As propriedades do SOM

As propriedades do SOM

Conforto Acústico As propriedades doSOM

As propriedades doSOM

O som propaga-se no ar através de um movimento ordenado das partículas que o constituem.

Quando fazemos vibrar as nossas cordas vocais, ou quando tocamos uma nota musical num instrumento, fazemos com que as partículas do ar que nos rodeiam entrem numa oscilação que dá origem ao som que ouvimos.

As propriedades doSOM

As ondas sonoras propagam-se desde a fonte sonora até ao receptor.

As propriedades doSOM

A propagação do som no espaço deve-se ao facto de umas partículas transmitirem o seu movimento às suas partículas vizinhas (e assim sucessivamente), levando a que a oscilação inicialmente produzida nas nossas cordas vocais ou instrumento musical se propague através do espaço aberto, até chegar aos nossos ouvidos.

As propriedades doSOM

Os sons são:

Captados no ouvido externo;

Amplificados no ouvido médio;

Levados ao cérebro, que os interpreta, no ouvido interno.

O ouvido é o órgão que recebe as ondas sonoras.

As propriedades doSOM

O som pode ser mensurado basicamente em termos de frequência e intensidade e pode também ser categorizado como som simples (tom puro) ou som complexo

(como a fala).

A maioria dos sons que nós ouvimos todos os dias são sons complexos.

As propriedades doSOM

Tons puros -compostos por uma única frequência. É o caso mais simples;

Sons musicais -compostos por uma frequência fundamental (que dá a tonalidade) e várias frequências de valor múltiplo inteiro da fundamental (harmónicas), dependendo do timbre. É o caso dos sinais de voz;

As propriedades doSOM

Ruído-composto por inúmeras frequências sem que exista um padrão que as relacione directamente.

O resultado é um sinal complexo, sem uma frequência fundamental fixa, sendo portanto um sinal não periódico.

Estes sinais têm um comportamento imprevisível e, consequentemente, são difíceis de caracterizar com exactidão.

As propriedades doSOM

Quando se fala em processamento, fala-se de cálculos.

Para se fazerem cálculos, é necessário quantificar grandezas.

Quando se processa o som, a grandeza essencial a medir é a variação da intensidade do som, ao longo do tempo.

A unidade de medida da intensidade do som

(nível de pressão acústica) mais utilizada é o decibel(dB).

As propriedades doSOM

Se observarmos a propagação de uma onda do ponto de vista geométrico apenas teremos o meio em forma de onda, já ao observa-la do ponto de vista físico teremos que uma onda é basicamente a propagação de energia.

Intensidade sonora

As propriedades doSOM

A intensidade Ide uma onda é definida como a média no tempoda quantidade de energia que é transportada pela onda, por unidade de área ao logo do tempo.

Assim: , onde Pé a amplitude de pressão, é a densidade média do ar e a velocidade da onda sonora. Deve-se notar que a intensidade é proporcional ao quadrado da amplitude.

Intensidade sonora

As propriedades doSOM

Nível de Intensidade e volume

Devido à grande gama de intensidades as quais o ouvido é sensível, torna-se mais conveniente utilizarmos a escala logarítmica para representar o nível de intensidade sonora ( ).

, onde I 0 é a intensidade sonora mínima que é audível sendo I 0

= 10-12W/ m 2

A unidade de é o decibel (db) que representa um décimo de bel, unidade adotada em homenagem a Alexander Graham Bell.

As propriedades doSOM Nível de Intensidade e volume

A intensidade do som é a quantidade de energia que uma determinada fonte pode produzir.

Fazendo a analogia com um aquecedor eléctrico, este produz uma certa quantidade de energia por unidade de tempo (watts/s), este parâmetro permite-nos avaliar a quantidade de calor que o aquecedor pode produzir, podendo ser medido através de um termómetro

As propriedades doSOM Nível de Intensidade e volume

Uma fonte sonora, por exemplo um aspirador, produzirá do mesmo modo uma certa quantidade de energia por tempo (joule/s), este fluxo de energia numa determinada direcção é designado de intensidade sonora.

Do ponto de vista físico, a energia emitida por uma fonte sonora é desprezível, a energia sonora contida num grito de "golo" num estádio de futebol lotado, mal daria para aquecer uma chávena de café.

As propriedades doSOM Nível de Intensidade e volume

Se a energia da voz de toda a população de uma cidade fosse transformada em energia eléctrica, seria o suficiente apenas para acender uma lâmpada de 50 ou 60 Watts.

As propriedades do SOM

Espectro sonoro

O espectro sonoro é o conjunto de todos os sons audíveis e não audíveis pelo ser humano.

As propriedades do SOM

Espectro sonoro

As propriedades doSOM Ruídos mais incomodativos

as propriedades do som altura intensidade timbre duração

As propriedades doSOM

As propriedades doSOM zA altura do som está ligada unicamente à sua frequência; é a qualidade pela qual um som grave (som baixo ---frequência baixa) se distingue de um som agudo (som alto --- frequência alta).

Altura

As propriedades doSOM zÉ fácil perceber que essa característica do som depende tão somente da frequência; sabe-se, por exemplo, que se encurtando uma lamina elástica

(gilete presa no bordo da mesa), aumenta-se a frequência de suas vibrações e, correlativamente, constata-se que o som emitido se torna mais e mais agudo.

Altura

Intencidade As propriedades doSOM zEm termos de intensidade, os sons podem ser fortes ou fracos.

zA intensidade de uma onda sonora depende da amplitude dessa onda. Um som com uma maior amplitude é um som forte, enquanto que um som com uma pequena amplitude é um som fraco.

As propriedades doSOM zOs sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos.

zUma onda sonora perde intensidade no decurso da sua propagação.

zA capacidade que o ouvido humano tem de sentir um som depende da intensidade do som mas também da sua frequência. Os sons muito fracos não são sentidos e os sons muito fortes podem provocar lesões.

Intencidade

Intencidade As propriedades doSOM zO nível sonoro é uma escala que relaciona a intensidade de um determinado som com a do som mais fraco que conseguimos ouvir, e pode ser medido com um sonómetro.

zA unidade do nível sonoro é o bel, B, embora normalmente seja utilizado o decibel, dB, que é igual a 0,1 B.

Intencidade As propriedades doSOM zO nível sonoro de 1dB é a medida correspondente ao limiar da audição, nível abaixo do qual o ouvido humano não detecta som. O nível de 120 dB corresponde ao limiar da dor, o nível máximo suportável pelo ouvido humano. O nível do limiar da audição e do limiar da dor depende da frequência da onda sonora.

As propriedades doSOM zO nível sonoro de 1dB é a medida correspondente ao limiar da audição, nível abaixo do qual o ouvido humano não detecta som. O nível de 120 dB corresponde ao limiar da dor, o nível máximo suportável pelo ouvido humano. O nível do limiar da audição e do limiar da dor depende da frequência da onda sonora.

Intencidade

Duração As propriedades doSOM zRepresenta simplesmenteo tempo que o som dura.

Ti mbre As propriedades doSOM zÉ esta propriedade do som que nos permite distinguir uma fonte sonora de outra, apesar de estarem a produzir sons com a mesma frequência.

zO timbre de uma fonte sonora é representado por uma onda complexa, que é a soma de uma onda fundamental (som puro, ou simples, como o produzido por um diapasão) e sons harmónicos.

zCada fonte sonora produz uma onda sonora complexa diferente (a produzida por uma viola é diferente da produzida por uma flauta).

As propriedades doSOM As propriedades doSOM

Ti mbre As propriedades doSOM zSe tomarmos 3 instrumentos diferentes tais como o violão, o clarinete, o oboé e o instrumentista fizer soar a mesma nota musical, de mesma altura, e gravarmos separadamente cada um deles e depois colocarmos na tela de um Osciloscópio -(instrumento que permite ver as formas de ondas geradas por estes instrumentos) e cotejarmos ainda essas formas de onda com a forma de onda de um diapasão com a mesma frequência (uma onda senoidal pura) -verificaremos que suas formas de ondas, embora tenham a MESMA FREQÊENCIA, OU MESMA ALTURA, apresentam formas de ondas diferentes e também apresentam um espectro de frequências componentes -(Harmônicos) -de amplitudes diferentes.

Ti mbre As propriedades doSOM zQuandotocarmos a mesma nota (mesma frequência) com a mesma intensidade, num piano e num violino notamos claramente a diferença, em linguagem comum dizemos que os seus timbres são diferentes, portanto, o timbre permite-nos reconhecer a fonte geradora do som.

zExistem sons que pela sua natureza física (emitem predominantemente numa determinada frequência), podem ser mais irritantes, como por exemplo as máquinas com partes giratórias, tais como o de motores, ventiladores e bombas.

As propriedades doSOM

Responder às questões:

z“ O que é o nível sonoro?" z“ O que é um sonómetro?" z“ O que é a escala decibel?" z"Quais os valores do nível sonoro detectados pelo ouvido humano?" z" Quais as consequências biológicas de uma exposição prolongada a sons de elevada intensidade sonora?" z"Como diminuir o ruído?"

Ruído As propriedades doSOM zRuído é todo o som desagradável, perturbador ou indesejado, física ou psicologicamente para quem o ouve.

zO ruído provoca graves efeitos sobre a nossa saúde.

Ruído As propriedades doSOM zSegundo a Organização Mundial de

Saúde, a exposição contínua a níveis de ruído superiores a 50 decibéis, pode causar deficiência auditiva, verificando- se, no entanto, variações de indivíduo para indivíduo relativamente à susceptibilidade ao ruído.

Ruído As propriedades doSOM

Efeitos do ruído sobre o aparelho auditivo:

Perdas temporárias:

z-Fadiga auditiva -elevação temporária do limiar inferior de audição.

z-Perturbação na localização da fonte sonora -quanto mais intenso for o ruído, mais difícil se tornará avaliar correctamente a aproximação de perigo.

Efeitos do ruído sobre o aparelho auditivo:

Perdas temporárias:

z-Efeito de máscara -os sons muito intensos podem ocultar em determinadas condições os de menor intensidade.

z-Sensação auditiva e tempo de reacção

-Um ruído de fundo prolongado no tempo pode diminuir a sensação auditiva, aumentando o tempo de reacção e expondo o indivíduo a um maior risco de acidente.

Ruído As propriedades doSOM

Perdas definitivas:

-exposição intensa (Efeito agudo) e/ou prolongada no tempo (Efeito crónico).

Hormonais e metabólicos

Ruído

Perdas definitivas: Sistema nervoso central

alterações do sono. diminuição da memória de retenção.

Cardiovasculares

constrição dos vasos sanguíneos.

possível aumento da tensão arterial e da frequência cardíaca.

Ruído

Perdas definitivas: Aparelho digestivo

aumento da secreção gástrica. transtornos digestivos.

hipermotilidadegástrica e intestinal.

Pele e músculos

Ruído

Perdas definitivas: Psíquicos

irritabilidade.

agravamentos de estados de depressão e ansiedade.

Sistema vestibular

vertigens. perda do equilíbrio.

Ruído

Perdas definitivas: Órgão da visão

diminuição da discriminação das cores. diminuição da visão na obscuridade.

diminuição da sensação de relevo dos objectos.

Ruído

Perdas definitivas: Assim o ruído pode levar a:

social e cultural, -falta de vigilância e atenção,

-cansaço; o que aumenta o risco de acidente.

Ruído

Exposição Profissional ao ruído :

Trabalhador Exposto -Exposição pessoal diária ao ruído durante o trabalho (LEP,d) igual ou superior a 85 dB(A), ou valor máximo de pico (MaxLPICO) igual ou exceder 140 dB.

EP,d Risco Nível

80 dB(A) Nulo Segurança

85 dB(A) Reduzido Alerta 90 dB(A) Considerável Alarme

115 dB(A) Elevado Crítico

Ruído

Exposição Profissional ao ruído :

Níveis sonoros, em função do tempo de exposição, que indicam perigo para a audição

Duração da exposição (horas/dia)Nível máximo; do ruído dB(A)

Ruído As propriedades doSOM zMedir com o sonómetro o nível sonoro no lugar a diferentes horas.

zConstruir um gráfico com os dados obtidos anteriormente e tirar conclusões.

zPlanificar acções.

zApresentar propostas que visem diminuir o ruído.

Como funciona o aparelho que mede o nível sonoro de um ambiente?

O decibelímetroé o instrumento de medida da pressão acústica, ou nível sonoro. Consiste em um microfone, sensível às pequenas variações de pressão do ar, ocasionadas pela vibração das suas moléculas quando há propagação do som. Essa variação de pressão faz vibrar uma película de ferro doce (ou outro material ferro magnético) submetida a um campo magnético. Essa vibração faz com que o campo magnético sobre a película seja variável, fazendo surgir pequenos sinais eléctricos.

Como funciona o aparelho que mede o nível sonoro de um ambiente?

Esses sinais passam por amplificadores e posteriormente são comparados com os níveis pré-determinados de sinais, que levarão à escala de decibéis (dB). Vale ressaltar que essa correspondência não é linear, pois os decibéis são medidos em escala logarítmica.

TERMO-HIGRO-DECIBELÍMETROLUXÍMETRO IMPAC IP-410 NOVO C/NF

TERMO-HIGRODECIBELÍMETROLUXÍMETRO IMPAC IP-410 NOVO C/NF Código do anúncio: DFPL2AUKC3

Sonómetro Modelo 2260 Investigador da B&K

O Sonómetro Analisador de Ruído 2260 Investigador, é um analisador em tempo real, aprovado pelo Instituto Português da Qualidade, tem uma classe de exactidão 1 (CEI 651/ CEI 804/ CEI 61672) com marcação CE. Sonómetro Solo da 01dB O Sonómetro SOLO, da marca 01dB é um Sonómetro de classe de exactidão I, homologado pelo Instituto Português da Qualidade.

Comentários