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Artigo Educar brincando, Manuais, Projetos, Pesquisas de Pedagogia

Este artigo descreve a inportância do Lúdico no processo ensino-aprendizagem, na educação infantil, a metodologia que deve ser utilizada, a visão do educador em relação a criança como aprendiz.

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2011

Compartilhado em 03/04/2011

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laura-padilha-1 🇧🇷

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Baixe Artigo Educar brincando e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Pedagogia, somente na Docsity! Educar Brincando Laura Nunes Padilha Prof.ª Maria Elizete Inácio Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Licenciatura em Pedagogia (PED0229) – Prática do Módulo I 17/11/2010 RESUMO Este artigo vai destacar o brincar como forma de ensino-aprendizagem, como eram as escolas antigamente, que era restrita qualquer forma de ensino diferenciada que não fosse a memorização e a obediência, só muitos anos depois que o ensino conseguiu ultrapassar algumas barreiras e então, como uma forma de expressão principalmente focando á educação infantil, facilitando o aprendizado através da imitação depois através de gravuras e conseqüentemente com o avanço dos jogos, brinquedos e brincadeiras que é o nosso objetivo. Palavras-chave: Jogos; Brinquedos; brincadeiras; INTRODUÇÃO No decorrer deste artigo será tratado sobre o lúdico como forma de ensino-aprendizagem, mais específicamente o jogo, o brinquedo e as brincadeiras, como eram utilizadas no contexto histórico, e atualmente o que é necessário para organizar uma atividade lúdica em sala de aula em grupo ou em qualquer outro espaço, as áreas que podem ser trabalhadas o tipo de estimulo que se é observado, o que os filósofos consideram como um aprendizado na forma de jogo e o que foi desenvolvido ao longo dos tempos. Através do brinquedo que a criança interage com o mundo, para a criança o brinquedo é um meio de comunicação com o meio em que ela vive como para o adulto o telefone, o jornal, a revista. Em relação ao aspecto desenvolvimental, do brincar como meio de aprendizagem nos baseamos nas teorias de Piaget e Vigotsky, vamos observar como a brincadeira, o jogo e o ato de brincar influenciam no comportamento de crianças em idade pré-escolar. O Brincar É brincando que as crianças se descobrem, vivenciam através das próprias brincadeiras as situações do mundo adulto mesmo sem saber, expressam suas necessidades, sentimentos e suas vontades as vezes subentendidas, em uma brincadeira de cubos para montar desenvolve-se a área visual, pois o material usado é colorido e nessa idade entre 3 e 4 anos as crianças são estimuladas pelas cores e a coordenação motora fina no manuseio e encaixe das peças. Antes mesmo de pensarmos que o brincar é uma forma de aprendizado é preciso despertar o aprendiz, como no exemplo dos cubos; as cores estimulam a criança a querer brincar e descobrir o que se pode montar. O educador ao se propor desenvolver atividades lúdicas é necessário observar algumas características: F 0 E 0 Faixa etária. F 0 E 0 O tipo de atividade a ser desenvolvida. F 0 E 0 O tempo que a atividade lúdica vai ocupar entre as rotinas diárias. F 0 E 0 Qual o objetivo da atividade a ser desenvolvida. F 0 E 0 O local onde ocorrerá a atividade. F 0 E 0 Que tipo de material será utilizado, brinquedos ou jogos. Historicamente Falando Desde os tempos de Platão destaca-se a importância do lúdico na educação, mas a metodologia lúdica foi abolida assim que o cristianismo assumiu o sistema de ensino, onde a única metodologia permitida era a memorização e a obediência, as primeiras escolas foram as episcopais que eram anexas aos mosteiros, que por sua vez distanciavam-se do desenvolvimento intelectual. O interesse pelo jogo aparece nos escritos de Horácio e Quintiliano, que se referem a presença de guloseimas em forma de letras, produzidas pelas doceiras de Roma, destinadas ao aprendizado das letras. A prática de aliar o jogo aos primeiros estudos parece justificar o nome LUDUS atribuído as escolas responsáveis pela instituição elementar, semelhante aos locais destinados á espetáculos e á prática de exercícios de fortalecimento do corpo e do espírito. (KISHIMOTO, 1990, pp. 39-40) No período do renascimento ressurge o jogo com sua função lúdica, mas também de ensino aprendizagem, por exemplo: os jogos de bola (futebol), golfe, jogos de corpo, os jogos de baralho, nessa época ganham a função de “ Jogo Educativo”, uma das funções no ensino aprendizagem era utilizado para o ensino de filosofia.
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