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Apostila Glândulas Endócrinas, Notas de estudo de Educação Física

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Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 27/10/2009

eduardo-lima-46
eduardo-lima-46 🇧🇷

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Baixe Apostila Glândulas Endócrinas e outras Notas de estudo em PDF para Educação Física, somente na Docsity! ATLAS BÁSICO DE ANATOMIA GLÂNDULAS ENDÓCRINAS ´ NOME: R.A. : Arnaldo F. Silva LABORATÓRIO DE ANATOMIA TERMINOLOGIA ANATÔMICA ATUALIZADA Revisada em: JUNHO/2009 http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com APOSTILAS, TUTORIAIS, TESTES, JOGOS, VÍDEOS, ETC. "Ao manipular a peça anatômica cadavérica, parte de um cadáver desconhecido, lembre-se que este corpo nasceu do amor de duas almas, cresceu embalado pela fé e pela esperança daquela que em seu seio o agasalhou. Sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens. Por certo amou e foi amado, esperou e acalentou um amanhã feliz e sentiu saudades dos outros que partiram. Agora jaz na fria bancada de estudo, sem que tivesse uma só prece. Seu nome, só Deus sabe. Mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir à humanidade. A humanidade que por ele passou indiferente" (Rokitansky, 1876) Adaptação feita por Arnaldo Fernandes. sem que por ele se tivesse derramado uma lágrima sequer, NORMAS DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA USO OBRIGATÓRIO: JALECO OU AVENTAL BRANCO DE MANGAS COMPRIDAS (FECHADO!) SAPATOS FECHADOS DE COURO OU MATERIAL SIMILAR CALÇAS COMPRIDAS CABELOS PRESOS, QUANDO LONGOS LUVAS QUANDO MANIPULAR MATERIAL FORMALIZADO É PROÍBIDO: USAR CELULARES E/OU GRAVADORAS DE IMAGENS (crime federal) ALIMENTAR-SE ( Inclusive líquidos ) COLOCAR BOLSAS OU MOCHILAS SOBRE AS BANCADAS BRINCAR OU FAZER PIADAS COM AS PEÇAS CADAVÉRICAS (crime federal) USAR CANETAS PARA APONTAR ESTRUTURAS REMOVER PEÇAS ANATÔMICAS PARA FORA DO LABORATÓRIO (crime federal) DESRESPEITAR PROFESSORES, MONITORES OU FUNCIONÁRIOS 2 arn4ldo@gmail.com (NORMAS DE BIOSEGURANÇA - não serão abertas exceções). http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com Os infratores serão punidos conforme o regimento disciplinar. GRÁVIDAS E CRIANÇAS NO LABORATÓRIO. Hormônios Os hormônios são substâncias liberadas na corrente sanguínea por uma glândula ou órgão e que afetam a atividade de células de um outro local. Em sua maioria, os hormônios são proteínas compostas de cadeias de aminoácidos de comprimento variável. Outros são esteróides, substâncias gordurosas derivadas do colesterol. Quantidades muito pequenas de hormônios podem desencadear respostas muito grandes no organismo. Os hormônios ligam-se aos receptores localizados sobre a superfície da célula ou no seu interior. A ligação de um hormônio a um receptor acelera, reduz ou altera a função celular de uma outra maneira. Em última instância, os hormônios controlam a função de órgãos inteiros. Eles controlam o crescimento e o desenvolvimento, a reprodução e as características sexuais. Eles influenciam a maneira como o organismo utiliza e armazena a energia. Além disso, os hormônios controlam o volume de líquido e as concentrações de sal e de açúcar no sangue. Alguns hormônios afetam somente um ou dois órgãos, enquanto outros afetam todo o organismo. Por exemplo, o hormônio estimulante da tireóide é produzido na hipófise e afeta apenas a tireóide. Em contraste, o hormônio tireoidiano é produzido na tireóide, mas afeta células de todo o organismo. A insulina, produzida pelas células das ilhotas pancreáticas, afeta o metabolismo da glicose, das proteínas e das gorduras em todo o organismo. Controles Endócrinos Quando as glândulas endócrinas funcionam mal, as concentrações séricas dos hormônios podem tornar-se anormalmente altas ou baixas, alterando as funções orgânicas. Para controlar as funções endócrinas, a secreção de cada hormônio deve ser regulada dentro de limites precisos. O organismo precisa detectar a cada momento a necessidade de uma maior ou menor quantidade de um determinado hormônio. O hipotálamo e a hipófise secretam seus hormônios quando detectam que a concentração sérica de um outro hormônio por eles controlado encontra-se muito alta ou muito baixa. Os hormônios hipofisiais então circulam na corrente sangüínea para estimular a atividade de suas glândulas alvo. Quando a concentração sérica do hormônio alvo é a adequada, o hipotálamo e a hipófise deixam de produzir hormônios, uma vez que eles detectam que não há mais necessidade de estimulação. Este sistema de retroalimentação regula todas as glândulas que se encontram sob controle hipofisial. arn4ldo@gmail.com http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com Principais Hormônios Aldosterona Ajuda na regulação do equilíbrio do sal e da água através de sua retenção e da excreção do potássio Hormônio antidiurético (vasopressina) Hipófise Faz com que os rins retenham água e, juntamente com aldosterona, ajuda no controle da pressão arterial Corticosteróide Produz efeitos disseminados por todo o organismo; em especial, tem uma ação antiinflamatória; mantém a concentração sérica de açúcar, a pressão arterial e a força muscular; auxilia no controle do equilíbrio do sal e da água Corticotropina Hipófise Controla a produção e a secreção de hormônios do córtex adrenal Eritropoietina Rins Estimula a produção de eritrócitos Estrogênios Ovários Controla o desenvolvimento das características sexuais e do sistema reprodutivo femininos Glucagon Pâncreas Aumenta a concentração sérica de açúcar Hormônio do crescimento Hipófise Controla o crescimento e o desenvolvimento; promove a produção de proteínas Insulina Pâncreas Reduz a concentração sérica de açúcar; afeta o metabolismo da glicose, das proteínas e das gorduras em todo corpo continua> arn4ldo@gmail.com http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com Supra-renais Supra-renais (glândulas mistas) (glândula mista) (glândula mista) Glândulas Glândulas Glândula Glândula Glândula Hormônio luteinizante e hormônio folículoestimulante Glândula Hipófise Controlam as funções reprodutoras, como a produção de espermatozóides e de sêmen, a maturação dos óvulos e os ciclos menstruais; controlam as características sexuais masculinas e femininas (p.ex., a distribuição dos pêlos, a formação dos músculos, a textura e a espessura da pele, a voz e, talvez, os traços da personalidade) Ocitocina Produz contração da musculatura uterina e dos condutos das glândulas mamárias Paratormônio (hormônio paratireoídeo) Paratireóides Controla a formação óssea e a excreção do cálcio e do fósforo Progesterona Ovários Prepara o revestimento do útero para a implantação de um ovo fertilizado e prepara as glândulas mamárias para a secreção de leite Prolactina Glândula Hipófise Inicia e mantém a produção de leite das glândulas mamárias Renina e angiotensina Rins Controlam a pressão arterial Hormônio tireoidiano Regula o crescimento, a maturação e a velocidade do metabolismo Hormônio estimulante da tireóide Glândula Hipófise Estimula a produção e a secreção de hormônios pela tireóide Principais Hormônios arn4ldo@gmail.com http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com Glândula Hipófise Glândulas Glândula Tireóide (glândulas mistas) GLÂNDULAS SUPRA-RENAIS SUPRA-RENAL DIREITA SUPRA-RENAL ESQUERDA RIM DIREITO RIM ESQUERDO TIMO SECÇÃO TRANSVERSAL 1 2 3 1 - CÁPSULA 2 - CÓRTEX 3 - MEDULA arn4ldo@gmail.com http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com O timo atinge o máximo do desenvolvimento por volta dos 2 anos de idade e em seguida começa a regredir lentamente até a puberdade, quando então se acelera esse processo de involução para deixar apenas vestígios na idade adulta. O principal hormônio do timo é a timosina. Admite-se que este hormônio esteja relacionado com o desenvolvimento do esqueleto e conse- quentemente no crescimento corporal. O timo também desempenha destacado papel no processo imunológico, caracterizando o Linfócito T. GLÂNDULA TIMO PÂNCREAS 1 2 3 1 - CABEÇA 2 - CORPO 3 - CAUDA 4 - PROCESSO UNCINADO 4 5 6 5 - DUCTO PANCREÁTICO PRINCIPAL 6 - DUCTO PANCREÁTICO ACESSÓRIO arn4ldo@gmail.com http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com 7 - DUCTO COLÉDOCO 7 4 5 6 7 2 1 2 3 TESTÍCULOS 1 - TESTÍCULO (recoberto por lâmina vaginal da túnica albugínea) 2 - EPIDÍDIMO 3 - ESCROTO 4 - LÓBULOS 5 - TÚNICA ALBUGÍNEA 6 - REDE TESTICULAR (no mediastino testicular) 7 - DUCTO DEFERENTE arn4ldo@gmail.com http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com
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