Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

DEFESA COM PowerPoint passo a passo, Notas de estudo de História

Usando PowerPoint na defesa de trabalhos acadêmicos - e outros tipos de apresentação

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 10/11/2010

publio-athayde-3
publio-athayde-3 🇧🇷

5

(2)

22 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe DEFESA COM PowerPoint passo a passo e outras Notas de estudo em PDF para História, somente na Docsity! DEFESA DE TESE COM POWERPOINT  PASSO A PASSO  Adaptação por Públio Athayde  das dicas para se sair bem em  exposições usando o  PowerPoint, segundo Mara  Aparecida Bertoni, do Senac‐ SP.    Ao criar os slides   Pense que há dois públicos: a banca, que leu a tese e a platéia, que não  leu. Ambos têm que ficar satisfeitos com a apresentação.  Fuja de apresentações padronizadas. Não é porque funcionaram na defesa  de Fulano que irão necessariamente funcionar na sua.    Faça um esboço da apresentação do tema, plano de aula mesmo (peça  ajuda, se não tiver prática).    O PowerPoint deve ser visto como um suporte para o apresentador. Não  deve ser usado como escudo perante o público ou a banca.  Clareza e visibilidade  O tamanho aconselhável da fonte (tipo de letra) a ser usada numa  apresentação em PowerPoint é 30. Com um tamanho de letra menor do  que esse, seu texto pode não ser visto pela pessoa que está sentada na  última cadeira de um auditório.    Não escreva muito. Empregue palavras‐chave para expressar uma frase:  de preferência, seis linhas por slide com seis palavras em cada linha.    Além do tamanho, é preciso cuidado com o tipo de fonte a ser utilizada,  que deve ser fácil de ler, mas coerente com o trabalho.   A cor do plano de fundo de cada um dos slides deve facilitar a leitura do  que está sendo apresentado, mas evite variar por toda a palheta;  sobriedade pode ser o caminho.    As imagens e gráficos devem ser nítidos.    Evite determinadas armadilhas que atrapalham a nitidez de um slide:  cores claras devem ser usadas para conteúdos leves, alegres; cores  escuras ajudam a demonstrar seriedade.   Efeitos especiais devem ser usados somente para chamar a atenção para  determinado item, não podem simplesmente distrair o público.   Lembre‐se de que imagens servem para informar e não enfeitar a  apresentação.   Objetividade   Dez slides é o aconselhável para apresentar um tema.   Caso se veja obrigado a ultrapassar essa quantidade, divida tudo em  blocos.   Apresentações muito longas podem ser desinteressantes, além de não  absorvidas pelo público: 20 minutos é o suficiente para as imagens, o  resto do tempo, fale.    Calcule o tempo que irá falar; 5 slides = 5 minutos; 20 slides = 20 minutos.  Pontualidade e organização   Não chegue atrasado ou em cima da hora, comece logo a apresentação.    Comece e termine no horário, sempre administrando o tempo.  Ensaie a  defesa!   Informe e defina logo no início o objetivo da apresentação.  Mantenha, por cautela, um plano B ao PowerPoint. Problemas acontecem  e o computador ou projetor pode falhar na hora agá. Mantenha uma  versão da palestra impressa sempre à mão.  Cuidados com a fala   É importante falar de maneira clara e articulada, evitando o uso de gírias.    Evite simplesmente ler a tela ou suas fichas. A plateia está ali para ver e  ouvir o que você tem a dizer. Cuidado para não dar as costas para o  público ou para a banca: pega mal e diminui a sua credibilidade.   A voz também é uma ferramenta: procure dar entonação à sua.    Não gesticule demais, mas também não fique parado como uma estátua.    Quando não tiver mais o que dizer, pare. 
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved