A atualização do professor

A atualização do professor

A atualização do professor

Cristiane Colodel

Paulo Roberto dos Anjos

A atualização constante do professor

  • É uma necessidade;

  • É uma competência profissional;

  • É essencial ao trabalho do professor formador de cidadãos.

O que se deve atualizar?

  • Conhecimentos tecnológicos;

  • Conhecimentos pedagógicos;

  • Conhecimentos políticos;

  • Conhecimentos éticos;

  • Conhecimentos sociais.

Formas de atualização

  • Leitura de revistas, jornais, livros etc.;

  • Cursos de atualização pedagógica;

  • Auto-valiação contínua;

  • Trocas de experiências;

Internet.

  • Internet.

Nossos professores estão se atualizando?

  • Objetivos

Verificar se os professores procuram se manter atualizados e como costumam fazer isto.

  • Metodologia

Aplicação de questionários a professores e a alunos destes professores, a respeito das práticas de ensino. Os questionários continham as seguintes questões:

Questionário aos professores

  • Questionário aos professores

  • Qual(is) a(s) disciplina(s) que ministra?

  • Há quanto tempo leciona?

  • Costuma se manter atualizado na sua área? Que maneiras utiliza para se atualizar?

  • Você insere temas atuais na sala de aula? Se sim, de que maneira costuma trabalhar estes temas?

  • Qual a sua opinião sobre a necessidade da atualização do professor e o trabalho com temas atuais em sala de aula?

Questionário aos alunos

  • Questionário aos alunos

  • Qual a sua idade e a série que cursa?

  • Qual a disciplina ensinada pelo professor que você escolheu?

  • Você acha que este professor se mantém atualizado? Ele costuma trabalhar com temas atuais (como, por exemplo, as energias renováveis, pesquisas com células-tronco, as eleições, a reforma ortográfica, etc) na sala de aula?

  • Se sim, de que forma ele costuma ensinar sobre temas atuais? Se não, você gostaria que temas da atualidade fossem discutidos em sala de aula?

  • Na sua opinião, é importante que os professores se mantenham atualizados e ensinem seus alunos sobre temas atuais? Por quê?

Resultados

  • Resultados

  • O tempo de trabalho dos professores varia de 5 a 19 anos.

  • Todos os professores declaram estar sempre se atualizando.

  • Meios utilizados: cursos, palestras, grupos de estudo, assinatura de revistas, conversas com os colegas, programas de televisão, leituras diversas e principalmente a internet.

  • Métodos de inserção de temas atuais variados (materiais diferentes, questões contextualizadas, vídeos, textos, debates, discussões de temas considerados polêmicos).

  • Opiniões sobre a atualização do professor:

Professor de História:

  • Professor de História:

“Questão de consciência e competência, o educador que não se envolve com o emocional e temas atuais não sobrevive dignamente na profissão.”

Professor de Geografia:

  • Professor de Geografia:

“Os profissionais em educação devem buscar sempre novas metodologias para trabalhar os conteúdos. As tecnologias disponíveis é um bom exemplo. O conteúdo curricular também deve ser sempre revisto, acrescentando ou retirando conforme novas descobertas, atualizações de dados, etc.”

Professor de Matemática:

  • Professor de Matemática:

“Muito importante, é preciso inovar as aulas e fazer a diferença. Um professor que não se atualiza fica defasado e cai na rotina, tornando suas aulas chatas e monótonas.”

Professor de Física:

  • Professor de Física:

“Extremamente importante, por dois motivos principais: o aluno tem acesso às mais diversas formas de conhecimento, e o professor precisa organizar esse conhecimento; também porque provas como ENEM e vestibular são elaboradas de acordo com a atualidade.”

Professor de Artes:

  • Professor de Artes:

Os alunos que avaliaram os professores têm de 15 a 18 anos, e cursam o 1º e 2º ano do EM;

  • Os alunos que avaliaram os professores têm de 15 a 18 anos, e cursam o 1º e 2º ano do EM;

  • Comentam que o professor de Matemática costuma fazer aulas diferenciadas, mas que os tema mais trabalhados são as questões de ENEM, PSS e vestibulares;

  • Opiniões divergentes sobre o professor de Artes, sendo que um comenta que o professor sempre utiliza materiais diferenciados e outro acredita que temas atuais não condizem com a disciplina;

  • Apontam a variedade de temas discutidos pelo professor de Geografia nas aulas;

  • Afirmam que o professor de Física é um pouco atualizado, mas sem especificações. Comentam sobre seus constantes erros de ortografia.

Houve divergência também na avaliação do professor de História. Um dos alunos afirma que não sabe dizer se o professor costuma se manter atualizado, mas destaca que explica os assuntos de forma fácil de compreender e que aprende muito bem os conteúdos. O outro aponta que o professor explica com clareza as consequências atuais dos fatos estudados na disciplina de História.

  • Houve divergência também na avaliação do professor de História. Um dos alunos afirma que não sabe dizer se o professor costuma se manter atualizado, mas destaca que explica os assuntos de forma fácil de compreender e que aprende muito bem os conteúdos. O outro aponta que o professor explica com clareza as consequências atuais dos fatos estudados na disciplina de História.

  • Houve várias divergências entre os relatos de professores e alunos;

  • Destaque para a importância dada às questões de ENEM e vestibulares;

  • Opiniões dos alunos sobre a atualização dos professores:

“É importante, para que os alunos possam ter um bom empenho e pontuações em suas provas.”

“É importante, para que os alunos possam ter um bom empenho e pontuações em suas provas.”

“É importante porque pelo conhecimento deles (dos professores), eles podem nos passar as coisas que não sabemos e aprendendo mais, podemos ter mais chances no mercado de trabalho e não errar.”

“É importante porque afinal, todo professor deve manter-se atualizado e todo aluno tem o direito de ter uma aula com qualidade.”

“É importante sim porque em vez de aprender coisas ultrapassadas, é melhor aprender a atualidade.”

“Com certeza, sim! Primeiro porque precisamos saber de tudo o que acontece a nossa volta, segundo porque ela como professora deve saber e nos contar / explicar tudo sobre atualidades.”

Conclusões

  • Conclusões

  • Os professores estão buscando se manter atualizados, porém, nem sempre conseguem inserir estes novos conhecimentos e metodologias na sala de aula;

  • Trabalho com assuntos atuais, mas metodologia tradicional – o professor apenas “fornece” conhecimento, na maior parte dos casos.

  • Nem sempre o aluno consegue perceber o trabalho atualizado do professor;

  • Forte preocupação com a atualidade apenas porque são assuntos de questões de provas, como o ENEM.

Informações novas são suficientes para garantir um trabalho atualizado?

  • Informações atuais, metodologias e posturas tradicionais / imutáveis;

  • Atualização é um processo total, não parcial no trabalho do professor;

  • Professor mediador, não enunciador.

Considerações finais

  • Necessidade de o professor procurar conhecer as inovações, pelo menos na sua área, mas de preferência, a respeito de tudo que influencia a sociedade;

  • Necessidade de ajudar alunos à interpretar, organizar e julgar corretamente as informações que recebem constantemente por todos os meios.

Referências

SAINT-ONGE, Michel. O ensino na escola: O que é? Como se faz? São Paulo: Edições Loyola, 1999.

Agradecimentos

  • À direção do Colégio Nossa Senhora da Glória, que colaborou abertamente com o nosso trabalho;

  • Aos professores, que dividiram conosco suas experiências e opiniões;

  • Aos alunos, que participaram com grande empenho da nossa pesquisa.

Comentários