Cultura da Interface

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Smart Social – Blog Marketing Digital 2.0 1

Smart Social – Blog Marketing Digital 2.0

"Mídias sociais são ferramentas e não estratégias. " via @estudiodecom

Smart Social – Blog Marketing Digital 2.0

Métricas para medir o impacto do Facebook7
Usuários:7
Interações:7
Outras informações:7
Estatísticas de usuários do Facebook:8
Estatísticas de interações do Facebook:8
O que é Social Media Optimization (SMO)? E por que é Importante9
Por que Social Media Optimization (SMO) é importante?9
O SMO é adequado para minha empresa?10
Etapas de uma Estratégia de Social Media Optimization (SMO)?1
Como trabalha o SMO1
Benefícios do Serviço Social Media Optimization12
Ferramentas para Medir Resultados nas Mídias Sociais13
Como se Tornar um Especialista em Mídias Sociais15
Os 5 P’s das Mídias Sociais17
Mídias Sociais: Como responder quando atacam sua marca19
Agora?2
Métricas do Twitter utilizando o Hootsuite24
As 16 regras de Social Media Optimization (SMO)28
Regras 6 e7 adicionadas por Jeremiah Owyang28
Regras 8,9,10 e 1 adicionadas por Cameron Olthuis29
Regras 12 e 13 adicionadas por Loren Baker29
Regras 14, 15 e 16 adicionadas Lee Odden29
Métricas que ajudam a Medir Resultados nas Mídias Sociais30
O feedback dos usuários no Facebook30
O Klout Twitter31
Volume de buscas de uma marca32
Número de Menções32
As Marcas e a Mídia Social34

Minha Empresa não tem dinheiro para Investir em Mídias Sociais. E

nela36
Facebook Insights - Medindo suas ações no Facebook40

Segmentação: O Sucesso da sua Estratégia de Marketing Digital começa Sumário

Smart Social – Blog Marketing Digital 2.0 4

Smart Social – Blog Marketing Digital 2.0

“Buscas algo? Googlar. Buscas alguém? Facebookear. Queres falar? Mande um Tweet.”

Smart Social – Blog Marketing Digital 2.0

Se você está lendo esse E-book é por que você está interessado em obter um pouco mais de conhecimento. Certamente, você está cansado de ouvir as palavras Rede Social, Web 2.0, o SMO (Social Media Optimization), SMM (Social Media Marketing) e gostaria de ser capaz de implementar estes termos e ações correspondentes em seus negócios, mas não sabe por onde começar.

E se você não sabe com, medir, quantificar e socializar nas mídias sociais, leia este e-book e tente entender porque qualquer empresa, grande ou pequena, pode utilizar as mídias sociais de forma eficaz.

Há muitos tipos diferentes, é geralmente conhecido como o Facebook ou Twitter ou redes focadas em determinados públicos, área ou um determinado perfil, como o LinkedIn, uma rede social para Profissionais.

Existem muitas maneiras de usá-las a favor dos negócios, como divulgação e para estreitar relacionamentos. O que está acontecendo afeta, sobretudo, a maneira como as pessoas conversam umas com as outras.

Elas compartilham suas opiniões sobre produtos e marcas. Mesmo os funcionários podem estar falando de suas empresas. Há muitas formas diferentes de redes sociais. Mas seja você uma pequena empresa, seja uma grande companhia, precisa aprender a lidar com as mídias sociais.

O E-book Smart Digital – Conteúdo Social é uma forma de obter um conhecimento para trabalhar com mídias sociais. Este E-book é composto por artigos do Blog marketing Digital 2.0, o E-book também conta com um capitulo

Especial sobre Facebook Insights, um guia para aqueles que não sabem como usar a ferramenta.

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Métricas para medir o impacto do Facebook ntes do avanço dos meios de comunicação social, os anunciantes tinham a idéia de que só era possível se comunicar com os potenciais consumidores através de uma abordagem do tipo transmissiva: de cima para

A mídia social é uma nova maneira de entender como as pessoas interagem com o conteúdo através de editores on-line, redes sociais, blogs e aplicações. O Facebook é uma rede social que tem grande importância na estratégia das empresas em redes sociais. Por isso, medir o impacto da presença no Facebook é vital.

As seguintes métricas são aquelas que podem ser monitorados: Usuários:

Número de fãs/ CURTIR. Visitas de landing pages (FBML).

Interações:

Posts no mural do proprietário da página. Posts no mural de outras pessoas.

Comentários / respostas às mensagens no mural.

CURTIR em mensagens do mural.

CURTIR em comentários e respostas.

Outras informações:

Contato através do formulário no Facebook. Controle de Links Encurtados (por exemplo, bit. ly).

Tráfego recebido do Facebook (em% do total)

Uma das razões pelas quais qualquer empresa / instituição / associação / ator / famosos deveriam usar uma página do Facebook são as estatísticas do Facebook Insight (para não mencionar a questão das condições de uso).

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O Facebook envia um e-mail semanal com as estatísticas da página:

Usuários ativos + Aumento / diminuição do mesmo (em relação à semana anterior).

CURTIR ou fãs + Aumento / diminuição do mesmo (em relação à semana anterior).

Mensagens no Mural e comentários + Aumento / diminuição do mesmo (em relação à semana anterior). Page Views + Aumento / diminuição do mesmo (em relação à semana anterior).

Além de oferecer um maior detalhe dentro Facebook: Na seção Estatística obtemos informações sobre usuários e suas interações com o nossa página. Todas estas estatísticas são mensais e podem ser exportados para Excel ou CSV.

Estatísticas de usuários do Facebook:

Usuários ativos de Cada mês + Aumento / diminuição do mesmo (período anterior). Novos “CURTIR” + Aumento / diminuição do mesmo (período anterior).

Total de “CURTIR” + Aumento / diminuição do mesmo (período anterior).

Demografia dos usuários (sexo e idade, países, cidades, idiomas).

Atividade (Page Views, as referências externas, consomo de mídia).

Estatísticas de interações do Facebook:

Pageviews das postagens Postagem diária

Verificar dados como (CURTIR diários, comentários diários, Subscrições canceladas).

Atividades da página (Menções, Discussões criadas, Publicações diárias de links no mural, Publicações diárias de Vídeos).

Com todos estes dados, podemos fazer um resumo completo para ver a evolução da página do Facebook e permitir comparações com períodos anteriores.

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O que é Social Media Optimization (SMO)? E por que é Importante

Ou Social Media Optimization é um termo que geralmente se refere a um conjunto de ações realizadas nos meios de comunicação social com um objetivo específico de atrair visitantes ao site/blog e posicionar perfis sociais em mecanismos de busca. Rohit Barghava - criador do termo Social Media Optimization - explicou em seu blog, em 2006, a origem do conceito e das cinco regras básicas para definir uma estratégia de marketing adequada destinada a redes sociais.

Rohit diz que o SMO, é simplesmente para implementar mudanças para otimizar um site, de tal maneira que este seja mais atrativo e que gere links de entrada, para ter mais visibilidade nas redes sociais e atrair as referências desde blogs, podcasts, etc.

As 5 regras que, em 2006, foram definidas por Rohit, ainda são válidas e podem ser resumidas da seguinte forma:

1. Aumento dos conteúdos ‘linkados’ em seu site posts, documentos, vídeos, etc.

Aqueles contendo as informações relevantes ao seu nicho. 2. Permitir que os usuários ‘compartilhem’ facilmente o nosso conteúdo nas redes sociais: Adicione botões de social bookmarking para compartilhar no Orkut, Facebook, Twitter, etc. 3. Corresponder aos Links recebidos: verificar de vez em quando quem nos linkou e linkar de volta a partir do nosso conteúdo, é uma boa prática segundo Rohit para favorecer o crescimento de links de entrada. 4. Ajude o seu conteúdo para “viajar” na internet: mais uma vez, se você tiver conteúdo de qualidade compartilhe-o através de seu perfil do Twitter, página do Facebook, canal do YouTube, etc. 5. Incentivar a co-criação de conteúdo: permite a utilização do seu conteúdo através de canais como o YouTube e feeds RSS para que outros possam usá-lo e gerarem links para seu site.

Por que Social Media Optimization (SMO) é importante?

Social Media Optimization (SMO) deve ser considerada, porque nos fazer pensar na imagem de nossa empresa. Há um velho ditado que diz: “Um cliente satisfeito contará a outros a sua experiência, mas um cliente insatisfeito irá destruir sua empresa com sua experiência.” Seja essa experiência boa ou ruim, essa nova forma de marketing é muito poderosa.

O SMO lhe dá o poder para assumir um papel ativo na gestão da sua marca por causa de sua interação com os clientes atuais e potenciais, através da análise de seus produtos, seus comentários e preocupações e a promoção contínua da sua marca.

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Como você pode imaginar, a SMO é eficaz quando utilizado de forma positiva. A criação de conteúdos legítimos, a construção de relacionamentos e a geração de influência em sua comunidade são etapas fundamentais para uma ação de SMO.

Claro, nem todo mundo joga pelas regras. E podemos encontrar aqueles que querem burlar o sistema para receber os benefícios no curto prazo. O SMO pode parecer atraente para quem procura uma solução rápida, mas tenha cuidado. Tal como acontece com SEO, SMO utilizado de forma errada pode ser uma grande dor de cabeça.

O SMO é adequado para minha empresa?

Existem várias comunidades online disponíveis atualmente. Para nos colocarmos em perspectiva, pense em todos os todos os possíveis interesses que surgem na vida. Agora, considere a possibilidade de existe uma comunidade online para cada um desses interesses.

Claro, você não é a única pessoa na internet, por isso é uma aposta segura, existem literalmente milhões de sites dedicados a uma grande quantidade de interesses em torno do mundo. Acredite ou não, certamente há um grupo lá fora, olhando para a sua empresa, produto ou serviço. Basta disponibilizá-lo.

Portanto, o entendimento de como apresentar e manter o conteúdo de cada comunidade é absolutamente crucial para o desenvolvimento de uma estratégia de SMO para o sucesso.

A Otimização de Mídias Sociais “tornou-se uma ferramenta de marketing bem sucedida por uma razão simples”. Ela funciona. Diferentes comunidades online como Twitter e Facebook têm explodido com perfis para todos os gostos, desde alunos do ensino médio que fala sobre suas bandas favoritas, a um a campanha publicitária.

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Etapas de uma Estratégia de Social Media Optimization (SMO)?

amos enfrentá-la… As Mídias Sociais está na mente de muitas pessoas que trabalham com Marketing, Publicidade e lógico as Empresas. O surgimento de grandes serviços como Facebook, Twitter, Youtube, Orkut, LinkedIn e Flickr tem dado aos consumidores antes inimagináveis a capacidade de se conectar e compartilhar suas descobertas com grupos de amigos.

Nos dias atuais as marcas não têm escolha a não ser se envolverem nesses meios de comunicação social, no entanto eles precisam fazê-lo de maneira que sejam geridos e medidos – sendo que no final do processo precisa ter os relatórios com o que foi investindo e o retorno obtido.

“SMO é a melhor maneira de assegurar que os esforços postos na conversa e no envolvimento com os consumidores estão gerando o valor que você precisa”.

Como trabalha o SMO

O SMO visa uma estratégia para o marketing em mídias sociais, no qual podemos utilizar três fases e várias tarefas.

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Benefícios do Serviço Social Media Optimization

As estratégias de SMO foram criadas para fornecer as métricas, a compreensão e apoio estratégico necessário para o envolvimento efetivo nas mídias sociais. Mais especificamente:

Uma presença limpa, consistente e de alta qualidade para a sua marca em toda a web social.

Um plano de comunicação focado na interação com os consumidores, grupos e redes mais influentes.

Relatórios periódicos de retorno em campanhas de Mídias Sociais.

Introspecção profunda e permanente sobre o comportamento do seu consumidor, atitudes e motivações.

Melhor posicionamento da marca em diferentes mecanismos de buscas. Constrói a confiança: Quando você participar e contribui nas redes sociais você está construindo a confiança. A confiança vai facilitar a geração de negócios. Presença: A empresa deve estar presente, onde as pessoas estão: as pessoas passam cada dia mais tempo nas redes sociais.

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Ferramentas para Medir Resultados nas Mídias Sociais fim de se aprofundar sobre as métricas em Mídia Social, eu compilei uma lista com

algumas ferramentas web que podem ser usadas para avaliar os resultados quantitativos feitos sobre as estratégias na Internet. Neste sentido, é necessário lembrar os 5 pontos básicos para uma Estratégia de Mídia Social.

Pesquisar. Planejamento de Objetivos.

Desenho do plano, ou seja, a estratégia.

Aplicação ou execução. Medição e monitoramento.

Para atingir este último, é necessário entender que a cada dia são criadas várias ferramentas para a Web que permitem medir o alcance de uma estratégia de mídia social. Cada uma delas está ligada a um canal específico.

As seguintes ferramentas permitem medir o quão longe você chegou com a implementação de sua estratégia de Social Media no Facebook, Twitter e blogs. Isto é, como estas ferramentas poderão gerar gráficos e relatórios para você controlar suas contas.

Facebook: Dentro de cada página do Facebook tem a opção de ter o percentual da atividade realizada que é medida pelo Facebook Insights. Você também pode encontrar algumas ferramentas externas como:

Page Statistics Application Statistics

Adonomics,AppData

Socialistics

Facebook Grader

No Twitter: Este canal é o que tem mais aplicações para monitorar e medir a influência de uma conta específica. Por isso, existem centenas de ferramentas, algumas delas são:

Twittercounter, Twitter Grader Twinfluence, Tweetburner

TweetStats, Twitscoop

Twitalyzer, TweetEffect Twitter Analyzer, TweetRush

TweetReach, Twitterless,TwitterRatio,

TwitterSpy, Klout Score

Twittsscoop e o TwittGraphs.

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Em Blogs: A fim de acompanhar o que está sendo dito sobre os blogs, você pode encontrar vários serviços, incluindo:

Google Analytics Developer Analytics

BlogPulse Technorati

Google Blog Search

IceRocket

Blogdigger

BlogPulse Bloguzz

PostRank

Lembre-se que não se trata apenas de uma medição quantitativa, já que na Mídia Social o qualitativo torna-se mais importante. Deve se olhar e analisar o tipo de comentário e, em geral, se a recepção está tendo audiência. Desta forma, você pode medir o prestígio, influência, compromisso e popularidade, entre outros fatores.

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Como se Tornar um Especialista em Mídias Sociais

Titulo deste artigo é um pouco de exagero. Lógico que com essas dicas você não irá se tornar um especialista em Mídias Sociais, mas terá uma noção de como se tornar um. Não confie em nada que eu digo, mas apenas não se esqueça de me ouvir.

Mas antes de tudo, por que ser bem sucedido nas Mídias Sociais? Para:

Obter clientes Fazer contatos de negócios,

Aumentar o tráfego para seus sites

Possibilidade indireta de receber links

Aumentar a visibilidade de sua marca.

Existem algumas dicas (são dicas e não REGRAS) que devemos considerar. Não estou falando de se tornar um guru do marketing em mídias sociais, mas de fazer a sua presença em algo produtivo para você, sua empresa e seus contatos.

Então, leia as 10 dicas para se tornar um especialista em Mídias Sociais:

Compartilhar informações valiosas. Publique links que sejam úteis. Não esconda a boa informação. Seja generoso com seus contatos. Discuta dados que muitos não conhecem. Esta questão está intimamente relacionada com a próxima dica.

Ponha-se na cabeça de seus seguidores: Se você conhece ou sabe o que os seus seguidores procuram, maiores serão as possibilidades de compartilhar com eles informações úteis. Leia o que as pessoas pedem ou mais discutem.

Responda às perguntas e resolva problemas: Tente ajudar as pessoas, na medida das suas possibilidades. OOo, Não estou falando de dar consultorias gratuitas, mas um “valor agregado”.

Não Saturar: Não fique publicando mensagens ou link de 2 e 2 segundos, você acaba se tornando alguém pesado ou muito chato. E as pessoas não vão segui-lo e começar a evitá-lo. Não há não necessidade de ser a estrela ou o centro das atenções o tempo todo. Normalmente, esse tipo de comportamento gera rejeição em outros. (Digo isso porque já fiz essa dica no facebook e muitos não gostaram).

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