Baixe Artigo-A importância da Gestão de Custos Logísticos e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Logística, somente na Docsity! A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS LOGÍSTICOS RESUMO A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo. As atividades de transporte, estoques e comunicações iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiões vizinhas. Custos logísticos são um fator-chave para estimular o comércio. O comércio entre países e entre regiões de um mesmo país é freqüentemente determinado pelo fato de que diferenças nos custos de produção podem mais do que compensar os custos logísticos necessários para o transporte entre as regiões. A relevância da logística é influenciada diretamente pelos custos associados à suas atividades. O aumento do comércio internacional indica que a especialização do trabalho continua acontecendo numa escala mundial. À medida que estes problemas puderem ser solucionados, todos poderão beneficiar-se de mercadorias de melhor qualidade e menor custo. Grandes esforços já foram feitos para o desenvolvimento de sistemas logísticos mais e mais eficientes. ÁREA TEMÁTICA: GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS E NAS CADEIAS PRODUTIVAS CUSTOS DE LOGÍSTICA INTRODUÇÃO O mundo está se tornando cada vez mais um mercado global. As fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é de que as empresas devem estar mais preparadas e habilitadas para enfrentarem as realidades desse novo desafio, sendo levadas ao desenvolvimento de estratégias para projetar produtos para um mercado global, maximizando os recursos ao produzi-los. O mercado exige das empresas atuar com velocidade e flexibilidade sem relegar a oferta de produtos e serviços com preços reduzidos e elevados níveis de qualidade. Neste cenário de imposições e desafios às empresas, a logística tem se revelado um recurso da maior importância, atribuindo-lhes diferenciais de qualidade e maior contribuição para os seus lucros. O objetivo deste trabalho é discutir, à luz dos conceitos da logística, a sua contribuição para a melhoria do desempenho das organizações. DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA Definida como o campo da administração que se preocupa com a organização de recursos necessários para colocar produtos e serviços onde e quando os consumidores os desejam, de acordo com Ballou (1993), a logística empresarial, tem na literatura diversas definições e significados, o que nos leva a um conjunto de terminologias para designar as áreas onde se desenvolve, tais como: transportes, distribuição, distribuição física, suprimento e distribuição, administração de materiais, operações e logística. A logística empresarial, ainda segundo definição de Ballou (1993) “associa estudo e administração dos fluxos de bens e serviços e da informação associada que os põe em movimento” e implica tanto no suprimento físico ou administração de materiais como na distribuição física. A este conceito alguns autores chamam de “gestão da cadeia de suprimentos” ou “supply chain management”, que contém importantes implicações para o gerenciamento estratégico dos negócios em geral. FIGURA 1: LOGÍSTICA EMPRESARIAL 2 Fornecedores Fábricas Clientes Administração de materiais Distribuiçã o física Cadeia de suprimentos transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos. Manutenção de Estoque: muitas vezes não e possível entregar o produto ao cliente assim que acaba a sua fabricação. Da mesma forma, não e possível receber todos os suprimentos no exato momento em que eles são necessários na produção, embora muito se tenha feito dentro dos conceitos de “just-in-time”. A armazenagem torna-se necessária quando por alguma razão temos que guardar uma matéria prima, componente ou produto acabado ate a sua utilização. Os estoques agem então como “amortecedores entre a oferta e a demanda”. A manutenção dos estoques pode atingir de um a dois terços dos custos logísticos, o que torna a manutenção de estoques uma atividade-chave da logística. Processamento de Pedidos: os custos de processamento de pedidos tendem a ser pequenos quando comparados aos custos de transporte ou de manutenção de estoque. Contudo, o processamento de pedidos é uma atividade logística primaria. Sua importância deriva do fato de ser elemento critico em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes. É também uma atividade primaria que inicializa a movimentação de produtos e a entrega de serviços. Abaixo demonstramos uma forma exemplificada das três atividades primaria para atender clientes, por alguns autores é chamado de o “ciclo critico”. FIGURA 2: O CICLO CRÍTICO DA LOGÍSTICA Processamento dos pedidos dos clientes Fonte: Cometti (2001) Atividades de apoio da logística Apesar de transporte, manutenção de estoque e processamento de pedidos serem os principais ingredientes que contribuem para a disponibilidade e a condição física de bens e serviços, há uma serie de atividades que apóiam estas atividades primarias. Elas são: Armazenagem e guarda; movimentação de materiais; embalagem de transporte; suprimentos; programação de produção; manutenção de informações; estimativa de demanda; manuseio de devoluções; venda de sucatas e sobras; seleção de local para a fábrica e armazém. 5 Transporte ClienteEstoque Seu relacionamento com as atividades primarias e o nível de serviço visado esta mostrada na figura a seguir: FIGURA 3: RELACIONAMENTO ATIVIDADES DE APOIO X PRIMÁRIAS Fonte: Cometti (2001) EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA Iniciando pelo estudo da etimologia, segundo Araújo (2003) existem algumas versões para a origem da palavra Logística: alguns autores afirmam que ela é originaria da palavra francesa “Loger”, que significa “acomodar” “alojar”, enquanto que outros autores afirmam que é derivada do grego “Logos” (razão) que significa “a arte de calcular” ou “a manipulação dos detalhes de uma operação”. A palavra logística é usada para expressar “o planejamento e a gestão dos serviços relativos à documentação, manuseio, armazenagem dos bens objetos de uma operação de comercio nacional ou internacional”. Conforme Faria (2003), a primeira tentativa de definir logística foi feita pelo Barão Henri de Jomini, general de Napoleão [1779-1869], em seu compêndio Arte da Guerra, no qual declara que a logística é “a arte da prática de movimentar exércitos, ou seja, tudo ou quase tudo no campo das atividades militares, exceto o combate”. Recentemente, o conceito de logística ganhou abrangência, e passando a ser entendido o seu potencial implícito de estratégia, proporcionando novas formas 6 Nível de Serviço TransporteProcessamento de Pedidos Manutenção de Estoque Armazenagem Suprimentos Embalagem de Transporte Movimentação de Materiais Manutenção de Informações Programação de Produção de posicionar a empresa frente ao aumento da competitividade, visando não apenas reduzir os custos da cadeia de suprimentos, mas alavancando os resultados. O enfoque nesta fase é o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM – Suplly Chain Management), que busca além da integração entre os processos ao longo da cadeia de suprimentos (fluxo de materiais), de informação e de recursos financeiros, a redução de custos, de desperdícios e de agregação de valor ao consumidor final. FIGURA 4: EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA Previsão de Vendas Compras Planej. de Materiais Planej. De Produção Inventário Armazém Manuseio de Materiais Embalamento Inventário Prod. Acab. Planej. de Distribuição Processam. Pedidos Transporte Serviço a Cliente Manufatura Planej. Estratégico Inform. Tecnológica Marketing Vendas Pesquisa e Desenvolv. 1960 1980 1990 2000 Gestão de Materiais Logística Distribuição Física SCM Fonte: Faria (2003) Visualizando a evolução da logística através da figura 2 observamos que inicialmente a logística era considerada uma mera atividade de apoio, não vital ao sucesso dos negócios, transformando-se, no passar das últimas três décadas em importante atividade de gerenciamento. LOGÍSTICA INTEGRADA As operações logísticas em uma empresa ocorrem de acordo com processos estabelecidos para, basicamente, mover, estocar e entregar materiais e produtos a quem deles necessita, em conformidade com suas especificações, a tempo e a hora. 7 aplica os melhores métodos de engenharia e administração logística na empresa, de forma a fechar lucrativamente o ciclo do supply chain”. Trazendo a logística reversa para o âmbito da gestão das operações da empresa, podemos definir a Logística Reversa como “o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias primas, estoque em processo e produtos acabados, e seu fluxo de informação, do ponto de consumo ao ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado”. As tarefas da Logística Reversa incluem processar a mercadoria retornada por razões como dano, sazonalidade, reposição, recall ou excesso de inventário; reciclar materiais de embalagem e re-usar containers; recondicionar, re- manufaturar e reformar produtos; dar disposição a equipamentos obsoletos; programa para materiais perigosos; recuperação de ativos” Dessa forma, a logística reversa acaba por implicar um processo de Integração funcional, atuando de forma a melhorar a gestão dos fluxos de materiais e informações. Quando mencionamos Logística Reversa, não podemos deixar de citar a preocupação com o meio-ambiente, uma vez que é um dos principais fatores que a motivam, como as próprias definições acima evidenciam. A questão ambiental tem ganhado importância crescente desde a década de 70, à medida que os consumidores desenvolvem maior consciência ambiental, e naturalmente cobram postura similar das indústrias de bens de consumo ou serviços. São justamente essas transformações que propiciam a criação dos Green Consumers. Consumidores verdes procuram produtos ambientalmente corretos, advindos de empresas que demonstram clara preocupação com consciência ambiental. Esses mesmos consumidores, preocupados com as futuras gerações e seus descendentes, têm disposição a pagar mais caro por produtos verdes, tornando-os viáveis economicamente. CONCEITOS DE CUSTOS LOGÍSTICOS As empresas sempre administraram suas atividades logísticas, mas nem sempre tinham uma idéia clara e quanto isto lhes custava, pelos menos até meados dos anos 50 (Ballou, 1993). A primeira aplicação do custo total à atividade logística, segundo Bowersox & Closs (1996), foi apresentada por Howard Lewis, James Culleton e Jack Steel em “The Role of Air Freight in Phisical Distribution”, sob a tese de que em situações onde a velocidade e dependência de distribuição aérea produziram outros custos, tais como armazéns e estoques. Na atividade logística tem-se considerado, com frequência, o custeio baseado em atividades que procura relacionar todos os custos relevantes necessários à adição e valor às atividades desenvolvidas, independentes de quando eles ocorrem. O critério de desenho do sistema de custeio, ou seja, as regras e procedimentos para identificação, agrupamento e definição dos custos têm impactos decisivos no processo de decisão, no sentido de ajudar o gestor a entender os principais fatores que afetam os custos com logísticas. 10 Para compreendermos a alguns conceitos de custos à gestão da logística e ao entendimento do assunto, inserimos alguns conceitos de custos incorridos na atividade logística. Inúmeras empresas de serviços (entidades não industriais) passaram a utilizar os princípios e técnicas de Contabilidade de Custos em função da similaridade da situação, tratando seus gastos como custos. Como atividade de logística é, eminentemente, prestadora de serviços de outras atividades da empresa, os consumos dos recursos associados a esta atividade foram tratados como custos, assim como são tratados por todos os autores e profissionais ligados à atividade de logística. Quanto ao relacionamento com o objeto (clientes, produtos, regiões ou canais de distribuição), os custos podem ser classificados em: Custos diretos São aqueles que podem ser apropriados diretamente ao produto ou serviço (desde que haja uma medida de consumo) (Martins, Eliseu - 2003; 48). No caso da logística são a mão de obra, embalagem e outros que refletem diretamente na prestação do serviço. Custos indiretos São aqueles que não podem ser apropriados diretamente a cada tipo de objeto/produto ou serviço, no momento de sua ocorrência, tais como os custos com a tecnologia de informação utilizada em um processo logístico que atenda diversos clientes. Custos fixos São aqueles necessários ao funcionamento normal da empresa (podem ser repetitivos ou não repetitivos) (Martins, Eliseu - 2003; 50). Ex. Aluguel de um galpão para estocagem de produtos, independentemente do volume transportado, armazenado ou descarregado, esses custos estão incorporados na operação e deverão ser arcados pela empresa. Custos variáveis São diretamente proporcionais ao volume de produção/prestação de serviços. No caso da atividade de logística variam de acordo com o volume transportado, armazenado e dos serviços prestados. Os custos logísticos, normalmente, seguem os padrões contábeis de outras atividades, cabendo no entanto, ter um bom conhecimento do negócio antes de se alocar, classificar ou ratear qualquer tipo de custo, evitando-se incorrer em erros conceituais que venham a comprometer a confiabilidade dos números apresentados pela contabilidade de custos. 11 MEDIR CUSTOS LOGÍSTICOS – UM DESAFIO DA GESTÃO LOGÍSTICA A principal dificuldade que muitas companhias têm no processo de adoção de uma abordagem integrada para a logística e para o gerenciamento de distribuição é a falta de informações sobre custos. Os sistemas convencionais agrupam os custos em categorias amplas agregadas, não permitindo a realização de uma análise mais detalhada. Sem esta facilidade para analisar dados de custos agregados, torna-se difícil identificar o potencial de negociação que pode existir dentro do sistema logístico. O CONCEITO DE ANÁLISE DE CUSTO TOTAL O gerenciamento logístico é útil para identificar, os problemas surgidos em diferentes níveis operacionais, que são ocasionados por impactos diretos e indiretos de decisões específicas. Freqüentemente, acontece que na tomada de uma decisão numa determinada área, podem ocorrer resultados imprevistos em outras áreas, influenciando os padrões de pedido dos clientes e provocando custos adicionais. Os processos básicos de Logística apresentam de forma agrupada as atividades necessárias para alcançar o objetivo maior, que é poder fornecer o produto adequado no momento desejado e no tempo certo. Essas atividades podem ser expressas na seguinte equação: CTL= CI + CL + CPPI + CA + CT Onde: CTL = Custo total das atividades de logística CI = Custo de Inventário CL = Custo do Lote CPPI = Custo de Processamento de Pedidos e Informação CA = Custo de Armazenagem CT = Custo de Transporte A exigência básica desta equação é que o gerenciamento eficaz dos custos dentro da cadeia de suprimentos deve minimizar o custo total, atendendo ao nível de serviço exigido pela empresa, e pelo consumidor. A combinação de todas as atividades deve criar um processo de sinergia, para que o resultado final seja garantir que o serviço será executado por um preço menor, mas garantindo o mesmo nível de serviço. A padronização e a prática da elaboração de orçamentos ocasionou a tendência de compartimentalização da contabilidade nas empresas, dessa forma, o orçamento tende a ser elaborado em base funcional. Uma das principais características das decisões logísticas é a de extrair informações de um sistema já existente. A finalidade da análise de custo total neste contexto é a identificação da mudança nos custos, provocada por estas decisões. 12 Redução do tempo entre o recebimento dos pedidos e a entrega Diminuição dos materiais em falta Prolongamento da faixa horária de recebimento dos pedidos Maior freqüência das entregas Redução dos custos de transportes e entrega Redução dos custos de carga e descarga Redução dos custos de armazenagem e de gestão do estoque Redução dos custos de confecção e embalagem Redução dos custos gerais de gestão Fonte: Kobayaski Shun’ichi, Renovação da Logística, 2000. Fatores que podem melhorar a logística da empresa: • Nível de serviço aos Clientes: é apresentado na forma de perguntas, o que serve para descrever o nível de serviço para os clientes que a própria empresa poderia conseguir futuramente. • Custos de distribuição física: deve-se exprimir em termos claros os custos de distribuição física, entendidos como objetivos para o futuro. É necessário que esses custos sejam definidos, ligando-os ao faturamento e as quantidades de mercadoria supostas para o futuro. • Percursos e bases de distribuição física: Deve-se descrever os percursos e as bases de distribuição física que influenciam o serviço para os clientes e os custos logísticos: • Estoque de Produtos: É necessário definir o nível ideal do estoque dos produtos não somente em relação às bases de distribuição física, mas também em relação às fabricas e aos outros sujeitos da distribuição (revendedores, atacadistas): • Carga-descarga e Transporte: precisa-se definir com clareza os sistemas de transporte. Transporte Eficiente O percentual maior dos custos de distribuição física, é constituído pelos custos de transporte e entrega, que dependendo do tipo de empresa, podem alcançar 60% dos custos totais (empresa de transporte). Esta constatação tem feito com que muitas empresas tenham delegado esta atividade a terceiros. O transporte e a entrega exercem um importante diferencial no que se refere ao serviço ao cliente. As operações de entrega devem ser confiáveis, desenvolvidas rapidamente e no lugar estabelecido. O entendimento do processo de escolha modal no transporte de carga é de grande importância para o planejamento e o gerenciamento da cadeia logística que envolve as mercadorias desde os locais de produção até os de consumo. Existem duas alternativas na escolha dos sistemas a serem utilizados: sistemas modais independentes (rodovia, ferrovia, hidrovia), ou um conjunto de sistemas intermodais (rodovia+ferrovia, hidrovia+rodovia). 15 As exigências de agilidade, flexibilidade e nível de serviço, na entrega dos produtos, são variáveis relevantes na tomada de decisão da escolha do modal a ser utilizado. • Confecção e Embalagem. Deve-se procurar as modalidades mais apropriadas para reduzir os custos relativos à embalagem. • Sistema Informativo de Distribuição Física: é preciso enfrentar as temáticas que concernem aos sistemas informativos. • Organização e Sistema de Gestão: é preciso desenhar a organização mais apta à própria empresa e às próprias atividades. Para finalizar são apresentados os passos para redução dos custos do sistema de distribuição física, problema presente em todas empresas. A figura ilustra o procedimento para reduzir custos na renovação da logística: Passos para reduzir custos com a logística FIGURA 9 – EXEMPLO DE PROCEDIMENTO PARA REDUZIR OS CUSTOS DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA 16 PASSO 1: Verificação das condições pedidas Compreensão das condições de serviço pedidas Verificação das expectativas do top management Definição dos objetivos de redução de custos PASSO 2: Análise detalhada dos custos de distribuição física Análise dos custos externos Análise dos custos internos Análise por estação, dia da semana, lugar, cliente, produtos PASSO 3: Determinação das causas dos custos e análise da situação existente Concentração das maiores causas de custos Determinação das causas de origem dos custos Análise das causas mais importantes PASSO 4: Compreensão dos problemas e estudo das propostas de melhoramento Compreensão quantitativa dos problemas Subdivisão e sistematização dos problemas Estudo das propostas de melhoramento e elabo- ração das contramedidas Fonte: Kobayaski Shun’ichi, Como Proceder para Renovar a Logística CONCLUSÃO A competitividade tem exigido que as empresas desenvolvam vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes que envolvem tempo, custo e nível de serviços. O gerenciamento logístico estratégico surge como uma ferramenta poderosa, com o objetivo de oferecer aos gestores parâmetros de avaliação do desempenho compatível com os objetivos da empresa, enquanto entidade patrimonial geradora de benefícios aos seus donos e demais partes interessadas. A atividade logística no Brasil ainda pode ser considerada recente, tendo se desenvolvido em razão do aumento da competitividade. Tal mudança no cenário nacional deve-se, em parte, pela entrada no país de empresas multinacionais que trazem consigo conceitos de qualidade e eficiência ligados à logística dos seus produtos até então desconhecida pelos empresários brasileiros. O objetivo maior da logística é assegurar a satisfação do cliente ao longo do tempo, em cadeia desde os fornecedores, transportes, distribuidores, varejista, clientes, fluxo de materiais, recuperação e reciclagem, fluxo de informação, fluxo financeiro e recursos humanos. Para atender os objetivos da logística, os gerenciadores não devem se ocupar somente da entrega aos clientes dos produtos, dos artigos comerciais e dos serviços demandados, mas tem que reorganizar globalmente as funções de abastecimento de materiais, componente, de produção e de compra no atacado, a função de desenvolvimento dos produtos e de distribuição física, a função de vendas e assim por diante; é necessário estruturá-las e sistematizá-las. 17 PASSO 5: Estimação dos resultados obtidos através do melhoramento e fichário da intervenção Estimação dos investimentos e da eficácia das propostas de melhoramento Estudo do sistema de promoção para a implementação Fichário da implementação PASSO 6: Realização, Implementação, Follow-up Realização e revisão das propostas originárias Execução experimental e implementação Follow-up