Trabalho TMS

Trabalho TMS

Universidade do Vale dos Sinos

TMS

(Transportation Management System)

Sistema de Gerenciamento de Transportes

São Leopoldo – RS

2010

TMS

(Transportation Management System)

Sistema de Gerenciamento de Transportes

Aluno:

Marcos César

Monografia apresentada junto ao Curso de Tecnólogo em Logística, inserida na cadeira de Tecnologia da Informação Aplicada a Logística da UNISINOS – Universidade do Vale dos Sinos, na cidade de São Leopoldo, como requisito parcial à aprovação da matéria.

Orientador: Prof. Luis Felipe Schiling

São Leopoldo - RS

2010

Introdução

O transporte é uma atividade de grande importância para o gerenciamento logístico pois é responsável por quase 70% do custo logístico. Além disso, utiliza grande número de ativos, que geralmente encontram-se dispersos geograficamente, tornando a gestão mais complexa. Se isolarmos os custos logísticos relacionados ao processo de distribuição, podemos constatar que se trata de uma das parcelas mais representativas no Custo Logístico Total. Essa característica financeira, aliada ao fato do processo de distribuição ter uma participação fundamental na qualidade do atendimento ao cliente, faz com que o mesmo tenha que ser adequadamente gerenciado. Nesse contexto, a tecnologia da informação não poderia deixar de dar sua contribuição, visto que a mesma pode colaborar significativamente na redução dos custos de distribuição, bem como na melhoria do nível de serviço aos clientes. Com a possibilidade das empresas monitorarem em tempo real o seu produto, em todo o ciclo de distribuição, até os mesmos chegarem às mãos de seus clientes, inúmeras possibilidades de serviços adicionais são sugeridas por conta do cenário atual, o que poderá ser traduzido em vantagens competitivas se as empresas souberem explorar adequadamente estas soluções. Uma destas soluções é uma ferramenta poderosa para gerenciar todo este sistema de transporte e distribuição o qual é abreviado pela sigla TMS, o qual iremos ver a seguir.

Apresentação

TMS

(Sistema de Gerenciamento de Transporte)

TMS é um software que pode funcionar incorporado ao ERP para a administração dos transportes, que permite ao usuário visualizar e controlar toda sua operação logística. A gestão integrada nas organizações chegou também aos sistemas de gestão de transportes, onde soluções específicas para coletar, processar e fornecer informações gerenciais foram desenvolvidas e hoje já são integradas aos ERP (sistemas corporativos). Denominados TMS, sigla que significa Transportation Management Systems, os Sistemas de Gerenciamento de Transporte são uma categoria de produto que vem incrementando a qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição. As soluções TMS, como são relacionadas com a distribuição, possuem módulos específicos para apoiar o gerenciamento do processo em questão.

Objetivo Principal

Um TMS permite obter o custo mínimo de operação, pois permite visualizar e controlar todos custos inerentes à gestão de transporte, controlar a qualidade dos serviços realizados interna e externamente ou por terceiros e estabelecer metas de qualidade conforme as necessidades. Também aumenta a disponibilidade da frota, prevendo possíveis problemas que possam ocorrer nas partes mecânica e elétrica dos veículos e informações detalhadas e de fácil acesso que permitem uma rápida tomada de decisão. Para se ter uma ideia da importância da aplicação do TMS dentro de uma empresa é preciso saber quanto representa o custo do transporte. Numa indústria, o custo do transporte é, em geral, o segundo maior, ficando apenas atrás do custo de produção. Os encargos com o transporte variam entre 1/3 e 2/3 do total dos custos logísticos que englobam abastecimento, movimentação, armazenagem e distribuição (TMS, 1996).

Funcionalidades Operacionais do TMS

  • Cadastro do veículo: armazenamento de todas as informações necessárias relacionadas a cada veículo da frota (seguros, leasing, etc.);

  • Gerenciamento da documentação: licenciamento, impostos, taxas, boletins de ocorrência, pagamentos etc.;

  • Planejamento e controle de manutenção: controla as atividades relacionadas à manutenção dos veículos e equipamentos (garantias, manutenção preventiva, corretiva, etc.);

  • Controle de estoque de peças: envolve o cadastro de componentes, localização de componentes, etc.;

  • Controle de funcionários agregados: controla o cadastro de funcionários agregados às atividades de transporte;

  • Gerenciamento de combustíveis e de lubrificantes: controla todas as informações de atividades relacionadas com abastecimento de combustíveis e lubrificantes (frota, data, veículo, custo, local, etc.);

  • Controle de velocidade: monitora o comportamento do motorista durante toda a viagem;

  • Controle de pneus e câmaras: por meio do número gravado a fogo do pneu e etiquetas nas câmaras, pode-se gerenciar a manutenção de pneus, quilometragem rodada por pneu etc.;

  • Controle de engates e desengates de carretas;

  • Controle de frete;

  • Controle das cargas: rastreamento lógico das cargas e dos veículos podendo disponibilizar as informações pela internet;

  • Controle de custos;

  • Planejamento de rotas e modais: permite a elaboração de rotas, podendo ser interligado a roteirizadores, elemento essencial para logística de cargas fracionadas.

Funcionalidades na gestão de frotas

  • Identificar qual o pneu, em que posição ele está e quantos quilômetros ele rodou nesta posição;

  • Gerenciar o rodízio por quilômetro rodado ou por sulco;

  • Liberar o abastecimento de combustível para o veículo por meio de uma tecnologia que permite a troca de informações eletrônicas entre o veículo e o posto;

  • Gerenciar o consumo de combustível e pneus de tal forma que qualquer roubo desses itens no veículo é rapidamente identificado pelo sistema;

  • Emitir relatórios gerenciais, geralmente utilizados para tomada de decisão.

Funcionalidades na Gestão de Fretes

  • Controlar por meio de um cadastro de empresas as transportadoras, as rotas, as taxas etc.;

  • Controlar tabelas de fretes de diferentes empresas;

  • Analisar e calcular o custo do frete por transportadora para subsidiar a escolha da melhor empresa;

  • Possibilitar cálculos e simulações de frete, para que uma transportadora possa avaliar diferentes alternativas de custo e prazo de entrega, oferecendo um melhor serviço ao cliente;

  • Calcular fretes considerando os diferentes modais, por trecho percorrido, bem como todos os custos associados;

  • Controlar conhecimentos de carga voltados a multimodalidade;

  • Apontar as rotas mais adequadas;

  • Controlar o fluxo de informações por EDI ou via Internet;

  • Liberar pagamentos e recebimentos;

  • Conferir documentação.

Funcionalidades na determinação de Rotas

  • Determinação das melhores rotas a serem utilizadas;

  • Integração da sequencia de entrega proposta com o WMS que direcionará a separação dos pedidos respeitando a programação de carregamento;

  • Análise da distribuição a partir de mais de um centro de distribuição, consolidando o melhor cenário;

  • Gerenciamento do tempo de entrega por cliente, a fim de identificar as dificuldades específicas de carga e descarga em cada empresa;

  • Reprogramações de entrega em função de imprevistos ocorridos (problemas de quebras, acidentes, congestionamentos etc.).

Tecnologias podem ser associadas ao TMS

  • Rastreamento de veículos: sistema de comunicação móvel para transmissão de dados, monitoramento e rastreamento de frotas, que utiliza recursos de comunicação via satélite e de posicionamento por GPS;

  • Etiquetas de radiofrequência / transponders: a partir da identificação de uma carga (ou de um veículo) com essa tecnologia, a mesma, quando chega ao seu ponto de destino, é identificada automaticamente pelo sistema, visto que a transmissão de dados é baseada em um sistema automático de identificação por sinal de rádio. Isso possibilita um direcionamento automático do veículo para a carga ou descarga, tornando mais ágil a operação.

Principais benefícios da implantação de um TMS:

  • Redução nos custos de transportes e melhoria do nível de serviço;

  • Melhor utilização dos recursos de transportes;

  • Melhoria na composição de cargas (consolidação) e rotas;

  • Menor tempo necessário para planejar a distribuição e a montagem de cargas;

  • Disponibilidade de dados acurados dos custos de frete mostrado de várias formas, como por exemplos, por cliente ou por produto;

  • Acompanhamento da evolução dos custos com transportes;

  • Disponibilidade de informações on-line;

  • Suporte de indicadores de desempenho para aferir a gestão de transportes;

Conclusão

Um TMS é uma ferramenta valiosa e serve para solução em grandes grupos de empresas de transporte (transportadoras, operadores logísticos), empresas que usam transporte próprio como apoio ao seu negócio, empresas que utilizam transportes de terceiros. O custo de um TMS varia de acordo com as necessidades da empresa e a sua área de actuação, já que os módulos são independentes. É interessante lembrar que se pode encontrar uma variedade de soluções no mercado, sendo necessário avaliar a real necessidade de determinados recursos disponíveis nos programas de TMS. Um TMS é uma solução que, se for bem implementada, proporciona economias e maior controle dos recursos materiais, humanos e monetários na gestão do transporte, reduzindo, assim, os custos logísticos relacionados com o transporte, o qual representa uma parcela significativa de custos dentro da cadeia logística.

Referências

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