INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO MARANHÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS

MODELOS ORGANIZACIONAIS CONTEMPORÂNEOS

ISOS 9001, 9004 E 14000

São Luís

2011

Ana Cristina

Eliane Lobato

Ivanice Rodrigues

James Silva Sousa

Nathiane Costa

Nadia dos Reis

Patrícia da Silva

Roseane Ferreira

Roseana Pestana

Solange Ruth

Stefany Leandra

Simey Farias Serra

ISOS 9001, 9004 E 14000

Trabalho de apresentação à disciplina de Modelos de Organizações contemporâneos.

Professor: Flavio Andrade

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................

04

2 . O QUE ISO?......................................................................................................................

05

3. QUEM PODE APLICAR...................................................................................................

05

4. PARA QUE SERVE...........................................................................................................

06

5. VANTAGENS....................................................................................................................

06

6. SÉRIE DE NORMAS ISO 9000.......................................................................................

06

6.1 A ISO 9001.......................................................................................................................

06

6.2 ISO 9004..........................................................................................................................

07

6.3 ISO 14000 ........................................................................................................................

07

7. COMO A EMPRESA GANHA A CERTIFICAÇÃO PELA ISO..................................

07

8. CERTIFICAÇÃO PELA ISO 14001..................................................................................

07

9. A APLICAÇÃO DAS NORMAS ISO 9000.....................................................................

08

10. A EMPRESA QUE TEM O CERTIFICADO ISO 9000.................................................

08

11. OS CLIENTES QUE UTILIZAM OS SERVIÇOS DO ISO DAS EMPRESAS..........

08

12. PARA OS COLABORADORES / EMPREGADOS......................................................

08

13. COMO A EMPRESA GANHA A ISO............................................................................

08

14. CERTIFICAÇÃO PELA ISO 14001...............................................................................

08

15. EMPRESAS CERTIFICADORAS..................................................................................

09

16. RECURSOS HUMANOS NO CONTEXTO DA ISO 9000............................................

09

16.1 CONTRIBUIÇÃO DO RH NA ISO 9000....................................................................

09

16.2 RECURSOS HUMANOS NO CONTEXTO DA ISO 9000........................................

09

17. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................

11

REFERÊNCIAS...............................................................................................................

12

1.INTRODUÇÃO.

Qualquer organização gostaria de melhorar a forma na qual opera, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes. Para isso busca métodos, traça estratégias de modo que essa melhoria aconteça em curto prazo, trazendo os benefícios esperados e o desenvolvimento institucional.

2. O QUE ISO?

Conjunto de normas internacionais que busca averiguar a existência de um sistema de garantia da qualidade implementado na empresa, verificando os requisitos da norma com a realidade encontrada. A ISO, cuja sigla significa International Organization for Standardization (Organização Internacional de Estandardização), é uma entidade não governamental criada na Suíça em 1947, com sede em Genebra. O seu objetivo é promover, no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e para desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e de atividade econômica. Os membros da ISO (cerca de 90) são os representantes das entidades máximas de normalização nos respectivos países como, por exemplo, ANSI (American National Standard Institute), BSI (British Standard Institute), DIN (Deutsches Institut für Normung) e o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia). O trabalho técnico da ISO é conduzido por comitês técnicos (TC's). O estudo sobre a emissão das normas da série ISO 9000, por exemplo, foi feito pelo TC176 durante o período 1983-1986 (no Brasil, o comitê técnico responsável pelas normas da NBR-ISO 9000 é o CB25, da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT). As normas ISO não são de caráter imutável. Elas devem ser revistas e revisadas pelo menos uma vez a cada cinco anos. No caso específico das normas da série 9000, inicialmente publicadas em 1987, a última revisão ocorreu em 1994. Em sua abrangência máxima engloba pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; objetivando a satisfação do cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa. A ISO série 9000 compreende um conjunto de cinco normas (ISO 9000 a ISO 9004). Entretanto, estas normas oficializadas em 1987, não podem ser consideradas normas revolucionárias, pois elas foram baseadas em normas já existentes, principalmente nas normas britânicas BS5750. Além destas cinco normas, deve se citar a existência da ISO 8402 (Conceitos e Terminologia da Qualidade), da ISO 10011 (Diretrizes para a Auditoria de Sistemas da Qualidade), ISO 14000 (para a gestão ambiental) e de uma série de guias ISO pertinentes à certificação e registro de sistemas de qualidade.

3. QUEM PODE APLICAR.

As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestadora de serviços ou mesmo uma empresa governamental. Deve ser enfatizado, entretanto, que as normas ISO série 9000 são normas que dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não às especificações dos produtos fabricados por esta empresa. Ou seja, o fato de um produto ter sido fabricado por um processo certificado segundo as normas ISO 9000 não significa que este produto terá maior ou menor qualidade que um outro similar. Mas um dos aspectos mais importantes é o da auditoria interna. A empresa deve ser constantemente auditada, estar sempre se auto-averigüando, para descobrir defeitos e promover as ações preventivas e corretivas para que eles não se repitam. Enfim, vai montar um sistema de qualidade que faça com que o empregado não se perca dentro da sua própria função. Agindo assim, tem condições de atender à demanda, sabe onde estão as coisas, tem tudo documentado e, acima de tudo, tem uma administração que está comprometida com a qualidade. Acontecem na organização da empresa, principalmente nas atividades que influem diretamente na qualidade e nas exigências de procedimentos escritos para as atividades tais como: 1) análise de contrato, 2) controle de documentos, 3) controle de produto não conforme, 4) ação corretiva, 5) registro de qualidade, 6) treinamento. As empresas que adotam os regulamentos da ISO 9000 tem mais credibilidade frente a outras empresas e aos seus clientes, uma vez que suas normas foram elaboradas por representantes de diversos países, do mundo inteiro. existem hoje mais de 16.000 empresas que têm implantado uma das normas da série ISO 9000 e muitos países já as adotaram como normas nacionais, entre eles o Brasil.

4. PARA QUE SERVE.

As normas ISO se aplicam em situações contratuais, que exijam demonstração de que a empresa fornecedora é administrada com qualidade. A aplicação das normas parte dos seguintes princípios:Os produtos e serviços têm suas especificações definidas por: 1) regulamentos do governo brasileiro, 2) normas internacionais, 3) normas nacionais, 4) normas da empresa.A conformidade do produto ou serviço, ou seja, sua qualidade pode ser demonstrada pelo desenvolvimento de certas atividades da empresa, tais como: projeto, desenvolvimento, planejamento, pós-produção, instalação, assistência técnica e marketing.Os requisitos especificados nos sistemas da qualidade propostos pelas normas ISO 9001, 9002 e 9003 são complementares (não alternativos) aos requisitos técnicos especificados para os produtos e serviços.

5. VANTAGENS

Redução de riscos

6. SÉRIE DE NORMAS ISO 9000:

6.1 A ISO 9001

É uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus produtos/serviços a seus clientes, A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada, independentemente de tamanho ou setor. Entretanto, os melhores retornos sobre o investimento são obtidos pelas companhias que estão preparadas para implementá-la em toda a organização, ao invés de fazê-lo em localidades específicas, departamentos ou divisões. A ISO 9001 trata dos requisitos para um SGQ e é uma norma que permite às organizações verificar a consistência de seus processos, medir e monitorá-los com o objetivo de aumentar a sua competitividade e, com isso, assegurar a satisfação de seus clientes.De acordo com o Inmetro, “a ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacionalISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações. “O objetivo da ISO 9001 é prover confiança de que o fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que foi especificado.

    1. A ISO 9004

Fornece diretrizes para implantar e implementar o sistema da qualidade: fatores técnicos, administrativos e humanos que afetem a qualidade de produtos ou serviços; aprimoramento da qualidade; referência para o desenvolvimento e implementação de um sistema da qualidade e para a determinação da extensão em que cada elemento desse sistema pode ser aplicado. trata das diretrizes que consideram eficácia e eficiência de um SQG. O objetivo da ISO 9004 é melhorar o desempenho da organização e a satisfação de cliente e outras partes interessadas.Vale lembrar que não existe certificação para as normas ISO 9000 e ISO 9004, somente para a ISO 9001.

    1. A ISO 14000

Em 1993 a ISO criou um Grupo Assessor Estratégico sobre Meio Ambiente (Strategic Advisory Group on Environment a SAGE), para analisar a necessidade de desenvolvimento de normas internacionais na área do meio ambiente, então finalmente em 1996 é publicada a ISO 14000 que associava dois conceitos ambiente e qualidade.

Em 1999 é publicada em Portugal a NP EN ISO 14001.Enquanto a ISO 9000 introduz um Sistema de Gestão da Qualidade, a ISO 14000 envedra por um Sistema de Gestão Ambiental, estabelece requisitos e formas das empresas criarem os seus produtos e gerirem os seus processos de modo a que estes não prejudiquem o meio ambiente, tenham cuidado com os resíduos gerados permitindo assim que a sociedade e a natureza sejam protegidas.

Visa promover a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações, através da definição das orientações necessárias á criação e implementação de ferramentas de gestão para identificação dos aspectos ambientais significativos e controle dos respectivos impactos, prevenção da poluição e melhoria contínua.

7. COMO A EMPRESA GANHA A CERTIFICAÇÃO PELA ISO.

Auditores de um órgão certificador realizam auditoria fazem relatório e o órgão certificador analisa e emite o certificado de acordo com as normas. Para obter a certificação ISSO 14001, uma empresa deve definir a sua política Ambiental, implantar um Sistema de Gestão Ambiental, cumprir a legislação ambiental aplicável (ao pais e aquela localidade), e assumir um compromisso com a melhoria contínua de seu desempenho ambiental.

8.CERTIFICAÇÃO PELA ISO 14001

Para obter a certificação ISO 14001, uma empresa deve definir a sua Política Ambiental, implantar um Sistema de Gestão Ambiental, cumprir a legislação ambiental aplicável (ao país e aquela localidade), e assumir um compromisso com a melhoria contínua de seu desempenho ambiental.

9. A APLICAÇÃO DAS NORMAS ISO 9000

Acontecem na organização da empresa, principalmente nas atividades que influem diretamente na qualidade e nas exigências de procedimentos escritos para as atividades tais como: 1) análise de contrato, 2) controle de documentos, 3) controle de produto não comforme, 4) ação corretiva, 5) registro de qualidade, 6) treinamento. As empresas que adotam os regulamentos da ISO 9000 tem mais credibilidade frente a outras empresas e aos seus clientes, uma vez que suas normas foram elaboradas por representantes de diversos países, do mundo inteiro. existem hoje mais de 16.000 empresas que têm implantado uma das normas da série ISO 9000 e muitos países já as adotaram como normas nacionais, entre eles o Brasil.

10. A EMPRESA QUE TEM O CERTIFICADO ISO 9000

É sólida; tem reputação; evita perca de mercado; tem responsabilidade civil; sua margem de queixas e reclamações é pequena; tem relações comerciais facilitadas, redução das perdas de produção; menos reprocessamento, reparo e trabalho; menor número de reposições e redução dos custos de paralisação, de ações para solucionar problemas, de operação e de aquisição.

11. OS CLIENTES QUE UTILIZAM OS SERVIÇOS DO ISO DAS EMPRESAS

Têm segurança da fonte proveniente; evitam danos a saúde; têm grande satisfação com o produto ou serviço; satisfação em relação aos produtos e serviços adquiridos.

12. PARA OS COLABORADORES / EMPREGADOS

Menos conflitos no trabalho e maior integração entre setores; maior desenvolvimento individual em cada tarefa, possibilitando melhoria de desempenho; maiores oportunidades de treinamento; menores possibilidades de acidentes de trabalho; melhores condições para acompanhar e controlar os processos; melhoria da qualidade e da produtividade, gerando possibilidades de recompensas.Todos estes indicadores de melhoria são frutos das normas ISO 9000, uma vez que há uma clara definição de "o que fazer, como, para que, quando, onde e quem deve fazer". Ações preventivas também passam a ser desenvolvidas rotineiramente, visando reduzir as ações corretivas decorrentes de inspeção e fiscalização.

13. COMO A EMPRESA GANHA A ISO

Auditores de um órgão certificador realizam auditoria fazem relatório e o órgão certificador analisa e emite o certificado de acordo com as normas.

14. CERTIFICAÇÃO PELA ISO 14001

Para obter a certificação ISO 14001, uma empresa deve definir a sua Política Ambiental, implantar um Sistema de Gestão Ambiental, cumprir a legislação ambiental aplicável (ao país e aquela localidade), e assumir um compromisso com a melhoria contínua de seu desempenho ambiental.

15. EMPRESAS CERTIFICADORAS

Inicialmente o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial) ficou responsável certificar as empresas. Mas depois, seguindo uma tendência mundial, ele deixou de ter essa função e começou a credenciar instituições para fazer isso. No total devemos ter umas 20 empresas certificadoras no País:ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABS Quality Evaluations RJ, ABS Quality Evaluations SP, BRTUV (TUV CERT) (Alemanha) RJ, BRTUV (TUV CERT) (Alemanha) SP, BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda, DNV Det Norske Veritas Soc. Class. de Navios Ltda, DQS do Brasil S/C Ltda, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Germanischer Lloyd do Brasil Ltda, Lloyd's Register Quality, Assurance RJ, Lloyd's Register Quality Assurance SP, SGS ICS Certificadora LTDA, UCIEE - União Certificadora.

16. RECURSOS HUMANOS NO CONTEXTO DA ISO 9000

Quando falamos nos processos da série ISO 9000, não significa somente alcançar os quesitos exigidos pelos órgãos certificadores de qualidade total, mas sim fazer com que as empresas certificadas apresentem produtos e serviços com credibilidade a seus clientes externos e fornecedores. Dentro deste enfoque destacamos a área de Recursos Humanos como sendo uma das que mais participam do processo com um grande envolvimento, principalmente no que diz respeito à capacitação e desenvolvimento de pessoas.

16.1 Contribuição do RH na ISO 9000

Dentro do contexto atual do programa ISO 9000, a área de Recursos Humanos tem se tornado extremamente estratégica nos dias atuais, aonde passou a exercer atividades que visem contribuir para o sucesso do programa de qualidade total das empresas. Dentre as contribuições do RH na ISO 9000, citamos algumas de julgamos importantes:

  • Criar um ambiente propício onde todos da empresa se sintam comprometidos e motivados em  realizar atividades de natureza diferentes e complexas.

  • Criar mecanismos de estímulo e incentivo que propiciem o crescimento e o bem estar das pessoas e da empresa.

  • Participar ativamente nas decisões e ações para o desenvolvimento da ISO 9000.

16.2 Recursos Humanos no contexto da ISO 9000

Abaixo apresentamos os 8 passos em que a área de Recursos Humanos está inserida no contexto da ISO 9000 e em seguida detalhamos em cada passo qual a importância e o envolvimento do RH no programa, mais precisamente a área de Treinamento e Desenvolvimento.

Passo I: O papel dos Recursos Humanos.

Passo II: O Impacto do Treinamento

Passo III: Políticas de Treinamento.

Passo IV: Processos de Treinamento.

Passo V: Orientação ao Novo Empregado.

Passo VI: Descrições de Cargos.

Passo VII: Gerenciamento do Treinamento.

Passo VIII: Verificação das Habilidades e Competência

17. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Diante do que foi exposto neste trabalho de pesquisa, fica evidente a busca constante pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas para seus clientes e também para seus colaboradores través das ISOS, uma vez que a certificação só acontece se a empresa estiver dentro dos padrões ditados pelas mesmas. Sendo que todos ganham com isso; empresas, clientes, colaboradores e a própria natureza.

Este estudo nos enriqueceu de conhecimentos, conceitos, pontos de vista, técnicas e métodos.Tudo isso nos faz avançar na era do desenvolvimento sustentável. isso certamente irá favorecer nossas vidas profissionais, pois o profissional do futuro necessita amadurecer intelectualmente, possibilitando uma prática profissional apoiada no conhecimento continuado.

REFERÊNCIAS

ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Disponível em:

<http://www.abnt.com.br/>. Acesso em: 08 de março de 2011.

AGCO, AGCO DO BRASIL COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA. Disponível em:

<http://www.agco.com.br/>. Acesso em: 10 de março de 2011.

DRUMMOND, Helga. O Movimento pela Qualidade: de que o gerenciamento de

qualidade total realmente se trata. São Paulo: Littera Mundi, 1998.

INMETRO, INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E

QUALIDADE INDUSTRIAL. GT Especial do ABNT/CB-25 – Grupo de

Aperfeiçoamento do Processo de Certificação. Rev.: 3 – Abril de 2005. Disponível em:

<http://www.inmetro.gov.br/>. Acesso em: 10 de março de 2011.

ISO, INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. Disponível

em: <http://www.iso.org>. Acesso em: 11 de março de 2011.

LOBATO, David Menezes. Administração estratégica: uma visão orientada para a

busca de vantagens competitivas. Rio de Janeiro: Editoração, 2002.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................

04

2 . O QUE ISO?......................................................................................................................

05

3. QUEM PODE APLICAR...................................................................................................

05

4. PARA QUE SERVE...........................................................................................................

06

5. VANTAGENS....................................................................................................................

06

6. SÉRIE DE NORMAS ISO 9000.......................................................................................

06

6.1 A ISO 9001.......................................................................................................................

06

6.2 ISO 9004..........................................................................................................................

07

6.3 ISO 14000 ........................................................................................................................

07

7. COMO A EMPRESA GANHA A CERTIFICAÇÃO PELA ISO..................................

07

8.CERTIFICAÇÃO PELA ISO 14001..................................................................................

08

9. A APLICAÇÃO DAS NORMAS ISO 9000.....................................................................

08

10. A EMPRESA QUE TEM O CERTIFICADO ISO 9000.................................................

08

11. OS CLIENTES QUE UTILIZAM OS SERVIÇOS DO ISO DAS EMPRESAS..........

08

12. PARA OS COLABORADORES / EMPREGADOS......................................................

08

13. COMO A EMPRESA GANHA A ISO............................................................................

14. CERTIFICAÇÃO PELA ISO 14001...............................................................................

15. EMPRESAS CERTIFICADORAS..................................................................................

16. RECURSOS HUMANOS NO CONTEXTO DA ISO 9000............................................

16.1 CONTRIBUIÇÃO DO RH NA ISO 9000....................................................................

16.2 RECURSOS HUMANOS NO CONTEXTO DA ISO 9000........................................

17. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................

REFERÊNCIAS.....................................................................................................................

Comentários