P10 - Aplicações Emprestimos

P10 - Aplicações Emprestimos

(Parte 6 de 9)

- <MV_EMPCAL3>: indica que os empréstimos configurados neste parâmetro serão feitos em moeda nacional e os juros serão calculados no regime de juros compostos.

• Taxa Nominal: taxa de juros que serão cobradas pelo empréstimo. Deve-se informar a taxa de juros anual, pois o Sistema calcula com base em uma taxa anual.

29Todos os direitos reservados.Aplicações e Empréstimos

Fique atento

Não existe imposto de renda sobre empréstimos financeiros recebidos. O imposto será cobrado de quem empresta o valor, pois este terá um ganho com a operação e deverá pagar o imposto sobre a renda recebida e o Sistema não controla empréstimos concedidos, apenas empréstimos recebidos. Dessa forma, não é necessário informar porcentagem de Imposto IR.

Exercícios

Como verificar os Parâmetros do Módulo Financeiro: 1. Acesse o Módulo “SIGACFG – Configurador”; 2. Selecione as seguintes opções: Ambiente > Cadastros > Parâmetros

3. Clique na opção “Pesquisar”; O sistema apresenta uma tela para procura do parâmetro.

4. Informe o “Parâmetro – MV_EMPCAL1;” e clique na opção “Procurar”; O sistema posicionará sobre o “Parâmetro – MV_EMPCAL1;”;

5. Clique na opção “Visualizar”, para verificar o seu conteúdo. 6. Repita a operação para os seguintes parâmetros:

MV_EMPCAL2; MV_EMPCAL3.

Anotações

Exercícios

Como realizar Empréstimos Financeiros: 1. Selecione as seguintes opções: Atualizações > Aplicac./Empréstimo > Aplicac./Empréstimo

30Todos os direitos reservados.Aplicações e Empréstimos

Anotações

Número:000005
Modelo:Empréstimo
Operação:EMP (F3 Disponível)
Banco/Agência/Conta:341/00001/00001 (F3 Disponível)
Natureza:Empréstimo
DT. Operação:Data de Hoje
Taxa Nominal:4 %
Vlr. Operação:25.0,0
DT. Resg./Pgto:30 Dias

2. Clique na opção “Incluir” e informe os dados a seguir: 3. Confira os dados e confirme o cadastro de “Empréstimos Financeiros”.

Exercícios

Número:000006
Modelo:Empréstimo
Operação:EMP (F3 Disponível)
Banco/Agência/Conta:001/45568/77889/5 (F3 Disponível)
Natureza:Empréstimo
DT. Operação:Data de Hoje
Taxa Nominal:8%
Vlr. Operação:15.0,0
DT. Resg./Pgto:120 Dias

Como realizar Empréstimos Financeiros: 1. Selecione as seguintes opções: Atualizações > Aplicac./Empréstimo >Aplicac./Empréstimo 2. Clique na opção “Incluir” e informe os dados a seguir: 3. Confira os dados e confirme o cadastro de “Empréstimos Financeiros”;

31Todos os direitos reservados.Aplicações e Empréstimos

Data de Referência?:30 Dias
Banco Inicial?:<branco> (F3 Disponível)
Banco Final?:Z (F3 Disponível)
Moeda?:Moeda 1

4. Selecione as seguintes opções: Relatórios > Aplicações/Emprest > Demonst. Empréstimo O sistema apresentará uma tela de “Parâmetros”. 5. Preencha os “Parâmetros”, informando os dados a seguir: 6. Confira os dados e confirme os “Parâmetros” e a emissão do “Demonstrativo dos Empréstimos”.

Anotações

Apropriação das Operações Financeiras

Esta movimentação apropria Aplicações e Empréstimos Financeiros, com juros e taxas referentes a operação.

Este procedimento deve ser feito mensalmente, e pode ser refeito caso a contabilização deste ainda não tenha sido realizada.

Após a Contabilização, o procedimento estará encerrado.

Como as Operações Financeiras estão vinculadas à moeda, cotações e valores de cota, na próxima apropriação ou na baixa total da operação, os valores serão acertados pelo sistema, caso haja necessidade.

Exercícios

Como realizar a Apropriação de Operações Financeiras: 1. Selecione as seguintes opções: Miscelânea > Contábil > Apr. Apl./Emp. Fin

32Todos os direitos reservados.Aplicações e Empréstimos

Data de Apropriação?:Último dia deste mês
Recalcula?:Sim
Mostra Lanc. Contab.?:Sim
Contabiliza?:Sim

2. Clique na opção“Parâmetros” e informe os dados a seguir: 3. Confirme os “Parâmetros” e o cálculo para a “Apropriação Contábil das Operações Financeiras”; 4. Confira os dados e confirme o “Lançamento Contábil”, apresentado.

Anotações

É necessário configurar o “Lançamento Padrão – 582”, para a Contabilização da Apropriação de Operações Financeiras. Dica

Apropriação das Aplicações por Cotas

Esta movimentação deve ser realizada ao final do mês, para que sejam calculados e contabilizados os rendimentos e o IR recolhido sobre estes rendimentos (mês).

Para cada Aplicação cadastrada, deve ser utilizada a Apropriação Mensal, devido ao conceito deste tipo de aplicação, pois cada contrato possui um valor de cotas diferenciado, inclusive para o mesmo Banco e Agência.

A movimentação Aprop. Apl. por Cotas é obrigatória para Aplicações em Cotas, conforme a Lei 9532 do Banco Central.

É necessário configurar o “Lançamento Padronizado – 584”, para a “Contabilização da Apropriação de Aplicações por

33Todos os direitos reservados.Aplicações e Empréstimos

Exercícios

Natureza?:IRF
Valor Unit. das Cotas?:15,0

Como realizar a Apropriação de Aplicações por Cotas: 1. Selecione as seguintes opções: Miscelânea > Contábil > Apr. Apl. p/ Cotas 2. Altere a “Data Base” do sistema para a “Data da Apropriação”: Simulando: Último dia do mês atual (Data da Apropriação). 3. Posicione o cursor sobre a “Aplicação – 000002/FAF”; 4. Clique na opção “Apropriar”, e informe os dados a seguir: 5. Confira os dados e confirme a “Apropriação”;

6. O sistema apresentará uma nova tela com a seguinte pergunta: “Confirma a Operação“.

7. Confira os dados e confirme a “Apropriação de Aplicações por Cotas”; O sistema apresentará uma tela de”Lançamentos Automáticos da Apropriação”.

8. Confira os dados e confirme o “Lançamento Automático da Apropriação por Cotas” a ser efetivada.

Anotações

Resgates e Pagamentos de Empréstimos

Nesta movimentação, é possível Resgatar as Aplicações Financeiras realizadas pela empresa, bem como pagar os Empréstimos solicitados.

A movimentação de Resgates e Pagamentos, é utilizada para controle dos Valores Aplicados e ou Emprestados em diferentes negócios.

34Todos os direitos reservados.Aplicações e Empréstimos

Pagamento de empréstimos

(Parte 6 de 9)

Comentários