22897661 - apostila - Autocad

22897661 - apostila - Autocad

(Parte 1 de 10)

CursodeAutoCAD3D–AutoCADs2000 ao 2007

1. APRESENTAÇÃO1
2. DESENHANDO EM 3D1
3. VISUALIZAÇÃO6
4. INTRODUÇÃO8
5. FACES12
6. MALHAS POLIGONAIS14
7. OBJETOS 3D20
8. PLOTAGEM DE DESENHOS 3D25
9. RENDERIZAÇÃO28

Curso de AutoCAD 3D 1

1. APRESENTAÇÃO

No curso de AutoCAD Básico é visto como gera-se desenhos bidimensionais utilizando as coordenadas X e Y e um único plano de trabalho. No curso AutoCAD 3D veremos como gerar e manipular desenhos tridimensionais utilizando as coordenadas X, Y e Z e definindo vários planos de trabalho pela alteração do sistema de coordenadas. Vamos trabalhar também com visualização e renderização de objetos tridimensionais.

2.DESENHANDOEM3D Podemos fazer desenhos tridimensionais no AutoCAD de duas maneiras. Uma delas é modificando pelo comando CHANGE a elevação ( ELEV ) e a espessura ( THICKNESS ) das entidades selecionadas. Outra é colocando estes valores antes de desenhar através do comando Elev ou Entity Modes:

Curso de AutoCAD 3D 2

ELEV ( via teclado ) Este comando permite definir a elevação ( ELEV ) e a extrusão ( THICKNESS ) de entidades.

A elevação define a distância entre o plano XY e o ponto em que a entidade começa a ser desenhada. A extrusão é projeção da entidade no eixo Z.

Command: ELEV

New current elevation <valor atual> : 1 New current thickness <valor atual> : 2

As entidades geradas daqui para frente terão estes valores para sua elevação e extrusão.

Curso de AutoCAD 3D 3

3D faces, 3D polylines, malhas poligonais e cotas ignoram o valor do THICKNESS, estas entidades sempre são geradas sem extrusão;

As entidades como texto e atributos são inicialmente geradas sem extrusão, porém através do comando CHANGE pode-se alterar este estado;

THICKNESS é uma variável do AutoCAD, pode-se então, utilizar o comando SETVAR para alterar seu valor.

menu lateral Display, menu em cascata = menu suspenso Setview = menu de

barra View )

O comando Vpoint permite visualizar um objeto em 3D e pode ser usado de 3 maneiras diferentes:

1. Através de uma coordenada: ( Set vpoint )

Command: VPOINT Rotate/<view point> <valor atual>: 1, -1, 1

Objeto será visto do ponto escolhido em direção à origem do sistema de coordenadas. A distância entre o ponto escolhido e a origem não importa, pois o AutoCAD ajusta para que o desenho apareça por inteiro na tela.

2. Manipulando os três eixos e uma bússola: ( Axes )

Command: VPOINT Rotate/<view point> <valor atual>:<enter>

Curso de AutoCAD 3D 4

Note que a medida em que movemos o cursor, movem-se também os três eixos na tela, estes eixos representam os eixos do sistema de coordenadas do desenho. Simultaneamente uma cruz dentro da bússola se movimenta, a figura abaixo mostra de que ponto o objeto será visto conforme o posicionamento da bússola.

3. Através de dois ângulos: ( presets )

Command: VPOINT

Rotate/<view point> <valor atual>:R Enter angle in X-Y plane from X axis <valor atual> : 30 Enter angle in X-Y plane<valor atual> : 30

O primeiro ângulo dado rotaciona o ponto de vista no plano XY em relação ao eixo X. O segundo ângulo rotaciona o ponto de vista em relação ao plano XY. O novo ponto de vista é o resultado da definição dos dois ângulos.

A variável WORLDVIEW afeta diretamente os comandos de visualização em 3D como o VPOINT e o DVIEW. Se o valor dela for igual a 1 os novos pontos fixados nos comandos de visualização serão relativos ao sistema de coordenadas globais ( WCS )

. Se seu valor for igual a 0 os novos pontos serão relativos ao sistema de coordenadas ativo.

HIDE ( menu suspenso = barra de menu render )

O comando HIDE oculta entidades localizadas atrás de faces. Para este comando, são faces as seguintes entidades: círculos;

Curso de AutoCAD 3D 5

a espessura de uma ( width ) polyline ; 3D face;

malhas poligonais;

lados gerados pela extrusão de entidades;

Command:HIDE

O desenho desaparece da tela por um determinado tempo que vai variar de acordo com sua complexidade. textos e atributos são sempre visíveis, não são afetados pelo hide.

SHADE ( menu suspenso = barra de menu render )

O comando SHADE permite gerar o sombreado das faces de um modelo tridimensional, substituindo a visualização do modelo em arame por um modelo sólido.

Command: SHADE Podemos regular o padrão do sombreado que obteremos através da variável SHADEDGE. Os valores válidos para esta variável são:

0 - gera sombreado do modelo, sem realçar o contorno das faces. Necessita de 256 cores simultâneas na tela;

1 - gera o sombreado do modelo, realçando o contorno das faces. Requer 256 cores simultâneas;

2 - gera uma imagem semelhante à obtida com o comando HIDE, pois preenche as faces com a cor do fundo. Serve para qualquer monitor, pois independe do número de cores;

3 - as faces não são sombreadas, mas preenchidas com a cor original do objeto, o contorno das faces é desenhado com a cor do fundo. Serve para qualquer monitor, pois independe do número de cores;

Se a variável SHADEDGE for igual a 0 ou 1 o sombreado das faces será baseado no ângulo que as faces formam com a direção da vista ( linha de visão )

Em função disto, existe a variável permite controlar a percentagem de luz refletida difusamente e a percentagem de luz ambiente. A luz ambiente desconsidera o ângulo formado entre as faces e a linha de visão, sombreando todas as faces com o mesmo percentual de iluminação.

A luz refletida difusamente, por sua vez, vai ser determinada em função do ângulo formado entre a face e a linha de visão, de forma que, se o ângulo formado for de 900, por exemplo, será refletida muita luz. O valor inicial desta variável é 70, o que significa que 70% de luz será refletida difusamente e 30% será de luz ambiente. O valor de SHADEDGE pode variar de 0 a 100.

Curso de AutoCAD 3D 6

(Parte 1 de 10)

Comentários