Como fazer plotagem no Paper Space

Como fazer plotagem no Paper Space

(Parte 1 de 2)

Seqüência do Paper Space (layout) para AutoCAD 2000/2002 1- Definições:

O paper space é o método usado para gerar pranchas de plotagem. Esse método permite um controle mais fácil do desenho e plotagem, sem a necessidade de alterar tamanhos de desenhos para definir escalas. No Autocad 2000 em diante o nome foi alterado para layout e tem as seguintes vantagens em relação ao paper space - a possibilidade de mais de um paper space, a visualização da folha (no 14 víamos somente a margem), a visualização das cores e espessuras reais da plotagem, além de uma padronização maior e mais fácil de tamanhos de folha e espessuras e esquemas de penas e cores.

2- Utilização:

A primeira coisa a fazer antes de gera um layout e instalar o driver do plotter: -Vá ao menu em tools/options

-Na guia Plotting, verifique se o plotter já consta na lista e defina se qual deve ser o corrente. Caso não esteja na lista clique em Add or Configure Plotters.

- Clique em Add a Plotter Wizard e na caixa de diálogo em avançar:

-Selecione o modo de conexão do plotter:

1- Ligado diretamente no computador 2-Ligado em algum micro da rede; 3-Usando o driver do sistema (um plotter ou impressora instalado no Windows); 4-Clique em Avançar.

-Na próxima caixa, selecione a marca do Plotter, o modelo e clique em Avançar:

Obs.: existem duas versões de cada plotter, a primeira é para plotter tamanho A1 (ex: DesignJet 350C C4699A), a segunda é para plotters A0, mais utilizados (ex.:DesignJet 350C C4700A). - Em alguns casos surgirá a seguinte mensagem:

Nela o Autocad recomenda o uso das plotter HP com o driver do sistema (Windows) e como

System Printer (ver três quadros acima). Apesar disso é mais simples usar o driver direto do AutoCAD. Nesse caso clique em continue

-Caso possua um arquivo de configuração de folhas e penas do Autocad R14, clique em import file (raramente se te esse arquivo), senão clique em avançar:

-Defina nessa caixa de diálogo, a porta da Plotter ou se ela devem ser gerados Arquivos PLT (Plot to File), depois clique em avançar:

- Nessa caixa de diálogo dê um nome que identifique o Plotter e clique em avançar:

- Se houve algum erro antes na configuração clique em Edit Plotter Configuration, senão clique em Avançar. Calibrar plotter não é necessário, a não ser que suas plotagens estejam errando muito as medidas nos desenhos;

- assim estará instalado o Plotter:

- Feche essa janela e na primeira janela options defina essa plotter como corrente:

- Feche a janela (OK) e vá para o autocad. Agora vamos definir nosso Layouts (a instalação da plotter deverá ser feita somente uma vez)

1- Clique na "lingüinha" Layout1 do Autocad:

2- Na mudança para o layout, surgirá a seguinte janela: Obs.: Caso não surja, clique com o botão direito sobre a mesma "lingüinha" e clique em Page Setup.

2- Primeiro clique na "lingüinha" Plot Device:

Nessa caixa deve-se Selecionar a plotter ou impressora desejada (1), depois o arquivo de penas caso já exista, do contrário crie um novo clicando em NEW (3).

4- Ao clicar em New aparece a seguinte caixa de diálogo:

Use a opção 1 para criar um novo Arquivo de penas (mais usado); Use a opção 2 para importar um arquivo de penas do Autocad 14; Use a opção 3 para importar um arquivo de penas mais antigo. Clique em avançar.

5- Digite um nome para o arquivo de penas, clique em Avançar:

A opção 2 determina que essa configuração a ser criada será usada agora, a 3 que será a configuração padrão para todas as próximas plotagens. Clique em Plot Style Table Editor (1);

6- Na caixa de configuração de penas:

Definições:

1- Quadro com as cores usadas pelo Autocad no desenho; 2- Definição escrita da utilidade daquela pena (exemplo: para contorno de parede, linha de cota, etc) -OPCIONAL E POUCO USADO; 3- Definição da cor a ser plotada aquela pena (IMPORTANTE), geralmente a mesma cor usada no desenho (se no desenho é verde na plotagem e verde etc) ou preto (black); 4- Definição se ela deve receber escala de cor ou cinza (tons de cinza) - OPCIONAL E POUCO USADO; 5- Definição da plotagem dessa cor em tons de cinza -OPCIONAL E POUCO USADO; 6- Definição do número da pena (plotters antigos a pena) dessa cor -OPCIONAL E POUCO USADO; 7- Pena virtual (usada em alguns plotters para simular troca de pena e outras opções, super antiquado...) -OPCIONAL E POUCO USADO; 8- Determina a quantidade de tinta usada, dando cores mais claras se menor que 100% (brilho) - -OPCIONAL E POUCO USADO; 9- Determina que as linhas da cor selecionada terão um padrão de linha tracejado ou outro (arcaico!) - -OPCIONAL E POUCO USADO; 10- Determina que o tipo de linha definida acima começará e terminará num ponto certo (fim de traço por exemplo) --OPCIONAL E POUCO USADO; 1- Pena: indica a espessura usada para essa cor selecionada (IMPORTANTE); 12 - Determina como a plotter definirá o final das linhas (mais importante para linhas de espessura grossa) --OPCIONAL E POUCO USADO; 13- Determina como serão as quinas onde uma linha encontra a outra (idem acima) --OPCIONAL E POUCO USADO; 14- Determina um padrão para o desenho da linha da cor selecionada (também para linhas grossas) - -OPCIONAL E POUCO USADO;

15- Caso uma espessura desejada não esteja no campo 1, clique aqui e edite as espessuras; 16- Se estiver editando uma configuração para criar outra parecida, clique aqui para salvar com outro nome, assim você não perderá a anterior; 17- Para salvar e voltar para o AutoCAD; 18- Outro modo de visualizar as mesmas opções -OPCIONAL E POUCO USADO; 19 - Dados gerais do arquivo de penas -OPCIONAL E POUCO USADO;

Em suma: Só interessam realmente os campos 1, 3 e 1. Os outros são muito pouco usados.

Dicas: apesar da insistência de muitos, além da maioria das plotter, incluindo a usada nesse exemplo não plotarem diferenças de espessura menores que 0.1 m, nem mesmos o olho humano pode diferenciar entre uma espessura de 0.18 e 0.2 m. Mesmo porque a plotter irá plotar as duas com a mesma espessura, ou seja aproximará para 0.2 m as duas.

Pode-se selecionar mais de uma penas e configurar propriedades em comum, usando o CTRL ou SHIFT. Exemplo: Clique na tabela 1 na cor 1 (red) e com o shift apertado clique na cor 7 (magenta), depois defina no campo 3 para ser plotado tudo em preto. Depois clique somente em uma cor na tabela um e defina as espessuras uma a uma.

Ao terminar as configurações clique em Save & Close. 7- De volta a caixa de diálogo anterior clique em Concluir:

NOTA: alguns micros com Windows 98 deram pane na configuração de pena. Única solução: fazer a configuração em outro micro e copiar o arquivo.

Parece bem cansativo, mas só precisa ser feito uma vez. Aproveite e crie vários arquivos de penas, para todos os "fornecedores" de arquivos dwg. Assim não terão mais que ficar quebrando a cabeça.

8- de volta para o Layout:

Escolha no campo 1 o arquivo recém criado, caso já não esteja lá. Clique em EDIT (2) se quiser alterar algo, clique em new (3) para criar outros arquivos de penas. Deixe ligado a opção 4 para ver as configurações (cores a serem plotadas) direto no layout.

Antes de ir para a "lingüinha" Layout Settings vamos definir tamanhos de folhas a serem usadas. Clique em Properties ao lado do nome da plotter.

8- No Quadro de diálogo seguinte:

Procure na lista a opção Custom Paper Sizes (1) e clique em ADD (2), caso seja uma impressora do Windows, o Botão ADD estará desativado, então entre em Custom Properties (3) e use as definições do driver do Windows (cada impressora é de um jeito);

9- no quadro seguinte:

Use a opção 1 para começar um novo tamanho de papel (recomendado) ou a opção dois para criar a partir de um existente. Clique em Avançar;

10- A seguir:

Defina primeiro a unidade de medida (1) (importante, sempre em m), depois a largura (2) e altura (3) da Folha.

DICA: A maioria das plotters aceita até 904 m de largura, a altura pode variar a vontade.

Se a folha tiver de ser plotada virada , mantenha a largura de 904, coloque o tamanho maior em altura e defina depois que será plotado no modo paisagem. Clique em avançar

Defina as margens em 0. Margens são usadas em folhas avulsas (não em rolo, portanto pouco usadas) e nas configurações por drivers do Windows elas já estão definidas. Clique em Avançar:

12- Nome da Folha;

(Parte 1 de 2)

Comentários