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Plano de Negócios para empresas na Internet

Modelo ABCcommerce

- VERSÃO 2.4 -

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Autor:

Prof. Dailton Felipini Mestre em Administração FGV-SP

Modelo

ABCcommerce

I. Apresentação4
I. SUMÁRIO EXECUTIVO6

Página

1.1. DADOS DA EMPRESA6
1.2. DADOS DOS DIRIGENTES6
1.3. DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO6
1.4. FONTES DE RECEITA7
1.5. NECESSIDADE DE MERCADO A SER ATENDIDA7
1.6. CENÁRIO FUTURO PARA O MERCADO7
1.7. VISÃO7
1.8. MISSÃO8
1.9.1. Ambiente Externo: OPORTUNIDADES e AMEAÇAS8
1.9.2. Ambiente Interno: PONTOS FORTES e PONTOS FRACOS8
1.9.3. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO9
1.10. INFRA-EST RUTURA10
1.1. RECURSOS HUMANOS10
1.12. RECURSOS FÍSICOS10
1.13. SITE E RECURSOS TECNOLÓGICOS10
1.14. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: Empreendimento1

O EMPREENDIMENTO 61. 1.9. ANÁLISE S.W.O.T. (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats)…… 8

2.1. SUMÁRIO: Produtos12
2.2. DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS13
2.3. SISTEMAS DE QUALIDADE DOS PRODUTOS12
2.4. NORMAS E REGULAMENTOS TÉCNICOS12
2.5. REGIST ROS NECESSÁRIOS12
2.6. ALIANÇAS ESTRATÉGICAS14
Terceirizações14
Parcerias14
Representantes14
2.7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: Produtos14

2. O PRODUTO 12 2

3.1. SUMÁRIO: Mercado15
3.2. IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO ALVO15
3.2.1. Descrição dos Segmentos16
3.2.2. Dados demográficos:16
3.3. TENDÊNCI AS DE MERCADO17
3.4. PARTICIPAÇÃO PRETENDIDA NO MERCADO17
3.4.1. Projeção para o Público Alvo17
3.4.2. Projeção para o tráfego de visitantes17
3.4.3. Planilha de participação no mercado18
3.5. CONCORRÊNCIA18
3.5.1. Quantidade de concorrentes18
3.5.2. Análise dos principais concorrentes19
3.6. DIFERENCIAL COMPETITIVO19
3.7. METAS ESPECÍFICAS: Mercado19

3. O MERCADO 15

4.1. POLÍTICA DE PREÇOS20
4.2. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO20
4.3. DOMÍNIOS, MARCAS E PATENTES21
4.4. ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO E VENDAS21
4.4.1. PROMOÇÃO ON-LINE21
4.4.2. PROMOÇÃO OFF-LINE2
4.4.3. EQUIPE DE VENDAS2
4.5. PÓS-VENDA2
4.6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: Marketing2

4. O MARKETING 20

5.1. Fontes de Financiamento e equilíbrio financeiro23
5.2. Demonstrações Financeiras23
5.2.1. Demonstração de Resultados24
5.2.2. Fluxo de Caixa e Rentabilidade do projeto25
5.3. Outras planilhas26
5.3.1. Receitas26
5.3.2. Investimentos27
5.3.3. Custo dos Produtos Vendidos27
5.4. Metas Específicas: Finanças27

5. AS FINANÇAS 23

6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES E METAS 28

7.1. Capacitação técnica do sócio-diretor29
7.2. Experiência empresarial29
7.3. Currículo dos Dirigentes29

ANEXOS 297. 3

Apresentação Caro amigo empreendedor.

cronograma estabelecido inicialmente por você

O objetivo deste material é auxiliá-lo no planejamento de seu negócio e aumentar as suas chances de sucesso, nesse novo e imenso mercado chamado Internet. Através da elaboração de seu Plano de negócios, você vai poder conhecer melhor o seu projeto e prever com mais segurança todas as variáveis fundamentais para o alcance de seus objetivos. Vai poder também, uma vez iniciadas as atividades, acompanhar o desempenho de sua empresa e o alcance das metas dentro do O Modelo ABCcommerce foi elaborado com a preocupação de equacionar aspectos que são cruciais para as empresas da Internet, como o site e recursos tecnológicos utilizados, a promoção on-line, a mensuração da participação no mercado e das receitas baseadas na visitação do site, entre outras. Também para as empresas tradicionais, que pretendem investir na Internet, o modelo deve se mostrar útil no planejamento de suas futuras ações nesse meio. Para facilitar o seu entendimento, o modelo foi criado em módulos que se complementam e procuram responder a diferentes questões sobre o projeto, conforme ilustrado no quadro abaixo:

O QUE vai ser feito ? Por QUEM? => 1. EMPREENDIMENTO

O QUE vai ser oferecido ao mercado?=> 2. PRODUTOS

A QUEM o produto vai ser oferecido e QUEM vai competir conosco? => 3. MERCADO

COMO o cliente vai ser atendido ? => 4. MARKETING

QUANTO gastaremos e de QUANTO será o nosso retorno? => 5. FINANÇAS

QUANDO realizaremos as atividades e atingiremos as metas? => 6. CRONOGRAMA de ATIVIDADES E METAS

Além de: Resumo do projeto => SUMÁRIO EXECUTIVO Anexos => INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Quando você tiver respondido satisfatoriamente todas essas questões, terá em mãos o seu Plano de Negócios e estará preparado para iniciar o seu projeto vencedor.

Onde buscar ajuda:

Para ganhar um precioso tempo na elaboração das diversas PLANILHAS FINANCEIRAS, necessárias no módulo de Finanças deste e-book, você pode adquiri-las já prontas e adaptá-las ao seu projeto. Pode adquirir, também, um PLANO DE NEGÓCIOS PRONTO para servir como modelo no desenvolvimento de seu projeto. Juntamente como esses dois produtos, você recebe um TEMPLATE com a estrutura do modelo de Plano de Negócios no formado do Word, para facilitar o seu trabalho de digitação. Tudo isso você vai encontrar em:

w.lebooks.com.br

Para um maior aprofundamento em questões relacionadas ao e-commerce, não deixe de visitar o site: http://www.e-commerce.org.br/

Interessado em cursos e palestras para você ou sua empresa? Visite: http://www.e-commerce.org.br/cursos.htm

Boa sorte e muito sucesso em seu empreendimento.

Dailton Felipini LeBooks

O Sumário Executivo é uma síntese de seu Plano de Negócios e, embora seja apresentado no início do plano, é muito provável que você só vá tratar de elaborá-lo ao término dos módulos principais. Isso porque assim se tornará mais fácil selecionar e sintetizar os aspectos mais relevantes de seu projeto. O Sumário Executivo vai oferecer ao leitor uma idéia geral do projeto e seus aspectos mais importantes, de forma a despertar o interesse e, principalmente, facilitar o entendimento do plano por parte do leitor, que poderá ser um investidor, um futuro sócio ou um parceiro comercial. Em princípio, não é necessário mais do que uma ou duas páginas para isso, senão deixará de ser um sumário.

1. O EMPREENDIMENTO

Nota: O objetivo desse primeiro módulo é mostrar quais serão as bases para a realização do projeto e quem terá a responsabilidade de gerenciá-lo, além da análise estratégica da empresa em relação ao mercado. Através da resposta a cada um dos itens seguintes, pretende-se demonstrar o que é, afinal de contas, o empreendimento a ser implantado.

1.1. DADOS DA EMPRESA

eletrônico, números de telefone, emailData de início das atividades da
números de telefone e e-mail
1.2. DADOS DOS DIRIGENTES

Colocar os dados gerais como nome da empresa, endereço, endereço empresa, caso já esteja em funcionamento. Nome de um responsável para contato, que geralmente será um dos dirigentes da empresa e respectivos

Colocar os dados básicos como Nome, Profissão e Responsabilidade no Projeto, bem como números de telefones, assim como e-mail para contato. O currículo e perfil de cada um serão apresentados nas informações adicionais.

1.3. DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

Imagine que a sua empresa já está funcionando e alguém lhe pergunte qual é a atividade desenvolvida. A resposta objetiva e concisa é o que deve ser colocado neste item. Para isso, um ou dois parágrafos devem ser suficientes.

Dica: Encontrar um bom nicho de mercado com o qual você tenha afinidade, pode ser a chave para o sucesso na Internet. Você encontra um excelente ebook, com orientação prática e dicas sobre como encontrar e avaliar segmentos de mercado, em: Oportunidades de Negócios na Internet

1.4. FONTES DE RECEITA

É interessante, explicitar a(s) fonte(s) de geração de caixa decorrentes da atividade da empresa, em vista que, sem isso, nossa atividade deixará de ser um negócio. Embora isso pareça óbvio, um histórico recente das empresas pontocom que fecharam as portas, mostra um freqüente descaso com a questão essencial de qualquer negócio: uma empresa tem que gerar receitas, e essas receitas, em algum momento, devem ser maiores que as despesas. Um parágrafo resolve essa questão tendo em vista que uma descrição mais detalhada será realizada no módulo: “FINANÇAS”.

1.5. NECESSIDADE DE MERCADO A SER ATENDIDA

atendida, o negócio não é viávelAlém disso, vai forçá-lo a pensar sob a ótica

De certa forma é uma continuidade da pergunta anterior, mas é uma questão essencial porque, na verdade, se não houver uma boa necessidade a ser do cliente, o que é extremamente saudável.

1.6. CENÁRIO FUTURO PARA O MERCADO

O objetivo aqui é: tomando-se por base a realidade de mercado atual, prospectar o futuro e associar as grandes tendências econômicas, sociais, ambientais, entre outras, ao negócio da empresa. Será que a necessidade de hoje persistirá no futuro? Irá se ampliar ou talvez se extinguir? A evolução natural da sociedade e da economia levará à ampliação do mercado e à abertura de novas oportunidades para o seu negócio? Lembre-se que, na área de tecnologia, o amanhã está sempre a poucos passos do hoje.

Dica: No caso de empresas na Internet, além da análise para cada mercado específico, é importante se considerar a evolução da penetração da Internet junto ao público alvo, uma vez que esse é o canal através do qual a transação será realizada e, portanto, pode funcionar como uma válvula, expandindo em maior ou menor velocidade, o mercado. Veja o artigo “O que o futuro reserva para o eCommerce no Brasil” sobre as perspectivas de crescimento da Internet em: http://www.e-commerce.org.br/Artigos/ecommerce_brasil1.htm

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