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Guias e Dicas
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Normas para trabalhos acadêmicos do IFPR, Trabalhos de Engenharia Civil

Normativo de como desenvolver trabalhos acadêmicos, segundo as normas.

Tipologia: Trabalhos

2010

Compartilhado em 21/11/2010

jean-carlo-valduga-10
jean-carlo-valduga-10 🇧🇷

4.7

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Baixe Normas para trabalhos acadêmicos do IFPR e outras Trabalhos em PDF para Engenharia Civil, somente na Docsity! PARANÁ NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) EQUIPE DE ELABORAÇÃO Carmen Ballão Watanabe Eutália Cristina do Nascimento Moreto Renato Roxo Coutinho Dutra Reitor Alípio Santos Leal Neto Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças Carlos Alberto Ávila Pró-reitora de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis Neide Alves Pró-reitor de Administração e Infraestrutura Paulo Tetuo Yamamoto Pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação Neusa Rosa Nery de Lima Moro Pró-reitor de Interação com a Sociedade Antônio Carlos Novaes Chefe de Gabinete Pedro Antônio Bittencourt Pacheco PALAVRAS DO REITOR A normatização para apresentação de trabalhos acadêmicos do IFPR reveste-se de grande importância. Como instituição de ensino superior, básico e tecnológico deve respeitar e inserir-se neste contexto. E necessita, acima de tudo, observar normas apropriadas que atendam critérios e exigências de ordem geral, especificamente, voltadas à qualidade e distinção dos trabalhos de nossos alunos. A uniformização dos procedimentos necessários ao desenvolvimento e apresentação dos trabalhos constitui-se em instrumento valioso para que a produção acadêmica possa alcançar o reconhecimento e o respeito do meio, bem como possa melhor ser divulgada externamente. Assim, os padrões, as orientações e recomendações com certeza permitirão uma exposição adequada dos conteúdos que poderão ser objeto de publicação. A viabilização e elaboração desse manual é fruto de trabalho comprometido e dedicado, cujo objetivo maior é o engrandecimento organizacional e institucional. Por isso, merece o reconhecimento da comunidade na divulgação e adoção dessas normas por parte de todos. Alípio Santo Leal Neto APRESENTAÇÃO A padronização de trabalhos acadêmicos é de extrema importância para facilitar o acesso ao conhecimento. A necessidade de definir padrões para a produção científica do Instituto Federal do Paraná (IFPR) levou a Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação a nomear uma Comissão Técnica de Normalização, cujo trabalho resultou na presente obra. Seguindo as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), são apresentadas as normas oficiais do IFPR para a elaboração de trabalhos acadêmicos, que devem ser seguidas por todos seus campi. Tais normas serão periodicamente revisadas e ampliadas, conforme alterações apresentadas pela ABNT. A Comissão 1 1.1 1.2 1.3 1.4 2 2.1 2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4 2.1.5 2.1.6 2.1.7 2.1.8 2.1.9 2.1.10 2.1.11 2.1.12 2.1.12.1 2.1.12.2 2.1.12.3 2.1.13 2.2 2.2.1 2.2.1.1 2.2.1.2 2.2.1.3 2.2.2 2.2.2.1 2.2.2.2 2.2.2.3 2.2.3 13 13 13 13 14 14 15 15 16 17 18 19 19 20 21 22 23 25 26 26 26 29 32 34 34 34 34 35 35 36 36 36 36 DEFINIÇÕES ........................................................ TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ........ MONOGRAFIA ..................................................... DISSERTAÇÃO .................................................... TESE .................................................................... ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS ..................................................... ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS ............................ Capa ..................................................................... Lombada............................................................... Folha de rosto....................................................... Ficha Catalográfica............................................... Errata .................................................................... Folha de Aprovação.............................................. Dedicatória ........................................................... Agradecimentos.................................................... Epígrafe ................................................................ Resumo em língua portuguesa ............................ Resumo em língua estrangeira ............................ Listas .................................................................... Listas de ilustrações ............................................. Lista de tabelas .................................................... Lista de abreviaturas, siglas e símbolos............... Sumário ................................................................ ELEMENTOS TEXTUAIS ..................................... Introdução............................................................. Problema .............................................................. Hipótese ............................................................... Objetivos............................................................... Desenvolvimento .................................................. Material e métodos ............................................... Revisão de literatura............................................. Análise e discussão dos resultados ..................... Considerações finais ............................................ SUMÁRIO ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS ........................... Referências ......................................................... Apresentação ...................................................... Forma de entrada ................................................ Autor pessoal....................................................... Autores espanhóis ............................................... Autores com sobrenomes que indicam parentesco ............................................. Autores com sobrenome composto ..................... Organizador, coordenador, compilador e outros................................................................ Tradutor, revisor, ilustrador e outros .................... Entidade coletiva ................................................. Instituições e entidades de natureza científica ... Autor desconhecido ............................................. Título.................................................................... Subtítulo .............................................................. Edição.................................................................. Local .................................................................... Editora ................................................................. Data ..................................................................... Descrição física ................................................... Ilustrações ........................................................... Dimensões........................................................... Séries e coleções ................................................ Notas ................................................................... Exemplos de referências ..................................... Livro no todo - impresso ...................................... Livro no todo - online ........................................... Capítulo de livro - impresso ................................. Capítulo de livro - online ...................................... Artigo de periódico - impresso ............................. Artigo de periódico - online .................................. Artigo de jornal - impresso................................... Artigo de jornal - online........................................ Dissertação - impresso ........................................ Tese - impresso ................................................... Monografia - impresso ......................................... 2.3 2.3.1 2.3.1.1 2.3.1.2 2.3.1.2.1 2.3.1.2.2 2.3.1.2.3 2.3.1.2.4 2.3.1.2.5 2.3.1.2.6 2.3.1.2.7 2.3.1.2.8 2.3.1.2.9 2.3.1.3 2.3.1.3.1 2.3.1.4 2.3.1.5 2.3.1.6 2.3.1.7 2.3.1.8 2.3.1.9 2.3.1.10 2.3.1.11 2.3.1.12 2.3.1.13 2.3.1.13.1 2.3.1.13.2 2.3.1.13.3 2.3.1.13.4 2.3.1.13.5 2.3.1.13.6 2.3.1.13.7 2.3.1.13.8 2.3.1.13.9 2.3.1.13.10 2.3.1.13.11 37 37 38 38 39 39 39 40 40 40 41 41 41 42 42 43 43 44 45 48 49 49 50 50 50 50 50 51 51 51 51 52 52 52 52 52 13 1 DEFINIÇÕES Os trabalhos acadêmicos são apresentados em diferentes níveis de aprofundamento, podendo ser trabalho de conclusão de curso, monografia, dissertação ou tese. 1.1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Documento elaborado sob a orientação de um professor da área correlata ao tema escolhido, que deve refletir o conhecimento adquirido durante a pesquisa realizada. 1.2 MONOGRAFIA Documento elaborado sob a orientação de um professor da área correlata ao tema escolhido, visando a obtenção do título de especialista. Trata-se da apresentação do resultado de uma pesquisa, com aprofundamento em um tema específico. 1.3 DISSERTAÇÃO Documento elaborado sob a orientação de um professor doutor, visando a obtenção do título de mestre. Trata-se da apresentação dos resultados de uma pesquisa experimental ou de revisão bibliográfica sobre determinado tema, realizada de forma crítica. 14 1.4 TESE Documento elaborado sob a orientação de um professor doutor, visando a obtenção do título de doutor. Trata-se do resultado de uma pesquisa experimental, elaborada com base em investigação original, onde são apresentadas as descobertas ou abordados assuntos ainda não pesquisados. 2 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS A estrutura dos trabalhos acadêmicos divide-se em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, que devem aparecer conforme a sequência apresentada na FIGURA 1. FIGURA 1 – Estrutura dos trabalhos acadêmicos 15 2.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o texto, auxiliando na identificação e utilização do trabalho. 2.1.1Capa1 Elemento obrigatório, que contém as seguintes informações: instituição, autor, título, subtítulo (se houver), número do volume (se houver mais de um), local da instituição, ano da entrega, conforme FIGURA 2. FIGURA 2 – Modelo de capa 1 Capa dura, na cor preta, letras douradas, no tamanho 14. 18 2.1.4 Ficha catalográfica Elemento obrigatório para dissertações e teses, apresentado no verso da folha de rosto, conforme FIGURA 5; deve ser elaborada por bibliotecário, de acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano – CCAA2. FIGURA 5 – Modelo de ficha catalográfica 19 2.1.5 Errata Elemento opcional, que consiste em uma lista das folhas e linhas onde ocorreram erros (tipográficos ou de outra natureza) no trabalho e das devidas correções, apresentada em folha avulsa. É elaborada após a impressão final e encadernação, conforme FIGURA 6. O termo ERRATA deve ser escrito em letras maiúsculas, em negrito e centralizado. ERRATA Folha (página) Linha Onde se lê Leia-se 11 4 umbrófila Ombrófila 46 22 interdiciplinar interdisciplinar 81 12 Dineu Hunzinki Dineu Hundznski FIGURA 6 - Modelo de errata 2.1.6 Folha de aprovação Elemento obrigatório, que contém as seguintes informações: autor, título e subtítulo (se houver), nota indicativa da natureza do trabalho, nome do orientador e demais membros da banca (com as respectivas titulações, nome das instituições a que pertencem e suas assinaturas), local e data de aprovação, conforme FIGURA 7. O termo FOLHA DE APROVAÇÃO deve ser escrito em letras maiúsculas, em negrito e centralizado. 20 FIGURA 7 – Modelo de folha de aprovação 2.1.7 Dedicatória Elemento opcional, no qual o autor presta uma homenagem a pessoas especiais, conforme FIGURA 8. O termo dedicatória não deve aparecer. 23 FIGURA 10 – Modelo de epígrafe 2.1.10 Resumo em língua portuguesa Elemento obrigatório, que evidencia os pontos mais importantes do trabalho, apresentando inclusive os resultados obtidos. Deve ser digitado em parágrafo único, com espaçamento simples, contendo de 150 a 500 palavras (teses, dissertações e 24 outros), e de 100 a 250 palavras (artigos de periódicos). Utilizar a terceira pessoa do singular mantendo o verbo na voz ativa. O termo RESUMO deve ser escrito em letras maiúsculas, em negrito e centralizado. Devem ser indicadas de três a cinco palavras-chave, separadas entre si por ponto, que representem o assunto abordado no trabalho. O termo Palavras-chave deve ser escrito em letras minúsculas, em negrito, com a primeira letra em maiúscula. Deve ser deixada uma linha em branco entre a palavra RESUMO e o texto e outra entre o texto e as palavras-chave, conforme FIGURA 11. FIGURA 11 – Modelo de resumo em língua portuguesa (Modificado de Machado, 2004) 25 2.1.11 Resumo em língua estrangeira Elemento obrigatório para teses e dissertações, escrito, preferencialmente, na língua inglesa. Deve ser digitado em folha separada, da mesma forma e contendo as mesmas informações do resumo apresentado na língua portuguesa, inclusive as palavras-chave, conforme FIGURA 12. O termo ABSTRACT deve ser escrito em letras maiúsculas, em negrito e centralizado. Devem ser indicadas de três a cinco palavras-chave, separadas entre si por ponto, que representem o assunto abordado no trabalho. FIGURA 12 – Modelo de resumo em língua estrangeira (Modificado de Machado, 2004) 28 LISTA DE GRÁFICOS GRÁFICO 1 - Análise da mercado profissional, GRÁFICO 2 - Oferta de estágio para eiunos de ensino médio. GRÁFICO 3 - Crescimento na demanda pelos cursos técnicos. GRÁFICO à - Docentes da Rede Federal de Educação Tecnológica. GRÁFICO 5 - Vagas ofertadas nos cursos técnicos entre 2008 e 2008. FIGURA 14 — Modelo de lista de gráficos 29 FIGURA 15 – Modelo de lista de tabelas 2.1.12.3 Lista de abreviaturas, siglas e símbolos Elemento opcional, que relaciona em ordem alfabética as abreviaturas e siglas que aparecem no texto, seguidos das palavras ou expressões correspondentes escritas por extenso. Recomenda-se lista própria para abreviaturas, conforme FIGURA 30 16, para siglas FIGURA 17 e para símbolos, FIGURA 18. A lista de símbolos deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto com o seu significado. Nestas listas, não se indicam as páginas onde são encontrados. FIGURA 16 – Modelo de lista de abreviaturas 33 Cada título deve ser ligado ao número da página correspondente por uma linha pontilhada. Caso o título ultrapasse uma linha, este deverá ter continuidade na linha seguinte, alinhado à primeira palavra da linha anterior. Os títulos e os subtítulos são alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso. Os elementos pré-textuais não são apresentados no sumário. Os pós-textuais devem ser relacionados sem indicativo numérico, alinhados à margem esquerda. O termo SUMÁRIO deve ser escrito em letras maiúsculas, em negrito e centralizado. Devem ser deixados dois espaços de 1,5 cm em branco entre a palavra sumário e a relação das seções, sendo apresentadas em espaçamento simples, conforme FIGURA 19. Mesmo que os títulos das seções primárias sejam escritos em negrito, a linha pontilhada e o número de página não o são. FIGURA 19 – Modelo de sumário 34 2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS Os elementos textuais são aqueles que constituem a parte principal do trabalho, sendo representada por introdução, desenvolvimento e considerações finais (conclusão). 2.2.1 Introdução A introdução é a exposição clara e objetiva dos principais pontos da pesquisa, na qual o tema é delimitado e situado no tempo e no espaço. Nesta parte do trabalho justifica-se a relevância do tema pesquisado. É possível uma breve abordagem cronológica do tema, destacando o estado da arte e mencionando a contribuição da pesquisa para o desenvolvimento da ciência e da sociedade. Devem ser apresentados os seguintes elementos: o problema, a hipótese, os objetivos e, sucintamente, a metodologia. 2.2.1.1 Problema O problema pode surgir a partir de observações diretas ou indiretas, que remetem a um questionamento passível de novas investigações. O problema deve ser formulado com uma pergunta, sendo claro, preciso e bem delimitado. 2.2.1.2 Hipótese A hipótese surge a partir de um problema previamente observado ou de uma pergunta ainda não respondida, podendo apresentar uma possível solução para o mesmo. 35 A hipótese remete à seguinte situação: se a hipótese estiver correta, sempre que as condições observadas se repetirem, ela será confirmada. Caso contrário, a hipótese será refutada e uma nova deverá ser formulada. A sua confirmação ou não dependerá de novas observações ou experimentações. 2.2.1.3 Objetivos O trabalho científico deverá apresentar, de forma clara, o objetivo geral e a maneira de alcançá-lo, que se processará através dos objetivos específicos. Na elaboração dos objetivos específicos, recomenda-se atenção, pois estes devem ser fundamentais para se atingir o objetivo geral e obrigatoriamente deverão ser cumpridos. 2.2.2 Desenvolvimento O desenvolvimento é a parte do trabalho onde os elementos apresentados anteriormente são detalhados. Descreve o desenvolvimento da pesquisa e apresenta os resultados alcançados. Pode ser subdivido em seções, que apresentem o material utilizado e os métodos de abordagem e de procedimento (metodologia), a revisão de literatura, a apresentação e discussão dos resultados. 38 3 Quando a entrada de um documento não tiver indicação de autoria, deve-se entrar pelo título, destacando a primeira palavra com letras maiúsculas. Aqui não se utiliza o recurso tipográfico. a outras fontes de informação; assim, estes elementos devem aparecer entre colchetes. O termo REFERÊNCIAS deve ser escrito em letras maiúsculas, em negrito e centralizado. 2.3.1.1 Apresentação As referências dos documentos citados no texto, devem ser apresentadas em ordem alfabética, ao final do trabalho. A lista de referências deve: a) obedecer a sequência padronizada; b) alinhar somente a margem esquerda do texto; c) deixar um espaço simples (1 cm) entre as linhas de cada referência; d) deixar um espaço duplo entre uma referência e outra; e) destacar o elemento título de uma referência, utilizando recurso tipográfico como itálico, negrito ou grifo3; f) aparecer em folha separada do texto do trabalho. 2.3.1.2 Formas de entrada Para que haja uma padronização nos elementos que compõe a referência, estes devem ser transcritos: 39 2.3.1.2.1 Autor pessoal A entrada é pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguida pela inicial do nome abreviado. Usar vírgula entre o sobrenome e a letra inicial do nome. Exemplo: um autor: SANTOS, L. dois autores: SANTOS, L.; LEVI, C. (usar ponto e vírgula entre os autores) mais de três autores: SANTOS, L. et al. (indica-se o primeiro autor e a expressão latina et al. em itálico, que significa “e outros”. 2.3.1.2.2 Autores espanhóis Para obras de autores espanhóis, a entrada é feita pelo penúltimo sobrenome. Exemplo: José Cabalero Alcântara Transcrever como: CABALERO ALCÂNTARA, J. 2.3.1.2.3 Autores com sobrenomes que indicam parentesco Para obras com sobrenomes que indicam parentesco, a entrada é da seguinte forma: 40 2.3.1.2.4 Autores com sobrenome composto Para obras com sobrenome composto por adjetivo e substantivo, a entrada é da seguinte forma: Exemplo: DAL NEGRO, J. 2.3.1.2.5 Organizador, coordenador, compilador e outros Quando o documento é escrito por vários autores (coletânea), entrar pelo organizador, coordenador, compilador, diretor. Acrescenta-se entre parênteses, a abreviatura, após os nomes, sendo a inicial em letras maiúsculas. Exemplo: ALBUQUERQUE, R. (Coord.) LEAL, P. (Org.) 2.3.1.2.6 Tradutor, revisor, ilustrador e outros Se em uma obra, existir outro tipo de responsabilidade (tradutor, revisor, ilustrador entre outros), podem ser acrescentadas após o título. Exemplos: SOUZA FILHO, L. MENDES JÚNIOR, C. RODRIGUES NETO, L. VASCONCELOS SOBRINHO, E. C. 43 2.3.1.4 Edição A edição deve ser indicada em algarismos arábicos, seguidos de ponto e abreviatura da palavra edição, no idioma da publicação. Exemplo: SIQUEIRA, B. O sentido da leitura: visão do profissional bibliotecário. 5. ed. 2.3.1.5 Local O nome do local (cidade) da publicação deve ser indicado conforme aparece no documento. Exemplo: SIQUEIRA, B. O sentido da leitura: visão do profissional bibliotecário. 5. ed. Rio de Janeiro: No caso de homônimos deve ser indicado o nome do estado. Exemplo: Viçosa, AL Viçosa, MG Viçosa, RJ Quando a publicação apresentar mais de um local, deve ser indicado o mais destacado; não havendo destaque deve ser indicado o primeiro. 44 Exemplos: Rio de Janeiro e São Paulo ALMEIDA, G. A violência urbana. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro e São Paulo ALMEIDA, G. A violência urbana. 2. ed. São Paulo: Caso o local não apareça na publicação, mas é possível identificá-lo, este deve ser indicado entre colchetes. Exemplo: COELHO, D. Os 100 anos da rede federal de educação tecnológica. [Curitiba]: Na impossibilidade de determinar o local, deve ser utilizada a expressão latina sine loco abreviada entre colchetes [S.l.]. Exemplo: RACKES, J.; SÁ, F, B. de. A educação profissional e tecnológica. [S.l.]: 2.3.1.6 Editora O nome da editora deve ser indicado como aparece no documento, abreviando-se os prenomes e suprimindo-se as palavras que designam a natureza jurídica ou comercial, desde que sejam dispensáveis à identificação. 45 Exemplos: J. Olympio (e não José Olympio) Atlas (e não Ed. Atlas) Quando o editor for o próprio autor, não se indica o nome do editor. Na impossibilidade de identificar a editora deve ser utilizada a expressão latina sine nomine, abreviada entre colchetes [s.n.]. Exemplo: BRITO, V.; SÁ, F, B. de. A educação profissional e o mercado de trabalho para os jovens. Curitiba: [s.n.], 2009. Na impossibilidade de identificar o local e a editora da publicação devem ser utilizadas as expressões entre colchetes [S.l. : s.n.]. Exemplo: BRITO, V.; SÁ, F, B. de. A educação profissional e o mercado de trabalho para os jovens. [S.l. : s.n.], 2.3.1.7 Data A data deve ser indicada por algarismos arábicos acompanhada apenas do ponto final. Exemplo: BRITO, V.; SÁ, F, B. de. A educação profissional e o mercado de trabalho para os jovens. [S.l. : s.n.], 2009. (e não 2.009) 48 2.3.1.8 Descrição física Caso necessário, pode ser indicado o número de páginas, folhas ou volumes de um documento, material especial, ilustrações e dimensões, da seguinte maneira: a) obra em um único volume: pode ser indicado o número total de páginas ou folhas, seguidos de suas respectivas abreviaturas (p.) ou (f.); Exemplos: LUPALUNA 2009: festival de música. Curitiba: Água Viva, 2009. 24 p. LUPALUNA 2009: festival de música. Curitiba: Água Viva, 2009. 16 f. b) obra em mais de um volume: pode ser indicada a quantidade de volumes, seguida da sua abreviatura (v.); Exemplos: RODRIGUES, L. N. Estudo de impactos ambientais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 2 v. c) obra não paginada ou paginação irregular, pode ser indicada esta informação; Exemplos: ANTUNES, M. K. Água Viva. Rio de Janeiro: J. Olímpio, 2007. Não paginado. ANTUNES, M. K. Água Viva. Rio de Janeiro: J. Olímpio, 2007. Paginação irregular. 49 d) partes de obras: devem ser indicados os números das folhas ou páginas (inicial e final), precedidos da abreviatura f. ou p., ou o número do volume, precedido da abreviatura v. Exemplo: QUEIROZ, A. M. O festival de música. Curitiba: Atual, 2009. p. 12-23 2.3.1.9 Ilustrações Para indicar que a obra contém ilustrações em preto e branco deve ser utilizada a abreviatura il. e para as coloridas il. color. Exemplos: CAMARGO, J. Usina Hidrelétrica de Itaipu. Foz do Iguaçu: Atual, 2008. 40 p., il. CAMARGO, J. Estatuto da cidade. Brasília: Atual, 2008. 60 p., il. color. 2.3.1.10 Dimensões Quando necessário, devem ser indicadas em centímetros a largura e a altura da obra. Exemplo: 283 p. ; 16 cm x 22 cm. 50 2.3.1.11 Séries e coleções Podem ser indicados os títulos de séries e coleções e sua numeração entre parênteses. Exemplo: DZIECIOL, I. R. A música nos anos 80. Curitiba: Saber, 2009. (Os clássicos, n. 2). 2.3.1.12 Notas São informações complementares à identificação da obra, colocadas ao final da referência. Exemplo: ZAQUINI, N. do R. Lembranças da minha infância. Curitiba: Saber, 2009. No prelo. 2.3.1.13 Exemplos de Referências 2.3.1.13.1 Livro no todo – impresso MARTINS, G. Laços atados: a morte do jovem no discurso materno. Curitiba: Moinho do Verbo, 2001. 2.3.1.13.2 Livro no todo – online CAMERON, J. Education and art. Boston: Springer Science, 2008. Disponível em: <http://www.dx.doi.org/184344>. Acesso em: 04 nov. 2009. 53 graduação (Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso) – Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação, Setor Escola Técnica, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008. 2.3.1.13.12 DVD OS EMBALOS de sábado a noite. Direção: John Badham. Produção: Robert Stigwood. Intérpretes: John Travolta; Karen Gorney e outros. Roteiro: Norman Wexler. Música Saturday night fever. Los Angeles: Paramount Pictures, 1977. 1 DVD (114 min), color. 2.3.1.13.13 Documentos em meio eletrônico (bases de dados, mensagens eletrônicas, listas de discussão, arquivos em disco rígido, entre outros) SMITH, L. Words: writing and reading. Education Journal. Base de Dados. 2009. Disponível em: <http:www.enc.ed.gov/ericportal>. Acesso em: 09 nov. 2009. MARLOCH, E. L. Convocação para reunião do Conselho Superior [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <ecnm@ifpr.edu. br> em 12 nov. 2009. WORLD atlas & almanac. Novato: Mindscape, 1995. 1 CD-ROM. Windows 95 and windows 3.1. 2.3.1.13.14 Entrevista LOWENTHAL, A. Será diferente com Obama? Veja, São Paulo, n. 2139, 18 nov. 2009. p. 21-25. Entrevista. 54 2.3.1.13.15 Trabalho apresentado em evento – online CAMARGO, C. R.; MORETO, E. C. N.; WIZENFATT, K.; SETENARESKI, L. E.; NEVES, L. M. B.; AMADEU, M. S. U. S. Programa de capacitação permanente no Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 15., 2008, São Paulo. Anais. São Paulo: Unicamp, 2008. Disponível em: <http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/indice- remissivo-autor.php?letra=E>. Acesso em: 12 nov. 2009. 2.3.1.13.16 Relatório INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Relatório semestral 2009. Curitiba, 2009. 2.3.1.13.17 Documento jurídico – online BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 de dez. 2008. Disponível em: <www. planalto.gov.br>. Acesso em: 19 nov. 2009. 2.3.1.13.18 Mapa – online MAPA mundi. Curitiba: Água Viva, 2006. Escala 1:600.000. Disponível em: <http://www.mapas.br/mundi>. Acesso em: 01 dez. 2009. 55 2.3.2 Glossário Elemento opcional, que consiste em uma lista em ordem alfabética, de palavras técnicas utilizadas no trabalho com seus respectivos significados. O termo GLOSSÁRIO deve ser escrito em letras maiúsculas, em negrito e centralizado, conforme FIGURA 20. FIGURA 20 – Modelo de Glossário 58 Os anexos devem ser apresentados em lista especial, antes do sumário. No sumário devem ser mencionados apenas a palavra ANEXOS e o número da página inicial destes. Existindo apenas um anexo, não há necessidade de elaborar uma lista especial. 3 CITAÇÃO Citação é a menção, no texto, de informações extraídas de obras consultadas no todo ou em parte, podendo ser diretas, indiretas ou citação de citação. 3.1 CITAÇÃO DIRETA É a transcrição literal das palavras do autor, ou seja, é a cópia idêntica do texto. A citação direta deve ser usada quando for realmente necessário transcrever as palavras do autor. Podem ser citações curtas com até três linhas ou longas, com mais de três linhas. a) as citações curtas devem: - ser inseridas na frase, sem recuo; - ficar entre aspas duplas; - ser apresentadas sem diferenciação de tamanho de letra; - indicar o número da página de onde foi extraída a informação. 59 Exemplo: Conforme Haddad, (1993, p. 96), “o acesso à literatura da área e algumas seções de supervisão em análise institucional serviram de base a esse propósito.” b) as citações longas devem: - ter recuo de 4 cm da margem esquerda; - ser apresentadas sem aspas; - ter diferenciação de tamanho de letra, menor que a utilizada no texto (tipo de letra arial ou times new roman, tamanho 10); - indicar o número da página de onde foi extraída a informação; - colocar o ponto final após a citação e após a autoria. Exemplo: Dentro deste contexto, Robbins (2003, p. 39) afirma: Alguns educadores precisam ainda conscientizar- se dos grandes benefícios que os ambientes virtuais podem trazer à educação a distância. As várias alternativas apresentadas como chats, fóruns, ferramentas wiki para produção de textos colaborativos, enfim, tudo para tornar acessível a educação àqueles que não tiveram oportunidade de estudar, pelos mais variados motivos. Obs. Não há necessidade de repetir a fonte no início e no final da citação. 3.2 CITAÇÃO INDIRETA É a reprodução das ideias do autor, sem que haja transcrição literal das palavras deste. 60 Para reproduzir as ideias do autor pode ser utilizada a paráfrase ou a condensação. a) na paráfrase é mantida a ideia do autor e o número aproximado de palavras utilizadas por este; b) na condensação é mantida a ideia do autor e o número de palavras é bastante reduzido. É necessário ter cuidado ao fazer uma citação direta, para não caracterizar plágio. O plágio é a cópia do texto do autor sem a menção da fonte, ou seja, é a apropriação dos direitos autorais, fato que implica em crime. Exemplos: Na sentença: De acordo com Xavier (2009, p. 17), com o alargamento da banda de transmissão como acontece na TV a cabo torna-se mais fácil poder ver-nos e ouvir-nos a distância. Na lista de referências: XAVIER, I. As tecnologias da informação e comunicação na educação a distância. Disponível em: <http://www.ead.org.br> Acesso em: 10 out. 2009. No final da sentença: Apesar dos avanços, ainda não se observou o empenho das autoridades competentes na busca pelas soluções dos problemas sociais, como a ineficiência da educação, a má distribuição de renda, a insegurança e as desigualdades sociais e culturais, entre outros problemas que interferem na qualidade de vida da população no Brasil. (JORDÃO, 2008, p. 65). 63 “[...] a leitura torna-se uma experiência única e intransferível”. (ARAÚJO, 2009, p. 50, grifo do autor). No caso de citação com texto traduzido pelo autor, indicar a expressão tradução nossa, entre parênteses, após a chamada da citação. Exemplo: “É um software de armazenamento e recuperação da informação textual e estruturada, com foco em fontes de informação bibliográfica e serviços associados [...].” (BRITO, 2009, p. 18, tradução nossa). 3.4 FORMA DE APRESENTAÇÃO Segundo a NBR 10520/2002 as citações podem ser apresentadas de acordo com o sistema autor-data ou o sistema numérico. Porém, os trabalhos acadêmicos produzidos no âmbito do IFPR devem seguir o sistema autor-data. 3.4.1 Um autor No sistema autor-data, a indicação do sobrenome pode ser na sentença, no final da sentença ou após a ideia do autor. As fontes utilizadas na produção textual devem ser indicadas: a) pelo sobrenome do autor ou nome da entidade responsável; b) pela data de publicação; c) pelo número da página, separado por vírgula entre parênteses (no caso de citação direta). 64 Quando o autor é citado na sentença seu sobrenome deve ser escrito com a letra inicial maiúscula e, quando estiverem entre parênteses, todas as letras devem ser maiúsculas. Exemplos: Na sentença: Segundo Leal (2009, p. 43) as atividades a serem desenvolvidas contribuirão com o desenvolvimento regional [...] Na lista de referências: LEAL, M. O terceiro setor. São Paulo: EPU, 2009. No final da sentença: Temos a biblioteca como principal fonte de pesquisa, estudo e formação do saber. (MARTINS, 2008, p. 49). Na lista de referências: MARTINS, G. M. L. A informação na prática pedagógica. São Paulo: EPU, 2008. É necessário indicar no texto o número da página ou volume consultado, antecedido pela data. Nas citações indiretas, é opcional a indicação do número da página consultada. 3.4.2 Até três autores Trabalho com até três autores deve ser citado pelos três respectivos sobrenomes, ligados por e quando incluído na sentença e por ponto e vírgula quando estiver dentro dos parênteses, seguidos do ano. 65 Exemplos: Na sentença: A definição apresentada por Adams e Pritt (1992) afirma que a qualidade em serviços é fundamental para que as empresas permaneçam no mercado. Na lista de referências: ADAMS, O.; PRITT, C. Auditoria da qualidade nos serviços educacionais. São Paulo: EPU, 1992. Na sentença: De acordo com Pires Filho, Mariano e Gomes (2001, p. 97) a sociedade espera que os órgãos competentes, apresentem soluções para a diminuição dos índices de violência e que tragam segurança aos lares, às escolas, ao trânsito. No final da sentença: “A sociedade espera que os órgãos competentes, apresentem soluções para a diminuição dos índices de violência e que tragam segurança aos lares, às escolas, ao trânsito”. (PIRES FILHO; MARIANO; GOMES, 2001, p. 97). Na lista de referências: PIRES FILHO, E.; MARIANO, M. R.; GOMES, F. Os princípios sociológicos. São Paulo: EPU, 2001. 68 No final da sentença: A Linha Verde trará resultados positivos no tocante à [...] (CURITIBA. Prefeitura Municipal, 2008, p. 178). Na lista de referências: CURITIBA. Prefeitura Municipal. O projeto Linha Verde. Curitiba, 2008. 3.4.6 Citação de dados informais Para citação de dados informais obtidos através de palestras, debates, comunicações entre outros, indica-se entre parênteses a expressão informação verbal e mencionam-se os dados completos da informação em nota de rodapé. Exemplos: Na sentença: Essa ação demonstra a postura do IFPR, que tem buscado ampliar a oferta de unidades no Paraná. (Informação verbal)1. No rodapé: 1 Notícia fornecida por Alípio Santos Leal Neto na solenidade de autorização para uma unidade do IFPR em Assis Chateaubriand, em outubro de 2009. 3.4.7 Citação de informação extraída da internet Deve ser utilizada com cautela, dada a sua temporalidade. É necessário analisar e avaliar sua fidedignidade e seu caráter científico. As entradas seguem as mesmas regras para documentos impressos. 69 Na citação de informação extraída da internet, indica-se o autor (se houver) ou o título, a data e as páginas (se indicado no documento). Caso não apareça a data da publicação, indicar a data de acesso. Exemplos: Na sentença: De acordo com Machado (2009) os professores do ensino fundamental e médio podem diversificar as aulas, torná-las mais atrativas e conhecer o trabalho de outros colegas espalhados pelo país ao acessar o Portal do Professor. Na lista de referências: MACHADO, M. C. Professor melhora aulas com a internet. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/ indexphp?option=com_content&task=view&id=11398&inter na=6>. Acesso em: 09 out. 2009. 3.4.8 Documentos de vários autores com mesmo sobrenome Quando houver coincidência de autores com mesmo sobrenome, devem ser indicadas as iniciais de seus prenomes. Se mesmo assim existir coincidência, devem ser indicados os prenomes por extenso. Exemplos: Na sentença: Segundo Silva, C. (2001, p. 234), “o senso demográfico apresenta subsídios para a análise da situação populacional”; entretanto, para Silva, D. (2001, p. 60) [...]. 70 Na lista de referências: SILVA, C. Perspectivas para o século XXI. São Paulo: Moderna, 2001. SILVA, D. Resultados estatísticos. Curitiba: Saber, 2001. Na sentença: O turismo é visto como o mercado que mais cresce e o ecoturismo é uma das modalidades mais procuradas pela necessidade do homem de integrar-se à natureza (SILVA, Celso, 2001, p. 18); entretanto, para Silva, Carlos (2001, p. 36) [...]. Na lista de referências: SILVA, Carlos. Ecoturismo. Curitiba: Saber, 2001. SILVA, Celso. O ecoturismo como estratégia de negócios. São Paulo: Moderna, 2001. Quando houver necessidade de utilizar o nome do autor por extenso na citação, como no exemplo acima, todos os autores referenciados no trabalho, deverão ser apresentados também desta maneira, como forma de padronização, na lista de referências, ou seja, usar sobrenomes e prenomes. 3.4.9 Documentos de um mesmo autor com a mesma data de publicação Quando houver diversos documentos de um mesmo autor, com a mesma data de publicação, devem ser acrescentadas letras minúsculas após a data, sem espaços. 73 3.4.13 Documento sem autor Quando não houver indicação de autoria, citar pelo título. Exemplos: Na sentença: [...] havia sem dúvida algo estranho, de acordo com a obra Felicidade eterna (2009, p. 43), então, todos correram para muito longe. No final da sentença: [...] havia sem dúvida algo estranho, então, todos correram para muito longe. (FELICIDADE eterna, 2009, p. 43). Na lista de referências: FELICIDADE eterna. Curitiba: Saber, 2009. 3.4.14 Documento sem data Quando não houver indicação de data, deve ser indicada uma data aproximada entre colchetes. Exemplos: Na sentença: Para Dzieciol, ([20--], p. 23) as oportunidades são únicas, por isso, são necessários reflexão e bom senso. No final da sentença: As oportunidades são únicas, por isso, são necessários reflexão e bom senso. (DZIECIOL, [20--], p. 23). 74 Na lista de referências: DZIECIOL, I. do R. A necessidade de capacitação profissional. Curitiba: Saber, [20--]. 4 NOTAS DE RODAPÉ Elemento opcional que apresenta informações adicionais, podendo ser explicativas ou de referências: a) notas explicativas: são usadas para esclarecer ou complementar informações que não podem ser inseridas no corpo do texto; b) notas de referências: são usadas para referenciar um autor citado por outro e para referenciar trabalhos não publicados ou dados obtidos por informação verbal como, por exemplo, entrevistas, palestras, apresentações orais, entre outros. As notas de rodapé devem ser numeradas em algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva em todo o trabalho. Devem ser apresentadas em tamanho 10, com espaçamento simples e a indicação do número da nota sobrescrito no final da página, separadas do texto por um espaço simples e um traço contínuo de 3 cm, a partir da margem esquerda, conforme exemplo a seguir: 75 Exemplo: FIGURA 23 – Modelo de nota de rodapé 5 APRESENTAÇÃO GRÁFICA O tipo de papel utilizado deve ser o formato A4 (21 cm x 29,7), na cor branca. Deve ser utilizada apenas a parte da frente da folha (anverso). 78 5.3 PARÁGRAFO A primeira linha de cada parágrafo de texto deve estar a 1,5 cm da margem esquerda. Nos parágrafos de citações longas deve haver recuo de 4 cm da margem esquerda. Devem ser evitadas linhas isoladas (órfãs ou viúvas) do parágrafo no início ou final da página, conforme FIGURA 26 e 27: FIGURA 26 – Modelo de linha isolada no final da folha 79 FIGURA 27 – Modelo de linha isolada no início da folha 5.4 PAGINAÇÃO A paginação é feita em algarismos arábicos seqüenciais, colocados no canto superior direito da folha, posicionada a 2 cm das margens superior e direita. As folhas pré-textuais são contadas, mas não numeradas. A indicação do número das folhas é a partir da primeira folha do texto, conforme FIGURA 28. 80 FIGURA 28 – Modelo de paginação 5.5 NUMERAÇÃO PROGRESSIVA A numeração progressiva indica uma seqüência lógica, da divisão do conteúdo do trabalho. Pode ser dividida em seções: primária, secundária, terciária, quaternária e quinaria. Os títulos das seções primárias, sendo as principais 83 e) resumos; f) sumário; g) referências; h) glossário; i) apêndice; j) anexo; k) índice. Estes títulos devem ser centralizados e em negrito. 5.5.2 Elementos sem título e sem indicativo numérico a) dedicatória; b) epígrafe. 6 REDAÇÃO A redação de um trabalho acadêmico se refere a forma como o texto é escrito. Na construção de um texto técnico- científico devem ser seguidas algumas orientações como: a) respeitar as regras gramaticais da língua portuguesa; b) usar a terceira pessoa do singular; c) usar os verbos na forma impessoal (ex.: detectou-se, verificou-se); d) escrever de forma clara e coerente; e) evitar parágrafos longos, redundâncias e gírias; f) evitar uso de palavras que não indiquem claramente proporções, quantidade e objetividade. 84 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito – apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: informação e documentação: sumário – apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: resumo – apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro, 2002. RODRIGUES, A. de J. Metodologia científica: completo e essencial para a vida universitária. São Paulo: Avercamp, 2006. SERRA NEGRA, C. A.; SERRA NEGRA, E. M. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Teses, dissertações, monografias e outros trabalhos acadêmicos. Curitiba, Ed. da UFPR, 2007. (Normas para apresentação de documentos científicos, 2). 85 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Citações e notas de rodapé. Curitiba, Ed. da UFPR, 2007. (Normas para apresentação de documentos científicos, 3).
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