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jose ant rezende - orc empresarial 2011 3Sem Mkt, Notas de estudo de Contabilidade

Orçamento Empresarial

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 29/10/2011

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deivid-barros-6 🇧🇷

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Baixe jose ant rezende - orc empresarial 2011 3Sem Mkt e outras Notas de estudo em PDF para Contabilidade, somente na Docsity! Faculdade do Norte Pioneiro – FANORPI Curso de Técnico em Marketing ORÇAMENTO EMPRESARIAL: Fundamentos e aplicações Disciplina: Orçamento Empresarial 3° Semestre – Técnico em Marketing Prof. José Antônio Rezende 2011 Apostila Orçamento Empresarial Apostila_Orç_Empresarial_v2011_3°Sem_Mkt 2 S U M Á R I O CAPÍTULO 1 – CONCEITOS E EXEMPLO SIMPLICADO .......................... 3 1.1. ORÇAMENTO: NOÇÕES BÁSICAS E CONCEITO ............................... 3 1.2. EXEMPLO BÁSICO .................................................. 4 1.2.1. Orçamento de vendas ......................................... 5 1.2.2. Orçamento de produção ....................................... 5 1.2.3. Orçamento de compras de matéria-prima ....................... 6 1.2.4. Orçamento de mão-de-obra .................................... 7 1.2.5. Orçamento de impostos a recolher ............................ 7 1.2.6. Orçamento de custos indiretos de fabricação ................. 8 1.2.7. Orçamento de custo de produção .............................. 8 1.2.8. Orçamento do fluxo de caixa ................................. 8 1.2.9. Orçamento de capital ....................................... 12 1.3. ANÁLISE DA VARIAÇÃO NO LUCRO BRUTO................................ 12 1.4. TIPOS DE ORÇAMENTOS............................................. 14 1.4.1 . Orçamento de itens de linha................................ 14 1.4.2. Orçamento por exercícios limitados ........................... 14 1.4.3. Previsão e orçamento de base zero .......................... 14 1.4.4. Orçamento flexível ........................................... 15 EXERCÍCIOS – Seção 1: Crepaldi, 2004, Cap.8. ........................ 16 EXERCÍCIOS – Seção 2: Gitman, 2001, Cap.14. ......................... 19 EXERCÍCIOS – Seção 3: Padoveze, 1995, Cap.16. ....................... 21 CAPÍTULO 2 – ESTUDO DE CASO – ORÇAMENTO DE CAIXA .................... 23 CAPÍTULO 3 – ESTUDO DE CASO INTEGRADO ............................... 25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................... 29 FACULDADE DO NORTE PIONEIRO – FANORPI Prof. José Antônio Rezende. 2010. Direitos Reservados 5 ser revisado várias vezes para ser concluído, para reconciliar os números. 1.2.1. Orçamento de vendas A empresa deve prever as quantidades a serem vendidas e os preços a serem praticados. A finalidade do orçamento de vendas é determinar a quantidade e o valor total dos produtos a vender, bem como calcular os impostos sobre vendas, a partir de projeções de vendas elaboradas pelas unidades de vendas e/ou executivos e especialistas em marketing. Por exemplo, uma empresa que produz um único produto e que faz as seguintes previsões de preço de venda e de quantidades a serem vendidas (previstos pelo departamento de marketing): Orçamento de Vendas Janeiro Fevereiro Março Total Qtde Vendas 50.000 80.000 100.000 230.000 Preço Unitário 46,00 55,00 70,00 Receita Vendas 2.300.000,00 4.400.000,00 7.000.000,00 13.700.000,00 Após o orçamento de vendas, a empresa pode elaborar o orçamento dos impostos sobre vendas, supondo que a empresa recolha apenas o ICMS a uma taxa de 18,0%. O orçamento dos impostos sobre vendas seria: Orçamento de impostos s/ vendas Janeiro Fevereiro Março Total ICMS 18% S/ Vendas 414.000,00 792.000,00 1.260.000,00 2.466.000,00 1.2.2. Orçamento de produção A empresa, sabendo as quantidades estimadas de vendas, pode estimar os estoques desejados de produtos acabados e as quantidades necessárias a serem produzidas. O orçamento de produção tem como finalidade determinar a quantidade de produtos que devem ser produzidos em função das vendas planejadas, considerando-se as políticas de estoques de produtos acabados, sendo que a política de estoques pode ser diferente para cada produto. A fórmula básica da movimentação de estoques é dada pela equação abaixo: SaídasEntradasIEfinalEstoque −+= .. As entradas podem ser tanto compras como produção, e as saídas podem ser vendas ou consumo na produção. Através desta Apostila Orçamento Empresarial Apostila_Orç_Empresarial_v2011_3°Sem_Mkt 6 equação pode ser apurado qualquer uma das 4 variáveis presentes na fórmula. Estoques desejados de produtos acabados Janeiro Fevereiro Março Estoque Inicial (qtde) 25.000 Estoque Final (qtde) 30.000 40.000 30.000 Orçamento de produção Janeiro Fevereiro Março Total Vendas (qtde) 50.000 80.000 100.000 230.000 (-) EI (25.000) (30.000) (40.000) (95.000) (+) EF 30.000 40.000 30.000 100.000 Produção Necessária (qtde) 55.000 90.000 90.000 235.000 1.2.3. Orçamento de compras de matéria-prima A empresa, após saber as quantidades que irá produzir, tem condições de saber as quantidades necessárias de matéria-prima. Os quadros do orçamento de matérias-primas determinam a quantidade e o valor de matérias-primas a consumir e a comprar. Supondo que a empresa consuma 3 kg de matéria-prima por unidade produzida (informado pelo departamento de produção), as quantidades necessárias de matéria-prima serão: Orçamento da quantidade consumida de matéria-prima: Janeiro Fevereiro Março Produção Necessária (qtde) 55.000 90.000 90.000 Consumo de matéria-prima (por unidade) 3 3 3 Consumo Total Previsto 165.000 270.000 270.000 Após saber as quantidades necessárias de matéria-prima, a empresa deverá estimar os estoques desejados de matéria-prima, para depois estimar as quantidades que deverão ser compradas: Estoques desejados de matéria-prima: Janeiro Fevereiro Março Estoque Inicial (qtde) 10.000 Estoque Final (qtde) 40.000 30.000 20.000 Orçamento das quantidades a serem compradas Janeiro Fevereiro Março Total Consumo Total Previsto 165.000 270.000 270.000 705.000 (-) EI (10.000) (40.000) (30.000) (+) EF 40.000 30.000 20.000 Qtde a comprar 195.000 260.000 260.000 715.000 FACULDADE DO NORTE PIONEIRO – FANORPI Prof. José Antônio Rezende. 2010. Direitos Reservados 7 A empresa, após estimar as quantidades necessárias a serem compradas, pode estimar o preço de compra do quilo de matéria- prima e o total de compras de matéria-prima. Orçamento de compra de matéria-prima Janeiro Fevereiro Março Total Quantidade a comprar 195.000 260.000 260.000 715.000 Preço de Compra 3,45 4,41 4,41 Total de Compras (R$) 672.750,00 1.146.600,00 1.146.600,00 2.965.950,00 1.2.4. Orçamento de mão-de-obra Também com base no orçamento de produção, a empresa pode elaborar o orçamento de mão-de-obra. A finalidade do orçamento de mão-de-obra direta (MOD) é determinar a quantidade e o valor total de horas de mão-de-obra diretamente aplicados na produção. Ressalta-se que os custos da mão-de-obra deve incluir os encargos sociais, calculados de acordo com as leis vigentes. Supondo que para produzir uma unidade de seu produto a empresa consuma 1,5 hora de mão-de-obra, podemos elaborar o orçamento de horas de mão-de-obra. Orçamento de horas de mão-de-obra Janeiro Fevereiro Março Total Produção Necessária (qtde) 55.000 90.000 90.000 235.000 Tempo Gasto (horas) 1,50 1,50 1,50 Total (horas) 82.500 135.000 135.000 352.500 A empresa deve estimar a taxa horária de mão-de-obra para poder estimar o custo de mão-de-obra. Orçamento de mão-de-obra Janeiro Fevereiro Março Total Total (horas) 82.500 135.000 135.000 352.500 Custo da hora (R$) 2,30 2,76 3,53 Total mão-de-obra (R$) 189.750,00 372.600,00 476.550,00 1.038.900,00 1.2.5. Orçamento de impostos a recolher No orçamento de impostos a recolher, a empresa concilia o crédito do ICMS a ser pago nas compras, com a previsão de débitos provenientes das vendas, apurando assim, o saldo do imposto efetivo a pagar. Supondo que a empresa tem um crédito de 18% de ICMS sobre as compras, o valor dos impostos a recuperar será de: Apostila Orçamento Empresarial Apostila_Orç_Empresarial_v2011_3°Sem_Mkt 10 de 2x09 de R$ 70.000,00, cujo valor a administração da Cia XYZ pretende manter aplicado como reserva técnica de capital. - Previsão de recebimento de juros sobre aplicação financeira de 1,5% ao mês sobre o saldo do excedente de caixa gerado no mês anterior, aplicado em fundo de investimento. Saídas - O saldo das compras de insumos de 2x09 era constituído dos seguintes valores: R$ 100.000,00, saldo de novembro de 2x09; R$ 300.000,00, saldo de dezembro de 2x10. - O saldo do pagamento das compras de 2x09, após renegociação de pagamentos, ocorre da seguinte forma: 30% pagos em janeiro de 2x10; 30% pagos em fevereiro de 2x10; 40% pagos em março de 2x10. - As compras de insumos em 2x10 representam 57% das vendas. - O pagamento das compras do ano de 2x10 ocorre assim: 10% pagos à vista; 80% em 30 dias; e 10% em 60 dias. - Títulos a pagar: o saldo de dezembro de 2x10 de R$ 80.000,00 será pago em 4 parcelas nos meses de janeiro a abril. - Contas a pagar: o saldo de dezembro de 2x10 de R$ 170.000,00 será pago em 4 parcelas nos meses de janeiro a abril. - R$ 4.000,00 são pagamentos de leasing e aluguel. - Salários e encargos: 9% das vendas mais R$ 3.000,00 de parcela fixa. - Pagamento de impostos, em janeiro, no valor de R$ 5.000,00; em fevereiro de R$ 6.000,00; em março de R$ 7.000,00. - Pagamento de juros de 1% ao mês sobre o saldo dos empréstimos registrados no passivo em dezembro de 2x09, no montante de R$1.050,00. - A amortização do saldo dos empréstimos em dezembro de 2x09, que ocorrerá a partir de janeiro de 2x10, representa 4% ao mês sobre o saldo de dezembro de 2x09, no montante de R$1.050,00. - Pagamento de juros de 2% ao mês sobre os empréstimos para cobertura de insuficiência de caixa apurados mensalmente, com base no saldo financiado no mês anterior. - Pagamento de dividendos correspondente a 30% do lucro líquido do exercício de 2x09, no montante de R$ 589.000,00, dividido nos meses de abril, maio e junho de 2x10. - Aquisição de máquinas e equipamentos, em abril, no valor de R$110.000,00 e, em outubro, no valor de R$ 140.000,00. Outros - A empresa adota como política financeira a manutenção de um saldo de caixa mínimo de R$ 10.000,00. - a empresa iniciará janeiro de 2x10 com um saldo inicial de caixa de R$ 380.000,00. - Os administradores da Cia XYZ estão estudando a hipótese de resgatar parte das ações da empresa em circulação no mercado financeiro, visando à realização de uma fusão com um concorrente, cliente ou principal fornecedor, como forma de reestruturação de seu atual nível de custos. FACULDADE DO NORTE PIONEIRO – FANORPI Prof. José Antônio Rezende. 2010. Direitos Reservados 11 Uma análise do fluxo de caixa projetado da Cia XYZ para o período de janeiro a dezembro de 2x10, apresentada na tabela a seguir, conduz aos seguintes aspectos merecedores de comentário: CIA XYZ DEMONSTRAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAIXA (exercício 2x10) valores em mil reais DESCRIÇÃO JAN. FEV. MAR. ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Previsão de vendas 2x10 200,0 250,0 200,0 200,0 250,0 250,0 350,0 350,0 350,0 400,0 400,0 475,0 OPERACIONAL: Recebimento de vendas a realizar em 2x10 Rcbto à vista - 10% 20,0 25,0 20,0 20,0 25,0 25,0 35,0 35,0 35,0 40,0 40,0 47,5 Rcbto 30 dias - 20% 40,0 50,0 40,0 40,0 50,0 50,0 70,0 70,0 70,0 80,0 80,0 Rcbto 60 dias - 70% 140,0 175,0 140,0 140,0 175,0 175,0 245,0 245,0 245,0 280,0 Recebimento de vendas realizadas em 2x09 Vendas Novembro 250,0 Vendas Dezembro 67,0 233,0 OUTROS: Juros aplic. Financeira – Sd 2x09 1,1 1,1 1,1 1,1 1,1 1,1 1,1 1,1 1,1 1,1 1,1 1,1 Juros aplic. Financeira – Exced. 6,5 5,4 2,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 E N T R A D A S TOTAL 338,1 305,5 216,5 238,1 206,1 216,1 261,1 281,1 351,1 356,1 366,1 408,6 Previsão compras insumos 2x10 114,0 142,5 114,0 114,0 142,5 142,5 199,5 199,5 199,5 228,0 228,0 270,8 OPERACIONAL: Pagamento de operações a realizar em 2x10 Pgto à vista - 10% 11,4 14,3 11,4 11,4 14,3 14,3 20,0 20,0 20,0 22,8 22,8 27,1 Pgto 30 dias - 80% 91,2 114,0 91,2 91,2 114,0 114,0 159,6 159,6 159,6 182,4 182,4 Pgto 60 dias - 10% 11,4 14,3 11,4 11,4 14,3 14,3 20,0 20,0 20,0 22,8 Leasing e aluguel 4,0 4,0 4,0 4,0 4,0 4,0 4,0 4,0 4,0 4,0 4,0 4,0 Salários e encargos 21,0 25,5 21,0 21,0 25,5 25,5 34,5 34,5 34,5 39,0 39,0 45,8 Impostos 5,0 6,0 7,0 Pagamento de operações realizadas em 2x09 Cpras insumos dez. 2x09 120,0 120,0 160,0 Titulos a pagar 20,0 20,0 20,0 20,0 Contas a pagar 42,5 42,5 42,5 42,5 FINANCEIRO: Pgto de juros - emprest. Sd 2x09 10,5 10,5 10,5 10,5 10,5 10,5 10,5 10,5 10,5 10,5 10,5 10,5 Amortização empréstimos 42,0 42,0 42,0 42,0 42,0 42,0 42,0 42,0 42,0 42,0 42,0 42,0 Pgto de Juros - emprest. Exced. 0,0 0,0 0,0 -1,1 -2,1 -3,3 -2,8 -2,9 -1,6 -3,2 -2,2 Pgto de dividendos 58,9 58,9 58,9 INVESTIMENTO: Aquisição equipamentos 110,0 140,0 S A ÍD A S TOTAL 276,4 376,0 443,8 425,8 256,7 278,5 235,9 282,0 287,6 436,3 317,5 332,3 Fluxo líquido de caixa 61,7 -70,4 - 227,3 - 187,7 -50,6 -62,4 25,2 -0,9 63,4 -80,2 48,6 76,2 Saldo inicial de caixa 380,0 441,7 371,2 143,9 -43,8 -94,4 - 156,8 - 131,6 - 132,6 -69,2 - 149,4 - 100,8 SALDO FINAL DE CAIXA 441,7 371,2 143,9 -43,8 -94,4 - 156,8 - 131,6 - 132,6 -69,2 - 149,4 - 100,8 -24,6 Saldo mínimo de caixa 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 Financiamento necessário 0,0 0,0 0,0 -53,8 - 104,4 - 166,8 - 141,6 - 142,6 -79,2 - 159,4 - 110,8 -34,6 S A L D O S Saldo excedente de caixa 431,7 361,2 133,9 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Apostila Orçamento Empresarial Apostila_Orç_Empresarial_v2011_3°Sem_Mkt 12 Comentários - De maneira geral, embora seja previsto o crescimento da receita no ano de 2x10, o caixa gerado nas operações da empresa não será suficiente para sustentar o pagamento dos custos com insumos e demais gastos e investimentos necessários à manutenção de suas operações. - Como conseqüência, o saldo de caixa existente em dezembro de 2x09 será totalmente consumido, gerando a necessidade da empresa recorrer a financiamentos no período de abril a dezembro, o que acarretará o pagamento de encargos adicionais de juros. Diante do exposto, a administração da Cia XYZ deverá estudar alternativas para manutenção do crescimento da receita, mas procurando adequar os custos, gastos e investimentos de modo a não prejudicar o retorno patrimonial da empresa esperado pelos acionistas. * Texto extraído da obra: Ferreira, 2005. 1.2.9. Orçamento de capital Os aumentos de capital representam a compra de ativos fixos, cujos custos se distribuem por vários períodos sob a forma de depreciação. Em geral, esses gastos exigem o comprometimento de grande quantidade de fundos e devem ser previstos no orçamento do fluxo de caixa. O orçamento de capital (também conhecido como orçamento de investimentos) reflete os planos da alta administração referentes a ampliações/expansões, melhorias/ modernizações e substituições de ativos. Estes são os principais motivos para desembolsos de capital. Para todo desembolso de capital, espera- se que vá produzir benefícios através de um período maior que um ano, geralmente, durante a vida útil do bem adquirido. O orçamento de capital é o processo de avaliar e selecionar investimentos a longo prazo consistentes com a meta da empresa de maximização da riqueza. As empresas fazem uma variedade de investimentos a longo prazo, mas o mais comum são os ativos imobilizados. O orçamento de capital deve constar o montante financeiro atual dos ativos fixos da empresa, e o volume de desembolsos futuros, provenientes de aquisições, assim como, o valor periódico das depreciações dos ativos novos e dos antigos. 1.3. ANÁLISE DA VARIAÇÃO NO LUCRO BRUTO O Lucro Bruto é formado pela diferença entre as receitas de vendas e o CPV; ao compararmos a variação no lucro bruto de dois períodos, devemos considerar as variações no preço e nas quantidades. FACULDADE DO NORTE PIONEIRO – FANORPI Prof. José Antônio Rezende. 2010. Direitos Reservados 15 Na maioria das organizações, portanto, o OBZ é usado pouco freqüentemente. Se for implementado freqüentemente como técnica orçamentária, os gerentes irão muitas vezes recorrer às mesmas explicações do ano anterior, tacitamente tomando o OBZ em orçamento incremental. 1.4.4. Orçamento flexível Os orçamentos de planejamento comunicam volumes planejados e preços planejados. Os orçamentos de controle precisam de alguma modificação. Isso se deve ao fato de que alguns gerentes não têm volumes sob seu controle direto e não podem ser responsabilizados por desvios orçamentários que advém de mudanças de volume. Para uma análise de desempenho, verbas orçamentárias para esses gerentes precisam variar segundo o volume. Esse orçamento variável é chamado de orçamento flexível, em contraste com o orçamento estático. O orçamento flexível é função de uma medida de volume. Um exemplo ilustra isso facilmente. Se um gerente de produção tem determinado orçamento para produzir 100 unidades, mas o marketing (responsável pelo resultado de faturamento) requer o fornecimento de 120, os gerentes de produção não conseguem ser automaticamente responsabilizados por um aumento dos custos. Um desvio do orçamento poderia ser atribuível unicamente ao fato de que os dados de vendas são mais elevados, o que está totalmente fora de seu controle. Orçamentos flexíveis lidam com tais mudanças. O orçamento com que o gerente de produção será comparado é o variado, que indica o custo em que se deve incorrer para fornecer 120 unidades. Se os gerentes são responsáveis por volumes e custos por unidade, entretanto, essa flexibilidade não ajuda. Nesses casos, um orçamento estático que compara o planejado com o desempenho real sem ajustes de volume é mais apropriado. Os orçamentos são um importante mecanismo para coordenação e controle em uma organização. A quantidade de orçamentos diferentes que precisam ser elaborados depende do desenho dos centros de responsabilidade e do direito de decisão dentro deles. O ciclo orçamentário e o número de revisões dependem da complexidade da reconciliação, das técnicas orçamentárias e do ambiente da empresa. Para fins de controle, os orçamentos ligam- se estreitamente aos sistemas de custeio da empresa, já que os orçamentos flexíveis dependem dos dados de custo e dos agentes de custo do sistema contábil interno da organização. Apostila Orçamento Empresarial Apostila_Orç_Empresarial_v2011_3°Sem_Mkt 16 EXERCÍCIOS – Seção 1: Crepaldi, 2004, Cap.8. 1 – Com os dados a seguir, montar o Orçamento da Receita de Vendas e dos Impostos sobre vendas para o trimestre de janeiro a março, de uma empresa que trabalha com um único produto: Orçamento da previsão de vendas: Jan. Fev. Mar. Total Produto A 35.000 45.000 40.000 120.000 Projeção do Preço de Venda: Jan. Fev. Mar. Produto A 80,00 95,00 110,00 Impostos = ICMS 18% Solução: Orçamento da Receita de Vendas: Jan. Fev. Mar. Total Quantidades 35.000 45.000 40.000 120.000 Preço de Venda 80,00 95,00 110,00 Total 2.800.000,00 4.275.000,00 4.400.000,00 11.475.000,00 Orçamento dos Impostos s/ vendas: Jan. Fev. Mar. Total Receita Bruta 2.800.000,00 4.275.000,00 4.400.000,00 11.475.000,00 ICMS 18% s/ vendas 504.000,00 769.500,00 792.000,00 2.065.500,00 2 – Com os dados do Orçamento de vendas do exercício nº 1, conhecendo-se os estoques desejados de produtos acabados, elaborar o orçamento de produção: Orçamento dos estoques de produtos acabados: Janeiro Fevereiro Março EI (qtde) 10.000 EF (qtde) 15.000 15.000 20.000 Solução: Orçamento de Produção: Janeiro Fevereiro Março Total Vendas (qtde) 35.000 45.000 40.000 120.000 (-) EI -10.000 -15.000 -15.000 (+) EF 15.000 15.000 20.000 Produção Necessária (qtde) 40.000 45.000 45.000 130.000 3 – Sabendo-se que a empresa consome 3 kg da matéria-prima X e 2 kg da matéria-prima Y para fazer uma unidade do produto A, FACULDADE DO NORTE PIONEIRO – FANORPI Prof. José Antônio Rezende. 2010. Direitos Reservados 17 elaborar o orçamento de compras de matéria-prima. As informações sobre preços e estoques são fornecidas a seguir: Dados previstos: Jan. Fev. Mar. Matéria-prima X: Preço de Compra 10,00 12,00 14,00 EI (qtde) 80.000 EF (qtde) 90.000 100.000 80.000 Matéria-prima Y: Preço de Compra 6,00 8,00 11,00 EI (qtde) 60.000 EF (qtde) 80.000 90.000 100.000 Solução: Orçamento de matérias-primas: Matéria-prima X Jan. Fev. Mar. Total Produção Necess. 40.000 45.000 45.000 130.000 Consumo MP/unid. 3 3 3 Consumo Total Previsto MP 120.000 135.000 135.000 390.000 (-) EI (qtde) -80.000 -90.000 -100.000 (+) EF (qtde) 90.000 100.000 80.000 Qtde a comprar 130.000 145.000 115.000 390.000 Preço de compra 10,00 12,00 14,00 Total Compras R$ 1.300.000,00 1.740.000,00 1.610.000,00 4.650.000,00 Matéria-prima Y Jan. Fev. Mar. Total Produção Necess. 40.000 45.000 45.000 130.000 Consumo MP/unid. 2 2 2 2 Consumo Total Previsto MP 80.000 90.000 90.000 260.000 (-) EI (qtde) -60.000 -80.000 -90.000 -60.000 (+) EF (qtde) 80.000 90.000 100.000 80.000 Qtde a comprar 100.000 100.000 100.000 300.000 Preço de compra 6,00 8,00 11,00 Total Compras R$ 600.000,00 800.000,00 1.100.000,00 2.500.000,00 4 – Sabendo-se que o ICMS nas compras é de 18%, calcular o orçamento dos impostos a recuperar. Orçamento dos impostos a recuperar: Jan. Fev. Mar. Total Matéria-prima X 1.300.000,00 1.740.000,00 1.610.000,00 4.650.000,00 Matéria-prima Y 600.000,00 800.000,00 1.100.000,00 2.500.000,00 Total Compras 1.900.000,00 2.540.000,00 2.710.000,00 7.150.000,00 ICMS 18% s/ cpras 342.000,00 457.200,00 487.800,00 1.287.000,00 Apostila Orçamento Empresarial Apostila_Orç_Empresarial_v2011_3°Sem_Mkt 20 abril. A empresa também tem intenção de fazer uma compra à vista de R$ 25.000,00 de ativos permanentes em dezembro. a) Levando-se em consideração que a empresa tem um saldo de caixa de R$ 22.000,00 no início de novembro, determine o saldo de caixa final para cada mês, de novembro a abril. b) Levando-se em consideração que a empresa espera manter um saldo mínimo de caixa de R$ 15.000,00, determine o financiamento total necessário de caixa ou excedente de caixa para cada mês, de novembro a abril. c) Se a empresa estivesse requerendo uma linha de crédito para cobrir o financiamento necessário para o período de novembro a abril, qual o montante essa linha de crédito teria de ter? Explique sua resposta. FACULDADE DO NORTE PIONEIRO – FANORPI Prof. José Antônio Rezende. 2010. Direitos Reservados 21 EXERCÍCIOS – Seção 3: Padoveze, 1995, Cap.16. 1 – Uma empresa vende dois produtos principais, A e B, e peças para reposição do produto A. com os dados abaixo, obtidos junto ao setor de comercialização e já criticados e aceitos pelas áreas correlatas, elabore um orçamento de vendas para o próximo ano, apurando o total da receita bruta e da receita líquida. Com relação às peças de reposição, elas são vendidas apenas no mercado interno, com mesma tributação, e as vendas representam em média 10% das vendas do produto A no mercado interno. 2 – Os produtos referenciados no exercício anterior utilizam a seguinte quantidade de materiais para cada unidade de produto final: As peças de reposição, para atender as vendas esperadas para o próximo ano, consumirão em média 4% das quantidades previstas para o componente 2 do produto A. Pede-se: a) Elaborar um orçamento de quantidades de materiais necessários para atender o programa de produção, que estima-se, será igual às quantidades previstas para venda no próximo ano; b) Calcular também a quantidade em estoque final de materiais ao final do ano previsto, sabendo que a empresa quer ter sempre um estoque mínimo suficiente para atender dois meses de produção. 3 – Com os dados obtidos no exercício anterior, de quantidades necessárias para o programa de produção e quantidades esperadas de estoque final, e considerando os seguintes dados adicionais, elabore: a) O orçamento de compras, líquidas e brutas, para o próximo ano; b) A previsão do valor dos estoques finais para fins contábeis com o critério de custo médio ponderado. Matéria-prima 1 Componente 2 Custo cotado - sem impostos R$ 1.000,00 R$ 10,00 Impostos sobre compras 30% 30% Estoque inicial quantidade 650 toneladas 150.000 unid. custo médio ponderado R$ 980,00 R$ 10,20 total em estoque R$ 637.000,00 R$ 1.530.000,00 Produto A Produto B Vendas totais previstas 1600 500 Mercado Interno 65% 90% Mercado Externo 35% 10% Preço de venda unitário - com impostos Mercado Interno R$ 22.500,00 R$65.000,00 Mercado Externo R$ 18.000,00 R$55.250,00 Impostos sobre vendas Mercado Interno 30% 30% Mercado Externo - - Produto A Produto B Matéria-prima 1 1,5 tonelada 2,0 tonelada Componente 2 400 unidades 1800 unidades Apostila Orçamento Empresarial Apostila_Orç_Empresarial_v2011_3°Sem_Mkt 22 4 – Com os dados obtidos nos exercícios 1 e 3, das compras e vendas brutas, e dos impostos sobre as vendas e as compras, apure: a) O líquido dos impostos gerado no ano; b) O saldo de impostos a recolher no fim do ano, sabendo que as vendas e compras ocorreram uniformemente durante o ano e recolhe-se no mês seguinte o líquido dos impostos gerado no mês anterior; c) O saldo no fim do ano de Contas a Receber de Clientes, sabendo que a empresa tem um prazo médio de recebimento de vendas de 35 dias; d) O saldo no fim do ano de Contas a Pagar a Fornecedores, sabendo que a empresa consegue um prazo médio de pagamento das compras de 28 dias. 5 – Utilize todos os dados necessários obtidos nos exercícios 1 a 4, e considere o balanço inicial e as informações dadas abaixo: BALANÇO INICIAL ATIVO PASSIVO Caixa/Bancos - Duplicatas a pagar 1.700.000,00 Duplicatas a receber 4.833.000,00 Impostos a recolher 100.000,00 Estoque Materiais 2.167.000,00 Impostos s/ o lucro - Equipamentos 25.000.000,00 Empréstimos 15.000.000,00 Capital Social 15.200.000,00 Lucro Acumulado - Total 32.000.000,00 Total 32.000.000,00 Dados adicionais: - Orçamento de despesas gerais de fabricação...R$ 26.500.000,00 - Orçamento de despesas com vendas.............R$ 9.000.000,00 - Orçamento de despesas administrativas........R$ 5.000.000,00 - Orçamento de depreciações industriais........R$ 4.000.000,00 - Despesas financeiras: 12% de juros ao ano - Imposto sobre o lucro = 40% sobre o lucro operacional Pede-se: a) Elaborar a demonstração de resultados projetada. b) Considerando que: - foram adquiridos R$ 4.300.000,00 em novos equipamentos; - 75% dos impostos sobre o lucro gerados no ano já foram pagos, restando apenas 25% a pagar; - 50% dos juros gerados no ano foram pagos, restando 50% a pagar, além do valor do principal dos empréstimos; - O total do lucro líquido após os impostos sobre o lucro foram retidos na empresa; - Os dados do estoque final, contas a receber, contas a pagar, impostos sobre mercadorias a recolher foram obtidos nos exercícios anteriores; - O saldo final de caixa será obtido por diferença. c) Elaborar o orçamento de caixa. d) Levantar o Balanço final previsto. Faculdade do Norte Pioneiro – FANORPI Curso de Técnico em Marketing CAPÍTULO 3 – ESTUDO DE CASO INTEGRADO TRABALHO BIMESTRAL - ORÇAMENTO EMPRESARIAL - O trabalho poderá ser realizado em grupo de no máximo 5 alunos (não serão aceitos grupos maiores). - Para resolução deverá ser utilizado o número do RA de um dos alunos do grupo, a fim de definir o volume de vendas ( indicar o aluno e o RA no início do trabalho). - O trabalho deverá ser entregue no dia da prova, em cópia impressa e arquivo digital (trazer no pen-drive ou enviar por e-mail). A empresa Limpíssima Super Ltda, fabricante de sabonetes, está realizando o orçamento empresarial para o ano de 2011. Como ponto de partida, apresenta-se a seguir o Balanço Patrimonial a ser encerrado em 31/12/2010 (considere que estamos no início de 2011). BALANÇO PATRIMONIAL – 31/12/2010 Ativo Passivo Ativo Circulante 443.710,00 Passivo Circulante 150.323,00 Caixa 15.650,00 Fornecedores 95.600,00 Clientes 205.560,00 Salários e Encargos 12.600,00 Estoque PA 193.300,00 Tributos (IRPJ) 42.123,00 Estoque MP 29.200,00 ELP Empréstimos 150.000,00 Ativo Permanente 343.800,00 Imobilizado 343.800,00 Patrimônio Liquido 487.187,00 Veículos 37.000,00 Capital Social 400.000,00 Máquinas 80.000,00 Resultado Acum. 87.187,00 Prédios 280.000,00 Depreciação Acum. (53.200,00) Total 787.510,00 Total 787.510,00 As vendas dos produtos Sabonete Fresh e Sabonete Glicerina foram estimadas de acordo com o quadro abaixo: Produto 1º Semestre/2011(und) 2º Semestre/2011 (und) Sabonete Fresh RA x 1.000 (RA x 1.000) +200.000 Sabonete Glicerina (RA x 1.000) – 500.000 (RA x 1.000) – 450.000 Obs: utilizar apenas os números da seqüência do meio do RA – Exemplo: RA n° 109-1101-1 – utilizar o número 1101 vezes 1.000, que é igual a 1.101.000. Apostila Orçamento Empresarial Apostila_Orç_Empresarial_v2011_3°Sem_Mkt 26 Os preços a serem praticados, segundo o departamento de marketing, devem ser de R$0,68 e R$ 0,79 por unidade respectivamente para o Sabonete Fresh e o Sabonete Glicerina. Como a economia apresenta relativa estabilidade a diretoria decidiu não realizar aumento nos preços a serem praticados durante o ano de 2011. O orçamento do 2º semestre de 2010 prevê um estoque final de sabonete Fresh de 450.000 unidades de 50 gramas cada e 100.000 unidades do sabonete glicerina, também com 50 gramas. Ao final do 1° semestre de 2011 é desejado um estoque final suficiente para cobrir 20% do volume a ser comercializado no próximo semestre. Ao final do 2º semestre de 2011 é desejado um estoque de 350.000 unidades de sabonete fresh e 200.000 unidades de sabonete glicerina, a fim de suprir a venda no início do próximo período. Solicitado ao departamento de produção o consumo de cada matéria-prima no processo de fabricação, este apresentou o seguinte quadro: Matéria-Prima Unidade Consumo por kg sabonete fresh Consumo por kg sabonete glicerina Preço por kg da MP Sabão Industrial Kg 0,90 0,80 R$3,00 Essência Kg 0,10 0,10 R$30,00 Glicerina Kg - 0,10 R$40,00 O mesmo departamento informou que no final do 1º semestre de 2011 seria muito interessante contar com um estoque suficiente para cobrir 25% do consumo necessário para o próximo semestre, além disto, apresentou o quadro anexo que permite identificar os níveis de estoques desejados para o início do 1º semestre de 2011 e o final do 2º semestre de 2011. Matéria-Prima Estoque em 31/12/2010 (kg) Estoque em 31/12/2011 (kg) Sabão Industrial 1.400 2.500 Essência 700 1.200 Glicerina 100 110 Quando questionado sobre a mão-de-obra direta o diretor de produção disse que no último estudo realizado foi possível identificar que utilizando 1 hora de mão-de-obra direta é possível produzir 80 unidades de Sabonete Fresh ou 50 unidades de Sabonete Glicerina (produção total por hora). Já a diretora de recursos humanos informou que os salários, incluindo os encargos, seriam de R$ 5,00 p/ hora para a produção de Sabonete Fresh e R$ 5,34 p/ hora para a produção de Sabonete Glicerina. Salários estes a serem praticados no ano de 2010. FACULDADE DO NORTE PIONEIRO – FANORPI Prof. José Antônio Rezende. 2010. Direitos Reservados 27 Os outros custos e despesas foram estimados pelo departamento de planejamento nos seguintes valores: Custos Indiretos e Despesas Fixas Descrição 1º Semestre/2011 2º Semestre/2011 Total Materiais Indiretos Fabricação 10.000,00 14.000,00 24.000,00 Salários Administração 15.000,00 17.000,00 32.000,00 Aluguel Escritório 12.000,00 15.000,00 27.000,00 Manutenção Veículo 11.000,00 9.000,00 20.000,00 Propaganda 12.000,00 5.000,00 17.000,00 Material de Escritório 3.000,00 3.000,00 6.000,00 Mão-de-Obra Indireta 10.000,00 8.000,00 18.000,00 Energia Elétrica Administração 1.000,00 1.500,00 2.500,00 Energia Elétrica Fabrica 3.000,00 4.000,00 7.000,00 Outros Custos Indiretos 1.000,00 1.000,00 2.000,00 Juros s/ Empréstimos 2.000,00 2.000,00 4.000,00 Os Custos Indiretos de Fabricação - CIF's são rateados aos produtos em função das horas totais de mão-de-obra direta utilizada nos produtos. Os tributos incidentes sobre as vendas são: ICMS com alíquota de 18% (há crédito de ICMS na aquisição de MP e insumos, na mesma aliquota), PIS com alíquota de 0,65% e COFINS com alíquota de 3,00%, apurados sobre a receita bruta. O IRPJ é apurado sobre o LAIR (Lucro antes do Imposto de Renda) a uma alíquota de 30%. Sobre os bens do ativo imobilizado, a empresa procede às depreciações em função da vida útil de cada elemento, assim, considera-se 5 anos de vida útil para veículos, 10 anos para Máquinas e Equipamentos e 25 Anos para Prédios, ressaltando que nenhuma alienação ou aquisição será realizada no próximo ano (deve-se apurar a depreciação por semestre). A empresa possui uma política de pagamentos e recebimentos com prazo de 30 dias invariavelmente, onde, por sua vez, deve-se considerar os Custos Indiretos de fabricação, bem como as despesas Operacionais distribuídos de forma uniforme aos períodos. Para efeito de elaboração do Orçamento de caixa considere que os valores de vendas, compras, e pagamentos de despesas
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