Doença diarreica

Doença diarreica

(Parte 1 de 3)

A organização Mundial da Saúde (OMS) A organização Mundial da Saúde (OMS) define define diarréia agudadiarréia agudacomo alteração como alteração repentina do hábito intestinal, caracterizada repentina do hábito intestinal, caracterizada pela ocorrência de evacuações líquidas em pela ocorrência de evacuações líquidas em pela ocorrência de evacuações líquidas em pela ocorrência de evacuações líquidas em três ou mais episódios em 24 horas, ou uma três ou mais episódios em 24 horas, ou uma única semiúnica semi--líquida contendo muco e sangue líquida contendo muco e sangue em 12 horas. em 12 horas.

A duração da mesma não deve exceder o A duração da mesma não deve exceder o prazo de 15 dias.prazo de 15 dias.

Entretanto, crianças menores de um ano Entretanto, crianças menores de um ano apresentam ritmo intestinal variável, e a apresentam ritmo intestinal variável, e a presença de várias evacuações ao dia não indica presença de várias evacuações ao dia não indica obrigatoriamente diarréia, sobretudo durante os obrigatoriamente diarréia, sobretudo durante os três primeiros meses. Neste período da vida o três primeiros meses. Neste período da vida o mecanismo de evacuação é desencadeado por mecanismo de evacuação é desencadeado por um reflexo decorrente da distensão da ampola um reflexo decorrente da distensão da ampola um reflexo decorrente da distensão da ampola um reflexo decorrente da distensão da ampola retal, como no adulto e pelo reflexo gastrocólico, retal, como no adulto e pelo reflexo gastrocólico, bastante ativo nesse grupo etário. Esse reflexo bastante ativo nesse grupo etário. Esse reflexo determina uma freqüência média de cinco a sete determina uma freqüência média de cinco a sete evacuações por dia, imediatamente após a evacuações por dia, imediatamente após a ingestão de alimentos e diminui com o avançar ingestão de alimentos e diminui com o avançar da idade da criança.da idade da criança.

Em todo o continente LatinoEm todo o continente Latino--

Americano, a diarréia constitui Americano, a diarréia constitui importante problema de saúde importante problema de saúde pública, especialmente na pública, especialmente na população infantil com menos de população infantil com menos de população infantil com menos de população infantil com menos de

3 anos de idade; diversos autores 3 anos de idade; diversos autores registram em média, de 5 a 10 registram em média, de 5 a 10 episódios diarréicos anuais. episódios diarréicos anuais.

Fatores que contribuem para a elevada Fatores que contribuem para a elevada incidência da incidência da Diarréia AgudaDiarréia Agudanos países nos países em desenvolvimento:em desenvolvimento:

Abandono precoce do aleitamento natural;Abandono precoce do aleitamento natural;

Baixo nível educacional;Baixo nível educacional;

Más condições higiênicoMás condições higiênico--sanitárias;sanitárias; Más condições higiênicoMás condições higiênico--sanitárias;sanitárias;

Falta de refrigeradores nos domicílios;Falta de refrigeradores nos domicílios;

Nessas populações (as mais excluídas e as Nessas populações (as mais excluídas e as mais pobres), prevalecem os processos mais pobres), prevalecem os processos diarréicos bacterianos frente aos virais.diarréicos bacterianos frente aos virais.

A quase totalidade dos estudos publicados A quase totalidade dos estudos publicados em nosso meio (Brasil) até então foi em nosso meio (Brasil) até então foi realizada em populações extremamente realizada em populações extremamente carentes, desprovidas de saneamento básico, carentes, desprovidas de saneamento básico, realizada em populações extremamente realizada em populações extremamente carentes, desprovidas de saneamento básico, carentes, desprovidas de saneamento básico, nas quais o bacilo nas quais o bacilo Escherichia coliEscherichia coli enteropatogênico (EPEC) apresentaenteropatogênico (EPEC) apresenta--se como se como principal agente etiológico de diarréia aguda principal agente etiológico de diarréia aguda na infância, em taxas percentuais que variam na infância, em taxas percentuais que variam de 20 a 40%. de 20 a 40%.

A partir da década de 80, o A partir da década de 80, o Rotavírus Rotavírus emerge como um dos principais agentes emerge como um dos principais agentes etiológicos determinantes de diarréia nas etiológicos determinantes de diarréia nas populações infantis tanto em países populações infantis tanto em países populações infantis tanto em países populações infantis tanto em países industrializados como naqueles em industrializados como naqueles em desenvolvimento. O quadro diarréico desenvolvimento. O quadro diarréico determinado pelo Rotavírus freqüentemente determinado pelo Rotavírus freqüentemente associaassocia--se à presença de vômitos, se à presença de vômitos, acarretando, em muitos casos, dificuldades acarretando, em muitos casos, dificuldades na condução da terapia de hidratação oral.na condução da terapia de hidratação oral.

Pela alta infectividade dos vírus e seu Pela alta infectividade dos vírus e seu difícil controle ambiental, os surtos difícil controle ambiental, os surtos diarréicos intradiarréicos intra--domiciliares, em escolas, domiciliares, em escolas, creches e hospitais, mostram uma creches e hospitais, mostram uma disseminação alarmante, chegando a ser disseminação alarmante, chegando a ser de 70 a 100% o índice de ataque do de 70 a 100% o índice de ataque do RotavírusRotavírusem ambiente fechado.em ambiente fechado.RotavírusRotavírusem ambiente fechado.em ambiente fechado.

Dessa forma, um surto de Rotavírus em Dessa forma, um surto de Rotavírus em uma creche ou escola pode afetar 70 a uma creche ou escola pode afetar 70 a

100% dos freqüentadores daquela 100% dos freqüentadores daquela comunidade.comunidade.

Com freqüência, o único modo de conter Com freqüência, o único modo de conter o surto diarréico nestas circunstâncias é a o surto diarréico nestas circunstâncias é a paralisação das atividades nessas paralisação das atividades nessas comunidades. Além disso, a infecção viral comunidades. Além disso, a infecção viral do tubo digestivo é responsável por alto do tubo digestivo é responsável por alto do tubo digestivo é responsável por alto do tubo digestivo é responsável por alto índice de falta às aulas por conta de índice de falta às aulas por conta de náuseas, vômitos e diarréia líquida que náuseas, vômitos e diarréia líquida que causam.causam.

ObservaObserva--se que quanto mais nova a criança se que quanto mais nova a criança afetada pelo Rotavírus, mais grave a afetada pelo Rotavírus, mais grave a manifestação clínica, chegando o manifestação clínica, chegando o RotavírusRotavírusa a ser responsável por 30% das hospitalizações ser responsável por 30% das hospitalizações por diarréia aguda infecciosa. por diarréia aguda infecciosa.

Da ação deletéria do vírus no tubo digestivo Da ação deletéria do vírus no tubo digestivo Da ação deletéria do vírus no tubo digestivo Da ação deletéria do vírus no tubo digestivo resulta, não raro, a “síndrome pósresulta, não raro, a “síndrome pós--enterite”, enterite”, que leva o paciente à diarréia crônica e que leva o paciente à diarréia crônica e desnutrição.desnutrição.

Normalmente, os alimentos e os líquidos Normalmente, os alimentos e os líquidos seguem um caminho desde o ESTÔMAGO seguem um caminho desde o ESTÔMAGO até o INTESTINO DELGADO, local onde os até o INTESTINO DELGADO, local onde os nutrientes e a água são absorvidos, e nutrientes e a água são absorvidos, e nutrientes e a água são absorvidos, e nutrientes e a água são absorvidos, e seguem então para o INTESTINO GROSSO seguem então para o INTESTINO GROSSO onde os restos não digeridos podem ser onde os restos não digeridos podem ser armazenados e mais tarde, eliminados.armazenados e mais tarde, eliminados.

Algumas vezes, infecções, intoxicações, Algumas vezes, infecções, intoxicações, inflamações ou outras situações podem inflamações ou outras situações podem acarretar o aumento do movimento acarretar o aumento do movimento intestinal, conduzindo os alimentos e intestinal, conduzindo os alimentos e líquidos rapidamente através dos líquidos rapidamente através dos líquidos rapidamente através dos líquidos rapidamente através dos intestinos. A conseqüência deste rápido intestinos. A conseqüência deste rápido movimento é o aparecimento de fezes movimento é o aparecimento de fezes aquosas aquosas ––o que mais freqüentemente é o que mais freqüentemente é referido como diarréia.referido como diarréia.

O principal problema da diarréia são O principal problema da diarréia são as perdas de água e eletrólitos (sais as perdas de água e eletrólitos (sais minerais) que ela ocasiona, trazendo minerais) que ela ocasiona, trazendo o risco de desidratação, o risco de desidratação, principalmente em crianças.principalmente em crianças.

O termo diarréia também é O termo diarréia também é conhecimento por: gastrenterite conhecimento por: gastrenterite aguda, toxinfecção alimentar; dor de aguda, toxinfecção alimentar; dor de barriga, desarranjo, soltura, churrio.barriga, desarranjo, soltura, churrio.

A A alimentaçãoalimentaçãodeve ser mantida.deve ser mantida.

O soro de reidratação oral O soro de reidratação oral não não substitui a alimentação;substitui a alimentação;

O aleitamento Materno sempre deve O aleitamento Materno sempre deve O aleitamento Materno sempre deve O aleitamento Materno sempre deve ser mantido;ser mantido;

No caso de crianças pequenas, não No caso de crianças pequenas, não suspender ou diluir o leite;suspender ou diluir o leite;

Batatas, cereais (arroz), massas, bananas, Batatas, cereais (arroz), massas, bananas, maçãs, etc, são mais facilmente digeridos;maçãs, etc, são mais facilmente digeridos;

Instituto de Saúde CI P/ S E S- S P

Sucos, sopas e líquidos em geral, devem Sucos, sopas e líquidos em geral, devem ser freqüentemente oferecidos e em ser freqüentemente oferecidos e em pequenas quantidades;pequenas quantidades;

Refrigerantes podem ocasionar piora da Refrigerantes podem ocasionar piora da Refrigerantes podem ocasionar piora da Refrigerantes podem ocasionar piora da diarréia, já que têm conteúdo alto de diarréia, já que têm conteúdo alto de açúcar;açúcar;

Administração apenas de água não repõe Administração apenas de água não repõe as perdas de sais minerais que estão as perdas de sais minerais que estão ocorrendo pela diarréia.ocorrendo pela diarréia.

Infe cciosa;Infe cciosa;

Intoxicação alimentar;Intoxicação alimentar;

Uso de alguns tipos específicos de Uso de alguns tipos específicos de Uso de alguns tipos específicos de Uso de alguns tipos específicos de medicamentos (efeitos colaterais);medicamentos (efeitos colaterais);

Uso de laxativos;Uso de laxativos;

Sensibilidade a algum tipo específico de Sensibilidade a algum tipo específico de alimento;alimento;

Erro alimentar;Erro alimentar; Erro alimentar;Erro alimentar; Doença dos intestinos;Doença dos intestinos;

Pela ingestão de água contaminada ;Pela ingestão de água contaminada ;

Pela ingestão de alimentos contaminados Pela ingestão de alimentos contaminados Pela ingestão de alimentos contaminados Pela ingestão de alimentos contaminados pela água, pelas mãos contaminadas ou pela água, pelas mãos contaminadas ou por utensílios contaminados;por utensílios contaminados;

Através de objetos contaminados (garfos, Através de objetos contaminados (garfos, colheres, copos, mamadeiras, chupetas ou colheres, copos, mamadeiras, chupetas ou brinquedos) e que são levados à boca;brinquedos) e que são levados à boca;

Bebendo ou ficando exposto à água não Bebendo ou ficando exposto à água não tratada;tratada;tratada;tratada;

Tomando banho em rio, praia, açude ou Tomando banho em rio, praia, açude ou piscina contaminados;piscina contaminados;

Deixando de lavar as mãos, Deixando de lavar as mãos, principalmente antes de manusear principalmente antes de manusear alimentos;alimentos;

Deixando de lavar corretamente utensílios Deixando de lavar corretamente utensílios Deixando de lavar corretamente utensílios Deixando de lavar corretamente utensílios de mesa e fogão;de mesa e fogão;

Sendo negligente na higiene pessoal;Sendo negligente na higiene pessoal;

Deixando alimentos expostos aos insetos e Deixando alimentos expostos aos insetos e roedores;roedores;

Não armazenando corretamente alimentos Não armazenando corretamente alimentos perecíveis.perecíveis.

Diminuição da consistência habitual das Diminuição da consistência habitual das fezes que podem estar líquidas;fezes que podem estar líquidas;

(Parte 1 de 3)

Comentários