CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ - CESUMAR

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Ética e Responsabilidade Social

MARINGÁ

2011

ADRIANO PEREIRA DE LIMA

Ética e Responsabilidade Social

Trabalho realizado no Centro Universitário de Maringá com requisito parcial à obtenção de notas. Trabalho de Ética e Responsabilidade Social. Disciplina: Ética e Responsabilidade Social. Orientação: Prof°. Paulo Pardo

MARINGÁ

2011

ISO 26000

A ISO 26000 foi criada após cinco anos de intenso trabalho, que envolveu cerca de 450 especialistas de 99 países, a Norma Internacional de Responsabilidade Social, ISO 26000 foi publicada no dia 1º de novembro de 2010, ao todo, a norma contempla sete temas: direitos humanos, práticas de trabalho, meio ambiente, governança organizacional, práticas leais de operação, relacionamento com consumidores, envolvimento comunitário e desenvolvimento e tem um capítulo específico de orientação sobre como integrar responsabilidade social na organização. A expectativa é de que a norma se torne um novo paradigma de atuação em responsabilidade social para todas as organizações.   A ISO 26000 será a terceira geração de normas ISO, outros sistemas de gestão de qualidade já vigoram certificando várias empresas o sistema ISO já é adotado por mais de 600 mil Organizações em todo o mundo, contudo diferentemente desta, a ISO 26000 não será uma norma para certificação, ou seja, ela servirá apenas como um guia de diretrizes e não como base para obtenção de selos e certificados de responsabilidade socioambiental pelas empresas e outras organizações. A decisão da ISO foi elaborar uma norma de diretrizes em responsabilidade social dirigida para todos os tipos de organizações. Essa determinação tem gerado um debate constante sobre o tratamento que será dado às empresas, pois há um temor de que a formulação das diretrizes, por se dirigir a organizações em geral, perca o significado concreto para a conduta das corporações. A norma trará orientações sobre o processo de incorporação da responsabilidade social e ambiental às atividades de uma organização, além de indicações sobre os principais instrumentos, sistemas e entidades que, atualmente, tratam do tema, visando orientar as organizações de todos os tipos e tamanhos sobre os cuidados e princípios que devem ser seguidos por quem, um dia, desejar se tornar socialmente responsável. Nesse sentido, com a publicação da ISO 26000, espera-se que a tênue linha que separa o discurso corporativo oficialmente responsável das verdadeiras políticas e práticas empresariais ganhe contornos mais acentuados, servindo as diretrizes como parâmetro para a sociedade medir a verdadeira atuação socioambiental das empresas, uma vez que um dos principais objetivos da norma será o de estabelecer um entendimento comum sobre o que de fato significa responsabilidade social, a fim de que as iniciativas duvidosas sobre o assunto possam ser claramente resolvidas. Empresas mineiras já estão se adequando aos critérios exigidos para obtenção da ISO 26000, a implantação da ISO 26000 vai além da questão da responsabilidade social, representando, no longo prazo, uma estratégia de Marketing positiva para a imagem da corporação, empresas socialmente responsáveis são mais valorizadas tanto pela sociedade quanto pelo mercado.

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