULA 16 (19/1) – ORIENTAÇÃO. OBJETIVO: aula destinada à orientação dos alunos e à produção do trabalho final.

AULA 17 (26/1) – ORIENTAÇÃO. OBJETIVO: aula destinada à orientação dos alunos e à produção do trabalho final.

AULA 18 (03/12) – ENTREGA DO TRABALHO.

AULA 19 (10/12) – PLANTÃO DE DÚVIDAS. AULA 20 (17/12) – PLANTÃO DE DÚVIDAS.

Comentários