P10 - Aplicações Emprestimos

P10 - Aplicações Emprestimos

(Parte 5 de 9)

Método 4: Cálculo baseado em Quotas.

Este cálculo atualiza a aplicação pelo valor atualizado das quotas contida no Cadastro de Contratos Bancários.

Método 5:

Cálculo baseado em fórmula (Arquivo SM4), sendo que esta deve retornar um valor que multiplicando o valor original da aplicação resulte no valor atualizado.

Para tanto, são fornecidos três dados contidos nas Variáveis: dFormula (Data do Saldo), nFormula (Valor do Saldo) e lFormula (se considera ou não a Data de Resgate).

Os Métodos de Cálculos, estão diretamente ligados a Tabela 1 e aos Parâmetros “MV_APLCAL1, MV_ APLCAL2, MV_APLCAL3, MV_APLCAL4”, assim caso o usuário desejar alterar a Tabela11, deverá alterar também os Parâmetros do sistema.

As Aplicações Financeiras, são taxadas pela diferença entre o valor aplicado e o valor do resgate, ou seja, sobre o Rendimento da Aplicação, portanto o Protheus, possui três modalidades de impostos, entre eles temos: Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Imposto de Renda (IR) e outros Impostos, todos estes aplicados diretamente sobre o rendimento, podendo ocorrer um ou mais impostos na mesma aplicação.

Além destes mencionados, as aplicações que possuem Variação Cambial são taxadas de IR sobre a diferença de câmbio entre as datas de aplicação e resgate, no este imposto é caracterizado como SWAP.

A Contabilização das Aplicações Financeiras foi alterada de tal forma a contemplar apropriações e os novos métodos de cálculo.

24Todos os direitos reservados.Aplicações e Empréstimos

Exercícios

Como verificar os Parâmetros do Módulo Financeiro: 1. Acesse o Módulo “SIGACFG – Configurador”; 2. Selecione as seguintes opções: Ambiente > Cadastros > Parâmetros 3. Clique na opção “Pesquisar”; O sistema apresenta uma tela para procura do parâmetro. 4. Informe o “Parâmetro – MV_APLCAL1” e clique na opção “Procurar”; O sistema posicionará sobre o “Parâmetro – MV_APLCAL1”; 5. Clique na opção “Visualizar”, para verificar o seu conteúdo.

6. Repita a operação para os seguintes parâmetros: MV_APLCAL2; MV_APLCAL3; MV_APLCAL4;

Anotações

Uma observação deve ser realizada quanto ao resgate total das aplicações: As apropriações realizadas até o momento são somadas e subtraídas das apropriações informadas nos resgates, esta diferença é contabilizada para não haver qualquer erro de cálculo.

Com isto, as Apropriações podem possuir Valores Negativos e os Lançamentos Padronizados devem contemplar estes valores.

As Aplicações Financeiras influem diretamente no cálculo da disponibilidade financeira da empresa, por isto, ao optar por esta movimentação, deve-se diariamente atualizar os dados do Cadastro de Moedas, Contratos Bancários e Feriados.

25Todos os direitos reservados.Aplicações e Empréstimos

Exercícios

Número:000001
Modelo:Aplicação
Operação:FAF (F3 Disponível)
Banco/Agência/Conta:341/00001/00001 (F3 Disponível)
Natureza:Aplicação (F3 Disponível)
Qtd. Cota/Tit.:500
DT. Operação:Data de Hoje
Número Contr.:341/001 (F3 Disponível)
Banco Contr.:341 (F3 Disponível)
Agência Contr.:00001
Conta Contr.:00001
Vlr. Operação:6.0,0
% Imposto IRF:20 %

Como realizar Aplicações em FAF: 1. Selecione as seguintes opções: Atualizações > Aplicações/Emprést. > Aplicac./Empréstimo 2. Clique na opção “Incluir” e informe os dados a seguir: 3. Confira os dados e confirme a “Aplicação Financeira em CDB”.

Anotações

Exercícios

Número:000002

Como realizar Aplicações em CDB: 1. Selecione as seguintes opções: Atualizações > Aplicac./Empréstimo > Aplicac./Empréstimo 2. Clique na opção “Incluir” e informe os dados a seguir: Modelo: Aplicação (F3 Disponível)

26Todos os direitos reservados.Aplicações e Empréstimos

Operação:CDB
Banco/Agência/Conta:341/00001/00001 (F3 Disponível)
Natureza:Aplicação
DT. Operação:Data de Hoje
Taxa Nominal:9%
Vlr. Operação:20.0,0
DT. Resg./Pagto:Em 30 dias
% Imposto IRF:20 %

Anotações 3. Confira os dados e confirme a “Aplicação Financeira em FAF”.

Exercícios

Número:000003
Modelo:Aplicação
Operação:CDI (F3 Disponível)
Banco/Agência/Conta:341/00001/00001 (F3 Disponível)
Natureza:Aplicação (F3 Disponível)
DT. Operação:Data de Hoje
Taxa Nominal:98 %
Vlr. Operação:6.0,0
Moeda:5
% Imposto IRF:20 %

Como realizar Aplicações em CDI: 1. Selecione as seguintes opções: Atualizações > Aplicac./Empréstimo > Aplicac./Empréstimo 2. Clique na opção “Incluir” e informe os dados a seguir: 3. Confira os dados e confirme a “Aplicação Financeira em CDI”;

Anotações

27Todos os direitos reservados.Aplicações e Empréstimos

Exercícios

Número:000004
Modelo:Aplicação
Operação:CP (F3 Disponível)
Banco/Agência/Conta:341/00001/00001 (F3 Disponível)
Natureza:Aplicação (F3 Disponível)
DT. Operação:Data de Hoje
Taxa Nominal:12%
Vlr. Operação:15.0,0
Moeda:1
% Imposto IRF:20 %
Data de Referência ?30 dias a partir da data de hoje
Considera Dt. Resg. ?Sim
Banco Inicial ?<branco> (F3 Disponível)
Banco Final ?Z (F3 Disponível)
Moeda?Moeda 1
Outras Moedas?Converter

Como realizar Aplicações em CP: 1. Selecione as seguintes opções: Atualizações > Aplicac./Empréstimo > Aplicac./Empréstimo 2. Clique na opção “Incluir” e informe os dados a seguir: 3. Confira os dados e confirme a “Aplicação Financeira em CP”; 4. Selecione as seguintes opções: Relatórios > Aplicações/Emprest” > Demonst. Aplicação Observação: O sistema apresentará uma tela de “Parâmetros”. Direcione para impressão “em Disco”. 5. Preencha os “Parâmetros”, informando os dados a seguir:

6. Confira os dados e confirme os “Parâmetros” e a emissão do relatório de “Demonstrativo das Aplicações”.

Anotações

28Todos os direitos reservados.Aplicações e Empréstimos

Empréstimos

A movimentação de Empréstimo Financeiros, contempla operações nacionais, internacionais de curto e longo prazo. Os método de cálculos disponíveis são:

• Cálculo por Juros Compostos; • Cálculo por Juros Simples;

• Cálculo por Fórmula, onde o sistema fornece as variáveis dFormula (Data do Saldo), nFormula (Valor do Saldo) e lFormula (Valor do Saldo) e lFormula (se considera a Data de Pagamento) e a Fórmula deve retornar o valor dos juros na moeda em que foi realizado o empréstimo.

Como nas Aplicações Financeiras, os métodos de cálculos estão vinculados à Tabela 1 e aos Parâmetros “MV_EMPCAL1”, “MV_EMPCALC2” e “MV_EMPCAL3”.

Para Empréstimos realizados em moeda estrangeira, o sistema calcula automaticamente a variação cambial do valor principal e do valor do juros.

Como nas Aplicações Financeiras, a periodicidade de apropriação é mensal. No Resgate, pode-se pagar os Juros Integrais ou Parciais.

Durante o Resgate, também podem ser acertadas as apropriações realizadas até aquela data, sem nenhum prejuízo ao sistema.

Deve-se tomar muito cuidado no Resgate, quando se tratar de Empréstimo em Moeda Estrangeira, pois alguns valores estão em moeda estrangeira e outros em moeda corrente.

Como nas Aplicações Financeiras, os Empréstimos afetam o cálculo da disponibilidade da empresa.

Na inclusão do empréstimo, o usuário informa os dados do empréstimo na mesma tela de aplicações, por esse motivo deve atentar apenas aos dados relevantes a operação.

Principais campos: • Modelo: indica que está sendo efetuada uma operação de empréstimo.

• Operação: indica o tipo de empréstimo que influenciará nos cálculos efetuados pelo Sistema no momento do pagamento desse empréstimo, consulta do fluxo de caixa e relatório demonstrativo de empréstimo. As opções disponíveis são configuradas nos parâmetros abaixo:

- <MV_EMPCAL1>: indica que os empréstimos configurados neste parâmetro serão feitos em moeda estrangeira e os juros serão calculados no regime de juros simples.

- <MV_EMPCAL4>: indica que os empréstimos configurados neste parâmetro serão em moeda estrangeira e os juros serão calculados no regime de juros compostos.

- <MV_EMPCAL2>: indica que os empréstimos configurados neste parâmetro serão em moeda nacional e os juros serão calculados no regime de juros simples.

(Parte 5 de 9)

Comentários