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Guias e Dicas
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Hóquei no gelo O hóquei sobre o gelo foi cr, Notas de estudo de Educação Física

alguns esportees olimpicos como luge,hoquei no gelo etc

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 05/11/2010

thaise-barbosa-6
thaise-barbosa-6 🇧🇷

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Baixe Hóquei no gelo O hóquei sobre o gelo foi cr e outras Notas de estudo em PDF para Educação Física, somente na Docsity! Esportes Hóquei no gelo O hóquei sobre o gelo foi criado no Canadá, onde atualmente é o esporte nacional do país, como um derivado do hóquei em campo. Os primeiros jogos, de caráter informal, foram feitos por soldados ingleses em Kingston, Ontário, e Halifax, Nova Escócia, sobre corpos de água congelados, como rios e lagos, durante o rigoroso inverno canadense. Como um derivado direto do hóquei de campo, tacos curvados e bolas de borracha eram os principais equipamentos de jogo. É um esporte jogado entre dois times onde todos os jogadores e juízes calçam patins sobre o gelo. No jogo hóquei no gelo os jogadores patinam no gelo e usam tacos (sticks) para movimentar um disco. Esse desporto é realizado em três períodos (tempos) de 20 minutos cada, e separadas por dois intervalos de 15 minutos cada. Nestes períodos, conta-se apenas o tempo em que o disco está em movimento.O objetivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado no gol do oponente, quando acontece um gol. Um gol equivale a um ponto. O time com o maior número de pontos no final vence a partida caso as equipes estejam empatadas em pontos, um quarto período de cinco minutos, é realizado e se mesmo assim o jogo continuar empatado será dado como empate exceto em casos de jogos de fase final onde se prorroga o tempo ate uma equipe sair vencedora. O hóquei no gelo é um dos esportes mais rápidos do mundo tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas tacadas desferidas pelos jogadores, que podem alcançar uma velocidade superior a 160 quilômetros por hora. O hóquei no gelo é um dos poucos esportes que permitem a troca de jogadores (ilimitadamente) enquanto o jogo ainda está em progresso e sem permissão do juiz como no futebol. É também um esporte agressivo, de muito contato físico, mas vale ressaltar que os jogadores utilizam pesados e caros equipamentos de segurança(capacetes,coletes grossos,proteção nos ombros,braços e pernas) e as contusões são ’’normais’’ assim como no futebol e em outros esportes. As brigas, Figura 1.Curling Boxe A palavra "boxe" foi formada a partir do verbo inglês "to box". O significado original era "bater", mas, lá pelo ano 1500 DC, passou a denotar "bater com os punhos" e seu atual uso substantivado significa "luta com os punhos, principalmente em prática desportiva". O Boxe como esporte, foi conhecido primeiramente em Creta, no Mar Mediterrâneo, 1500 anos a.C., e praticado na Grécia e em Roma. Passou a esporte olímpico a partir da 23 olimpíada (688 a.C.). Após esta data. Tem se notícia do boxe na Inglaterra, no século XVII. Neste período, as lutas de boxe eram praticadas sem as luvas e permitiam-se golpes e chaves de luta livre para derrubar o adversário. Boxe só ganhou algumas regras, aproximando-se do que é hoje, no século XVII, no Reino Unido. Foi no ano de 1867, que o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais. Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe definiram categorias que variam de acordo com o peso do lutador (boxeador ou pugilista). As lutas profissionais possuem, no máximo 12 assaltos com 3 minutos cada. Porém, em determinadas competições o número de assaltos pode ser menor. Nas Olimpíadas, por exemplo, são 3 rounds de 3 minutos cada. No final de cada assalto, os lutadores ganham pontos, que são atribuídos por cinco jurados da luta. Estes pontos, definidos por golpes e defesas, servem para definir o ganhador em caso da luta chegar até o fim. Quando um lutador consegue derrubar o adversário e este permanece por 10 segundos no chão ou não apresentar condições de continuidade na luta, ela termina por nocaute. Não são permitidos golpes baixos (na linha da cintura ou abaixo dela). O boxe é um esporte, também considerado arte marcial, que faz parte dos Jogos Pan-Americanos e também das Olimpíadas. Iatismo O iatismo é um esporte náutico, praticado com barcos à vela, que competem em regatas ou em cruzeiros, podendo, igualmente, ser utilizados para competições e para navegação de recreio das mais variadas formas. Esse esporte teve origem na Holanda, por volta do século 17 e foi introduzido na Inglaterra pelo rei Carlos II, em 1860. Alguns historiadores afirmam que essa modalidade é fruto de uma aposta feita entre Carlos II e seu irmão, o duque de York, para determinar qual de seus barcos seria o mais veloz. As competições acontecem sempre em raias triangulares, delimitadas por bóias e vence quem chegar primeiro. As regras especificam que um velejador não pode atrapalhar a largada ou a navegação dos adversários. Durante as regatas, os barcos precisam passar pelas marcas, que são bóias especificadas nas instruções particulares de cada regata e o barco deve contorná-las por um lado obrigatório. As disputas dividem-se em duas categorias: Fleet race, em que os barcos correm simultaneamente e o Match race, dois barcos correm por vez, um contra o outro. Uma regata tem cinco fases: largada, contravento (etapa na qual os barcos rumam em direção à bóia de marcação), través (manobra de mudança de direção contornando a bóia), popa (parte do percurso em que os barcos buscam o local de chegada da regata) e chegada. Participam das competições as categorias: Star; Soling; Tornado; Laser, Classe 49 para homens e mulheres; Classe 470, Finn e Mistral (Windsurf), exclusivo para homens e Classe 470, Europe e Mistral, para as mulheres. Figura 2.Iatismo Badminton É o segundo esporte mais praticado no mundo. É muito popular em países do Oriente como,por exemplo, Cingapura, Índia, Indonésia,China, Paquistão, Japão e Tailândia. Criado pelos hindus, no século 13, o Badminton (chamado inicialmente de POONA) só teve maior destaque quando foi levado para a Inglaterra por oficiais do exército britânico, em 1850. Praticado na Inglaterra pela primeira vez na propriedade de Badminton, em Glaucestershire, o esporte se organizou em 1934, com a fundação da Federação Internacional de Badminton. É um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza- se uma espécie de peteca contendo 16 penas de ganso. A quadra ou campo, onde este jogo é praticado, possui o formato retangular (13,4 metros de comprimento por 6,1 de largura). No meio da quadra é colocada uma rede de 6,10 metros de comprimento e 75 cm de altura. Esta rede fica presa nas extremidades por dois postes de metal que medem 1,55 metros. O jogo é acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca. O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário,esta podendo atingir uma velocidade de 300Km/h numa raquetada, passando por cima da rede. Quando isto acontece é contabilizado um ponto. Quando o jogador joga a peteca para fora Figura 3. Basquetebol Voleibol O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras. Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis e era conhecido por Mintonette. É um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo em que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O jogo começa com um dos times sacando. Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes não era válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitido dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto do time adversário. O jogador não pode encostar na rede, caso isso ocorra o ponto será para o outro time. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola, exceção no caso do toque de Bloqueio. Existe no voleibol um jogador especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência na quadra que são recepção e defesa, este atleta é chamado de líbero e não pode bloquear, atacar ou sacar sua única função é defender e receber a bola. Existem vários fundamentos no voleibol tais como: Saque: marca o início de uma disputa de pontos no voleibol, seu objetivo consiste em dificultar a recepção de seu oponente controlando a aceleração e a trajetória da bola. Passe: é o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando e consiste, em última análise, em tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto. Manchete: É uma técnica de recepção realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, é usada em bolas que vem em baixa altura, e que não tem chance de ser devolvida com o toque. Levantamento :O levantamento é normalmente o segundo contato de um time com a bola. Seu principal objetivo consiste em posicioná-la de forma a permitir uma ação ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque. Ataque: O ataque é, em geral, o terceiro contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa. Bloqueio: O bloqueio refere-se às ações executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da quadra (posições 2-3-4) e que têm por objetivo impedir ou dificultar o ataque da equipe adversária. Defesa: A defesa consiste em um conjunto de técnicas que têm por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário. O voleibol é jogado por pontos, e não por tempo. Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. Deve haver também uma diferença de no mínimo dois pontos com relação ao placar do adversário caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida. O vencedor será aquele que conquistar primeiramente três sets. Tae Kwon Do Em 670 A.D., a Coréia era dividida por três reinos: KOGURYO, BAEK-JE e SILLA. O reino de SILA, era o menor dos três reinos coreanos e sofria constantes invasões e saques dos seus vizinhos maiores um grupo de jovens aristocratas e militares reuniram-se, e formaram uma tropa para defender-se dos invasores do reino. Essa tropa em complemento ao treinamento com Arco e Flecha, Lanças e Espada, acrescentou ainda o uso dos pés e das mãos como forma de lutar, como também a prática da disciplina Mental e Física. Com a adoção da força Física aliada a força Mental, o reino de SILA conseguiu unificar os demais reinos, surgindo desta união de terras o que conhecemos hoje por CORÉIA. E o Taekwon-do nasceu oficialmente naquele ano, na cidade de Surabul com o nome de TAE KYON (“chutar pulando”), embora há alguns historiadores que consideram sua origem ainda mais antiga, pois o Taekwon-do foi o aprimoramento de várias formas de lutas. O Tae Kwon Do é um excelente instrumento para o desenvolvimento das funções psicomotoras (organização espaço temporal, tônus postural, equilíbrio, lateralidade, ritmo, motricidade fina, coordenação global, etc.), qualidades físicas tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do esporte. Força, flexibilidade e coordenação motora, independentemente do treinamento, são fundamentais para o sucesso de um ginasta. O treinamento físico do ginasta é realizado baseado em repetições para aumentar força e massa muscular, melhorando, com isso, sua flexibilidade e suas capacidades aeróbicas e anaeróbicas. São abundantes os movimentos que podem ser realizados pelo ginasta durante suas apresentações na ginástica artística. A variação se vale tanto no solo, quanto nos demais aparelhos. No entanto, tais movimentos possuem apenas duas variantes - longitudinal (onde gira-se em volta de si mesmo - as piruetas) e transversal (de movimento - os mortais). Os movimentos mais conhecidos são: Parafuso: Uma rotação (em torno do próprio corpo para os lados) sem o uso das mãos no solo. Carpada: As pernas estendidas formam um ângulo com o tronco. Abertura: Ação muscular de extensão da articulação dos quadris. Parada de mãos: Exercício mais básico da ginástica artística. O corpo deve permanecer na linha do pulso. Dedos afastados permitem melhor equilíbrio Giro gigante: Elemento específico das barras assimétricas. Uma rotatória em volta da barra de 360º, executada com todo o corpo na posição estendida. Selada: Corpo forma um arco e as costas ficam "arqueadas" para trás.Entre outros. O uniforme básico de toda ginasta é um collant de lycra em forma de maiô. Em todas as provas, variando de acordo com a preferência, as atletas competem descalças. Os homens usam short ou calça de material apropriado e meias nos pés (exceto nas provas do solo). Suas camisetas, que em verdade são collants, ficam cobertos na altura da cintura, pela outra parte do uniforme: a calça ou o short. Nas apresentações em geral os atletas passam pó de magnésio nas mãos para evitar lesões nos dedos e escorregões durante os movimentos. Entre algumas provas que são realizadas estão: Cavalo, argolas, barra fixa, barras paralelas, solo, barras assimétricas, cavalo com alças etc. Visando o melhor pra o esporte a Federação Internacional possui diversas regras para questões de doping e falsificação etária por exemplo. Tais regras possuem graus de punição mediana à severa, variando caso a caso, reincidente ou não. Elas vão desde a advertência ao banimento do esporte. Quanto ao julgamento é feito baseado na soma das notas, em cada aparelho,p atleta é julgado por um grupo de árbitros que aplicam o Código de Pontos. Eles ficam divididos em dois grupos: o que avalia o valor da série (banca de arbitragem A) e o que avalia a execução (banca de arbitragem B). Pólo Aquático O Pólo Aquático surgiu em Londres no final do século passado (provavelmente em 1870). Entretanto, sua primeira regulamentação apareceu na cidade de Glasgow, num escrito de Mr. W. Wilson, quando pela primeira vez foi usada a denominação de “water-pólo”. Dessa época em diante começou a sua difusão internacional, com a conseqüente evolução técnica do novo desporto, com várias distinções da forma de jogar O pólo aquático é um desporto coletivo, disputado numa quadra delimitada numa piscina ou em águas livre, denominadas “campo”, tendo cada equipe sete jogadores, com o objetivo de marcar gols. É um desporto marcado pela movimentação, velocidade e resistência. A bola, normalmente, é movimentada pelas mãos dos praticantes mas, excepcionalmente, pode-se usar os pés. originária. Existem dois tipo de bola: uma para as mulheres e outra para os homens. A bola tem entre 400 e 450 gramas, e perímetro entre 68 e 71 centímetros. A exceção do guarda-redes, não pode ser tocada com as duas mãos pelos jogadores. Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo, no polo aquático os times devem executar suas jogadas em 30 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil. Os jogadores usam gorros de pano, com proteções para proteger as orelhas, sendo que uma equipe usa gorros brancos e a outra usa gorros azuis. Os gorros dos guarda-redes (goleiros) são vermelhos. Os jogadores não podem tocar o fundo da piscina, nem apoiar-se nas bordas. E também não podem segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, exceto o goleiro. Dar socos e afundar a bola também é proibido. O atleta de pólo aquático tem de apresentar excepcionais qualidades físicas morais, precisando ser, acima de tudo, um exímio nadador. Hipismo Esporte conhecido pela elegância, o hipismo surgiu do costume de nobres europeus, especialmente ingleses, de praticarem a caça à raposa, quando os cavalos precisavam saltar troncos, riachos, pequenos barrancos e outros obstáculos que os caçadores encontravam pelas florestas. O desenvolvimento da atividade ocorreu no século XX, com a criação das primeiras pistas com obstáculos exclusivamente para a prática de saltos. O esporte tem como linha básica para um bom resultado a integração entre o conjunto (cavaleiro/cavalo). E com o passar do tempo o comportamento do cavaleiro foi mudando, buscando facilitar o trabalho do animal Uma característica particular do hipismo é que homens e mulheres podem competir juntos com as mesmas possibilidades de vitória, diferentemente de outros esportes, em que a performance masculina é superior devido à maior força física. Além da categoria da amazona ou cavaleiro e da integração entre animal e condutor, o importante é contar com uma montaria saudável e bem condicionada. O Hipismo Cada time possui 12 jogadores, 6 jogadores da linha e mais um goleiro, que além de ser o único jogador que pode tocar a bola com os pés (dentro de sua área) pode também atuar como um jogador comum. O penalti no Handebol é chamado de tiro de 7 metros é marcado quando o jogador de ataque está em direção do gol, com chances claras de marcá-lo e o jogador da defesa o impede ou quando a bola é recuada para o goleiro. A quadra é de forma retangular e a duração do jogo é de 2 tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo. A partida começa com o apito do árbitro e as equipes tem por objetivo fazer gol no adversário.É permitido Lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco e joelhos, mas quanto a segurar a bola os jogadores do podem segurar a bola durante 3 segundos e fazer no máximo três passos com ela. É proibido durante o jogo: Barrar o caminho do adversário ou contê-lo com os braços, Utilizar o punho para tirar a bola do adversário, Arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, Lançar a bola de modo perigoso para o adversário etc. Vence a equipe que fizer mais gols no adversário. Judô O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa. Teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu- jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais. As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conseguir o ippon primeiro que é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens através de outros golpes como: Yuko: se realiza quando o oponente cai de lado, ou quando é imobilizado por 15 à 19 segundos. Wazari: é um ippon que não foi realizado com perfeição, vale meio ponto e quando é realizado dois wazaris termina a luta. No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado. Os judocas são classificados em duas graduações: kiu e dan. Dependendo das graduações, os judocas aprendem novos golpes. Há 5 conjuntos de golpes básicos (Go Kyo): cada um desses grupos é chamado Kyo. Os graus no Judô dividem os alunos nos grupos: Dangai (da faixa branca à marrom) Yudan (do 1º ao 5º Dan) Kodanshas (faixa "coral" e faixa vermelha). O mais alto grau concedido é a extremamente rara faixa vermelha Judan (10º Dan) que até o ano de 2009 fora concedida apenas a 15 homens, sendo que até a referida data 3 estão vivos (Toshigo Daigo, Ishiro Abe, Yoshimi Osawa) os três promovidos dia 08/01/2006 pelo Kodakan. Tênis de Mesa O tênis de mesa foi inventado na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping pong, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para tênis de mesa, sendo o nome ping pong atualmente usado apenas para fins recreativos. É um dos esportes mais populares do mundo em termos de número de jogadores, assim como sendo um dos mais novos dos esportes olímpicos. O tênis de mesa é conhecido como sendo o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola. A popularidade do tênis de mesa cresceu em 1901 quando torneios foram organizados, livros foram escritos e um Mundial não oficial ocorreu em 1902. Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico. A área de jogo (mesa) deve ter pelo menos 14 m de comprimento, 7 m de largura e 5 m de altura e ser circundada por separadores (comumente conhecidos como "aparadores") de até 1,5 m de comprimento e até 0,75 m de altura. Além da mesa e da rede, os outros equipamentos necessários para a prática deste esporte são a bola e as raquetes. A bola é feita de celulóide ou material plástico similar e deve ter 40 mm de diâmetro. A raquete é feita de 85% de madeira, não havendo limite para tamanho da mesma. A parte da raquete que bate na bola é coberta por borracha. O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa ou quando ele não alcança a bola. A bola só pode bater uma vez de cada lado da mesa. No saque (início da jogada), a bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa. Caso isso não ocorra, o jogador que efetuou o saque dá um ponto para o adversário. Vence o jogador que consegue ganhar 3 sets (nas partida de 5 sets) ou 4 (nas partidas de 7 sets). Cada set é composto por 11 pontos. Quando há empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário. Esgrima Relatos da prática do esgrima remontam o século XVI. Há relatos desta época, em manuscritos europeus, que mostram a prática deste esporte. Na França, no período do absolutismo (séculos XVII e XVIII), havia competições de lutas com a utilização de sabres e espadas. No ano de 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de modalidades esportivas. A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos. A esgrima nessa época era muito mais que um simples esporte, era uma maneira de combater, como tal não havia nenhuma regra precisa, porém surge a preocupação com a técnica para aplicar e defender-se dos golpes. O objetivo é tocar o adversário sem ser tocado, utilizando, para isso, uma série de golpes. As armas usadas em combate são a espada, o florete e o sabre, feitas chegada da prova, o toque deve ser feito com as duas mãos simultaneamente acima, abaixo ou no nível da água. Figura 6. Natação : Nado peito Basebol Existem provas de que as pessoas jogavam jogos que envolviam um taco e uma bola desde os primeiros dias de civilização. Jogos deste tipo espalharam-se por toda a Europa na Idade Média (séc. V ao séc. XV) e tornaram-se populares numa variedade de formas. Os europeus levaram estes jogos de taco e bola para as colônias americanas no séc. XVII. Durante o séc. XVIII eram largamente considerados jogos de crianças. No séc. XIX, uma variedade de jogos com o taco e bola tinham-se tornados populares na América do Norte. A maior parte destes jogos teve origem na Inglaterra havia um jogo inglês chamado rounders, jogado em comunidades rurais e urbanas ao longo da América do Norte, que em muito se parecia com o beisebol moderno. É um dos jogos mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos. Este é um esporte tipicamente americano que conquistou adeptos pelo mundo inteiro e é o esporte mais popular em países como o Japão, Cuba, e em muitos países do Caribe e da América Central. Neste esporte, cada equipe tem os seus Tempos de Ataque e Tempos de Defesa. Cada time de Baseball é formado por nove jogadores sendo que, durante a defesa, eles estão distribuídos da seguinte forma: um arremessador no centro do diamante fazendo os lançamentos, um pegador agachado atrás do prato da casa para receber estes lançamentos, um jogador "guardando" cada base, um jogador que auxilia os guarda-bases chamado de entre-bases, e três jogadores chamados de jardineiros, na parte mais externa do campo. Inicialmente, quando o time está no ataque, ele só tem um jogador em campo que é o rebatedor. Durante o desenrolar da partida, se este time estiver jogando bem, pode ter até quatro jogadores em campo simultaneamente, ou seja, o rebatedor e mais um corredor em cada uma das outras três bases. A partida de Baseball é dividida em nove tempos chamados de entradas (innings) onde cada entrada tem duas partes. Na primeira parte o time da casa joga na defesa e o time visitante joga no ataque e na segunda parte os papéis se invertem. Quando uma equipe está no Ataque, um jogador de cada vez entra em campo como Rebatedor equipado com o seu bastão, procurando rebater a bola lançada pelo arremessado, se a bola rebatida pelo Rebatedor for capturada no ar, antes de atingir o chão, o rebatedor está automaticamente eliminado. No entanto, se o Rebatedor fizer uma Rebatida Válida, dentro dos limites do campo, e a bola não for capturada no ar pelos defensores, ele precisa correr e atingir a primeira base antes que a bola seja dominada e arremessada para o Defensor da Primeira Base. Todos os jogadores do time entram como Rebatedores, na sua vez, numa seqüência pré-estabelecida pelo técnico. Esta seqüência é imutável durante um jogo. O técnico não pode mais alterar a ordem dos batedores depois de feita a escalação. Ele pode apenas promover substituição de um Rebatedor por outro vindo do banco, da reserva. O Ataque tem por objetivo marcar pontos, que acumulados, e em maior número que os marcados pelo adversário, permitem à equipe conquistar a vitória. Quando uma equipe está na Defesa, seus nove jogadores entram em campo, equipados com as suas luvas, cada um para defender a sua região do campo determinada pela sua especialidade e pelo técnico. Para que a equipe adversária termine logo a sua tentativa de marcar pontos, a defesa precisa provocar a eliminação de 3 (três) jogadores de ataque do adversário. Depois de eliminados os 3 jogadores, a equipe adversária é obrigada a passar para a defesa. Cada equipe, durante um jogo de beisebol, tem direito a 9 ataques e é obrigado a se defender o mesmo número de vezes. Quanto aos juízes são quatro cada um próximo a uma base, controlam o jogo decidindo quanto à conquista ou não da base pelo corredor. O juiz posicionado no prato da casa, atrás do pegador, é o principal juiz da partida e também tem a função de decidir se as bolas arremessadas são válidas. Alguns jogos amadores têm apenas um ou dois juizes mas os jogos mais importantes do campeonato chegam a ter seis deles, ficando estes dois juizes extras, atentos às jogadas na jardineira. O Beisebol é um esporte familiar, onde a assistência ou torcida é formada de famílias, desde o avo até o netinho, onde o amor ao esporte é passado de geração a geração.É um esporte completo, que exige força, reflexos, agilidade, e velocidade. Luta livre A luta livre tem sua origem na Grécia Antiga. Assim como o pancrácio, a luta livre também era um esporte importante nos festivais gregos. Era parte do Pentatlo na Grécia Antiga, um campeonato atlético que também incluía corrida, saltos, lança e lançamento de discos. Os gregos reconheciam a luta livre como uma excelente forma de desenvolver a destreza física e mental. Este apreço pela modalidade fez com que passasse a ser um esporte oficial nos Jogos Oímpicos a partir de 704 b.C. As competições de luta livre são até mencionadas na literatura grega, incluindo a Odisséia de Omero, que data de 800 a. C. A Luta Livre é disputada oficialmente desde 1904. Ao contrário da luta greco- romana, que foi a primeira a fazer parte do programa olímpico, os lutadores também podem usar as pernas e segurar os adversários acima ou abaixo da cintura.
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