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Guia Prático para Criação de Modelos em NX: Partindo do Início, Notas de estudo de Tecnologia Industrial

Saiba como utilizar o ambiente de modelamento do nx para criar e editar objetos 3d. Aprenda a criar arquivos, customizar o ambiente, trabalhar com barras de ferramentas e organizar o ambiente. Além disso, saiba como utilizar o part navigator e o sketch para criar e editar curvas.

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 25/02/2011

paulo-cesar-horacio-horacio-12
paulo-cesar-horacio-horacio-12 🇧🇷

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Baixe Guia Prático para Criação de Modelos em NX: Partindo do Início e outras Notas de estudo em PDF para Tecnologia Industrial, somente na Docsity! 1 Modelamento NX3 2 1 – Barra de Títulos 2 – Barra de Menus 3 – Área Gráfica 4 – Barras de Ferramentas 5 – Barra de Recursos 6 – Linha de Sugestões 7 – Linha de Status 8 – Indicador de Progresso Tela Principal do NX 5 Para iniciar o ambiente de modelamento vá ao menu APPLICATION > MODELING Você verá que surgirão novas barras de ferramentas. São as ferramentas específicas para o ambiente de modelamento “MODELING”. Para ligar ou desligar as barras de ferramentas, clique com o botão direito do mouse em alguma região onde não existam barras de ferramentas (como na figura ao lado) Serão mostradas todas as barras de ferramentas disponíveis para o ambiente de modelamento. Com um clique você liga ou desliga as barras. Ligada Desligada Para nosso estudo deixaremos ligadas as barras como no exemplo ao lado Para ligar ou desligar as ferramentas clique no último ícone de cada barra. (como mostrado na figura ao lado) Customizando o ambiente de modelamento 6 Distribua as barras de ferramentas de acordo com seu gosto. OBS.: Quando você sair do programa todas essas configurações serão salvas. Sempre que entrar no ambiente de modelamento elas estarão conforme você as deixou. Sempre abra um arquivo do NX usando o menu File > OPEN. Evite dar 2 cliques no Windows Explorer para abrir um arquivo e o NX simultaneamente. Customizando o ambiente de modelamento 7 Antes de iniciar, vamos conhecer alguns elementos típicos do nosso ambiente de modelamento, como organizá-los e como atribuir a cada um deles algumas propriedades de visualização. Vá até a pasta de exercícios e abra o arquivo com nome de Objetos_Geometricos.prt Este arquivo contém alguns elementos como mostrados na figura abaixo: Datum Plane Sólido Datum Axis Superfície CSYS (Sistema de Coordenadas) Spline Linha Ponto Arco OBS.: Perceba que o sistema trata o círculo como arco. Elementos como Elipse, Hipérbole, Parábola, são chamados de CÔNICAS. Os elementos Linhas, Arcos, Cônicas, Splines são chamados de CURVAS. As superfícies são chamadas SHEET BODY. Os Sólidos são chamados SOLID BODY. Passe o mouse sobre os objetos e veja que na Linha de Status aparece a descrição de cada um. Organização no ambiente de modelamento 10 Para Criar / Editar uma categoria selecione o botão Edit Category dentro da caixa de diálogo Layer Settings. Aparecerá a seguinte janela como na imagem abaixo. Selecione a Categoria que deseja editar Ou Digite o nome da nova Categoria Clique aqui para Criar / Editar a Categoria Nome da Categoria que está sendo Criada / Editada Lista das categorias existentes Lista dos Layers incluídos os excluídos da Categoria em questão. Incluído Excluído Pressione OK para voltar à janela anterior Pressione OK para completar a operação. Organização no ambiente de modelamento 11 Existem algumas situações em que os elementos de desenho começam a se acumular na área gráfica, dificultando a visualização e a seleção de objetos. Para ajudar o operador o NX possui um recurso que podemos apelidar como ESCONDER e MOSTRAR. Dentro do NX este recurso é chamado respectivamente de BLANK e UNBLANK. Este recurso está disponível no menu EDIT > BLANK e suas opções mais usadas são: BLANK – Esconde os objetos selecionados. REVERSE BLANK ALL – Inverte os objetos escondidos com os mostrados. UNBLANK SELECTED – Mostra os objetos selecionados. UNBLANK ALL OF PART – Mostra tudo. Ligue todos os seus Layers e experimente, use o comando BLANK / UNBLANK nos objetos do seu desenho. Basta escolher a opção desejada, selecionar o objeto e clicar em OK. Organização no ambiente de modelamento 12 CLICAR – Apresenta MENU com funções de acordo com o CONTEXTO No NX o mouse possui as seguintes funções: CLICAR e ARRASTAR – Abre um retângulo de seleção Em conjunto com a tecla SHIFT, retira os objetos da seleção CLICAR– Aceita e continua para o próximo passo CLICAR e ARRASTAR Executa ROTATE na área gráfica Em conjunto com a tecla SHIFT executa PAN na área gráfica Em conjunto com a tecla CTRL executa ZOOM na área gráfica A RODA do mouse funciona como função ZOOM CLICAR e ARRASTAR – Aciona o MENU RADIAL com funções de acordo com o CONTEXTO CLICAR – Seleciona um objeto na tela Em conjunto com a tecla SHIFT, retira os objetos da seleção Navegação no ambiente de modelamento 15 Sketch - DATUM CSYS 1 – Crie um arquivo novo “FILE > NEW”. De o nome sketch acione OK. 2 – Inicie o ambiente de modelamento “CTRL+M” ou “APPLICATION > MODELING” 3 – Crie o Sistema de Coordenadas “INSERT > DATUM / POINT > DATUM CSYS ”. Escolher a opção ABSOLUTE CSYS Pressione OK para completar a operação. Será criado em sua área de trabalho um objeto como mostrado na figura abaixo: Vamos começar a organizar o nosso arquivo: - Vamos colocar o nosso DATUM CSYS no LAYER 7 (CTRL+J) -Agora vamos ligar o LAYER 7 tornando de modo a visualizar novamente nosso DATUM. (CTRL+L) Salve seu trabalho. 16 Sketch – PART NAVIGATOR Um recurso muito importante que usaremos para acompanhar nosso trabalho no NX é o PART NAVIGATOR que encontra-se na Barra de Recursos. Dependendo da customização de seu NX esta barra pode estar na lateral esquerda ou direita da tela. Veja que você criou sua primeira FEATURE. Perceba que ela está ATIVA, trata-se de um DATUM CSYS de número (0) e que está guardado no LAYER 7. As FEATURES são características do seu desenho. Quando um comando associativo é executado, é criado no PART NAVIGATOR uma FEATURE como a mostrada acima. É de suma importância que você mantenha seu PART NAVIGATOR sempre aberto para que possa acompanhar o desenvolvimento do seu modelo e evitar possíveis erros, como por exemplo criar duas FEATURES iguais e consecutivas. Para editar os parâmetros de uma FEATURE já criada basta dar dois cliques no nome da FEATURE. Ao longo de nosso estudo abordaremos as funcionalidades do PART NAVIGATOR Clique na aba PART NAVIGATOR Acompanhe nesta região, passo a passo o desenvolvimento do seu desenho Selecione o Alfinete na parte superior para que o PART NAVIGATOR permaneça sempre aberto ATIVADA Nome da FEATURE Número da FEATURE LAYER 17 Sketch – Criando Se você não estiver visualizando seu DATUM CSYS certifique-se de que sua FEATURE foi criada e veja se o LAYER está ligado. Se mesmo assim não aparecer use o comando FIT para que o NX mostre todos os objetos em sua área gráfica. 1 – Acione o comando SKETCH Perceba que automaticamente o SKETCH identificou o DATUM CSYS em sua área gráfica e selecionou por padrão o PLANO XY como base para traçar as linhas. Aparecerá a barra de opções como na imagem abaixo: 2 – Mantendo este ícone ligado (laranja) você pode escolher outro PLANO de trabalho (Selecionando outro DATUM PLANE ou face plana de um sólido ou superfície) 3 – Uma vez definido o PLANO de trabalho é só clicar em OK e pronto. O NX disponibilizará todos os recursos do SKETCH para você. Note que as barras de ferramentas mudaram. 20 Sketch – Restrições 6 - Acione o comando INFERRED DIMENSIONS 7 – Selecione as linhas, posicione as cotas e entre com os valores conforme o esquema abaixo: 8 – Acione o comando CONSTRAINTS Perceba que na Linha de Status ele informa o seguinte: Sketch needs 2 constraints Isso é informado porque todo seu desenho já está restringido por cotas (restrições dimensionais - ETAPAS 6 e 7), mas ainda faltam duas restrições de posicionamento da figura, uma no eixo X e outra no eixo Y. Faremos este posicionamento usando RESTRIÇÕES GEOMÉTRICAS (COSNTRAINTS - ETAPA 8) 9 - Selecione a linha de 50 e depois a flecha (DATUM AXIS) X como indicado abaixo: 21 Sketch – Restrições Aparecerá novamente a caixa de opções disponíveis para os objetos selecionados. Collinear Perpendicular Parallel 10 – Selecione a opção COLLINEAR. O resultado será o da figura abaixo. Agora ficou faltando apenas uma restrição (veja na Linha de Status) em Y. 11 - Selecione a linha de 18 e depois a flecha (DATUM AXIS) Y como indicado abaixo: 10 – Selecione a opção COLLINEAR. Pronto. O resultado será como mostrado abaixo e na Linha de Status veremos a mensagem “Sketch is fully constrained” (Sketch totalmente restringido) Aparecerá a caixa de opções disponíveis para os objetos selecionados. 22 Sketch – Finalizando Agora podemos sair do nosso SKETCH e voltar ao ambiente de modelamento. Para fazer isso devemos acionar o comando FINISH SKETCH localizado na barra de ferramentas principal. Neste momento estaremos de volta ao nosso ambiente de modelamento como mostrado na figura abaixo. Perceba que o SKETCH continua em nosso PART NAVIGATOR. Vamos agora editar o que acabamos de fazer. Dê duplo clique em cima do nome da FEATURE SKETCH. Dê duplo clique sobre cada uma das cotas, edite os valores e pressione ENTER. Veja como nosso desenho se movimenta mantendo as restrições aplicadas anteriormente. Para finalizar acione novamente o comando FINISH SKETCH. Salve seu trabalho 25 Sketch – Restrições Geométricas Em nossa construção utilizamos relações entre os objetos para determinar a posição das nossas curvas no espaço. Este tipo de restrição é chamado de Restrição GEOMÉTRICA ( Paralelismos, concentricidades, tangências, etc.) Fixo – Mantém o objeto fixo Horizontal – Mantém a linha na horizontal Vertical – Mantém a linha na vertical Paralelo – Mantém as linhas paralelas umas às outras Perpendicular – Mantém as linhas perpendiculares umas às outras Coincidentes – Mantém as extremidades das curvas coincidentes Midpoint – Mantém alinhamento com o ponto médio da linha Point on Curve – Garante posição do ponto sobre uma curva Concentric – Mantém os arcos concêntricos uns aos outros Tangente – Mantém tangência entre os objetos Equal Radius – Mantém os arcos com o mesmo valor de raio Equal Length – Mantém as linhas com mesmo valor de comprimento 1. Tangente 2. Vertical 3. Coincidente 4. Horizontal 5. Perpendicular 26 Sketch – Restrições Geométricas Quando acionamos o comando Constraints e selecionamos um objeto, aparecerá na tela uma barra com as opções de restrições possíveis para este objeto. Conforme acrescentamos objetos à nossa seleção as opções vão se alterando também. Para aplicar uma restrição geométrica basta selecionar os objetos e escolher a restrição desejada conforme o exemplo abaixo. Obs.: As opções para atribuição das restrições são sensíveis em relação à seleção do objeto, levando em consideração não só o objeto em si, mas também o local selecionado. Por exemplo: -Quando forem selecionados 2 arcos clicando nos PONTOS centrais, as opções serão (FIXO e COINCIDENTE). - Quando os mesmos 2 arcos forem selecionados clicando sobre a BORDA, as opções serão (FIXO, CONCÊNTRICO, TANGENTE e MESMO VALOR DE RAIO) 27 Sketch – Barra de Restrições Além de criar, o NX também nos permite visualizar e apagar as restrições, entre outras. Na figura abaixo vamos conhecer as ferramentas disponíveis na barra SKETCH CONSTRAINTS e o que cada uma faz. Insere Restrição Dimensional Selecionar os objetos ou os pontos de onde as cotas partirão Insere Restrição Geométrica Selecionar os objetos aos quais serão atribuídas as restrições Cria restrições automaticamente por seleção. Selecionar os objetos e as restrições desejadas Mostra explicitamente todas as restrições Ligar ou desligar esta opção Esconde todas as restrições (não mostra) Ligar ou desligar esta opção Lista as restrições de um objeto com a opção de deletar. Selecionar os objetos e apagar as restrições desejadas Mostra uma animação em uma Restrição Dimensional Selecionar a restrição dimensional e configurar a animação Converte os objetos entre Linhas Ativas ou Linhas de Referência Selecionar os objetos e optar por característica ATIVA ou REFERENCIA Alterna entre as soluções possíveis Selecionar a restrição dimensional que deseja alternar Configura quais restrições serão automaticamente criadas. Configurar as restrições geométricas que deverão ser criadas automaticamente
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