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Estrutura Organizacional, Notas de estudo de Economia

Estrutura OrganizacionalEstrutura Organizacional

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 22/11/2011

andre-souza-dyt
andre-souza-dyt 🇧🇷

4.7

(21)

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Baixe Estrutura Organizacional e outras Notas de estudo em PDF para Economia, somente na Docsity! 1 Estruturas Organizacionais Deve ser delineado de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa. É uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. Conceito de estrutura organizacional: Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Djalma, 2002, p. 84. Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Stoner, 1992, p.230. Funções dos executivos: O executivo tem a função de organizar toda a empresa para o seu perfeito funcionamento, além disso, três outras funções básicas fazem parte da sua vida. São elas: Planejamento da empresa – objetivos esperados. Direção da empresa – orientação, coordenação, motivação, liderança das atividades. Controle da empresa – acompanhamento, controle, avaliação dos resultados. Organização – ordem nas coisas. 2 Benefícios de uma estrutura adequada. Identificação das tarefas necessárias; Organização das funções e responsabilidades; Informações, recursos, e feedback aos empregados; Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos; Condições motivadoras. Estrutura: Toda empresa possui dois tipos de estrutura: Formal e informal. Formal: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades. É estável. Está sujeita a controle. Está na estrutura. Líder formal. Planejamento Controle Organização Direção 5 Não é estática. É representada graficamente pelo organograma. É dinâmica. Deve ser delineada de forma a alcançar os objetivos institucionais. (Delinear = Criar, aprimorar). Deve ser planejada. O Planejamento deve estar voltado para os seguintes objetivos: Identificar as tarefas físicas e mentais que precisam ser desempenhadas. Agrupar as tarefas em funções que possam ser bem desempenhadas e atribuir sua responsabilidade a pessoas ou grupos. Proporcionar aos empregados de todos os níveis: o Informação. o Recursos para o trabalho. o Medidas de desempenho compatíveis com objetivos e metas. o Motivação. TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ⇒ Funcional. ⇒ Clientes. ⇒ Produtos. ⇒ Territorial. ⇒ Por projetos. ⇒ Matricial. DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Seus componentes. No desenvolvimento Condicionantes. considerar: Níveis de influência. Níveis de abrangência. 6 Implantação Participação dos funcionários Ajustes Motivar Avaliar Quanto ao alcance dos objetivos Influencia dos aspectos formais e informais COMPONENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ⇒ Sistema de responsabilidade, constituído por: - Departamentalização; - Linha e assessoria; e - Especialização do trabalho. ⇒ Sistema de autoridade, constituído por: - Amplitude administrativa ou de controle; - Níveis hierárquicos; - Delegação; - Centralização/descentralização. ⇒ Sistema de comunicações (Resultado da interação das unidades organizacionais), constituída por: - O que, - Como, - Quando, - De quem, - Para quem. Para Drucker pode-se considerar mais um sistema da estrutura organizacional. O sistema de decisão – o resultado da ação sobre as informações. Segundo Drucker são necessários três análises para determinar a estrutura organizacional necessária: 1. Análise das atividades. 2. Análise das decisões e 3. Análise das relações. 7 CONDICIONANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. São Quatro: Objetivos e estratégias, Ambiente, Tecnologia, Recursos humanos. NÍVEIS DE INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. São três: Nível estratégico, Nível tático, Nível operacional. NÍVEIS DE ABRANGENCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Três níveis podem ser considerados quando do desenvolvimento e implantação da estrutura organizacional: Nível da empresa, Nível da UEN – Unidade Estratégica de Negócio Nível da Corporação. Considerações básicas dos componentes da estrutura organizacional. 10 Autoridade Hierárquica Funcional: Correspondente à autoridade estabelecida pela função exercida pelas unidades organizacionais Autoridade funcional Presidente Diretoria de Marketing Diretoria Financeira Diretoria das Regionais Regional Norte Setor de caixa Setor de vendas 11 Sistema de Comunicações Deve-se verificar até que ponto a forma estrutural atende às necessidades de comunicação da empresa. O sistema de comunicação é a rede por meio da qual as informações que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz. Deve ser considerado: O que deve ser comunicado Como deve ser comunicado Quando De quem deve vir a comunicação Para quem deve ir a comunicação Por que deve ser comunicado Quando deve ser comunicado 12 Condicionantes da estrutura organizacional. Fator humano A empresa funciona por meio de pessoas, a eficiência depende da qualidade intrínseca e do valor e da integração dos homens que ela organiza. Ao desenvolver uma estrutura organizacional deve-se levar em consideração o comportamento e o conhecimento das pessoas que irão desempenhar funções. Não podemos esquecer da MOTIVAÇÃO. Fator ambiente externo Avaliação das mudanças e suas influências. Fator sistema de objetivos e estratégias Quando os objetivos e estratégias estão bem definidos e claros, é mais fácil organizar. Sabe-se o que se espera de cada um. Fator tecnologia Conhecimentos Equipamentos IMPLANTAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Três aspectos devem ser considerados: 1. a mudança na estrutura organizacional. 2. o processo de implantação; e 3. as resistências que podem ocorrer. AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL • Levantamento
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