Cap. 16.2

TRANSLAÇÃO

Vera Lucia

Eduardo

Diego Carlos

Júlio César

Vitor Lopes

Ralillie

Corpo rígido:

  • É um conceito (ideal), de um corpo indeformável que pode girar com todas suas partes travadas conjuntamente sem sofrer qualquer mudança.

Cinemáticas dos sistemas rígidos (sólidos)

  • Sistemas rígidos são sistemas de pontos materiais cujas posições relativas são constantes independentes do tempo. Os movimentos fundamentais de um corpo rígido são 'translação' e 'rotação'. Qualquer outro movimento pode ser decomposto em uma seqüência de translações e rotações puras.

Translação

  • É o movimento no qual qualquer segmento de reta tomado a partir de quaisquer dois pontos distintos A e B do corpo, se mantém paralelo á posição inicial.

Propriedades na translação

a) Todos os pontos do corpo descrevem trajetórias superponíveis (qualquer uma delas é a trajetória do corpo.

b) Todos os pontos do corpo, em cada instante, têm a mesma velocidade vetorial e a mesma aceleração vetorial, que se denominam 'velocidade e aceleração do corpo em translação':

  • b) Todos os pontos do corpo, em cada instante, têm a mesma velocidade vetorial e a mesma aceleração vetorial, que se denominam 'velocidade e aceleração do corpo em translação':

c) Diferente da análise de movimentos de n partículas, onde adotamos um referencial fixo no espaço para análise de deslocamento em relação ao tempo onde um ponto é adotado como fixo, no sistema de coordenadas em translação analisamos pontos em um mesmo corpo rígido, onde estes mantém a mesma distância entre si, e deslocamento paralelo em relação à posição inicial.

  • c) Diferente da análise de movimentos de n partículas, onde adotamos um referencial fixo no espaço para análise de deslocamento em relação ao tempo onde um ponto é adotado como fixo, no sistema de coordenadas em translação analisamos pontos em um mesmo corpo rígido, onde estes mantém a mesma distância entre si, e deslocamento paralelo em relação à posição inicial.

Comentários