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Guias e Dicas
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GOMES, Gilene Borges. Apostila de Delphi 7. Livro 1, Notas de estudo de Matemática

GOMES, Gilene Borges. Apostila de Delphi 7. Livro 1.pdf

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 28/04/2010

Raimundo
Raimundo 🇧🇷

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Baixe GOMES, Gilene Borges. Apostila de Delphi 7. Livro 1 e outras Notas de estudo em PDF para Matemática, somente na Docsity! APOSTILA DE DELPHI 7.0 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. PROFa. GILENE BORGES GOMES. Home page: http:/Inww.gomeshp.com E-mail: gilene(Ogomeshp.com Apostila de Delphi 7.0 Profa. Gilene B. Gomes 1. INTRODUÇÃO Delphi possui um ambiente de desenvolvimento fácil de usar, com uma grande Biblioteca de Componentes Visuais (VCL - Visual Component Library). A VCL contém código de botões, campos, rótulos, gráficos, caixas de diálogo e acesso e tabelas de bancos de dados, e foi desenvolvida levando em conta as velocidades no desenvolvimento de aplicativos e na execução destes aplicativos. Vantagens do Delphi : - Facilidade em alterações e implementações - Melhor estruturação do código - Velocidade - Verdadeira orientação a objetos O rápido desenvolvimento de aplicativos é possível graças aos vários controles disponíveis na paleta de componentes, onde o programador escolhe um destes componentes, e coloca-o diretamente no local desejado, dentro de um formulário. Formulário este que será a janela do aplicativo apresentada ao usuário. O Delphi permite o uso de objetos, e sua criação. Ele trabalha com eventos que dão início à alguma rotina de trabalho, ou seja, o programa fica parado até que um evento ocorra. Um programa tradicional, feito para ser executado em DOS, é organizado em torno de estruturas de dados com um loop principal e uma série de sub-rotinas constituindo o aplicativo, com procedimentos e funções separados para manipular os dados. Um programa orientado a objetos e eventos é organizado em torno de um conjunto de objetos. Onde cada objeto possui propriedades que o definem, e vários códigos (eventos) dando funcionalidade a este objeto. Ou seja, objetos são estruturas que combinam dados e funções em uma mesma estrutura. Um Objeto possui dados internos, que não podem ser acessados por outros objetos e dados externos, também chamados de propriedades, estas podendo ser acessadas de fora deste objeto. De maneira semelhante, um objeto possui rotinas intemas que são usadas apenas internamente e rotinas extemas, também chamadas de métodos, que podem ser acessadas extemamente. Um carro é um objeto que possui propriedades e métodos. A tabela abaixo lista algumas propriedades e comportamentos do objeto real carro. Propriedades Métodos cor dar partida potência do motor acelerar tipo de pintura frear Um método é uma rotina própria do objeto que o dá funcionalidade, ou seja, torna-o vivo, e as propriedades fazem o intercâmbio entre o objeto e o programa. — www.gomeshp.com 2 Apostila de Delphi 7.0 Profa. Gilene B. Gomes 2.4. JANELA OBJECT TREEVIEW Object TreeView apresenta uma árvore do diagrama dos componentes visuais e não visuais colocados no formulário, no módulo de dados ou no frame. EI Button [E] CheckListBowl [E] Eai [E] Imagel [E] MaskEditt “E ScrollBox1 A Janela OBJECT TREEVIEW: Diagramas da aplicação 2.5. JANELA MAIN A janela MAIN, ou janela principal, controla o funcionamento do Delphi. Esta janela pode ser dividida em sete partes: Barra de ferramentas Padrão Barra de ferramentas Desktops Barra de menus Barra de ferramentas Internet LEA Component Database Tools Window Help [enoner [5 Standard | Adeitonal | Win32 | Sustem | Data ficcess | Data Contols | dbExoress | Datasn 4] ecl male |» OF&AmES cp SB | Janela MAIN: dividida em sete partes. Ajuda Barra de ferramentas Paleta de de Visualização (View) componentes Barra de ferramentas de Depuração (Debug) — www.gomeshp.com Apostila de Delphi 7.0 Profa. Gilene B. Gomes 2.5.1. Barra de Ferramentas Adicionar arquivo ao projeto Y dog Salvar emover arquivo do projeto todos abrir q proj os Ny projeto o WebSnap Novos itens Página WebSna ra y A g p | & E E 18 | wo Aplicação WebSnap Unit Form as Form * Unit Li Novo Form 5.2. Menu Principal 1-8] sécIia 1 das A Ee Ajuda depuração (sem subrotina) Depuração (com subrotina) O menu principal contém as opções de utilização do Delphi: Edit: apresenta opções de edição; View: permite verificar detalhes do projeto; ao Delphi; e Help: ajuda do Delphi. 2.5.3. Paleta de Componentes A Paleta de Componentes possui todos os controles necessários para desenharmos nossa janela - formulário - como um programa de desenho livre. Para incluir um controle no formulário, existem dois métodos: 1 - Click Duplo no ícone da paleta de componentes. Fará com que o controle seja inserido no centro do formulário com um tamanho padrão. 2 - Selecionar o ícone na caixa de ferramentas e depois dar um clique no formulário, na File: permite a manipulação de arquivos do desenvolvedor (PAS, DPR, ...); Search: apresenta opções de pesquisa e localização; Project: permite adicionar ou remover partes em um projeto, bem como compilá-lo; Run: apresenta opções de execução e depuração do projeto; Component: permite a criação ou instalação de novos componentes no Delphi; Database: apresenta opções de uso de banco de dados; Tools: permite configurar o ambiente de trabalho, bem com acessar ferramentas extemas Window: permite alternar entre as principais janelas do Delphi; posição desejada para o objeto (canto superior esquerdo deste). Podemos dimensionar estes controles, depois de inseridos, a qualquer momento durante o desenvolvimento. Primeiro seleciona o controle dando um clique em cima dele e depois o dimensionamos arrastando um dos oito botões dimensionadores que circundam este objeto. — www.gomeshp.com Apostila de Delphi 7.0 Profa. Gilene B. Gomes A paleta de componentes é a biblioteca de classes que fornece recursos para o desenvolvimento visual em Delphi. As classes representadas na paleta de componentes estão separadas por tipos, as paletas que serão utilizadas neste curso são: * Standard: componentes mais comuns e usados. e Additional: componentes adicionais também de uso comum. e Win32: componentes para acesso de controles comuns de interface de usuário do Windows 32-bits. * System: componentes para aproveitar recursos de sistema operacional. Os componentes podem ser incluídos ou excluídos da paleta de componentes. Basta abrir a caixa de diálogo Environment Options do menu Tools e selecionar a guia Palette. Usa (Lua Type Library | Environment Variables Intemet | Delphi Direct | Preferences | Designer | Objectinspector Paio | Library | Explorer | Pages: Components: Additiomal Common Controls [=| Win32 System Data decess TMainMenu delsta?O Data Controls dbE press TPopupMenu delstd?0 TLabel delsta?O InterBase A iebServices Eri TEdit delstd?0 IntemetEapress Intemet TMemo deletei? PWebSnap Decision Cube TButton delsti70 ialogs win 3.1 E Vila. Aoloseizm E dd... | Delete | Hename... Move lp | Move Down | Dk Cancel || Hop Como configurar os componentes das paletas. Os componentes disponíveis na VCL podem ser divididos entre: COMPONENTES VISUAIS - podem ter sua forma e tamanho alterados no formulário (Form), além das propriedades e eventos no Object Inspector. Eles aparecem durante a execução do aplicativo exatamente como foram definidos durante o projeto. COMPONENTES NÃO-VISUAIS - ficam apenas como a representação de um ícone no formulário (Form), mas suas propriedades e eventos podem ser alterados no Object Inspector. Eles não aparecem no formulário durante a execução do aplicativo, podendo ser ativados por comandos específicos (por exemplo, podemos citar a caixa de diálogo abrir arquivo). — www.gomeshp.com Apostila de Delphi 7.0 Profa. Gilene B. Gomes 3. MEU PRIMEIRO PROGRAMA Para iniciar, vamos construir um programa que quando for dado um clique no botão de comando, será mostrada uma mensagem. E posteriormente poderemos alterar a cor desta mensagem através de outros botões. Existem três passos principais para a escrita de uma aplicação no Delphi que iremos seguir: * Desenhar as janelas que se deseja usar. Inserir no formulário os controles que serão necessários. e Adaptar as propriedades dos objetos. Alterar as propriedades dos controles às necessidades da aplicação. e Escrever o código para os eventos associados. Esta é a parte mais complexa do desenvolvimento, é ela que dá a funcionalidade ao programa, são as rotinas que começam a ser executadas a partir de um evento. 3.1. DESENHAR AS JANELAS QUE SE DESEJA USAR. ol [=Jo] * Labell é 1 - Começamos inserindo um Label (Legenda) e um Button (Botão de Comando) no Formulário. 2 - Observe que, quando o controle estiver selecionado, poderemos arrastá-lo e dimensioná-lo dentro do formulário. 3.2. ADAPTAR AS PROPRIEDADES DOS OBJETOS Para se alterar a propriedade de um objeto, ele tem que estar selecionado (com os oito pontos dimensionadores visíveis), depois procurar o nome da propriedade a ser alterada, na janela Object Inspector, e selecionar (no caso de valores padrão) o seu valor, ou então escrever um valor. 1 - Dimensione o formulário da seguinte maneira: Selecionar a propriedade Height, e atribuir a ela o valor de 150. Selecionar a propriedade Width e dar o valor de 180. — www.gomeshp.com 10 Apostila de Delphi 7.0 Profa. Gilene B. Gomes Fomi TFom Properties | Events | Foml TFomi E Properties | Exents | Enabled Tiue =] UiseDockMana False EFont [TFont] ElVertScrolBar | [TControlS crolll Fomsiye —|[sNowmal | Visible False Height [150 Width 180 HelpContest O WindowMenu HelpFile =] windows tate | vsMormal E gl showm A [all shomm Ê Estes números correspondem a Pixels, que é a quantidade de pontos do monitor. O mesmo deverá ser feito para as propriedades Name e Caption. A propriedade Name será a identificação do Objeto quando construirmos o código da aplicação. E a propriedade Caption é a palavra que aparecerá como título da janela. TFomi E frmlnício Timlnicio E Proparties | Events | E | E E E Eorderwicth - A Caption Início trrolniciol E, ObjectMenulte OldCreateOrdei False Ed Color olBtnFace »] gl showm A [all shomm VÊ Após você alterar estas quatro propriedades (Caption, Height, Name e Width) do formulário, ela estará assim: Button um | Agora, altere as propriedades Caption e Name dos componentes TLabel e TButton. — www.gomeshp.com 1 Apostila de Delphi 7.0 Labell TLabel Properties | Events | fEutori! TEutton Properties | Events | BiDiMode |bdleftToRight a) BiDiMode |bdlefToRight a] Caption Cancel False Color elBinFace Caption Iniciar ElConstranls — |[TSizeConstraints] Constrainis [TSizeConstraints] Cursor cDetault Cursor cilietault Draglusor obra Default False Dragkind | dkDrag Dragluso eira Dragode — |dimbanual Dragkind dkDrag Enabled True DragMode dmManual FocusContral Enabled Tie ElFont [Font] Font [Font] Height 13 Height 25 HefpContest |O HelpContest O Helpkeynord Helpkegword HepType [hContest HelpType hiContext Hint Hint Layout Top Left 49 Left 22 ModalResuk | mMone Mame lblMensagem] Mame binlnicial ParentBiDiMod) True |] ParentBiDiMod True ir] [al shovm A gl showm F Profa. Gilene B. Gomes El Iniciar . 3.3. ESCREVER O CÓDIGO PARA OS EVENTOS ASSOCIADOS O código é escrito na janela Unit, para acessá-la, selecione o botão Iniciar e na janela Object Inspector, selecione a guia Events e dê um duplo clique na parte direita da linha que contém o evento OnClick - a rotina escrita para este evento, será executada quando o botão Iniciar for clicado. Isto traz a janela Unit para a frente. 3.3.1. Janela Unit btnilniciar Properties Events | Têutton ction OnClick, (Oficina o DnDragDrop (él shouar e Nesta janela observamos o nome da procedure, identificando qual o objeto e o evento que dará início à execução do código, e onde está localizado este objeto. — www.gomeshp.com 12 Apostila de Delphi 7.0 Profa. Gilene B. Gomes Para alternar a visualização entre o Formulário e a janela de código Unit, utilize o botão Toggle Form/Unit ( E ) na barra de ferramentas, ou pressione a tecla F12. Existem propriedades que possuem valores predefinidos, quando escolhemos a propriedade Alignment e damos um clique na seta da caixa de valor, aparecem os tipos de alinhamento para o texto. lbltensagem TLabel E lblitensagem TLabel z Properties | Events | Properties JEvents| Blig alNone ” Align alNone a Aligrment taLeftJustity =[ | Alignment taleftJustity Elânchors taCenter Elânchois fakLeftakTop] ButoSize AutoSize Tie z BiDiMode ta fight) ustify BiDidode False Caption Caption Color olBtnFace Color elBinFace ElConstrainte (TSizeConstaints) »] EB Constraints (TSizeComstainte) e] Il somam A show Selecione o objeto IblMensagem através da Caixa de Objeto da janela Object Inspector, e altere a propriedade Alignment para taCenter, para que o texto no TLabel fique centralizado. Altere também a propriedade AutoSize para False, e no Formulário aumente a largura do TLabel. poiici Iniciar RE Além das propriedades descritas acima, com padrões pré-definidos, existem outras que possuem inúmeras escolhas, neste caso, ao invés de uma seta, observaremos três pontos, este é o caso da propriedade Font. lbltensagem TLabel E Properties | Eventa | Enabled Tiue a] FocusConhol ElFont (Font) 2 Height 73 | HelpContest 0 Helpkeyord HelpType hiContest Hint =] [all shown DZ — www.gomeshp.com 15 Apostila de Delphi 7.0 Profa. Gilene B. Gomes Quando selecionamos os três pontos, aparece uma caixa de diálogo onde escolheremos o formato da fonte que será apresentada a mensagem. Fonte: Estilo da fonte: Tamanho: ferial [Mormal je DK ] fstial Black. Br Arial Narrow Ep Arial Unicode M5 Batang E Book Antiqua É BookmanDld Side Cancelar Efeitos Exemplo 1” Biscado T” Sublinhado AaBbYyZz Cm: Preto r Script No seu projeto teste as alterações de fonte e observe as mudanças. Na figura ao lado, foi utilizada a fonte Arial com tamanho de 14 pontos. Observe que o texto não coube na área de exibição do TLabel e nem do Formulário, existem duas opções para que este texto apareça integralmente. RAN BEE jeu um clique em A primeira, é alterar para True, a propriedade WordWrap do TLabel, esta propriedade insere uma mudança de linha quando o texto atinge a margem direita do objeto. A segunda, é redimensionar os tamanhos da TLabel e do Formulário. Como mostram as figuras a seguir: [Lt Você deu um clique em Iniciar BRIE Você deu um clique em Iniciar E Iniciar ] Salve o seu projeto, selecionando a opção Save All do menu File. Primeiramente, será solicitado o nome da Unit, dê o nome de U foprograma.pas. Posteriormente, será solicitado o nome do Projeto, dê o nome de P foprograma.dpr. — www.gomeshp.com 16
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