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Guias e Dicas
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AUTOCAD 2000 (Apostila), Notas de aula de Engenharia Mecânica

Autocad 2000

Tipologia: Notas de aula

2010

Compartilhado em 25/11/2010

livia-emidio-10
livia-emidio-10 🇧🇷

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Baixe AUTOCAD 2000 (Apostila) e outras Notas de aula em PDF para Engenharia Mecânica, somente na Docsity! FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante Quintino ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA DEPARTAMENTO DE MECÂNICA AUTOCAD 2000 COMANDOS BÁSICOS EM 2D Prof. Nelson Ferreira 2003 E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 2 ÍNDICE: INTRODUÇÃO Pág. 6 A TELA DO AUTOCAD 2000 STATUS LINE Pág. 6 PULL DOWN MENU E MENU BAR Pág. 7 ICON MENU Pág. 7 ÁREA DE TRABALHO Pág. 7 SCROLL BARS Pág. 8 CROSSHAIR Pág. 8 COORDINATE Pág. 8 COMMAND Pág. 9 STATUS BAR Pág. 9 DIALOG BOX Pág. 9 SCREEN MENU Pág. 9 STATUS LINE Pág. 10 INICIANDO O AUTOCAD NEW Pág. 10 OPEN Pág. 11 SAVE Pág. 11 SAVE AS Pág. 11 CLOSE Pág. 11 EXPORT Pág. 11 EXIT Pág. 11 PURGE Pág. 11 RECOVER Pág. 11 BARRA DE MENUS SUSPENSOS Pág. 11 PROMPT Pág. 12 FERRAMENTAS DE DESENHO Pág. 12 GRID (F7) Pág. 12 ORTHO (F8) Pág. 12 SNAP (F9) Pág. 12 POLAR (F10) Pág. 13 OTRACK (F11) Pág. 13 COORDENADAS Pág. 13 Coordenadas Cartesianas Absolutas Pág. 14 Coordenadas Cartesianas Relativas Pág. 14 Coordenadas Polares Relativas Pág. 14 COMANDOS DE DESENHO LINE Pág. 15 CIRCLE Pág. 15 POINT Pág. 15 ARC Pág. 16 PLINE Pág. 16 POLYGON Pág. 17 E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 5 COMANDO VIEW PORTS Pág. 44 MVIEW Pág. 45 MSPACE Pág. 47 PSPACE Pág. 47 REFERÊNCIA EXTERNA Pág. 48 Comando XREF Pág. 48 Comando XBIND Pág. 49 ATRIBUTOS ATTDEF Pág. 49 BIBLIOGRAFIA Pág. 50 ANEXOS RESUMO DE ALGUNS COMANDOS Pág. 50 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O TRABALHO NO AUTOCAD Pág. 53 E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 6 INTRODUÇÃO AutoCADS é marca registrada da Autodesk, Inc., empresa sediada no Estado da Califórnia, EUA, que pesquisa, desenvolve e comercializa vários programas de tecnologia CAD. As principais áreas que utilizam AutoCAD são: AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção Civil), Mecânica, Geoprocessamento (Sistema de Informação Geográfica), Gerenciamento, Eletro- Eletrônica, Desenho Industrial e Multimídia. A presente apostila trata da utilização das ferramentas básicas de desenho em duas dimensões. O programa AutoCAD pode ser operado através do teclado e do mouse. 1 - A TELA DO AUTOCAD 2000 A tela do AutoCAD, em sua típica versão 2000, apresenta a seguinte configuração: A seguir, veja a discriminação de cada parte da tela de apresentação do programa, bem como outras possibilidades de configuração. 1.1 - Status Line (Linha de Status) – No alto da tela, a linha de status fornece as principais informações sobre o desenho. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 7 1.2 – Pull-Down Menu e Menu Bar (Barra de Menus) – Quando se seleciona uma das opções da Barra de Menus, outro menu aparecerá na tela, com várias opções. 1.3 – Icon Menu (Barra de Menus Flutuantes) – Menu de ícones que, ou se apresenta “flutuando” na tela, ou pode ser afixado nas bordas da área de trabalho. Na versão por nós utilizada, constam as seguintes barras fixas como default: Standard Toolbar (Barra de Ferramentas Padrão), Object Properties (Propriedade dos Objetos), Draw (Desenho de Figuras Geométricas) e Modify (Ferramentas de edição e alteração do Desenho). Para elaboração de desenhos em 2D, é necessária ainda a inclusão da barra de ferramentas chamada Dimension para aplicação de cotas. Novas barras de ferramentas são introduzidas em menu View, opção Toolbars... 1.4 – Área de Trabalho – É o espaço destinado para criação de desenhos no AutoCAD. O nome de batismo de arquivo do programa é Drawing e a sua extensão .dwg. A cor de fundo padrão é preta. Para fazer esta apostila, foi alterada a cor de fundo para branca. Altera-se a cor da área de desenho indo ao menu Tools, seguido de Options..., ficha Display, botão Colors. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 10 1.12 - Status line ( linha de status) - No alto da tela, a linha de status fornece as principais informações sobre o desenho; 2 - INICIANDO O AUTOCAD 2.1 - MENU FILE 2.1.1 - NEW... : Usado quando se deseja iniciar um arquivo novo para desenho. Permite a escolha dos seguintes aspectos: Start from Scratch: Abre um arquivo de desenho em branco, baseado no arquivo padrão acad.dwg. Selecione o tipo de medida a ser usada (Metros ou Polegadas). Use a Template: Seleciona um arquivo padrão (já existente) ou template, criado previamente no AutoCAD. No quadro SELECT A TEMPLATE, há diversos formatos de “pranchas” que poderão ser utilizados. Use a Wizard: Inicia a apresentação de um assistente com uma opção rápida e outra completa, a saber: Quick Setup Solicitará ao usuário que informe o tipo de unidade de medida e a área máxima a ser ocupada pelo desenho. Advanced Setup 1) Units: Determina qual a unidade de desenho que vamos utilizar (Decimal, Fracional, Científica, etc.); 2) Angle: Determina que tipo de ângulo usaremos (Graus, Grados, radianos, etc.); 3) Angle Measure: Estabelece as coordenadas do ângulo (Angulo 0 no Este, Angulo 90 no Norte, etc.); 4) Angle Direction: Sentido de direção do ângulo (Anti-horário ou Horário); 5) Area: Qual o tamanho do papel que queremos usar (A0, A1, A2, A3, A4, etc.); 6) Title Block: Formatos pré-definidos do papel a ser utilizado; 7) Layout: Determina se queremos trabalhar com modo Paper-Space e de que modo. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 11 2.1.2 - OPEN... Abre um desenho já existente, ou seja, um desenho que está gravado em discos locais (C:) ou (A:). Preview – Permite visualizar uma prévia do desenho; Partial Open – Permite escolher as layers ao invés de carregar layers com o arquivo inteiro; Find File – Realiza uma pesquisa 2.1.3 - SAVE... Grava o desenho corrente em disco. É aconselhável "salvar" o desenho a cada 10 minutos ou menos (dependendo da complexidade do trabalho em execução). 2.1.4 - SAVE AS... Utilizado para salvar um desenho pela primeira vez. Também é utilizado para salvar o desenho com outro nome ou em outro diretório. 2.1.5 - CLOSE Fecha o arquivo corrente. 2.1.6 - EXPORT Exporta arquivos em vários formatos. 2.1.7 – EXIT Finaliza o AutoCad e pede uma confirmação para salvar ou não o desenho: Save Changes: •Sim Finaliza gravando as alterações. •Não Finaliza descartando as alterações. •Cancel Não finaliza e cancela o comando. 2.1.8 – PURGE – Drawing Utilities Remove do arquivo todas as estruturas criadas e não utilizadas: layers, blocos, etc. 2.1.9 – RECOVER – Drawing Utilities Recupera todo ou parte de um arquivo de desenho danificado. 3 - BARRA DE MENUS SUSPENSOS Abaixo da Barra de Título (onde aparece: AutoCAD - Nome do Arquivo, sobre fundo azul) encontra-se a Barra de Menus Suspensos. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 12 4 - PROMPT ATALHOS DE DIGITAÇÃO: Os comandos podem ser selecionados digitando-se a(s) letra(s) maiúsculas das opções ou as letras de atalhos relacionadas no anexo desta apostila. OPÇÃO DEFAULT (OPÇÃO PADRÃO): A opção default de um comando é apresentada entre os sinais de "<" e ">". ALGUMAS TECLAS DE USO DENTRO DO PROGRAMA: ESC – Interrompe qualquer comando em uso. TELA DE TEXTO (F2) – Mostra a tela de texto com tudo o que já se usou no arquivo desde que foi aberto ou criado. 5 - FERRAMENTAS DE DESENHO (TECLAS DE FUNÇÃO) GRID (F7) Mostra uma grade sobre o seu desenho para ajudá-lo no lay-out. O grid não será impresso no desenho. O modo de grade também permite que você veja os limites do seu desenho ORTHO (F8) Permite que você possa mover seu cursor somente no modo ortogonal (eixo X ou eixo Y). SNAP (F9) Força o cursor a “pular” para uma distância específica. É útil para manter a precisão enquanto você indica as distâncias com o cursor. Você pode variar o espaçamento do GRID através de um quadro de diálogo acionado no Menu TOOLS na opção DRAFTING SETTINGS, conforme mostrado a seguir: E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 15 (O AutoCad entende que a linha terá 20 unidades de distância, numa direção de 45° em relação ao eixo X). Por padrão, os ângulos no AutoCAD aumentam no sentido anti-horário e diminuem no sentido horário. 7 - COMANDOS DE DESENHO (MENU DRAW) 7.1 – LINE (Linha) Desenha segmentos de reta, interligando pontos determinados pelo usuário com coordenadas absolutas, relativas, relativas polares ou com o mouse. Opções do Comando LINE •Close - Liga o último ponto ao primeiro. •Undo - Desfaz o último segmento, voltando ao ponto anterior. •Continue - Continua a partir do último ponto (pode ser substituído por um ENTER quando o programa pede o primeiro ponto). 7.2 – CIRCLE (Circunferência) Comando que permite o desenho de circunferências a partir da definição do centro e do raio ou diâmetro. Pode-se gerar um círculo a partir de dois pontos que definam o diâmetro ou raio da figura, a partir de três pontos da periferia ou a partir de duas tangentes, inclusive conhecendo- se o raio e duas linhas tangentes. • Center – centro da circunferência. • Radius – raio da circunferência. • Diameter – diâmetro da circunferência. • 3P – três pontos delimitados para desenhar a circunferência. • 2P – dois pontos específicos para desenhar a circunferência. • TTR – tangente a duas entidades e com indicação de raio. • TTT – tangente a três entidades. 7.3 - POINT (Ponto) Cria um ponto. Normalmente é usado como referência para localização de um desenho na tela, ou como nó (Node). Pode-se entrar com a sua coordenada via teclado ou clicando através do mouse. • Point Style (FORMAT) – Tipos de pontos. • Node (Object Snap – Tools) • Divide – divide a entidade em partes iguais através de pontos. • Measure – divide a entidade, estipulando com distância entre os segmentos. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 16 7.4 – ARC (Arco) Desenha um arco no sentido anti-horário a partir do ponto inicial (Start Point). O AutoCAD fornece 8 elementos de auxílio para a construção do seu desenho, sendo necessário três destes oito elementos para se definir um arco. Elementos do Comando: •Start Point (ponto inicial) •Second Point (segundo ponto) •EndPoint (ponto final) •Center (centro do arco) •Angle (ângulo compreendido pelo arco) •Lenght of Chord (comprimento da corda) •Radius (raio do arco) •Direction (direção da tangente ao arco) Um dos meios mais práticos de se utilizar o comando arc é a partir dos menus de tela (menus laterais) e de barra (menus suspensos), onde todas as opções são mostradas. Ei-las: •3-point (3 pontos) •S,C,E (Start/Center/End) •S,C,A (Start/Center/Angle) •S,C,L (Start/Center/Lenght) •S,E,A (Start/End/Angle) •S,E,D (Start/End/Direction) •S,E,R (Start/End/Radius) •C,S,E Center/Start/End) •C,S,A (Center/Start/Angle) •C,S,L (Center/Start/Lenght) 7.5 – PLINE (Polyline – Polilnha) Como o comando Line, desenha segmentos de reta conectados, mas com muitas diferenças. A primeira é que no Pline todos os segmentos são considerados como apenas uma entidade. Além disso é possível desenhar arcos sem ter que chamar outro comando e dar espessuras diferentes para cada segmento de reta ou arco. Elementos do Modo Line de PLINE: •Arc - passa ao modo arc, para traçar arcos. •Close - Fecha a polilinha, traçando um segmento do último ao primeiro ponto criado. •Halfwidth - Metade da espessura da linha (normalmente não utilizado). •Lenght - Concorda o próximo segmento com o último segmento do arco. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 17 •Undo - Apaga a última linha. •Width - Define a espessura da linha. •Endpoint of line - Ponto final da linha (é a opção default). Elementos do modo arc de PLINE: •Angle - Ângulo compreendido pelo arco. •Center - Centro do arco. •Close - Fecha a polilinha, traçando um arco do último ao primeiro ponto criado. •Direction - Direção da tangente ao arco. •Halfwidth - Metade da espessura do arco. •Line - Volta a traçar linhas. •Radius - Raio do arco. •Second Pt. - Segundo ponto do arco. •Undo - Apaga o último arco desenhado. •Width - Espessura do arco. •Endpoint of arc - Ponto final do arco (é a opção default). 7.6 – POLYGON (Polígono) Este comando cria um polígono regular (polilinha fechada com segmentos e ângulos iguais). Opções deste comando: •Edge- Desenha a partir da definição de um lado do polígono. •Center of polygon- Centro do círculo inscrito ou circunscrito ao polígono. •Inscribed in circle (i)- Desenha a partir da definição do círculo inscrito ao polígono. Opção default. •Circumscribed about circle (c)- Desenha a partir da definição do círculo circunscrito ao polígono. •Radius- Raio do círculo inscrito ou circunscrito ao polígono. •Number of sides- Número de lados do polígono. Default: 4 lados. 7.7 – ELLIPSE (Elipse) Desenha elipses através da definição dos dois pontos (que definem o primeiro eixo), seguido da distância que definirá o segundo eixo, perpendicular ao primeiro. Também é possível gerar uma elipse a partir do centro seguido de um ponto que definirá o primeiro eixo e uma distância que definirá o segundo. As opções são: •Center- centro da elipse a um extremo / fim do eixo desse extremo da elipse / distância do centro ao outro eixo da elipse. •Axis/End- dois extremos da elipse / centro da elipse para o outro extremo da elipse E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 20 A seleção por Window também ocorre se clicamos o ponto inicial da janela e arrastamos o cursor para a direita, neste caso não é necessária a digitação da letra W após a mensagem de seleção. A linha que demarca esta janela é uma linha cheia. 8.3 - SELEÇÃO POR CROSSING Digite C ao receber a mensagem: select objects: C<ENTER> Mais uma vez abra uma janela com o mouse envolvendo as entidades que devem ser selecionadas, com uma diferença: desta vez o retângulo gerado não precisa envolver toda a entidade para selecioná-la, basta que parte dela seja cortada pela janela. A seleção por crossing também ocorre se clicamos o ponto inicial da janela e arrastamos o mouse para a esquerda. Neste caso não é necessária a digitação da letra C após a mensagem de seleção. A linha que demarca esta janela é uma linha tracejada. 8.4 - SELEÇÃO POR PREVIOUS Esta opção re-seleciona todas as entidades já selecionadas no comando anterior. 8.5 - SELEÇÃO POR LAST Esta opção seleciona a última entidade desenhada na tela. 8.6 – REMOVE (REMOVER) Caso você tenha selecionado acidentalmente uma entidade errada, digite R e remova-a. Ex: Após ter selecionado algumas entidades que deseja editar, você percebe que uma foi selecionada por engano, então, antes de terminar a seleção com o comando <ENTER> (ou com o botão direito do mouse), na linha de comando de seleção digite R <ENTER>select objects: R <ENTER> remove objects: Marca-se a entidade a ser removida e finaliza-se o comando. 8.7 – ADD (ADICIONAR) Para voltar ao modo de seleção após ter removido as entidades desejadas e selecionar outras. Volta-se ao modo de seleção digitando-se A na linha de comando. remove objects: A <ENTER> select objects: E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 21 8.8 – ALL (TUDO/TODOS) Seleciona de uma vez todas as entidades desenhadas. Na linha de comando de seleção digite ALL . select objects: all <ENTER> 8.9 - WPOLYGON Esta opção é similar à WINDOW, exceto porque podemos criar um polígono de seleção com qualquer número de lados. 8.10 - CPOLYGON Da mesma forma que o WPOLIGON permite a construção de um polígono seletor, com características de CROSSING. 8.11 - FENCE A opção FENCE seleciona através de uma linha poligonal aberta com características de CROSSING, ou seja, todas as entidades por onde a linha “passar” serão selecionadas. 9 - COMANDOS TRANSPARENTES São comandos que podem ser usados no meio de outros comandos sem interrompê-los. Por exemplo, ZOOM, PAN, DIST, REDRAW. REGEN, HELP, GRID, LAYER, ID, LIMITS, LINETYPE, OSNAP, STYLE, TIME, UNITS, VIEWS, entre outros. Para acessá-los basta digitar o seu nome na linha de comando precedido pelo sinal ( ' ), como no exemplo abaixo: Command: 'zoom<ENTER> 10 - OSNAP (FERRAMENTAS DE AUXÍLIO) Osnap é a mais importante ferramenta de auxílio ao desenho preciso. Uma vez acionada uma opção OSNAP o cursor aparecerá com uma mira e um quadrado no seu centro. Ao clicar num ponto certifique-se que a entidade está dento desta mira para que o ponto solicitado possa ser encontrado. Acessa-se o OSNAP clicando-se o mouse na segunda linha do menu lateral, a linha com os quatro asteriscos ou apertando o botão central do mouse, caso ele possua três botões. Se o seu mouse possui apenas dois botões acessa-se o OSNAP segurando-se a tecla SHIFT e clicando com o botão direito do mouse. •CENter - encontra o centro de um círculo ou arco •ENDpoint - puxa para o ponto final de uma linha, arco, polilinha, etc..00 •INSertion - encontra o ponto de inserção de um texto ou bloco •INTersection - encontra o cruzamento de linhas arcos e círculos E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 22 •MIDpoint - encontra o ponto central de uma linha ou arco •NEArest - encontra o ponto pertencente a entidade mais próximo ao local clicado •Node – encontra um nó •PERpendicular - encontra o ponto perpendicular a entidade clicada •QUAdrant - encontra um dos quadrantes de um círculo ou arco •TANgent - Procura a tangente da entidade. •APParent Int- Encontra o cruzamento “virtual” de linhas, arcos e círculos. •Extension – Gera uma linha de extensão temporária. •Parallel – O cursor é atraído para um ponto paralelo ao objeto selecionado. •Node – Desativa o Object Snap. Para abrir a caixa de diálogo Drafting Settings, clque com o botão direito do mouse sobre o botão OSNAP localizado na barra de ferramentas Status. Em seguida, escolha a última opção chamada Settings... 11 - COMANDOS DE EDIÇÃO Os comandos de edição descritos abaixo são encontrados no Menu MODIFY da barra de Menu superior (Menu bar) ou na opção EDIT do Menu lateral, se exibido. 11.1 - ERASE (Apagar) Apaga entidades previamente selecionadas. O comando OOPS desfaz o último erase, trazendo de volta entidades apagadas. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 25 11.14 – ARRAY (Cópias múltiplas) Este comando gera múltiplas cópias dos objetos selecionados, criando uma malha retangular ou circular. Se a malha for retangular (RECTANGULAR) informe o número de repetições no eixo X (colunas) e no eixo Y (linhas) e as distâncias entre cada uma. • Rows – Número de linhas. • Columns – Número de colunas. • Distance – Distência entre linhas e posteriormente entre colunas. No caso de malhas circulares (POLAR) informe o centro e depois forneça dois destes três parâmetros: número de itens, o ângulo que deverá ser preenchido pela malha, o ângulo entre cada item. E por fim responda se os itens deverão ser girados quando copiados. • Center point – Centro da cópia. • Items – Número de itens a serem criados. • Angle – Ângulo de preenchimento. 11.15 – BREAK (Quebrar) O comando BREAK apaga parte de uma entidade. Para tanto clique-a em dois pontos e o trecho entre estes pontos desaparecerá, criando duas entidades distintas. • F – Determina o primeiro ponto de quebra. • @ - Em resposta à solicitação de um segundo ponto de quebra, o símbolo @ indica que este será coincidente com o primeiro, gerando, dessa forma, uma segunda entidade. 11.16 – STRETCH (Esticar) Deforma entidades, movendo parcelas selecionadas e deixando as partes não selecionadas intactas. A seleção só pode ser feita por crossing, mas podemos utilizar o remove quantas vezes forem necessárias. Com este comando pode-se alongar, encurtar, mover e entortar entidades, desde que trabalhando-se com seus vértices ou endpoints. 11.17 – CHPROP (Propriedades) Muda as propriedades de uma ou mais entidades. Pode-se mudar a cor, o tipo de linha (linetype), a camada (layer). 11.18 – CHANGE (Modificar) Após a seleção das entidades, escolha entre CHANGE PROPERTIES ou CHANGE POINT. PROPERTIES mudará a propriedade dos objetos selecionados (exatamente como faz o CHPROP), enquanto a opção CHANGE POINT permitirá a alteração de raios de círculos, o ponto final de linhas, a localização de blocos e vários atributos de texto. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 26 O comando "change" modifica características de entidades já existentes. CHANGE POINT Se for marcado um ponto como resposta ao prompt Properties / <Change point>: o AutoCAD considera que deverá alterar alguma característica da entidade selecionada. Tal mudança depende do tipo da entidade. Line: Altera o ponto final da linha selecionada para o novo ponto fornecido pelo usuário. O ponto que será alterado é o mais próximo do fornecido. Circle: Altera o raio da circunferência. O novo raio será a distância entre o centro do círculo e o ponto fornecido. Text: Altera a localização, estilo, altura, rotação e o próprio texto. Attribute Definition: Podem ser mudadas as propriedades do texto nas modificações dos atributos. O "attribute tag", o "attribute prompt" e o "default attribute value" podem ser alterados no desenho original, antes da criação do bloco. Block: Em blocos, o "change" altera a origem e o ângulo de rotação. Multiple: Se for acionado o "change" com a seleção de várias linhas, todas serão alteradas 11.19 - DDMODIFY Abre uma caixa de diálogo que executa as funções do comando CHPROP e CHANGE de forma interativa. Esta caixa de diálogo ainda fornece várias informações sobre a entidade selecionada que podem ser alteradas. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 27 11.20 - PEDIT Comando de edição de polilinhas 2D e 3D.Com ele pode-se abrir ou fechar polilinhas, acrescentar novos segmentos, alterar a espessura de todos os segmentos, gerar curvas a partir dos vértices.Pode-se ainda entrar na seção de edição dos vértices da polilinha com a opção EDIT VERTEX, onde poderá adicionar novos pontos, apagar ou mover os existentes, alterar os pontos de tangência que vão orientar a construção das curvas, alterar a espessura de cada segmento em separado e alinhar os vértices. As opções do comando PEDIT são: •Close- fecha uma polilinha aberta •Open- abre uma polilinha fechada •Join- junta polilinha a outras polilinhas, arcos e linhas •Widht- define nova espessura para a polilinha •Edit Vertex- edita os vértices da polilinha •Fit Curve- gera curvas a partir dos vértices •Spline Curve- gera curvas mais suaves (Bezier) •Decurve- acerta uma polilinha curva •Undo- desfaz a última opção •Ltype gen- liga/desliga a geração do tipo de linha•Undo- desfaz a última opção •Undo- desfaz a última opção •Exit- Sai de PEDIT E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 30 O comando redraw pode ser usado dentro de outro comando de forma transparente digitando-se 'r, redraw, ou com o mouse. 15.2 - REGEN Semelhante ao redraw, o regen também promove um redesenho da imagem mas ao fazê- lo recalcula todos os pontos mostrados na tela, sendo portanto, um comando muito mais lento que o redraw, só devendo ser utilizado quando o outro for insuficiente. Para ganhar tempo nos cálculos o AutoCAD desenha os segmentos curvos de forma simplificada, segmentada. Para vermos o desenho com a máxima resolução possível devemos utilizar o regen. 15.3 - ZOOM O zoom é um comando que permite a ampliação e redução da imagem, sendo praticamente infinita a capacidade de ampliação (até 2,8 milhões para um). Suas opções são: 15.3.1 - ZOOM ALL Amplia até o limite estabelecido no comando limits ou coloca todo o desenho na tela caso tenha sido construído fora do limite. 15.3.2 - ZOOM EXTENTS Amplia até o limite do desenho. 15.3.3 - ZOOM CENTER Determina o novo centro da imagem e a "altura" da qual o desenho está sendo observado. 15.3.4 - ZOOM LEFT Determina o novo ponto inferior esquerdo e a "altura" da qual o desenho esta sendo observado. 15.3.5 - ZOOM SCALE Permite um afastamento ou aproximação do desenho mantendo-se o mesmo centro. Se se entra com o número 1 o zoom dado será equivalente a um zoom all; valores maiores que 1 ampliam e menores que 1 reduzem o desenho em relação a seus limites. Um número seguido por um x irá ampliar ou reduzir em relação a imagem atual. 15.3.6 - ZOOM WINDOW Provoca uma ampliação de um detalhe a partir da abertura de uma janela. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 31 15.3.7 - ZOOM DYNAMIC É a forma mais completa de zoom e geralmente a mais rápida. Fornece 5 informações: • um quadro branco fixo indica o limite do desenho; • um quadro verde tracejado ou pontilhado, indica a visualização atual; • cantos vermelhos quando aparecem mostram o limite de visualização em velocidade de redraw (zoom vmax.); • um quadro móvel controlado pelo mouse, indica a tela que será exibida no fim do comando; • uma ampulheta, avisa que a imagem solicitada só será gerada após um regen. 15.3.8 - ZOOM PREVIOUS Mostra a visualização anterior. O AutoCAD grava os últimos 10 (dez) pontos de vista. 15.3.9 - ZOOM VMAX Gera maior redução possível sem operar um regen, portanto na velocidade de redraw. • NOTA: É importante compreender que os comandos de ZOOM apenas mudam a maneira como o desenho está se apresentando na tela e não sua escala. É, em outras palavras, o ponto de vista do observador em relação ao desenho (mais próximo eu mais distante)! 15.4 - VPORTS O comando VPORTS (view ports) permite que se tenha mais de uma janela de trabalho para o mesmo desenho que está sendo realizado. 16 - COMANDOS DE INFORMAÇÕES Localizados no menu Tools - Inquiry, estes comandos informam hora, calculam áreas, distâncias, tiram dúvidas sobre sintaxe e uso dos comandos do autoCAD e agilizam o desenho preciso. 16.1 - SAVETIME O save automático realiza uma cópia do desenho (que será gravada com o nome de Auto.sv$) com um intervalo regulado em minutos pela variável savetime. A contagem regressiva começa sempre que alguma alteração for feita no desenho. 16.2 – DIST (Distância) Informa a distância entre dois pontos; após a entrada do comando clique na tela ou digite os pontos desejados. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 32 16.3 – ID POINT Fornece as coordenadas de um ponto clicado na tela 16.4 – AREA Informa a área e o perímetro de figuras definidas por pontos fornecidos via mouse ou via teclado. Se a figura for um círculo ou polilinha pode-se selecioná-la de uma vez com a opção Entity. As opções add e subtract permitem a soma ou a subtração de áreas definidas: a cada nova entrada o AutoCAD lhe fornece o valor total. 16.5 - STATUS Fornece informações variadas como camada atual, cor, limites, snap, grid, memória ocupada, etc. 16.6 – LIST (Listar) Lista as características de uma entidade, como camada, cor, localização, área. perímetro, etc. 16.7 - DBLIST Fornece as mesmas informações do list, mas de todas as entidades do desenho. 16.8 - HELP (Ajuda) Aciona o quadro de diálogo de ajuda, que fornece informações básicas sobre um comando ou variável. Pode ser acionado dentro de um outro comando de forma transparente (sem interferir na execução do comando) digitando-se 'HELP ou ?. Se acionado de forma independente, ao prompt Command:, deve-se digitar o nome do comando ou variável sobre o qual se quer informações ou clicar na opção INDEX para se ter acesso ao seu índice. 17 - COMANDO DE DEFINIÇÃO DE LIMITE DE DESENHO - LIMITS Definir o limite do desenho é o mesmo que definir o tamanho da folha de papel na qual o desenho será impresso. Escalas iniciais serão definidas no momento em que a “Unidade CAD” (DRAWING UNITS) for associada a um sistema de medidas (MÉTRICO), tanto para o limite pelo comando LIMITS, quanto para o desenho pela entrada de coordenadas, isto é, a escala será a relação entre UNIDADE LIMITE e UNIDADE DESENHO. Esta relação inicial deverá ser definida claramente para não haver erros em possíveis mudanças de escalas posteriores pelo Comando SCALE. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 35 Logical Colors - By Layer - o desenho acompanha a cor definida para a camada; By Block - o desenho possui uma cor especifica do Bloco. Full Color Palette - A primeira coluna à esquerda mostra as dez seguintes (10 a 19), com as cores de número par na metade superior e as de número ímpar na metade inferior. Ao mover da esquerda para a direita, os números de cores aumentam em 10. Seleção de Tipos de Linha - Set Ltype: Ao clicar sobre o botão Set Ltype... ativa-se o quadro Select LineType, onde apresentam- se opções de traçados. Para selecionar o escolhido, click sobre este ou digite, no retângulo de resposta, o seu nome. Antes, porém, é necessário que as linhas estejam carregadas na memória do seu desenho. Para carregar linhas utiliza-se o menu lateral. Click AutoCAD – SETTINGS – LINETYPE – Load *(asterisco). Abre-se o quadro Select Line Type. Selecione o caminho: C:\acadwin\support\acad.lin, depois Clique em OK. (Estão carregados todos os Tipos de Linhas.) Linetype – tipo de linha da camada. Lineweight – escolhe uma espessura de linha Outras Opções ON (ativada) e OFF (desativada) - ON torna a camada visível é DEFAULT, e OFF a torna invisível. Freeze (congelar) e Thaw (descongelar) - opções semelhantes a ON e OFF. No entanto, Freeze não apenas torna as camadas invisíveis, mas também diz ao AutoCAD para ignorar o conteúdo dessas camadas quando você usar as opções de seleção. Congelar camadas também pode economizar tempo quando emite-se um comando que regenera um desenho complexo. Isso porque o AutoCAD ignora entidades em camadas congeladas durante uma regeneração. Lock (travar) e Unlock (destravar)- oferece uma função semelhante a Freeze e Thaw. Quando tranca-se uma camada pode-se ver e mover os objetos nesta camada, mas não editá-los. É um recurso útil quando se está trabalhando em um desenho muito cheio e não se quer editar, por engano, partes do desenho. Plottable (plotável) or non plotable (não plotável) – Camadas plotáveis são plotadas. Camadas plotáveis não são plotadas. Esta definição afeta somente camadas ativadas ou descongeladas. Color – Indica a cor da layer corrente. Utilizando a linha de comandos: As layers também podem ser controladas através do prompt de comando (Command:). Este comando é um modo rápido de controlar e criar camadas se você precisa de mais agilidade. Para acessar o comando digite: E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 36 Command:layer<Enter> Você receberá a seguinte mensagem: ?/Make/Set/New/ON/OFF/Color/Ltype/Freeze/Thaw/Lock/Unlock Onde: ? - Lista o nome e atributos das layers existentes; Make - Cria uma nova layer e a torna corrente; Set - Torna corrente uma nova layer; New - Cria uma nova layer (não corrente); ON - Ativa a camada; OFF - Desativa a camada; Color - Determina uma nova cor para a layer; Ltype - Determina um novo tipo de linha para a layer; Freeze - Mantém a layer congelada, desativada. Thaw - Descongela a layer, ativa-a; Lock - Tranca a layer; Unlock - Destranca a layer. Lweight – Determina a espessura da linha 20 - TEXTOS EM AUTOCAD O estilo de texto default do AUTOCAD é a fonte STANDARD, quando você carrega um novo estilo este passa a ser o estilo default (a última fonte carregada). 20.1 - TEXT STYLE Pelo menu principal Click FORMAT - TEXT STYLE - Clique na fonte escolhida, depois clique em APPLY, modificando assim o estilo de texto corrente. Desta forma é possível a visualização de todos os estilos tornando a escolha mais fácil. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 37 Cada estilo de fonte está associado a um nome. Quando um determinado estilo é carregado, na linha de comando do AUTOCAD aparecerão as seguintes perguntas: • Height < > escolha a altura de sua preferência ou digite 0 (zero). O valor zero permitirá que a altura seja escolhida dentro dos comandos DTEXT e TEXT; • Width factor <1.00> define o espaçamento entre as letras; • Oblique angle <0> permite a inclinação das fontes; • Backwards? <N> a fonte será escrita ao contrário (espelhamento); • Upside-down <N> a fonte será escrita de cabeça para baixo; • Vertical <N> as fontes serão disposta verticalmente quando o texto for digitado. 20.2 – STYLE (ESTILO) O comando STYLE permite o uso de estilos de textos diferentes, a partir do arquivo de fontes (fontes que vem com o AUTOCAD, fontes criadas pelo usuário a partir das fontes do AUTOCAD ou fontes de outros softwares que trabalhem junto com o AUTOCAD). Abre-se o quadro digitando Style na linha de comando; selecione a fonte desejada e clique em APPLY. 20.3 - TEXT E DTEXT Existem dois comandos no AUTOCAD, TEXT e DTEXT que permitem colocar textos e anotações no desenho. TEXT e DTEXT (Dynamic Text) trabalham de forma semelhante, porém com algumas diferenças a saber: O comando DTEXT (Dynamic TEXT) permite a visualização do texto, enquanto você digita o texto como também permite a digitação de várias linhas de texto sem sair do comando. O comando TEXT não permite a visualização do texto enquanto você digita. Neste comando você só poderemos digitar uma linha de cada vez. Elementos dos comando TEXT e DTEXT: • A (Align) alinha o texto entre dois limites pré determinados, podendo escolher a altura apropriada; • C (Center) centraliza o texto horizontalmente; • M (Middle) centraliza o texto horizontalmente e verticalmente (linha de construção no eixo do texto); • F (Fit) alinha o texto entre dois limites mas mantém a altura; • R (Right) alinha o texto pela direita; • TL (Top Left), TC (Top Center), TR (Top Right) alinha o texto abaixo do ponto de inserção respectivamente pela esquerda, centro e direita; • ML (Middle Left), MC (Middle Center), MR (Middle Right) alinha o texto pelo eixo da linha de inserção, pela esquerda, centro e direita; • BL (Bottom Left), BC (Bottom Center), BR (Bottom Right) alinha o texto acima do ponto de inserção, pela esquerda, centro e direita. NOTA: O default para construção do texto está sempre alinhado pela esquerda e acima do ponto de inserção. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 40 • HOMEtext - trás o texto de volta a sua posição de origem; • NEWtext - permite a mudança do valor da cota; • TRotate - determina a rotação do texto; • UPDate - redesenha uma cota para atualizar sua confirmação; • OBlicue - rotaciona as linhas de chamada de uma cota. 21.6 - CONFIGURAÇÃO DE COTAS Se faz pelo comando: DDIM (teclado) ou Dimension (menu suspenso) 22 - COMANDO DE HACHURAS 22.1 – BHATCH Comando de Criação de Hachuras, apresenta caixas de diálogo que facilitam a definição automática das áreas de contorno do objeto a ser hachurado, assim como a previsão do resultado (preview), além de permitir ajustes sem sair do comando. No campo Pattern escolhemos a hachura desejada (ANGLE, ANS131, ISO02W100, NET, etc). Podemos escolher pick points para clicar na área interna do desenho a ser hachurado ou select objects para selecionar a área a ser hachurada. Após a seleção devemos retornar pressionando <enter>; Podemos ainda clicar no preview para que possamos visualizar a aplicação da hachura e caso estejamos de acordo devemos clicar em OK. (caso necessitemos modificar a escala, devemos retornar ao quadro) E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 41 23 - BLOCOS E BIBLIOTECA A criação de uma biblioteca com os símbolos e objetos mais utilizados padroniza e agiliza o trabalho num escritório, proporcionando um rápido retorno do tempo investido em sua criação. Um bloco é um grupo de entidades que foram unidas formando uma só. O trabalho com blocos possui as seguintes vantagens: • Redução do tamanho dos arquivos - um bloco repetido ocupa muito menos memória do que entidades isoladas copiadas. • Criação de bibliotecas - símbolos e objetos usados com freqüência podem ser criados e armazenados em bibliotecas e ainda compartilhadas entre usuários ligados em rede. • Facilidade de fazer alterações - a alteração de um bloco repetido várias vezes num desenho provoca a alteração simultânea de todas as cópias. 23.1 – BLOCK (Bloco) Permite combinar entidades selecionadas em um desenho, que poderão ser manipuladas com uma única entidade. Uma vez criado o BLOCO você poderá inseri-lo onde quiser no seu desenho. Cada inserção de um bloco poderá ter escala diferente e ângulo diferente. Após a criação do bloco as entidades que o geraram são apagadas. Caso queira restaurá-las digite OOPS. Para definir um bloco entre no Menu Draw – Block – Make. 23.2 - WBLOCK Idêntico ao block, porém cria arquivos externos, na verdade arquivos do AutoCAD (extensão .DWG). Devemos digitar WBLOCK na linha de comando, informamos o nome do arquivo a ser criado e o computador aguarda o nome do bloco que deverá ser guardado como arquivo. Se o bloco não foi previamente definido basta teclarmos ENTER. Daí para frente o procedimento é igual ao do comando BLOCK e o arquivo será gravado em disco. Normalmente, sempre definimos o ponto de inserção pelo qual o objeto será inserido. Este comando é muito útil quando desejamos copiar um ou mais objetos de um desenho para outro. 23.3 – INSERT (Inserir) Este comando insere em um desenho um bloco previamente definido. Devemos acessá-lo pelo Menu Insert superior e na opção Block, ou ainda pelo Menu Blocks lateral também na opção INSERT. Inicialmente escolha o bloco que se deseja inserir, depois o ponto de inserção (baseado no ponto de referência fornecido quando da definição do bloco), a escala (que pode ser diferenciada em X, Y e Z, provocando uma deformação no objeto) e o ângulo desejado. Resumo de procedimentos: • Para inserir um bloco em um desenho E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 42 Acione Insert - Block... Acione o campo Name e encontre o nome do bloco que você quer inserir; depois acione o botão OK. Dê um clique no local onde deseja colocar o bloco no desenho. • Para inserir um bloco de outro desenho no desenho atual Acione Insert - Block... Acione o botão Browse... e encontre o nome do bloco que você quer inserir e acione o botão ABRIR. Em seguida, dê um clique no botão OK para depois clicar no local onde se deseja colocar o bloco. • Para redefinir um bloco Siga o mesmo procedimento usado para criar um novo bloco. Você verá uma mensagem de advertência dizendo que o bloco já existe com o nome indicado para o novo bloco. Digite Y se quiser substituir o bloco existente pelo novo. • Para transformar um bloco em um arquivo no disco Digite Wblock, indique um nome para o novo arquivo, clique em salvar; depois digite o nome do bloco que deverá ser transformado em arquivo, indique qual o ponto de inserção e selecione o objeto. Obs: É importante observar que quando inserimos um bloco ele é considerado um objeto único, independente se foi feito com Line ou Pline. Caso queiramos desmembrá-lo devemos utilizar o comando Explode. 23.4 – EXPLODE (Subdividir, Desmembrar) O comando EXPLODE possibilita que uma entidade complexa criada por comandos como : BLOCK, PLINE, POLYGON, RECTANGLE, DIM... seja “explodida” tornando-se uma entidade subdividida porém com a mesma aparência da entidade complexa. Se encontra no Menu Modify superior ou no menu lateral. 24 - COMANDOS DE IMPRESSÃO 24.1 - QUADRO - PLOT PRINT ou PLOT (teclado) ou File (menu suspenso) E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 45 Acionado pelo teclado ou Menu Lateral_SETTINGS, o comando apresenta as seguintes opções: Command: -Vports Enter an option [Save/Restore/Delete/Join/SIngle/?/2/3/4] <3>: Enter a configuration option [Horizontal/Vertical/Above/Below/Left/Right] <Right>: Save: permite salvar a configuração de janelas criada. Ao ser acionada, traz a interação abaixo, solicitando um nome para a configuração adotada: Enter name for new viewport configuration or [?]: Restore: recupera uma configuração existente, com a seguinte interação: Enter name of viewport configuration to restore or [?]: Delete: apaga uma configuração armazenada, mostrando a interação: Enter name(s) of viewport configurations to delete <none>: Join: permite a junção de duas janelas, solicitando qual será a dominante: Select dominant viewport <current viewport>: Select viewport to join: Single: retorna à configuração default, de janela única ?: mostra a lista de janelas existentes: Viewport configuration(s) to list<*>: <enter> 2: permite a divisão da tela ou uma janela já determinada em duas janelas horizontais ou verticais: Horizontal / <Vertical>: <3>: é a opção default, permitindo a divisão da tela ou uma janela já determinada em três janelas E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 46 Horizontal / Vertical / Above / Below / Left / <right>: 4: permite a divisão da tela ou uma janela já determinada em quatro partes iguais. Os comandos MVIEW, MSPACE ( MODEL SPACE) E PSPACE (PAPER SPACE) O AUTOCAD dispõe de dois ambientes de trabalho: um ambiente de modelagem, chamado “model space”, e um ambiente utilizado para impressão ou plotagem, chamado “paper space”. Trabalhando no “paper space” o usuário pode criar várias janelas contendo vistas de seu desenho, colocar anotações, organizá-las com o layout mais adequado e imprimir ou plotar. Paper Space e Model Space Use o paper space (espaço de papel) para: • Mostrar um modelo em 3D de diferentes pontos de vista. • Mostrar um modelo em 2D ou 3D com diferentes resoluções de zoom; por exemplo, uma planta geral e uma área detalhada daquela planta na mesma folha. • Mostrar um modelo em 2D ou 3D com diferentes configurações de layer freeze/thaw para fazer com que diferentes partes dele apareçam em diferentes viewports (vplayer). Tilemode <1> : Model Space - Comando VPORTS para dividir sua tela em várias viewports (só funciona no Model Space), que não podem ser plotadas nem moldadas e controladas individualmente como as portas de visão em Paper Space. Tilemode é uma variável do sistema que controla o acesso ao Paperspace. Quando o Tilemode é 1, o valor original,você não pode entrar em Paper space; quando é 0, você pode passar livremente de Modelspace para Paperspace. Tilemode <0> : Paper Space - Comando MVIEW para dividir sua tela em várias viewports, que lhe permitirão ver em Modelspace, isto é, o seu desenho. 25.1 - COMANDO MVIEW Quando “TILEMODE = 0”, o comando MVIEW permite a criação, arranjo e edição de janelas (viewports) no “paperspace”. Antes de acessar o comando, deve-se ajustar a variável da seguinte forma: Command:Tilemode New value for tilemode<1>:0 O ajuste de TILEMODE pode ser feito também diretamente no menu principal VIEW_TILEMODE. O comando MVIEW pode ser acessado das seguintes formas: Teclado: Mview Menu Principal: View, opção Viewports: 1 Viewport, 2 Viewports, 3 Viewports, 4 Viewports Na interação com o comando surgem as seguintes opções, que indicam: Command: Mview Specify corner of viewport or [ON/OFF/Fit/Hideplot/Lock/Object/Polygonal/Restore/2/3/4] <Fit>: E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 47 ON / OFF: permite ligar ou desligar uma janela. Quando desligada, o conteúdo da viewport fica invisível e não sofre regeneração; Hideplot: permite a remoção das arestas escondidas de uma perspectiva quando o desenho for plotado; Fit: cria uma janela única que ocupa toda a Área Gráfica; 2/3/4: permite a criação de 2, 3 ou 4 janelas; Restore: permite a inserção de uma configuração de janelas feita com o comando Vports; <First Point>: é a opção default, e permite a criação de uma janela única através da indicação de dois pontos em diagonal. 25.2 - COMANDO MSPACE O comando MSPACE permite a transição do ambiente de trabalho “paperspace” para o “modelspace”. A variável TILEMODE deverá estar desligada (=0,off) O comando MSPACE pode ser acessado digitando Mspace na linha de comando. 25.3 - COMANDO PSPACE O comando PSPACE permite a transição do ambiente de trabalho “modelspace” para o “paperspace”. A variável TILEMODE deverá estar desligada (=0,off) O comando PSPACE pode ser acessado digitando Pspace na linha de comando. 25.4 - REGENALL: Possibilita a regeneração de todas as viewports visíveis na tela. 25.5 - REDRAWALL: Possibilita que o comando redraw seja utilizado simultaneamente em todas as viewports. Psltscale - default: 1 Controla, no espaço do papel, a escala dos tipos de linha: 0 - não é adotada nenhuma escala especial para os tipos de linha, todos serão vistos e plotados de acordo com o fator de escala do "zoom"; 1 - é possível ver e plotar todos os tipos de linha, da viewport, no espaço de papel adotado, com a mesma escala da linha. Vplayer: permite controlar a visibilidade das layers nas diversas viewports, isto é, garante a função de congelar ou descongelar layers selecionadas das viewports. Cabendo ao usuário determinar a visibilidade destas em qual quiser, ou seja, em todas, na corrente ou selecionando as desejadas. E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 50 Mudanças globais em valores de atributo - Edit attributes one at time? <y> N mensagem <global edit of attribute values> * Se o comando Regenauto estiver desativado, você terá que regenerar o desenho para ver as mudanças. Display - rgnauto - off ou on Como tornar visíveis os atributos invisíveis: ATTDISP Normal / On / Off <normal> digite ON OFF = tornará todos os atributos invisíveis. BIBLIOGRAFIA: 1) ARAKAKI, Ricardo; ARAKAKI, Rosana; MARTINS, Alexandre G. Martins; PEDRO, Aparecido H. Soluções Integradas em AutoCAD. São Paulo, Érica, 1998. 2) BALDAM, Roquemar de Lima. Utilizando AutoCAD 2000 – 2D, 3D e Avançado. 2.ed. São Paulo, Érica, 1999. 3) FINKELSTEIN, Ellen. AutoCAD 2000 a Bíblia. Rio de Janeiro, Ciência Moderna, 2000. 4) OMURA, George. Dominando o AutoCAD 2000. Rio de Janeiro, LTC, 2000. ANEXOS RESUMO DE ALGUNS COMANDOS TEXTOS • Criar textos (Draw – Text – Single Line Text) • Alterar textos (comando DDEdit ou menu Modify – Properties – clicar no texto – Enter) • Mover posição do texto (Modify – Move) VER DESENHOS NA TELA • Visualizar todo o desenho (Zoom – All) • Visualizar determinada parte do desenho ampliada (Zoom – Window) • Voltar à visualização anterior (Zoom – Previous) • Visualizar “andando” pelo desenho (Pan) COTAR O DESENHO • Criar estilo de cotas (Dimension – Style) E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 51 • Cotar (Dimension – Linear, Aligned, Diameter, Angular, etc.) • Dimensionar vários objetos de uma vez (Qdim). Este comando é uma novidade do AutoCAD 2000 • Alterar cotas após definido um outro estilo (Dimension – Update) HACHURA • Criar hachuras (Draw – Hatch) • Modificar hachura (clicar com o botão direito do mouse na hachura a ser modificada e escolher o novo tipo) BLOCOS • Criar um bloco (Draw – Block – Make – digite um nome e clique em Select Objects) • Inserir um bloco (Insert – Block) • Explodir um bloco (Explode) ARQUIVO • Gravar (Salvar) um desenho pela 1ª vez (File - Save As) • Gravar (Salvar) um desenho (File - Save) • Abrir um desenho (File – Open) • Criar um novo desenho (File – New) DESENHO • Criar várias linhas de modo que sejam uma única entidade (Draw – Polyline) • Copiar um objeto (Modify – Copy) • Criar várias cópias de um objeto no sentido retangular ou circular (Modify – Array) • Mover um objeto (Modify – Move) • Apagar um objeto (Modify – Erase) • Apagar parte de um objeto (Modify – Trim ou Modify – Break) • Criar cópia de um objeto através de sentidos e distâncias determinadas (Modify – Offset) • Criar círculos (Draw – Circle) • Criar elipses (Draw – Ellipse) • Espelhar um objeto (Modify – Mirror) • Dividir um objeto em partes iguais (Draw – Point – Divide) • Girar um objeto (Modify – Rotate) • Mudar a escala de um objeto (Modify – Scale) • Desenhar polígonos (Draw – Poligon) MEDIDAS E ÁREAS E.T.E.R – MECÂNICA ___________________________________________________________________________________ AUTOCAD – Prof. Nelson Ferreira 52 • Medidas e informações gerais de um objeto (Tools – Inquiry – List) • Medidas entre de dois pontos de um objeto (Tools – Inquiry – Distance) • Área de um objeto (Tools – Inquiry – Area) ALTERAR LAYER, COR, TIPO DE LINHA, ESPESSURA DA LINHA E HATCH DE UM OBJETO • Clicar em (Modify – Properties) ALGUMAS TECLAS DE ATALHO • F1........................................................Ajuda • F2........................................................Lista todos os comandos utilizados até o momento • F3........................................................Ativa o modo de seleção OSNAP • F4........................................................Ativa o modo de calibragem da mesa digitalizadora • F5........................................................Muda o modo isométrico • F6........................................................Liga / Desliga as coordenadas (COORDS) • F7........................................................Liga / Desliga o grid (GRID) • F8........................................................Liga / Desliga o modo ortogonal (ORTHO) • F9........................................................Ativa / Desativa o modo SNAP • F10......................................................Ativa / Desativa o modo não ortogonal (POLAR) • F11......................................................Ativa / Desativa o modo Object Snap Tracking • ENTER ou TECLA DE ESPAÇO........Função Enter • BOTÃO DIREITO DO MOUSE...........Abre janela de cursor • SHIFT + TECLA..................................Digita os caracteres superiores de cada tecla • ESC ...................................Cancela o comando • CTRL + C / CTRL + X./ CTRL V..........Copia / Recorta / Cola o objeto • L...........................................................Line • PL........................................................Pline • C..........................................................Circle • Z..........................................................Zoom • ‘Z.........................................................Ativa o Zoom dentro de um comando • M.........................................................Move • R.........................................................Redraw • A.........................................................Arc • AR......................................................Array • H ou BH.............................................Bhatch • O........................................................Offset • RE......................................................Regen
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