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Bem-vindo ao Treinamento do Software Minitab oferecido pela Werkema Consultores.

Nós estamos aqui para aprender mais sobre: •Introdução ao Software Minitab

•Operações com Arquivos

•Operações com Banco de Dados.

• Estatísticas Básicas.

•Cartas de Controle.

•Capacidade de Processos.

•Análise de Regressão.

•Análise de Variância.

•Planejamento de Experimentos.

Bem - vindo! Seis Sigma

Treinamento MINITAB 15 Básico e Intermediário

Índice

Capítulos

Introdução ao Software Minitab03 Operações com Arquivos21

Operações com Banco de Dados47

Módulo Básico

Estatísticas Básicas 125 Cartas de Controle209

Capacidade de Processos267

Análise de Regressão297 Avaliação de Sistemas de Medição 317

Módulo Intermediário Testes de Hipóteses341

Análise de Variância367 Planejamento de Experimentos383

Co ns ul to res WERKEMA

Introdução ao Software Minitab Capítulo 1

3 Curso de Minitab

♦Para iniciar um trabalho no MINITAB, você tem duas opções:

♦1.a opção: •Localize e selecione com um “duplo clique” o ícone do MINITAB 15 for Windows.

Ao final deste capítulo você será capaz de: Identificar os diferentes itens do MINITAB, suas diversas janelas, o ambiente de trabalho, o menu, a barras de ferramentas, o gerenciador de janelas e os tipos de dados mais comuns.

MINITAB ♦2.a opção:

•Na Barra de Tarefas, selecione Iniciar > Programas > MINITAB 15 for Windows > MINITAB 15.

1.2 - Terminando um projeto no MINITAB ♦Para sair do MINITAB, selecione a opção File > Exit.

1.3 - Conheça um pouco de sua estrutura

♦Um arquivo de projeto do MINITAB contém 7 janelas que são essenciais para a utilização do software. A função de cada janela está descrita a seguir:

•É uma janela composta por uma planilha eletrônica dividida em linhas e colunas. Nela estarão contidos os dados que serão analisados.

•Um projeto do MINITAB pode possuir diversas Worksheets.

•Apesar de bastante similar às planilhas eletrônicas do Excel , as Worksheets do MINITAB não permitem a inserção de fórmulas e a ferramenta de auto-completar (“arrastar”) tem seu uso restrito.

•Uma Worksheet pode conter 4.0 colunas e aproximadamente 10.0.0 de linhas (dependendo da quantidade de memória do computador).

1.1 - Iniciando o MINITAB

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Figura 1.1: A janela Worksheet ♦ Session

•Também é chamada de janela de sessão. Nela é possível visualizar em formato de texto os resultados das análises estatísticas realizadas pelo MINITAB .

Figura 1.2: A janela Session ♦ Graph

•É a janela de exibição gráfica do software onde podemos visualizar os gráficos construídos.

•Em um mesmo projeto do MINITAB podemos manter abertos simultaneamente uma quantidade máxima de 200 gráficos.

Figura 1.3: A janela Graph

5 Curso de Minitab

♦ Info • Esta janela mostra, de forma reduzida, informações contidas em cada uma das planilhas do projeto.

Figura 1.4: A janela Info

♦ History

•É uma janela que contém o histórico do projeto, isto é, registra todos os comandos executados pelo usuário.

•Estes comandos podem ser re-executados desde que copiados desta janela para a opção Comand Line Editor (esta funcionalidade será ensinada nos capítulos posteriores).

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Figura 1.5: A janela History

♦Report Pad:

•Esta janela funciona como um editor de textos e pode ser utilizada para confecção de relatórios funcionando como um caderno de anotações.

•Nela é possível adicionar gráficos, análises estatísticas e comentários. Promovendo assim, um relatório prático, rápido e completo.

•O relatórtio confeccionado pode ser salvo com a extensão .RTF (Rich Text Format) e posteriormente poderá ser aberto pelo word.

7 Curso de Minitab

Figura 1.6: A janela Report Pad

♦Project Manager

•Esta janela gerencia os projetos disponibilizando um acesso fácil e rápido a todas outras janelas abertas.

•A organização desta janela é feita através de pastas estruturadas em formato de “árvore”.

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Figura 1.7: A janela Project Manager

Quando um arquivo de projeto ou um projeto é salvo no MINITAB, as informações contidas em todas as janelas são automaticamente salvas.

9 Curso de Minitab

Nome

Frederico Paulo Renato Pedro

Altura

Data de Nascimento

1.4 - Como inserir dados em uma planilha do MINITAB

♦Para digitar dados em uma planilha do MINITAB, siga os seguintes procedimentos: 1.Maximize a janela Worksheet , caso deseje ter uma visualização melhor da planilha. 2.Posicione o cursor na linha 1 da coluna C1. 3.Digite os dados desejados, pressionando Enter quando desejar mudar de célula.

♦Cada variável é representada por uma coluna de células.

♦Existem três tipos de formato para os dados:

•Numéricos: São dados de formato numérico. Podem ser números inteiros (Ex: 10; 2; 5; 7), fracionados (Ex: 2,54; 3,15; 2,145) ou na escala científica (Ex: 1 e+01; 1,23 e+02; 2,3 e-01).

•Texto: São dados em formato de texto (Ex: Máquina I; Máquina I; Máquina II).

•Data/hora: São dados em formato de data (Ex: 12/01/1980; 12/03; Setembro) ou hora (Ex: 12:59; 23:50:12; 21:0).

♦Se os dados não são numéricos o MINITAB identifica o formato dos dados da coluna e mostra no topo da coluna uma identificação. Quando os dados são de data/hora é mostrada a letra D e quando são dados de texto é mostrada a letra T.

♦O MINITAB dispõe de comandos específicos para a leitura de arquivos de dados. Maiores detalhes sobre este comando serão apresentados no Capítulo 2.

♦De acordo com o procedimento anterior, digite os seguintes dados e veja o que acontece!!!

Tabela 1: Exemplo de diferentes formatos de dados no MINITAB

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♦Confira o resultado:

Figura 1.8: Exemplo da formatação dos dados no MINITAB 1.5 - Ícones de Atalhos

♦O objetivo desta sessão é apresentar os ícones de atalho disponíveis na maioria das janelas do MINITAB. Alguns ícones de atalho mais específicos não serão abordados nesta sessão.

♦O MINITAB apresenta diversos ícones de atalho em sua barra de ferramentas. Alguns destes ícones de atalho já são bem conhecidos pela similaridade com outros softwares, outros nem tanto.

♦A barra de atalhos do MINITAB possui o seguinte formato:

♦A seguir é apresentado cada ícone de atalho e suas respectivas funções:

1 Curso de Minitab

1.5.1 - Ícones comuns à maioria dos softwares

♦O MINITAB, assim como a maioria dos softwares disponibiliza, dentre seus ícones de atalho, os seguintes comandos:

Abrir: Permite que um projeto escolhido seja aberto (Worksheets não podem ser abertas através deste ícone)

Salvar: Salva o projeto corrente com o nome que ele já possui. Caso ele ainda não possua nome, uma janela será aberta para que o nome do projeto e sua pasta no computador sejam escolhidos.

Imprimir: Imprime a janela que estiver ativa dentre Session, Worksheet. Graph, Info, History e Report Pad.

Recortar: Recorta itens ou textos selecionados, retirando-os do local onde estavam e colocando-os na área de transferência do computador.

Copiar: Copia itens ou textos selecionados, mantendo-os do local onde estavam e colocando-os na área de transferência do computador.

Colar: Transfere para a posição selecionada os itens ou textos existentes na área de transferência do computador.

Desfazer: Permite que o último, e somente o último, comando realizado seja desfeito. Ao ser clicado pela segunda vez, este comando refaz o comando que ele havia acabado de desfazer.

Refazer: Permite que o último, e somente o último, comando desfeito seja refeito.

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1.5.2 - Ícones comuns ao MINITAB

Edit Last Dialog: mostra a última caixa de diálogo utilizada pelo MINITAB.

Comando Anterior: Localiza na janela Session o comando realizado anterior à aquele ponto.

Próximo comando: Localiza na janela Session o comando realizado posterior à aquele ponto.

Localização Rápida: Localiza o objeto de interesse na janela habilitada.

Procurar Próxima: Localiza o próximo objeto de interesse na janela habilitada.

Cancelar: Aborta a execução de macros.

Ajuda: Disponibiliza informações sobre os tópicos de ajuda escolhidos pelo usuário.

StatGuide: Guia de informações estatísticas. Mostra a interpretação da saída e da análise estatística realizada pelo software.

Janela Session: Coloca a janela Session como janela ativa.

Janela de Dados Correntes: Coloca a Worksheet como janela ativa.

Janela Project Manager: Apresenta a janela Project Manager à esquerda da tela corrente.

Fechar Todos os Gráficos: Fecha todos os gráficos existente no projeto. Uma vez fechados, estes gráficos não podem ser recuperados.

13 Curso de Minitab

1.5.3 - Como utilizar o Project Manager

♦O Project Manager funciona como um gerenciador de arquivos disponibilizando um acesso fácil à todos os componentes do projeto, organizando-o na estrutura de árvore.

♦Com esta ferramenta, cada ícone apresentado a seguir representa uma pasta de trabalho, de forma que seu uso fica bastante simplificado. A janela Project Manager sempre é mostrada à esquerda da tela, e do lado direito mostra-se a janela selecionada.

Mostrar Pasta de Trabalho Session : Na janela Project Manager, aparecerá um resumo de todos os comandos executados. Na janela Session aparecerão todas as respostas não gráficas do MINITAB.

Mostrar Pasta de Trabalho Worksheet: Na janela Project Manager, aparecerá o nome de todas as Worksheets existentes no projeto. Na janela Worksheet aparecerá a planilha selecionada pelo usuário.

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Mostrar Pasta de Trabalho Graph: Na janela Project Manager, aparecerão todos os gráficos existentes no projeto. Na janela Graph aparecerá o gráfico selecionado pelo usuário.

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Mostrar Pasta de Trabalho Info: Na janela Project Manager aparecerão informações sobre as colunas da Worksheet e ao lado aparecerá a Worksheet selecionada pelo usuário.

Mostrar Pasta de Trabalho History: Na janela Project Manager, aparecerão todas as pastas do projeto. Na janela History aparecerão os comando na linguagem de programação que o MINITAB utiliza para executar suas operações e macros.

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Mostrar Pasta de Trabalho Report Pad: Na janela Project Manager, aparecerão todas as pastas do projeto. Na janela Report Pad aparecerá um página de edição de texto na qual o usuário poderá escrever o seu relatório.

17 Curso de Minitab

Mostrar ítens relacionados: Na janela Project Manager, aparecerão todas as pastas do projeto, na janela Related Documents mostra todos os itens relacionados (links) por ventura existentes no projeto.

Mostrar matriz de Planejamento: Na janela Project Manager aparecerão todas as pastas do projeto. Na janela Show Design aparecerão informações sobre o último experimento planejado no MINITAB, ou aquele que se encontre em uma Worksheet pré-selecionada.

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Operações com Arquivos Capítulo 2

21 Curso de Minitab

♦O menu File nos permite abrir, fechar, imprimir e executar diversos tipos de arquivos e comandos.

♦Este menu se subdivide em diversas partes e esta subdivisão está relacionada aos dois principais tipos de arquivos disponíveis no MINITAB; os de extensão MPJ (MINITAB Project) e os de extensão MTW (MINITAB Worksheet).

2.1 - Criando Projetos e Planilhas

♦O comando New nos permite iniciar dois tipos de arquivo. Os arquivos de projeto e os arquivos de Worksheet. Para selecioná-los escolha a opção File > New...;

Figura 2.1: O comando New ♦A escolha do arquivo que será aberto deverá ser feita na seguinte janela:

Ao final deste capítulo você será capaz de: reconhecer e utilizar os tipos de arquivo mais usados no software, abrir arquivos de outros programas e configurar o software para impressão de diferentes janelas.

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•MINITAB Worksheet: Cria uma nova planilha de dados dentro de um projeto já existente;

•MINITAB Project: Cria um novo projeto (arquivo com uma ou mais planilhas de dados, gráficos, etc).

2.2 - Arquivos de projeto

relatórios, planilhas de dados etcPara melhor entender esta estrutura observe o exemplo:

♦Arquivos de extensão MPJ são denominados projetos e englobam diversos itens, entre eles: gráficos, Exemplo 2.1

♦Um contador havia concluído a análise anual de um de seus principais clientes e desejava verificar se as despesas e receitas computadas estavam corretas e, além disso, manter o controle de seus arquivos (nomeando-os de forma organizada).

♦Os dados foram armazenados no projeto Contabilidade.MPJ e para analisá-los vamos acompanhar os seguintes passos:

1.Escolha a opção File > Open Project...;

23 Curso de Minitab

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3.Selecione a opção Abrir e verifique se os dados são apresentados conforme figura;

♦A coluna Despesas representa os gastos do período em estudo, a coluna Receitas representa o capital recebido e a coluna Período os trimestres a que se referem às receitas e despesas. Além disso, o contador havia construído um gráfico de acompanhamento.

4.Escolha a opção File > Project Description...;

♦O MINITAB oferece a possibilidade de visualização do arquivo antes de abri-lo utilizando para isso o comando Preview.

♦O comando Project Description permite visualizar a descrição do projeto.

♦O comando Options permite modificar as opções de abertura do arquivo.

25 Curso de Minitab

Figura 2.3: O comando Project Description

5.Em Creator digite Contabilidade XYZ; 6.Em Date(s) digite 07 de Setembro 1888; 7.Em Comments digite Planilha referente às despesas e receitas da empresa Z em 1888;

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Figura 2.4: O comando Save Project As 10. Em Nome do Arquivo digite Contabilidade da empresa Z - 1888;

27 Curso de Minitab

1. Selecione Salvar ;

♦O contador possui agora um arquivo, que é um projeto do MINITAB, contendo uma descrição básica dos dados e o salvou com o nome Contabilidade da empresa Z - 1888.MPJ.

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14. Selecione OK. Verifique a apresentação do novo projeto:

Figura 2.5: O comando New Project 15. Escolha a opção File > Exit.

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Figura 2.6: O comando Exit

♦Este último comando fechará o MINITAB. Caso estivéssemos dentro de um arquivo com vários gráficos e dados, o MINITAB nos perguntaria se desejariamos ou não salvar o projeto.

2.3 - Arquivos de Planilhas ♦Arquivos de extensão MTW são denominados planilhas e contém apenas uma base de dados.

Exemplo 2.2

♦O exemplo anterior mostrou um arquivo de projeto que possuia uma planilha de dados com as receitas e despesas da Empresa Z no ano de 1888. Agora, o contador da empresa deseja agregar duas outras planilhas de dados ao arquivo do projeto Contabilidade da Empresa Z -1888.MPJ.

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Despesas

Operacionais

Despesas Administrativas

Período

Primeiro trimestre Segundo trimestre Terceiro trimestre Quarto trimestre

♦Uma das planilhas já se encontra pronta no Excel e a outra deve ser digitada conforme a Tabela 2.1: Tabela 2.1: Despesas

31 Curso de Minitab

Figura 2.7: O comando Open Worksheet

•Save Current Worksheet As...>: Salva apenas a Worksheet do projeto. Os gráficos e comentários da Session não são salvos;

•Worksheet Description...>: Similar ao comando Project Description, onde se detalha o conteúdo da planilha;

•Close Worksheet...>: Fecha a planilha de dados ativa mantendo os demais itens do projeto abertos.

4.Em Arquivos do tipo selecione a opção Excel(*xls);

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