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Guias e Dicas
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Projeto em matematica, Manuais, Projetos, Pesquisas de Matemática

projeto para a elaboração da monografia

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2011
Em oferta
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Compartilhado em 18/10/2011

adley-gomes-6
adley-gomes-6 🇧🇷

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Baixe Projeto em matematica e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Matemática, somente na Docsity! UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-UPE FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE GARANHUNS- FACETEG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA A IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM ELO ENTRE OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E O COTIDIANO DO ALUNO Adley Messias Gomes Cintia Jordânia de Melo David Maklin Santos de Moraes Gêziane de Araújo silva Ramon Acácio de Almeida Willian Roberto C. de Albuquerque Garanhuns-PE 2009 Adley Messias Gomes Cintia Jordânia de Melo David maklin s. de moraes Gêziane de Araújo silva Ramon Acácio de Almeida Willian Roberto C. de albuquerque A IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM ELO ENTRE OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E O COTIDIANO DO ALUNO Garanhuns-PE 2009 SUMÁRIO desenvolver o raciocínio lógico é despertar no aluno um olhar matemático em relação ao mundo que o cerca”. (Leite, 2003). O ensino da matemática quando parte do conhecimento que o aluno já dispõe possibilita ao mesmo conhecer e investigar com mais profundidade e amplitude os conhecimentos que fazem parte de sua realidade, a construção de conhecimentos matemáticos não deve ser um simples repasse de informações contidas nos livros didáticos. “O professor deve ser um pesquisador para tornar o processo de ensino e aprendizagem atrativa para o publico alvo. Contextualizando a matemática escolar é conhecer o contexto e o saber matemático do aluno, valorizando a bagagem de conhecimento que o aluno possui para, então, ampliá-lo respeitando este conhecimento, assim o professor desenvolve uma relação, um vinculo de cumplicidade com seu aluno que facilitará a construção de conhecimentos significativos”. (Emenes e Lellis, 1997). Partindo do pressuposto que os conhecimentos prévios a ser ministrado pelos próprios alunos terão com isto, uma maior participação dos mesmos na resolução de situações-problemas do cotidiano. Não temos a pretensão de modificar nenhum conteúdo ou programa matemático, mas sim contribuir para que a matemática fique o mais próximo possível da necessidade de nossos alunos. 2. OBJETIVOS 2.1 GERAL • Mostrar a relação dos números racionais com o contexto social do aluno pode influenciar de forma significativa no seu processo de aprendizagem. 2.2 ESPECÍFICOS • Demonstrar que os números racionais surgiram das necessidades dos homens e que, portanto tem sua função e utilidades dentro da sociedade. • Mostrar aos alunos que o conteúdo ministrado a partir de situações contextualizadas torna a aprendizagem mais interessante e eficaz. • Exemplificar a utilização dos números em contextos sociais e em outros conhecimentos. • Analisar os benefícios para a aprendizagem quando relacionar conteúdos matemáticos com o contexto social do aluno. • Proporcionar um estudo dinâmico e diferenciado. 3. JUSTIFICATIVA Com esse estudo pretende-se desenvolver idéias matemáticas conduzindo à formação de hipóteses durante a pesquisa, tendo como apoio a linguagem oral e matemática. A necessidade de funcionamento dessa pesquisa tem o intuito de estimular a iniciativa, criatividade e sociabilidade, ao mesmo tempo desenvolver o senso de responsabilidade e objetividade do educador. Tendo oportunidades de crescimento em capacidade de ação, em espírito de iniciativa, em autoconfiança, e fundamentalmente responsabilidade, favorecendo o desenvolvimento pleno da personalidade sem inibições. O documento de matemática é um instrumento que pretende estimular a busca coletiva de soluções de ensino para essa área. Soluções que precisam transformar em ações cotidianas que efetivamente tornem os conhecimentos matemáticos acessíveis a todos os alunos. Com a elaboração dessa pesquisa será observado o olhar crítico dos alunos diante de questões sociais contextualizadas. Atribuindo o conteúdo matemático a situações do seu cotidiano, fazendo com que seja analisado o modo e a forma de como são questionado diante de tas situações. Sem o domínio dos conhecimentos não se desenvolvem as capacidades intelectuais, não é possível a assimilação de conhecimentos de forma sólida e duradoura. Dizendo de outra maneira: na medida em que são assimilados conhecimentos, habilidades e hábitos, são desenvolvidas as capacidades cognoscitivas (observação, compreensão, análise e síntese, generalização, fazer relações entre fatos e idéias etc.), indispensáveis para a independência de pensamento e o estudo ativo. A nossa perspectiva, adquire importância à percepção de como a sociedade, recebe o conhecimento matemático. É importante destacar que a matemática deverá ser vista pelo aluno como conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua capacidade expressiva, de sensibilidade estética e de sua imaginação. A seleção e organização de conteúdos não devem ter como critério único a lógica interna da matemática. Deve-se levar em conta sua relevância social e a contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno. Desse modo, a Para verificação de conhecimentos prévios no que se refere aos conceitos matemáticos: soma, diferença, multiplicação e divisão. Será elaborado um pré-teste, coleta de dados e pós-teste. Com isso será analisado o desempenho e a desenvoltura de cada aluno, buscando interagir com os números apresentado dentro de cada situação. O projeto terá uma abordagem qualitativa, tendo como alvo mostrar a importância da articulação entre os números racionais e as questões sociais do cotidiano do aluno. Esse trabalho será ministrado na Escola Simôa Gomes, no município de Garanhuns, visando promover uma aprendizagem significativa. Após a pesquisa faremos uma análise dos pontos negativos e positivos do assunto explorado anotando-se os métodos viáveis para utilização nessa instituição. A idéia de que um projeto educativo que responda às especificidades locais, isto é, que tenham em conta as características da população de uma dada escola, e do meio em que ela se situa. Os recursos existentes e que mobilize esse conhecimento de forma a construir uma educação de qualidade. Os conhecimentos matemáticos permitem uma discussão acurada de como as diferenças culturais e regionais não podem ser reduzidas à dimensão socioeconômicas de classes sociais. Ainda assim, garantir a possibilidade de educar o aluno como cidadão em formação, de forma que atue como sujeito sociocultural, voltado para mudanças, para a busca de caminhos de transformação social. Dessa forma é decisivo propiciar elementos ao aluno para que rejeite toda forma de exclusão social, por meio, sobretudo da pratica cotidiana de procedimentos voltados para o principio de igualdade. Esses objetivos poderão, assim, oferecer subsídios preliminares que permitam construir a compreensão do entrelaçamento de componentes sociais culturais e populacionais na definição da qualidade de vida. Além de possíveis formas de ação voltadas para a melhoria dessa qualidade. A matemática precisa estar ao alcance de todos e a democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente. A sociedade contemporânea exige dos cidadãos competências e habilidades cada vez mais complexas. A interatividade, o poder de persuasão, vivência ética, postura justa, solidaria, honesta, sobretudo a desenvoltura nas atividades em equipe, são apenas algumas das inúmeras qualidades inerentes a vivência social. Na pesquisa, utilizam-se questionários e entrevistas, assim com atividades desenvolvidas pelos participantes. O relato e a análise crítica das produções e das considerações feitas pelos alunos durante as entrevistas mostram dificuldades em interpretar e lidar com a disciplina em um contexto fora da escola, pois suas falas deixam transparecer uma visão superficial sobre as ações da matemática na sociedade. A dissociação entre a matemática do ensino médio e a matemática do dia-a-dia está presente na formação escolar desses alunos, na medida em que não encontram uma justificativa que os convençam da necessidade e da importância da disciplina em suas vidas. O estudo traça um perfil dos participantes da investigação e suas projeções a respeito da matemática em suas vidas, discutindo-se a realidade do ensino de matemática, especialmente da Educação da Matemática Crítica. 5. CRONOGRAMA ATIVIDADES AGO SET OUT NOV DEZ ESCOLHA DO ASSUNTO E DELIMITAÇÃO DO TEMA X REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA X X PREPARAÇÃO DO PROJETO X X ENCONTRO COM O ORIENTADOR X X X x APLICAÇÃO DAS ENTREVISTAS X ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO X X ENTREGA DO PROJETO X 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CARREGUER, Terezinha Nunes. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortes, 2001 CURY, Carlos R. Jamil- Educação e Contradição. São Paulo: Cortes, 2000, 7ª. Ed. D’ AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: África, 1990. ____________ Educação Matemática: da teoria a prática. Campinas: Papiros, 1996. FALZETA, Ricardo. A matemática pulsa no dia-a-dia. Nova escola, São Paulo: Fundação Victor Civita, 2002 IMENES, Luiz Marcio; LELLIS, Marcelo. Matemática. São Paulo: Scipione, 1997 LEITE, Lucia Helena Álvares. Criança fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Medicas. 2003.
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