Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Apostila de planílha, Notas de aula de Informática

Baseado na forma de ensinar. Planilhas homogêneas para ser ensinado nas salas de aula. O Calc. Broffice, é excelente como aplicativo.

Tipologia: Notas de aula

2010

Compartilhado em 15/12/2010

euripedes-marcos-vieira-5
euripedes-marcos-vieira-5 🇧🇷

4.7

(3)

7 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Apostila de planílha e outras Notas de aula em PDF para Informática, somente na Docsity! BrOffice Planilha - Calc Conceito Básico Uma planilha é simplesmente um conjunto de linhas e colunas, dividida em 256 colunas e 65.536 linhas, as quais podem armazenar textos e números. Sua vantagem é que os dados podem ser manipulados através de fórmulas disponíveis para serem usadas a qualquer momento. A unidade básica de uma planilha chama-se célula, que é formada pela junção de uma linha com uma coluna. Cada célula possui o seu próprio endereço, o qual é composto pela letra da coluna e pelo número da linha. Ex.: A1 – identifica o endereço da célula pertencente à coluna A juntamente com a linha 1. Veja: Significado sobre o Browser da planilha: Segue próxima página: 1 BrOffice Planilha - Calc Comparando com Excel do Office: Calc – Planilha: Excel – Planilha Cabeçalhos e Rodapés Permite que você crie e formate cabeçalhos e rodapés. No menu suspenso vá em Editar > Cabeçalhos e Rodapés Após colocar as informações nas partes de: Área esquerda, Centralizar área e Área direita, basta dar ok! 2 BrOffice Planilha - Calc Observe no exemplo abaixo: Macetes e utilização do teclado para a planilha ou Excel CTRL + END Posiciona o cursor no final da planilha. CTRL + HOME Posiciona o cursor no início da planilha cel”A” e linha”1”. CTRL + SETA P/ BAIXO Move o cursor para a última linha digitada ou última linha CTRL + SETA P/ CIMARetorno para a célula digitada acima. CTRL + SETA À DIREITA Move o cursor para a última célula à direita. CTRL + SETA À ESQU. Move o cursor para a última célula à esquerda. END Posiciona o cursor no fim da linha . HOME Posiciona o cursor no início da linha. PAGE DOWN Posiciona o cursor 25 linhas para baixo. PAGE UP Posiciona o cursor 25 linhas acima. Criando uma planilha simples e travando células de fórmulas A partir da linha 2 comece a digitar seus dados. Primeiro digite todos os dados em colunas para facilitar sua agilidade. Por exemplo: Observe a coluna “A”, veja que estão digitados – Lojas, Construção 1, Construtec etc. Siga digitando até a última que é “Construindo”. Depois na horizontal digite os meses. Após o término da criação simples da planilha vejamos na próxima: 5 Ao clicar no Dróp's, você notará que poderá colher um dado específico de um determinado local ou área. Observe que a área específica foi a do “Contador”. BrOffice Planilha - Calc Digite os valores sem colocar “pontos” de separação de milhar, veja exemplo abaixo: Vá até a Coluna “A” e linha “1”. Marque somente esta extensão na horizontal. Veja exemplo abaixo: Digite o título, depois coloque em Negrito e Centralizado. Veja exemplo abaixo como ficará: Selecione os subtítulos, “Lojas, Janeiro, Fevereiro, Março” etc.. Coloque em Negrito e Centralizados também. 6 Após marcar ou selecionar utilize esta ferramenta. Basta apertar com um clique com botão esquerdo do mouse. Esta ferramenta chama-se “Mesclar”. BrOffice Planilha - Calc Agora, iremos colocar os valores totais. Posicione o cursor na célula “H3” do título “Total/Semestre”. Clique na ferramenta “Soma”. Aperte enter. Veja etapas abaixo: Etapa 1 – A ferramenta soma é ativada e é marcado a extensão para a colocação do total: Etapa 2 – O resultado final é anexado: Etapa 3 – Veja que o valores foram copiados. Etapa 4 – Bem, como nossa tabela é referente a ganhos semestrais e em milhões, iremos dar um tratamento melhor em nosso trabalho. Marque todos os valores. Depois vá até “Menu Formatar + células + números”. Opte por dados que estão referidos na figura abaixo: 7 O resultado final é fixado. Agora fixe o ponteiro do mouse sobre o puxador de fórmulas. Quando surgir uma cruz minúscula, segure e arraste até o final dos valores. Solte para ver o resultado. Observe que todos os resultados apareceram. E nesse caso, não é necessário repetir a “Soma” pela funçao, bastou apenas usar o puxador. BrOffice Planilha - Calc 7 – Agora selecione o valores. Depois vá até a ferramenta “Moeda” . Veja o exemplo abaixo. 8 – Iremos neste momento criar as fórmulas para o mês de janeiro. Nesse caso iremos adicionar o valor unitário à taxa projetada para os 04 meses, observe a fórmula: A fórmula definida para janeiro foi: =valor/unit+(valor/unit * taxa) Após isso dê enter e o resultado estará fixado. A fórmula definida para fevereiro foi: =janeiro+(janeiro * taxa) Após isso dê enter e o resultado estará fixado. Obs.: Crie as fórmulas para os meses de “Março e Abril”. Essa fórmula deverá ser criada a partir do último mês. Note que no exemplo acima, a fórmula foi a partir de janeiro mas com a taxa fixa sem alteração. Observe que os valores estão acrescendo ganhos. 9 – Veja como ficou sua tabela dos valores de todos os meses. 10 – Utilizaremos agora, puxador ou alça de arrasto para que as fórmulas sejam copiadas a partir do primeiro valor de cada mês: Observe o exemplo abaixo: Obs.: Sempre que criar uma fórmula ponha sempre em primeiro lugar o sinal de igual “=”. Depois escolha as células que comporão as suas fórmulas e faça suas operações aritméticas. 10 Utilize o mesmo esquema da alça de arrasto para os meses de Fevereiro, Março e Abril. BrOffice Planilha - Calc Utilizando “SOMA, MÉDIA, MÁXIMO E MÍNIMO”. Usando a mesma tabela, anterior, faremos agora o seguinte: TOTAL – será usado a fórmula da soma, porém não iremos aplicar a ferramenta “soma”. MÉDIA – será usado a função da média utilizando a ferramenta (fx). MÁXIMO – também a função máximo será usado pelo (fx). MÍNIMO - também a função mínimo será usado pelo (fx). Veja o significado de cada função: SOMA – soma de valores MÉDIA – para saber a média estipulada ou preestabelecidas. Exemplo: média das notas bimestrais. MÁXIMO – estipula o maior valor de cada coluna ou linha. Exemplo: qual desses valores são maiores? 150, 170 155, 210. Resposta: 210 MÍNIMO – estipula o menor valor. Aplicando “SOMA” Faça a fórmula usando o exemplo abaixo: Aplicando “MÉDIA” Faça a fórmula usando a função (fx) 11 Após criar sua fórmula, posicione o ponteiro do mouse sobre o valor R$6,83. Segure e arraste até o final. Observe que ele avalia quais células irão receber os valores. Depois dê “enter”. Clique aqui BrOffice Planilha - Calc Observe o formato abaixo: Agora você irá buscar no mês de janeiro todos os valores. Arraste a “alça de arrasto”, veja: Após marcar, dê enter duas vezes. Uma para voltar à janela da função média e o outro enter para dar o resultado final. Aplicando “MÁXIMO” ou maior valor Faça a fórmula usando a função (fx) Observe o formato abaixo: 12 Clique aqui para reduzir Clique aqui Clique aqui para reduzir BrOffice Planilha - Calc Congelando itens Congelar significa melhorar o campo de visão da tabela criada. Por exemplo, a tabela “Projeção de Vendas”, existem campos que você poderá definir. Manipular as barras de rolagens do Browser ou janela de sua planilha é que definirão isso. Veja: Note como ficou agora sua manipulação das células e colunas. 15 1º - Posicione aqui. Note que a palavra taxa está marcada. 2º – Observe o acionamento do congelamento. Faça igual à figura acima. “Menu janela + congelar”. Mova suas barras de rolagens, e verá a diferença de demarcar somente setores para o seu campo de visão. Faça outro exemplo. Desmarque “Congelar” indo ao “Menu janela”. Agora posicione sobre a taxa do número 5%. Retorne novamente em “Menu janela + congelar”. Você observará que os números é que movimentam. BrOffice Planilha - Calc Planilhas inteligentes Usando a função PROCV Esta função serve para tirar de dentro de uma tabela uma determinada informação: Iremos criar nossa tabela inteligente. Nesta tabela iremos fazer o seguinte: 1 – utilizaremos taxas e uma média de valor vendido 2 – estipularemos uma previsão de vendas. Faça a tabela abaixo: 1 – Mescle de A1 até D1. Depois clique em centralizar. Observe que o título e o subtítulo estão em NEGRITO, favor coloque. 2 – Agora iremos dar uma coloração nas células, na previsão de vendas marque todos os valores e coloque cor da fonte “azul” 3 – Na coluna do título “Valor vendido”, digite os seguintes: 4 – Nesse momento, iremos calcular o “Vlr da comissão” que se encontra na célula “D2”, veja na próxima página: 16 BrOffice Planilha - Calc Utilizaremos a Função PROCV. Posicione o cursor na célula “D3”. Vá até a ferramenta função (fx). Observe: Veja a criação da função: Marque agora. De “E3” até “F9”, observe que toda a extensão foi selecionada e, na matriz existe uma pequena modificação. Veja: Coloque o índice “2”. Uma regra que dará o resultado. Para que a fórmula dê resultado você terá que multiplicar pela célula “C3” veja exemplo abaixo: 17 Clique aqui Clique no valor de 650,00 do item “Valor vendido” Opções marcadas conforme a ordem solicitada Veja que as células selecionadas, foram adicionados os “$” (cifrões), que indicam o travamento dos valores para a aquisição das comissões. Veja: E$3:F$9 Note que a fórmula foi agregado ao valor de 650,00 multiplicado “*C3” BrOffice Planilha - Calc 5 – Depois de criada a fórmula na célula “E5”, você deverá fixar a fórmula para as demais células. Note que todas estão com valores de R$ 10.000,00. Isso porque nesse momento qualquer valor de entrada e saída dará efeito nas células que contém as fórmulas repetidas. Veja: 5. Observe o arrasto para todas as células. Foram preenchidas com os valores repetidos. 6 – Agora iremos selecionar as células de “A16” até “B16”. Mescle essas células. Digite nelas o seguinte: Total. Veja: Obs.: Agora iremos digitar os dados na nossa tabela criada. Observe a digitação e note que os valores, da coluna “Saldo”, estarão alterando automaticamente. Veja na próxima folha: 20 Está mesclado e com o título. Posicione o cursor na célula “D17” e digite “Saldo a Transpor.”. BrOffice Planilha - Calc 7 – Digite os dados abaixo: 8 – Agora, coloca a soma total de “Entrada” e “Saída”. Use a ferramente “soma”, dê “Enter” em cada um. 9 – Na célula “D17” “Saldo a Transpor”. Iremos colocar a nossa fórmula para que ao indicarmos no mês subseqüente, “Fevereiro”, possa ser repassado certo. Veja a fórmula: =saldoanterior+entrada-saída. Veja o reposicionamento abaixo na tabela: 10 – Usaremos a planilha de “Fevereiro” para transportar o último saldo. Veja: 21 Observe a fórmula criada, após isso dê “Enter”. O primeiro valor do saldo final é este. Coloque o “=” igual no campo “Saldo anterior”. Clique na planilha de janeiro e marque a célula do resultado que é “Saldo a Transpor”. Deverá ter o resultado “=Janeiro 06'.E17”. Veja exemplo abaixo, que o valor foi – R$ 5.969,50. BrOffice Planilha - Calc 11 – A nossa planilha de “Fevereiro” está sem dados nenhum. Então iremos coloca-los. Mas primeiro iremos utilizar dos artifícios que fizemos na planilha de “Janeiro”. Observe o item 4 da página “19”. Lembre-se que o “Saldo anterior” não é mais os R$ 10.000,00 e sim R$ 5.969,50 . 12 - Depois de criada a fórmula na célula “E5”, você deverá fixar a fórmula para as demais células. Note que todas estão com valores de R$ 5.969,50. Isso porque nesse momento qualquer valor de entrada e saída dará efeito nas células que contém as fórmulas repetidas. Veja: 13 - Agora iremos selecionar as células de “A16” até “B16”. Mescle essas células. Digite nelas o seguinte: Total. Veja: 22 Observe: “E2” é o valor de R$ 5.969,50 “C4” significa a célula “Entrada” e a “D4” significa a célula “Saída”. Veja o a fórmula, descrita no exemplo de acima: =saldo anterior + entrada – saída, esta fórmula está fixada na célula “E4”. Dê enter e você verá que o valor R$ 5.969,50 estará disposto nela. Agora faremos a mesma fórmula para a célula “E5”. Veja: =saldo + entrada – saída. E só. O faremos a seguir segue na próxima página. Está mesclado e com o título. Posicione o cursor na célula “D17” e digite “Saldo a Transpor.”. BrOffice Planilha - Calc Utilizando a função REPT É uma função muito interessante. Caso você não queira colocar gráfico, poderá apresentá-lo junto com a tabela criada. Utilizaremos essa função usando um dos exercícios. Faremos para a uma planilha pronta. Veja: 1 - Escolha a planilha de nome “Projeção Vendas” 2 – Posicione na célula “i3”. Vá até a função “FX” clique. Escolha a função “REPT”. Veja: 3 – Veja como proceder: Clique em “OK”. Observe na página seguinte como ficou: 25 Digite o título para o gráfico. Clique aqui Escolha o nome “Abril” Escolha o valor R$ 7,90 BrOffice Planilha - Calc 4 – Trabalhando o gráfico: 5 – Permaneça com os dados do gráfico marcados. Vá para o item nome da fonte. E escolha “Barcode”, veja exemplo abaixo: 26 Clique na alça de “Arrasto”. Puxe até o último valor. Posicione o ponteiro do mouse entre “H” e “ i ”, dê dois cliques para aumentar. Clique aqui, e veja como ficou na imagem abaixo. Você poderá marcar novamente e dar um tipo de cor para esse pequeno gráfico. BrOffice Planilha - Calc Orçamento ou nota de serviço É um documento importantíssimo, porém você deverá cria-lo de modo que todas as fórmulas possam funcionar corretamente. Primeiro crie seu modelo conforme exemplo abaixo: a) monte o esqueleto primeiro. Esta tabela será referente a venda de material de informática. b) Nesse momento iremos inserir uma fórmula na célula “H5”. Então posicione o cursor nessa célula e digite a seguinte fórmula: =quantidade * valor. Observe: c) Posicione o seu cursor agora na célula “H13”. Digite a fórmula da soma veja: =soma(H5:H11), ou seja =soma(coluna subtotal). Veja exemplo abaixo: 27 Dê enter, depois arraste essa fórmula para as demais células. Dê enter Vá arrastando o conteúdo dos valores que deverão aparecer no valor total. Esse arrasto é na fórmula digitada. BrOffice Planilha - Calc 3) Agora para encontrar a “Estimativa/ %”, teremos que utilizar o cálculo matemático. Como? Selecione o conjunto de células de “E4” até “E18”. Agora escolha a ferramenta de porcentagem e clique: Isso fará com que todas essas células estarão prontas para receberem valores de “%”. Divida a diferença pelo mês de “Janeiro”, veja fórmula: =diferença : janeiro. Veja, que a fórmula sempre deverá ser dirigida para o mês anterior, exemplo abaixo: 4) Após isso copie essa fórmula para as demais células, utilizando a “alça de arrasto”, veja como ficou: 5) Você poderá colocar aqueles valores que estiverem negativos apresentarem uma cor “Vermelha”. Para isso selecione as células “D4” à “D18” do título “Diferença”. Após ter selecionado. Escolha clicando com o botão direito sobre a seleção. Depois opte por “Formatar células”. Veja: 6) Surgirá um browser para que você escolha uma das opções: Escolha de forma negativa e de cor vermelha: Depois clique em ok: Veja: 30 BrOffice Planilha - Calc 7) Para a “Estimativa/ %”, proceda do mesmo modo, como exemplo do item 05. Porém você deverá selecionar o seguinte: 8) Usaremos agora a função do “SE”. Posicione o cursor na célula “F4” de título “Histórico”. Nesse momento utilizaremos para o histórico os nomes “Consistente” e “Inconsistente”. Isso é que deverá surgir nas células. Vá até a “Função” FX, escolha “SE” e clique próximo ou avançar. Observe: Veja como estará: 31 Selecione aqui para que valores em porcentagem negativos, possam aparecer de cor vermelha. Opte pelo índice 22,00%, que se encontra na célula “E4”. Depois à frente do “E4” digite o que desejar. Nesse caso queremos que todo índice seja “menor” ou “Igual” a “-0”. Porque? Para que ele não seja neutro. Se índices aparecerem maior que “0” (zero) terão uma ordem e valores “= -0” superiores. Veja: Para valores “< = -0”, serão tidos como índices ”inconsistente” , enquanto para índices diferentes, ou seja, superiores a “- 0” serão índices “Consistente”. Digite sempre entre aspas (“ “). Observe que somente 03 lojas do grupo, não tiveram êxito nos faturamentos, ou seja teve um decréscimo de valores. Então estes índices estão de forma “negativa”. BrOffice Planilha - Calc 9) Usaremos o exercício da função “SE” e “Porcentagem”, ou seja o anterior como exemplo: a – Selecione na célula “Estimativa”, de “E03” à “E18”. Depois pressione a tecla “Control” CTRL, marque na célula “Grupo”, de “A03” à “A18”, veja exemplo abaixo: b) – Vá até “Menu Inserir + Gráfico”. Clique em próximo, veja: c) Clique duas vezes no avançar ou próximo. Depois coloque o título do seu gráfico como sendo “Dados”. Clique em criar: Veja exemplo na próxima página: 32 Escolha este tipo de gráfico, pois ele é de dados ou valores Marque essas opções. BrOffice Planilha - Calc A continuação da Planilha. Formatação condicional A formatação condicional, é uma forma a mais para que você possa condicionar seus dados: Exemplo: Peguemos o exemplo da planilha que você digitou acima. A de alunos calculando a média. Primeiro você deverá trabalhar essa condição. Vá até o “Menu Formatar + Estilo de formatação” Veja exemplo abaixo: Clique com o botão direito sobre o no “Padrão”. Depois escolha o nome “Novo”. Observe o exemplo do lado esquerdo, na figura. Quando surgir a janela “Estilo de célula” deixe como o exemplo abaixo. Conforme o círculo demarcado. Coloque o nome “Azul” para identificar a mudança Observe o exemplo: Pule para o “Guia” “Efeitos da Fonte”. Deixe também como o exemplo abaixo. Conforme o círculo demarcado. Observe o exemplo: Dê “OK”. 35 BrOffice Planilha - Calc Continuando.... Repita o mesmo processo novamente: Primeiro você deverá trabalhar essa condição. Vá até o “Menu Formatar + Estilo de formatação” Veja exemplo abaixo: Clique com o botão direito sobre o no “Padrão”. Depois escolha o nome “Novo”. Observe o exemplo do lado esquerdo, na figura. Quando surgir a janela “Estilo de célula” deixe como o exemplo abaixo. Conforme o círculo demarcado. Coloque o nome “Vermelho” para identificar a mudança. Observe o exemplo: Pule para o “Guia” “Efeitos da Fonte”. Deixe também como o exemplo abaixo. Conforme o círculo demarcado. Observe o exemplo: Dê “OK” 36 BrOffice Planilha - Calc Aplicando a Formatação condicional agora: Bem, você criou uma máscara para que todos os valores poderão ter o efeito desejado. Primeiro selecione o resultado de suas médias. Na planilha da média dos alunos, gostaríamos que todos que tivessem médias maiores ou iguais a 6,0 será aplicada a cor “Azul”. Menores que a média 6,0 será aplicada a cor “Vermelha”. Siga o exemplo abaixo. Vá para o menu “Formatar + Formatação Condicional”. Agora deixe sua configuração igual ao exemplo a seguir: Dê “OK”. Observe que todos aqueles alunos que conseguiram a média desejada, os valores apareceram em cor “Azul”, aqueles que não conseguiram apareceram de cor “Vermelha”. Criando uma folha de ponto Virtual Primeiro selecione toda a linha 1, veja exemplo abaixo: 37 1º - Clique na linha 1, assim você selecionará toda a extensão. 2º – Depois de selecionar, vá até o “Menu Formatar + células”, agora siga para “Aba” Alinhamento. E escolha “Quebra automática de texto”.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved