FUNPAR-Manual de Identidade Visual

FUNPAR-Manual de Identidade Visual

(Parte 1 de 3)

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual

Apresentação
Uso do Manual
Componentes do Design
Componentes da Logomarca
Logomarca
Assinatura
Área de Proteção
Alinhamento
Grade de Construção
Tipologia
Cores Institucionais
Cores Institucionais - Especificações Técnicas
Cores Institucionais - Especificações para Impressão
Monocromia
Versão PB Positiva e Negativa
Fundos mais Indicados
Fundos Escuros
Fundos Não Indicados
Relevo
Padrão de Tamanho
Uso Incorreto da Marca
Usos Institucionais
Cartão de Visita
Papel Carta
Bloco de Anotações
Cartão Social
Envelope Ofício
Envelope Saco
Pasta
Usos Administrativos
Usos Promocionais

Í n d i c e

A p r e s e n t a ç ã o

A imagem corporativa de uma instituição nasce e cresce à medida que todos os elementos de comunicação com o público estejam integrados num padrão de homogeneidade na apresentação de seus produtos e ou serviços, em todas as manifestações gráficas, incluindo marca, logotipo, tipografia e cores. Uma imagem corporativa forte pressupõe uniformidade e coerência de comunicação. Graficamente isso significa ter elementos de identificação muito bem definidos e apresentados de forma harmônica e padronizada. O objetivo desde Manual de Identidade Visual é orientar e facilitar a utilização correta dos elementos de identificação da marca Funpar. Com a padronização ora organizada os elementos que compõem a marca tornam-se de mais fácil aplicação e de melhor visualização, o que, com certeza, resultará em assimilação e fixação mais fáceis por parte do público alvo.

U s o d o M a n u a l

Este manual foi desenvolvido para ser utilizado por todos que, de alguma forma, necessitem dos parâmetros do uso da imagem Funpar. Todos os exemplos utilizados nas páginas são referências, não devendo ser utilizadas para reprodução. O Manual procura solucionar as dúvidas das aplicações básicas da Identidade Visual da instituição, contudo, sua consolidação se dará no decorrer do tempo. As situações inusitadas ou não previstas, deverão ser decididas pela área de Marketing, que se necessário, as incluirá no sistema.

E l e m e n t o s d o D e s i g n Componentes do Logo e Logotipo

A Funpar depende do uso consistente de alguns elementos para sua identificação, são eles:

Logomarca: símbolo primeiro da instituição. >> Assinatura: a marca acompanhada das palavras “Fundação da Universidade Federal do Paraná”.

>> Cores: as que compõem a marca Funpar.

>> Tipologia: a tipografia desenvolvida exclusivamente para a escrita do nome Funpar acompanhada da família tipográfica usada na assinatura, bem como a família escolhida para a comunicação institucional.

>> Área de proteção: a reserva de espaço que permite o arejamento e compõe a harmonia da marca, que é uma parte integral do visual da Funpar.

C o m p o n e n t e s d a L o g o m a r c a Logomarca da Funpar

A marca incorpora a imagem da instituição, que prima pelo desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da cultura gerindo muitos programas e projetos, através de acordos com organizações públicas e privadas, com resultados significativos que beneficiam e assistem à comunidade. É crucial preservar a integridade da marca através da implementação e apresentação consistentes. A marca institucional consiste na palavra Funpar em tipografia exclusiva na cor azul, acompanhada de um elemento gráfico circular que traduz o “universo” Funpar, destacando na cor verde a Ciência, Tecnologia e Cultura cuja simbologia, simultaneamente, pode representar também um Pinheiro do Paraná estilizado complementado por um semi-círculo inferior em azul que forma um “U”, fazendo referência à Universidade. A marca com assinatura apresenta as palavras “Fundação da Universidade Federal” abaixo da logo, com alinhamento total, utilizando a fonte Univers Condensed. As relações de tamanho e posição entre a palavra Funpar, o símbolo e a assinatura são fixas e não devem jamais ser alteradas. Para se certificar da apresentação correta e consistente da marca, use sempre os arquivos originais fornecidos junto com este manual. Verifique sempre a fidelidade às cores da marca quando imprimí-la. Compare a impressão com as cores institucionais especificadas neste Manual. O tamanho mínimo de uso da marca é de 1,5 cm de largura. O tamanho mínimo de uso da marca com a assinatura é de 2cm de largura. Nunca use a marca com tamanho menor do que o indicado. Consulte a página 21 para mais informações sobre o tamanho da marca e seus usos. Nunca use a marca a cores e a monocromática na mesma peça. Apenas uma versão da marca da Funpar deve ser usada em cada peça de comunicação.

L o g o m a r c a

Esta logomarca foi prevista para quase a totalidade dos usos. As eventuais variações de uso estão na continuidade deste Manual.

A s s i n a t u r a

Sempre que se fizer necessária a utilização da logomarca associada à assinatura utilizar somente esta versão. A descrição “Fundação da Universidade Federal” não deve ser utilizada de nenhuma outra forma que não a da logomarca com assinatura.

Fundação da Universidade Federal do Paraná

Á r e a d e P r o t e ç ã o

Área de proteção é uma parte integral da identidade visual da Funpar. A marca é mais efetiva quando tem no seu entorno o máximo de espaço aberto. Este espaço ressalta a marca, conferindo-lhe mais destaque e clareza. A logomarca Funpar quando aplicada em qualquer situação promocional, deverá ter respeitada uma área de proteção correspondente à área da marca, equivalente a 30% de cada lado. Essa área visa manter a integridade visual da marca quando estiver posicionada junto a outros elementos gráficos tais como marcas, textos, etc.

30 % 30 %

A l i n h a m e n t o

possuem todos a mesma distância

O respeito ao padrão de alinhamento desenvolvido é fundamental para o uso correto da marca. O elemento gráfico da logo deve ser alinhado com o P da escrita Funpar, e não centralizado com a escrita. A lateral esquerda se alinha logo após o início do N e, a lateral direita se alinha logo após o início do A, com distância proporcional em ambos . A assinatura (escrita e linhas que a acompanham) deve ser alinhada lado a lado, acompanhando o início e fim da escrita Funpar. O espaçamento entre o elemento gráfico e a escrita Funpar, escrita e a assinatura, assinatura e traços Fundação da Universidade Federal do Paraná

Sempre que a logomarca Funpar for reproduzida manualmente, deverá ser reconstruída a partir da grade acima. Isso somente ocorrerá em situações específicas devido ao fato de haver, no mercado, plotagem em grandes formatos, que são recomendadas pela fidelidade das reproduções.

G r a d e d e C o n s t r u ç ã o Fundação da Universidade Federal do Paraná

A tipologia tem um efeito importante na aparência e integridade de todos os materiais impressos e digitais. A aderência a estes estilos tipográficos é obrigatória para consistência de uso da marca. Para a logomarca da Funpar foi desenhada uma tipografia especial que deverá seguir padrões construtivos (já especificados anteriormente) nos casos em que não for possível a reprodução através de arquivo eletrônico. Para a associação do nome da empresa à logomarca utiliza-se a fonte Univers Condensed.

T i p o l o g i a Fundação da Universidade Federal do Paraná

C o r e s I n s t i t u c i o n a i s

Junto com a marca, as cores constituem importante elemento de identificação institucional, por essa razão é fundamental o respeito aos seus padrões.

PANTONE 370 CV PANTONE 294 CV

C o r e s I n s t i t u c i o n a i s Especificações Técnicas

PANTONE 370 CV PANTONE CMYK RGB

Y0
K18
C60
M0
K27
R0
G65

PANTONE 294 CVC 100 M 56 Y 100 B 134

R87

G 143 B 21

C o r e s I n s t i t u c i o n a i s Especificações para Impressão

O uso de cor tem um papel fundamental na identidade visual da Funpar. Todo empenho possível deve ser empreendido para equiparar visualmente as cores Pantone aqui especificadas, independentemente do tipo de impressão, papel, material ou superfície utilizada. O uso incorreto das cores enfraquece o impacto da marca e reduz a sua efetividade. As cores institucionais oficiais se encontram na página 12.

Impressão em policromia (quatro cores) A marca da Funpar freqüentemente será impressa em policromia. As cores são obtidas através da mistura das quatro cores padrão de policromia (escala CMYK), como especificado na página 13.

O que prover à gráfica Todo material a ser desenvolvido pela Funpar terá um arquivo eletrônico gravado em cd. Este arquivo deve ser disponibilizado, bem como deve ser recomendada à gráfica que siga rigorosamente o que se encontra no mesmo. O tipo de fotolito (positivo ou negativo), a orientação da emulsão (na frente para offset, ou no verso-para silk screen) e outras recomendações devem ser especificadas conforme o tipo de material a ser impresso.

Cores para Suporte Digitais As cores da Funpar para uso na internet (website), apresentações em powerpoint e outros usos em suportes digitais seguem as especificações RGB na página 13.

Aplicação em outras mídias Além da impressão em offset, a marca da Funpar a cores pode ser produzida utilizando uma variedade de métodos, como silk screen, bordado, ou plástico moldável. A marca da Funpar monocromática também pode ser impressa em relevo seco, ou jateada em vidro. Pode ser cortada a laser em materiais. Pode ser impressa ou bordada em tecidos.

Verifique o processo de produção da marca para se certificar que as cores, formas e tamanho estão corretas. Lembre-se sempre que o controle de qualidade é de importância crucial.

Sobre as cores institucionais, a logomarca deve ser utilizada em negativo, observando-se que a área verde, da logomarca original, é substituída por retícula 50% da cor do fundo. Evite aplicar a marca em fundos coloridos.

M o n o c r o m i a Uso da marca para reprodução em uma das cores institucionais

V e r s ã o P/B P o s i t i v a e N e g a t i v a

Quando não for possível a utilização das cores institucionais, a logomarca pode ser utilizada em preto e branco, substituindo-se a área verde da logomarca por retícula de 40% de preto, tanto para o positivo quanto para o negativo. Se a marca precisar ser reproduzida num fundo de tonalidade rebaixada (por exemplo, 70% de preto), mantenha contraste suficiente: Use o logo em positivo numa tonalidade abaixo de 45% e negativo nas tonalidades acima de 50%.

Positivo Para fundos com tonalidade de 45% ou mais claros.

Negativo Para fundos com tonalidade acima de 50%.

A logomarca pode ser utilizada sobre fundos diversos, devendo-se tomar cuidado com a legibilidade e a harmonia das cores. Preferencialmente aplicar sobre cores claras e branco.

F u n d o s M a i s I n d i c a d o s

(Parte 1 de 3)

Comentários