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Guias e Dicas
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Manual de Orientação Administração e economia rural, Manuais, Projetos, Pesquisas de Engenharia Agronômica

Procurando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino profissionalizante das Escolas Agrote0301cnicas Federais a partir da siste- matizac0327a0303o dos conteu0301dos programa0301ticos e da implementac0327a0303o das aulas teo0301rico-pra0301ticas, te0301cnicos do Ministe0301rio da Educac0327a0303o, junta- mente com professores das EAFs, ve0302m produzindo material dida0301tico das disciplinas que compo0303em o curri0301culo dos cursos Te0301cnico em Agropecua0301ria e Te0301cnico em Econom

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2011

Compartilhado em 29/03/2011

rafael-perroni-3
rafael-perroni-3 🇧🇷

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Baixe Manual de Orientação Administração e economia rural e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Engenharia Agronômica, somente na Docsity! CIBECANEP h B0001678 ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL 71.214.112 1294a oi E= o po Ão O (o (op CON] MEC/SESG/SETC Manual de Orientação ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÁO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE Rio de Janeiro 1987 APRESENTAÇÃO Procurando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino profissionalizante das Escolas Agrotécnicas Federais a partir da siste- matização dos conteúdos programáticos e da implementação das aulas teórico-práticas, técnicos do Ministério da Educação, junta- mente com professores das EAFs, vêm produzindo material didático das disciplinas que compõem o currículo dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Economia Doméstica. Assim, os manuais que integram a Série Ensino Agrotécnico apre- sentam não só uma proposta de conteúdo programático das discipli- nas dos mencionados cursos, como também sugestões de ativida- des, contidas em folhas de orientação, que podem ser utilizadas como roteiro para o professor e material de consulta para o aluno. Para a utilização dos manuais, os professores poderão lançar mão de sua experiência e criatividade, adaptando as práticas às peculiari- dades locais, à realidade dos alunos e aos recursos disponíveis. ZELI ISABEL ROESLER Secretária de Ensino de 2º Grau SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 5 PROGRAMA-REFERÊNCIA 7 Objetivo da disciplina administração e economia rural 9 Objetivos das unidades 9 Programa-referência de administração e economia rural 10 FOLHAS DE ORIENTAÇÃO DE 1 A 27 15 BIBLIOGRAFIA 57 VIDNISITA VN VIDO dd VIDNISIHTA-VNVIDO Rd VIONIIITA VN VIDO dd VINI VN VIADO dd VIDNTIIIA VN VIDO dd Progrâma-referência de administração e economia rural CONHECIMENTOS SUGESTÕES DE ATIVIDADES FOLHA DE ORIENTAÇÃO 4 5 6 7 8 9 10 4. Identificação de margens de comer- cialização de um produto 5. Visita a uma central de abastecimento 6. Inventário 7. Preenchimento de fichas de controle 8. Preenchimento de fichas contábeis 9. Apuração de resultados 10. Elaboração de projetos: • tomate • milho • cítrus • avicultura de corte • Suinocultura terminação • bovinocultura de leite • Margens de comercialização ADMINISTRAÇÃO RURAL 1. Introdução • Conceito • Características do setor agrope- cuário • Empresa rural 2. Funções administrativas • Planejamento • Organização • Direção • Controle — Registros agropecuários — Contabilidade simplificada 3. Áreas empresariais • Produção • Comercialização • Finanças • Recursos humanos 4. Fatores que afetam a renda • Fatores externos • Fatores internos 5. Capitais e custos 6. Planejamento da empresa rural • Conceito • Plano de uso da propriedade • Projetos — Conceitos — Objetivos — Tipos — Etapas — Despesas de produção • Despesas com mão-de-obra • Despesas com material • Despesas com máquinas Programa-referência de administração e economia rural CONHECIMENTOS • Despesas com manutenção e con- servação de instalações • Despesas com comercialização • Outras despesas — Receitas — Resultado do projeto — Cronograma de atividades do projeto — Cronograma de desembolso do projeto — Cronograma de receitas do pro- jeto — Fluxo de caixa do projeto — Viabilidade do projeto • Programa anual da empresa 7. Legislação rural EXTENSÃO RURAL 1. Introdução • Conceito • Filosofia e objetivos 2. Realidade agrícola e agrária regional • Levantamentos • Identificação das principais carac- terísticas 3. Associativismo • Grupos comunitários — Clubes 4S e similares • Sindicatos • Cooperativas 4. Políticas agrícolas • Conceito • Programas regionais 5. Comunicação • Conceito • Comunidade rural 6. Sistema EMBRATER — Empresa Bra- sileira de Assistência Técnica e Exten- são Rural 7. Métodos de extensão • Método massal • Método individual • Método grupal FOLHA DE ORIENTAÇÃO 11 12 13 14 SUGESTÕES DE ATIVIDADES 11. Elaboração e aplicação de um questio- nário 12. Apuração dos dados levantados 13. Elaboração de um artigo técnico para jornal 14. Elaboração de um roteiro para visita 15. Elaboração de um cartaz Programa-referência de administração e economia rural CONHECIMENTOS COOPERATIVISMO 1. Doutrina • Histórico • Princípios • Objetivos • Educação 2. Cooperativa • Conceito • Tipos de cooperativas • Legislação 3. Cooperativa-escola • Organização — Fundação — Legalização — Organograma • Funcionamento — Órgãos sociais — Fluxograma — Documentos internos e fiscais CRÉDITO RURAL 1. Normas gerais • Conceitos e objetivos • Sistema Nacional de Crédito Rural • Beneficiários 2. Propostas e orçamentos 3. Instrumentos de crédito e garantias 4. Prazos 5. Finalidades das operações FOLHA DE ORIENTAÇÃO 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 SUGESTÕES DE ATIVIDADES 16. Planejamento e realização de uma de- monstração técnica 17. Elaboração e apresentação de uma palestra 18. Programação de um dia de campo 19. Visita a uma cooperativa da região 20. Consulta à Lei n." 5.764/71, Resolu- ções CNC 3, 13, 23 e estatuto 2 1 . Elaboração do organograma de uma cooperativa 22. Elaboração do fluxograma de uma cooperativa 23. Preenchimento de Nota Fiscal 24. Preenchimento de Boletim Diário de Caixa 25. Preenchimento de Boletim Diário Ex- tracaixa 26. Preenchimento de Boletim Bancário 27. Preenchimento de documentos in- ternos 28. Preenchimento dos formulários neces- sários à concessão de Crédito Rural DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Economia rural ATIVIDADE: 1. Confecção do gráfico de preço de mercado OBJETIVO: Identificar a oscilação de preço de um produto no mercado Folha de orientação Página 1/2 MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS ITEM 1 2 3 4 5 6 DENOMINAÇÃO Boletim de informação de índices de preços Boletim de informação de preços Esquadro Lápis Papel quadriculado ou milimetrado Régua de 30 cm QUANT. PROCEDIMENTO Gráfico de variação sazonal — safra e entressafra 1.º) Providencie o boletim informativo sobre os preços de um determinado produto, referente aos doze meses anteriores. 2.°) Divida o papel em escala que comporte o maior valor do boletim, com base nos doze últimos meses. 3.°) Escreva os doze meses na linha horizontal da escala. 4.°) Marque o preço referente a cada mês na vertical da escala. 5.°) Trace um gráfico de linha, partindo da origem e unindo os pontos referentes ao preço de cada mês. 6.º) Calcule o preço médio anual e marque-o no gráfico com uma horizontal. Gráfico de tendência dos preços 1.°) Providencie o boletim informativo de preços de um determinado produto e obtenha os preços médios anuais dos últi- mos 3 (três) a 5 (cinco) anos. 2.°) Providencie uma série de índices de preços da Fundação Getúlio Vargas (Conjuntura Econômica —coluna 2), referen- tes aos mesmos anos da série de preços. 3.°) Corrija os preços em cada ano, através da fórmula: preço corrigido 1 4.°) Divida o papel em escala que comporte o maior valor de preço corrigido médio anual. 5.°) Escreva os anos na linha horizontal, em escala. 6.°) Marque o preço médio anual corrigido, referente a cada ano na vertical da escala. 7.º) Trace um gráfico de linha, partindo da origem e unindo os pontos referentes ao preço corrigido médio de cada ano. OBSERVAÇÕES • No 1,° gráfico pode-se observar que existem meses em que o preço do produto se eleva, outros em que cai, em relação à média. Há uma tendência de ser mais baixo na safra (excesso de ofertas) e mais elevado na entressafra (déficit de ofertas), sendo a demanda mais ou menos estável nos diversos meses do ano. • O preço corrigido elimina, em parte, o efeito da inflação, refletindo melhor as condições de preço do mercado. • No 2." gráfico, ao comparar as posições do primeiro e último ano, ter-se-á uma idéia se a tendência dos preços foi de crescimento, manutenção ou redução nos últimos anos. DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL PROCEDIMENTO Folha de orientação 1 Página 2/2 DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Economia rural ATIVIDADE: 2. Esquematização do fluxo de comercialização local de um produto agrícola OBJETIVO: Identificar o fluxo de comercialização de um produto MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS ITEM 1 2 3 DENOMINAÇÃO Bloco de anotações Lápis Relação de atacadistas e/ou varejistas QUANT. variável 1 1 PROCEDIMENTO 1.º) Providencie uma relação dos atacadistas, varejistas e/ou feirantes, distribuidores de determinado produto agrícola, de preferência produzido no município. 2.°) Elabore algumas perguntas-chave, que podem ser agrupadas para cada atacadista, varejista ou feirante entrevistado, de acordo com o seguinte quadro: PRODUTO PERÍODO / / a / / LOTE (se necessário) ORIGEM DO PRODUTO (local ou fornecedor) QUANTIDADE FORNECIDA PREÇO Cz$/unidade DESTINO DO PRODUTO (comprador ou local) QUANTIDADE VENDIDA PREÇO Cz$/unidade 3.°) Providencie uma relação dos atacadistas, varejistas e/ou feirantes a serem entrevistados. 4.°) Entreviste-os, preenchendo para cada um deles o quadro de dados do segundo procedimento. Folha de orientação 2 Página 1/2 DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÁO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Economia rural ATIVIDADE: 4. Identificação de margens de comercialização de um produto OBJETIVO: Estimar margens de comercialização de atacadistas e/ou varejistas e a participa- ção dos produtores no preço pago pelos consumidores finais de um produto. PROCEDIMENTO 1.º) Providencie uma relação dos atacadistas, varejistas e/ou feirantes, distribuidores de determinado produto agrícola, de preferência produzido no município. 2.") Elabore algumas perguntas-chave que podem ser agrupadas para cada atacadista, varejista ou feirante entrevistado, de acordo com o seguinte quadro: PRODUTO PERÍODO / / a / / LOTE (se necessário) ORIGEM DO PRODUTO (local ou fornecedor) QUANTIDADE FORNECIDA PREÇO Cz$/unidade DESTINO DO PRODUTO (comprador ou local) QUANTIDADE VENDIDA PREÇO Cz$/unidade 3.º) Providencie uma relação dos atacadistas, varejistas e/ou feirantes a serem entrevistados. 4.º) Entreviste-os, preenchendo, para cada um deles, o quadro de dados do segundo procedimento. 5.°) Proceda à tabulação dos dados, conforme o seguinte quadro: Folha de orientação 4 Página 1/2 MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS ITEM 1 2 3 DENOMINAÇÃO Ficha de anotações (questionário) Lápis Relação de atacadistas e/ou varejistas QUANT. variável 1 1 DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL PROCEDIMENTO Folha de orientação Página 2/2 ESTABELECI- MENTO Procedência COMPRA Quantidade Preço Quantidade VENDA Preço Destino 6.°) Some as quantidades compradas de produtos de mesma origem, repetindo este procedimento para destino. 7?) Identifique os preços médios de cada origem e de cada destino, conforme quadro abaixo: ORIGENS A B C PREÇOS MÉDIOS PAGOS 10,00 12,00 7,00 DESTINOS R X Y Z PREÇOS MÉDIOS RECEBIDOS 15,00 13,00 10,00 12,00 8?) Faça a estimativa das margens de comercialização, estabelecendo os possíveis e diversos canais que o produto possa percorrer, conforme esquema abaixo: 4 ITEM 1 2 3 4 DENOMINAÇÃO Bloco de anotações Caneta ou lápis Roteiro da visita Transporte QUANT. 1 1 1 variável PROCEDIMENTO 1.°) Mantenha contato com a central de abastecimento, solicitando aos dirigentes permissão para visita com a turma, ci- tando o objetivo, a data e horário. 2.°) Prepare o roteiro da visita, observando os seguintes pontos principais: — administração da central, — setor de recebimento dos produtos, — setor de vendas ao atacado, — setor de vendas a varejo. 3.º) Anote os preços de compra e venda dos produtos. 4.°) Analise a visita e faça o relatório. Folha de orientação Página 1/1 MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS 5 DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÁO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Economia rural ATIVIDADE: 5. Visita a uma central de abastecimento OBJETIVO: Identificar os agentes e o fluxo da comercialização DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL PROCEDIMENTO Folha de orientação 6 Página 3/4 F_ PRODUTOS E MATERIAIS EM ESTOQUE ITENS TOTAL INÍCIO DO ANO Quant. Valor unitário Valor total FINAL DO ANO Quant. Valor unitário Valor total RESUMO DO INVENTARIO ITENS A — Terra nua B — Culturas permanentes C — Benfeitorias e melhoramentos D — Máquinas, veículos e equipamentos E — Animais de trabalho e de produção F — Produtos e materiais em estoque TOTAL VALOR TOTAL Início do ano Final do ano VALOR MÉDIO VARIAÇÃO DO INVENTARIO Acréscimo Decréscimo 2.°) Realize o inventário de uma propriedade próxima à escola, preenchendo quadros, conforme modelos apresentados. OBSERVAÇÕES • Não há forma exata para se avaliar os bens de capital. A duração adicional e vida útil destes bens são valores e números aproximados que devem ser dados intuitivamente, utilizando-se da prática e do bom- -senso. • No caso da terra, recomenda-se avaliá-la de acordo com a capacidade produtiva, e não especulativa- mente, considerando apenas a terra nua. Os valores unitários, no início e final do ano, serão iguais, salvo se forem realizados, durante o ano, trabalhos como terraceamento, adubação verde, ou outras formas de recuperação, cujo custo, no fim do ano, deve ser incorporado ao valor inicial. • As culturas permanentes devem ser avaliadas de acordo com a produtividade. • Benfeitorias e melhoramentos, máquinas, veículos e equipamentos terão seus valores de acordo com os preços de mercado no início do ano agrícola. No fim do ano, esses valores serão decrescidos da depre- ciação. No caso de reformas em algum desses bens, durante o ano, a despesa correspondente será acres- cida a eles no fim do ano e a duração adicional será alterada no início do ano seguinte. • Animais serão inventariados segundo um valor médio por cabeça. • Os produtos e materiais em estoque devem ser inventariados em sua situação no primeiro e no último dia do ano, considerando-se sempre os preços do dia. DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL PROCEDIMENTO Folha de orientação 6 Página 4/4 DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Administração rural ATIVIDADE: 7. Preenchimento de fichas de controle OBJETIVO: Preencher fichas que auxiliem no sistema de controle das atividades da propriedade Folha de orientação 7 Página 1/2 MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS PROCEDIMENTO 1.º) Preencha fichas de controle das atividades desenvolvidas na propriedade e outras que julgar necessárias, conforme sugestões abaixo: DATA HORÔMETRO PROJETO OPERAÇÕES INÍCIO FINAL TOTAL HORAS CONTROLE DA MÃO-DE-OBRA ITEM 1 2 DENOMINAÇÃO Ficha de controle Lápis QUANT. variável 1 CONTROLE DE HORAS-MÁQUINA DATA NOME PROJETO TAREFA HORAS TRABALHADAS DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÁO E ECONOMIA RURAL PROCEDIMENTO Folha de orientação 8 Página 2/2 6°) Faça as anotações das receitas, por atividade existente na empresa, conforme sugestão abaixo: ANOTAÇÕES DE RECEITAS DATA DISCRIMINAÇÃO QUANT. VALOR UNITÁRIO OBSERVAÇÕES • Todas as anotações deverão ser feitas no momento de efetivação das despesas ou investimentos, como se estes tivessem sido feitos à vista. No caso de compras a prazo e financiamento, deverá ter um controle à parte. • A anotação da receita deverá ser feita no momento da efetivação da venda, seja esta a prazo ou à vista. No caso de vendas a prazo, deverá fazer um controle à parte. DISCIPLINA:ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Administração rural ATIVIDADE: 9. Apuração de resultados OBJETIVO: Apurar os resultados provenientes das receitas e despesas das atividades de uma empresa em um determinado período MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS ITEM 1 2 PROCEDIMENTO DENOMINAÇÃO Lápis Quadro de apuração de resultados QUANT. 1 variável 1.º) Registre, em cada coluna de atividade, o item correspondente de receita e de despesa, conforme sugestão do quadro abaixo: APURAÇÃO DE RESULTADOS ITENS Receitas operacionais Receitas não operacionais Acréscimo do inventário TOTAL DE RECEITAS Despesas operacionais Decréscimo do inventário TOTAL DE DESPESAS Renda líquida ATIVIDADES TOTAL GERAL 2.°) Efetue o somatório por item e coluna de atividade e obtenha o total de receitas e de despesas com respectivos totais gerais. 3.°) Obtenha a renda líquida por atividade, retirando do total de receitas o total de despesas. 4.°) Obtenha a renda líquida da propriedade, efetuando o somatório das rendas líquidas por atividade. OBSERVAÇÃO • Se houver um acréscimo do inventário no final do ano, o mesmo será registrado como uma receita da propriedade, e se houver um decréscimo, uma despesa. orientação Página 1/1 9 DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Administração rural ATIVIDADE: 10. Elaboração de projetos OBJETIVO: Elaborar projetos de exploração das seguintes atividades agropecuárias: tomate, milho, cítrus, avicultura corte, Suinocultura terminação e bovinocultura de leite Folha de orientação 10 Página 1/3 MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS ITEM 1 2 3 4 DENOMINAÇÃO Calculadora Lápis Lista de preços Quadro de elaboração de projeto QUANT. 1 1 variável variável PROCEDIMENTO CULTURAS E CRIAÇÕES A A 1. Custeio e investimento (despesas): Cultura B Criações B C C D ESPECIFICAÇÃO Custeio: Investimento: TOTAL UNIDADE QUANTIDADE Cz$ DISCIPLINA:ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Extensão rural ATIVIDADE: 11. Elaboração e aplicação de um questionário 12. Apuração dos dados levantados OBJETIVO: Obter informações que permitam uma caracterização da realidade agrícola e agrária regional MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS Folha de orientação 11 Página 1/1 ITEM 1 2 3 4 5 DENOMINAÇÃO Bloco de rascunho Calculadora Folha de questionário Lápis Questionário com os dados levantados QUANT. 1 1 variável 1 variável PROCEDIMENTO 1.°) Analise e defina os objetivos do trabalho em grupo. 2.°) Discuta, em grupo, sobre as informações necessárias a coletar, bem como as fontes de consulta. 3.°) Estabeleça a dimensão e a metodologia dos questionários. 4.°) Determine as formas de preenchimento e obtenção de dados. 5.°) Faça a coleta dos dados necessários ao preenchimento do questionário, segundo definição de fontes do segundo pro- cedimento. 6.°) Determine os métodos de tabulação e análise. 7.°) Estabeleça as formas de apresentação dos dados apurados. 8.°) Faça a tabulação e/ou análise dos dados obtidos. 9.°) Discuta, em grupo, a validade e importância desses dados. DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Extensão rural ATIVIDADE: 13. Elaboração de um artigo técnico para jornal OBJETIVO: Propiciar ao aluno as informações que permitam o conhecimento e utiliza- ção da imprensa como método auxiliar nos trabalhos de extensão rural MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS ITEM 1 2 DENOMINAÇÃO Lápis Papel QUANT. 1 variável PROCEDIMENTO 1.°) Identifique as características, funções e objetivos da imprensa escrita. 2.°) Selecione os temas de acordo com a realidade regional de veiculação dos artigos. 3.°) Determine o público-alvo. 4.°) Escolha a linguagem e a forma dos artigos. 5.°) Determine as formas de apresentação e/ou publicação dos artigos. 6.°) Elabore um artigo técnico, baseado nos procedimentos anteriores. OBSERVAÇÃO • Esta atividade poderá ser enriquecida, se integrada com a disciplina Redação e Expressão. Folha de orientação 12 Página 1/1 DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Extensão rural ATIVIDADE: 14. Elaboração de um roteiro para visita OBJETIVO: Propiciar ao aluno condições de elaborar um roteiro de visita, em extensão rural, de forma racional e objetiva. Folha de orientação 13 Página 1/1 MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS PROCEDIMENTO 1.°) Avalie a importância do método. 2.°) Determine os objetivos que pretende alcançar. 3.°) Selecione as informações prévias necessárias e colete-as. 4.°) Determine as anotações a serem feitas por ocasião da visita. 5.°) Relacione o material necessário para o bom desenvolvimento da visita. - 6.°) Determine as formas de abordagem, tratamento e condução da visita. OBSERVAÇÃO • A visita deverá ser trabalhada de forma a estimular a participação da pessoa visitada, evitando o direcio- ITEM 1 2 3 DENOMINAÇÃO Bloco de anotações Informações sobre a visita Lápis QUANT. 1 variável 1 ITEM 1 2 3 DENOMINAÇÃO Lápis Papel Recursos audiovisuais QUANT. 1 variável variável PROCEDIMENTO 1.°) Avalie a importância do método. 2.°) Selecione o assunto a ser exposto. 3.°) Elabore a palestra, baseando-se no seguinte roteiro: — público-alvo, — objetivos, — material e recursos audiovisuais necessários, — elaboração do conteúdo, — técnica de apresentação. 4.°) Apresente a palestra elaborada anteriormente. OBSERVAÇÃO • Esta atividade poderá ser enriquecida, se integrada com a disciplina Redação e Expressão. DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Extensão rural ATIVIDADE: 17. Elaboração e apresentação de uma palestra OBJETIVO: Capacitar o aluno a elaborar e proferir palestras técnicas Folha de orientação 16 Página 1/1 MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Extensão rural ATIVIDADE: 18. Programação de um dia de campo OBJETIVO: Capacitar o aluno a programar um dia de campo Folha de orientação 17 Página 1/1 ITEM 1 2 DENOMINAÇÃO Lápis Papel QUANT. 1 variável PROCEDIMENTO 1 ?) Avalie a importância do método. 2.°) Escolha o tema a ser desenvolvido. 3.°) Programe o dia de campo, baseando-se no seguinte roteiro: — objetivos, — clientela a ser envolvida, — convites, — recursos humanos, — materiais necessários, — organização (data, local, transporte, alimentação, condução, técnica do dia, encerramento). 4?) Estabeleça critérios de avaliação, a fim de determinar se os objetivos serão alcançados. MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS Folha de orientação 18 Página 1/1 ITEM 1 2 3 4 DENOMINAÇÃO Caneta ou lápis Prancheta com bloco de anotações Roteiro da visita Transporte QUANT. 1 1 1 variável PROCEDIMENTO 1.°) Escolha uma cooperativa da região que ofereça completas condições para a visita. 2.°) Mantenha contato com a cooperativa a ser visitada, estabelecendo data e horário da visita. 3º) Prepare o roteiro das atividades, discutindo-o, a seguir, com as turmas. 4.°) Realize a visita, anotando os pontos divergentes dos da Cooperativa-escola. 5º) Faça o relatório da visita. DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÁO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Cooperativismo ATIVIDADE: 19. Visita a uma cooperativa da região OBJETIVO: Identificar a organização e o funcionamento de uma cooperativa MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL PROCEDIMENTO 19 Página 3/3 O pleno conhecimento da legislação cooperativa se realiza com o acompanhamento das resoluções baixadas pelo Con- selho Nacional de Cooperativismo (CNC), que é o órgão normativo das cooperativas brasileiras, em especial as Resoluções nºs 03, 13 e 23, já existentes, que dispõem sobre as condições de funcionamento do empreendimento cooperativo, con- forme a Lei 5.764/71. 0 que você deve fazer agora é ler a Resolução nº 03 e verificar os critérios numéricos para funcionamento da coopera- tiva, atendendo ao artigo 97, item VII, da Lei 5.764/71. 1 — Potencial de negócios e de serviços 2 — 3 — 4 — 5 — 6 — 7 — 8 — Com base na Resolução nº 13 do CNC e no artigo 97, itens ll e VI, da Lei 5.764/71, complete, abaixo, os documentos exigidos para o candidato ser empossado em cargos administrativos: a) Declaração de que não é pessoa impedida por lei b) Declaração de que não é parente c) O estudo da legislação cooperativa e das resoluções do CNC, bem como as suas interpretações, se faz necessário, como você bem deve ter percebido, para a constituição, organização, administração e controle das Cooperativas-escola, ca- bendo ao administrador ficar atento para as novas resoluções baixadas. 3.º) Discuta, em grupo, os pontos da legislação, aplicáveis à Cooperativa-escola. DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Cooperativismo ATIVIDADE: 21 . Elaboração do organograma de uma cooperativa OBJETIVO: Elaborar a estrutura organizacional de uma cooperativa Folha de orientação 20 Página 1/1 ITEM 1 2 3 4 MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS DENOMINAÇÃO Cartolina Estatuto da cooperativa (parte referente à administração, órgãos sociais e seções) Pincel atômico Régua milimetrada QUANT. variável 1 1 1 PROCEDIMENTO 1 .º) Faça a avaliação da importância do organograma em uma instituição. 2.º) Discuta, em grupo, esse assunto, consultando o estatuto da cooperativa. 3.°) Faça a montagem do organograma, levando em consideração o funcionamento da cooperativa. 4.°) Compare o organograma montado com o do Manual de Organização e Funcionamento da Cooperativa-escola. DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Cooperativismo ATIVIDADE: 22. Elaboração do fluxograma de uma cooperativa OBJETIVO: Elaborar a estrutura funcional de uma cooperativa Folha de orientação 21 Página 1/1 MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS PROCEDIMENTO 1º) Identifique os setores relacionados com a Cooperativa. 2º) Identifique as funções e as atribuições dos setores mencionadas no procedimento anterior. 3.°) Faça um esquema envolvendo a Cooperativa e os setores a ela relacionados. 4º) Determine graficamente o fluxo de ações entre a Cooperativa e os setores a ela relacionados, com base no esquema anterior. 5P) Compare o fluxograma elaborado com o do Manual de Organização e Funcionamento da Cooperativa-escola. ITEM 1 2 3 4 DENOMINAÇÃO Cartolina Manual de Organização e Funcionamento Pincel atômico Régua QUANT. variável 1 1 1 MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS ITEM 1 2 3 4 DENOMINAÇÃO Formulário de Boletim Diário Extracaixa Lápis Nota de compra Notas de serviços prestados a terceiros (operações diversas) QUANT. 1 1 variável variável PROCEDIMENTO 1.°) Discuta, em grupo, a finalidade e a importância do Boletim Diário Extracaixa. 2.°) Faça a identificação do Boletim, colocando dia, mês, ano e número da folha. 3.°) Observe os documentos, identificando o local de lançamento dos respectivos valores (compra de qualquer natureza ou operações diversas). 4.°) Faça a identificação do documento a ser lançado, anotando número, data da emissão e valor. DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Cooperativismo ATIVIDADE: 25. Preenchimento de Boletim Diário Extracaixa OBJETIVO: Escriturar contabilmente o movimento diário extracaixa da Coopera- tiva Folha de orientação 24 Página 1/1 DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Cooperativismo ATIVIDADE: 26. Preenchimento de Boletim Bancário OBJETIVO: Escriturar contabilmente o movimento bancário diário MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS Folha de orientação 25 Página 1/1 ITEM 1 2 3 4 5 DENOMINAÇÃO Comprovante de depósitos Cópia de cheques emitidos Formulário de Boletim Bancário Lápis Saldo anterior QUANT. variável variável 1 1 1 PROCEDIMENTO 1.º) Discuta, em grupo, a finalidade e a importância do Boletim Bancário. 2.°) Faça a identificação do Boletim, anotando o nome do banco, a agência, local, dia, mês, ano e número da folha. 3.°) Faça a identificação do documento a ser lançado no Boletim nas colunas número do documento e histórico. 4.°) Faça o lançamento dos depósitos efetuados na coluna correspondente. 5.°) Faça o lançamento dos cheques emitidos na coluna de retirada. 6.°) Efetue a soma das colunas depósito e retirada, para obter o respectivo saldo total. 7.°) Obtenha o saldo atual, adicionando o saldo anterior ao total de depósitos e subtraindo o total de retirada. 8.°) Elabore demonstrativo dos débitos bancários, separando os valores: depósito em dinheiro, depósito em cheques e aviso de crédito. 9.°) Elabore demonstrativo dos créditos bancários, separando os valores de cheques emitidos e aviso de débito. DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL UNIDADE: Cooperativismo ATIVIDADE: 27. Preenchimento de documentos internos OBJETIVO: Preencher os principais documentos internos da Cooperativa Folha de orientação 26 Página 1/1 MATERIAIS E/OU RECURSOS UTILIZADOS ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 DENOMINAÇÃO Caneta Carbono Comprovante de pagamento Comprovante de recebimento Nota de entrega Nota de fornecimento Nota de produção Requisição QUANT. 1 variável variável variável variável variável variável variável PROCEDIMENTO 1.º) Discuta, em grupo, sobre a validade e a importância dos documentos internos da Cooperativa-escola. 2.°) Efetue o preenchimento dos documentos internos com os dados que se fizerem necessários. 3.°) Verifique se o preenchimento dos documentos internos foi feito corretamente. OBSERVAÇÃO • Caso haja incorreções, proponha novo preenchimento. DIRETORIA DE APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO Egberto da Costa Caia Chefe do Departamento de Produção Edison Wagner Gerente de Editoração Didático-pedagógica Maria Regina Fernandes de Souza Gerente de Produção Editorial-Gráfica Marilene Andrade Alves Preparo de originais Cecília Maria Silva Rêgo Marly Ferreira Braga Catalogação na fonte Maria Luísa de Souza Fragoso Revisão de provas Sérgio Bellinello Soares Programação visual José Roberto Lisbôa Arte-final da capa Benedito César dos Santos Nunes Esta obra foi impressa pela ESCOPO EDITORA Com. e Ind. S.A. SIG Sul Quadra 4 n.º217 — Brasília, DF para a FAE — Fundação de Assistência ao Estudante Rua Miguel Ângelo, 96 — Maria da Graça — Rio de Janeiro — RJ República Federativa do Brasil PORTE PRO RE ISBN 85-222-0207-9 Geral ISBN 85-222-0220-6 Administração e Economia Rural Venda proibida 4 4
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