Recuperação de mata ciliar para proteção de nascente

Recuperação de mata ciliar para proteção de nascente

(Parte 2 de 2)

Área de estudo:

O córrego Entre Rios nasce em Pirapora numa região que antes era um grande minadouro, onde percorre uma grande extensão até desaguar no rio São Francisco.

Imagem de satélite:

Foram utilizadas imagens do Google Earth 2010 proporcionado pela disponibilidade gratuita na internet, facilitando a realização da pesquisa considerando apenas uma pequena área pesquisada.

4.5 Cronograma.

ATIVIDADES

2010

2011

Conseguir mudas de plantas nativas.

Out

x

Nov

x

Dez

Jan

Fev

Mar

Plantar Mudas

x

x

Criar um programa de proteção da nascente

.

X

X

Conseguir parceria com o IBAMA para fiscalizar o local.

.

x

Visitas de campo.

x

x

Replantio de mudas.

x

x

Envolver os alunos das Escolas criando Visitas ao local.

x

x

Apresentação dos resultados

x

4.7 Considerações Finais

De acordo com o que foi apresentado no presente trabalho através do uso de imagens via satélite foi possível perceber a importância da utilização das técnicas do Geoprocessamento utilizando seu banco de dados para analisar a ocorrência dos impactos provocados pela ação antrópica no meio ambiente.

Percebe-se que a utilização dessa tecnologia como ferramenta de monitoramento e controle será posteriormente mais evoluída, facilitando o acesso diário a informações sobre as mudanças e futuros impactos ambientais.

De posse dessas informações, será possível aumentar as probabilidades de tomar ações corretivas para mitigar os impactos ambientais, melhorando a qualidade de vida da sociedade.

Anexos

Área degradada de recarga hídrica, nascente com mata Ciliar retirada em Pirapora MG.

DESMATAMENTO DE MATA CILIAR DEGRADANDO ÁREA DE RECARGA HÍDRICA

DESMATAMENTO E PRÁTICA DE QUEIMADA DEGRADANDO ÁREA DE RECARGA HÍDRICA EM PIRAPORA MG.

Referências Bibliográficas

BATISTUTE, Jossan e SPAGOLLA, Vanya Senegalia Morete. Legislação e direito ambiental: gestão ambiental. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

MESQUITA,Divino Nunes.Recuperação de Nascentes.Rio Branco 2009.

PIRES,Ewerton de Oliveira.Elaboração e análise de projetos de conservaçãoe proteção ambiental:gestão ambiental/Ewerton de Oliveira Pires,Heloisa de Camargo Tozato.São Paulo:Pearson Education do Brasil,2009.

VIEIRA,T.A.;FREIRE,A.G.Projeto de Recuperação de Matas Ciliares.2006.

GOMES,Marisa Prado e AGUIAR,Marcelo Cabral.Noções básica sobre geoprocessamento.Amazônia (2005).Disponível em <http://www.ebah.com.br/nocoes-basicas-de-geoprocessamento-pdf-a25549.html#

 

(Parte 2 de 2)

Comentários